Autor Tópico: Numa TV Plasma FHD qual é melhor? 1080@24p ou 720@60p  (Lida 12455 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Novembro de 2009, 11:09:10
Amigos, curiosidade...

Para assistir um filme numa TV Plasma Full HD de 42" com atualização de 600Hz o que é melhor setar na câmera 1080@24p ou 720@60p?

Por acaso numa TV FHD de 42" conseguimos notar diferença de qualidade do vídeo se for em 720P ou 1080P?

Outra dúvida, qual a melhor forma de assistirmos um video HD numa TV se não tenho um leitor de Blue-Ray? Eu consigo gerar DVD com vídeos HD pra assistir num leitor de DVD? Eu poderia colocar a TV como monitor do computador pra asistir os filmes, mas acho que poderia fazer algo mais prático.

Obrigado


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2009, 09:52:29
Leandro, pelo que já testei 720 x 1080 você terá uma pequena diferença sim. Pra quem nunca viu nem o 720p ou não está muito acostumado com qualquer HD, a 720p será um show, e será suficiente pra você ficar encantado. No seu caso acho que a maior diferença será entre os fps (60 x 24), dependendo do conteúdo do vídeo.

Você pode gerar DVD com vídeo HD, mas eles não serão HD, pois a resolução máxima de um disco DVD se não me engano é mais ou menos 400p.

Se você colocar a TV como monitor (usando o cabo de monitor), você terá maior resolução, mas mesmo assim ainda não será o FullHD puro, pois acredito que o cabo de monitor não transmita a mesma resolução que um HDMI (Me corrijam se eu estiver enganado, mas eu já fiz comparações nesse sentido e foi isso que aconteceu). Se seu computador tiver saída HDMI é outro história.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:10:57
lealves, a comparação que vc fez entre o 1080 x 720 foi numa TV de 42"? Recentemente eu estava lendo um review de uma TV de 720p (Plasma) e o editor comentou que até 50" é muito difícil notar diferença entre 1080 e 720. Então eu acabei imaginando que ter uma câmera que filma em 1080p ou 720p seria irrelevante, pois minha TV seria de 42" FHD.

Eu estou querendo em 2010 montar um esquema legal entre uma boa TV e um equipamento que fotografa e filma bem. A TV estou quase fechando a Panasonic Plasma 42".
http://www.panasonic.com.br/produto/TV_e_Audio_Video/TV/Plasma_TV_Viera/TC-P42S10B%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20.aspx

No equipamento que filma estou numa duvida cruel entre pegar uma Olympus E-P1 (720p) ou alguma filmadora ou até mesmo uma boa compacta com modo de vídeo como a Panasonic DMC-ZS3 (720p), o problema é que pouca câmeras filmam em FHD entao eu nao sei se espero chegar mais cameras que filmam em FHD ou se fecho alguma que filma em 720p.

Uma outra opcao seria atraves de cartao SD, pois essas TVs da Panasonic tem leitor de cartao de memoria. E se eu gravar o arquivo AVI direto pro DVD como arquivo de dados?

Muito obrigado pelo help.



« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 11:13:33 por Leandro Federsoni »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:13:41
Leandro, acho que 1080 vai ser melhor do que 720, o único porém é o tamanho enorme do arquivo.
Para assuntos em movimento 60fps deve dar uma fluidez melhor.
Neste link tem alguns clips em HD.
http://www.microsoft.com/windows/windowsmedia/musicandvideo/hdvideo/contentshowcase.aspx
Para rodar um DVD, formato 720x480, em uma full hd voce vai fazer upscalling, uma interpolação para alcançar a resolução total da TV. O DVD precisa ter saída HDMI. Não dá para comparar com vídeo HD.
Se a placa de vídeo do seu laptop tiver resolução de 1920x1080 voce pode usar a saída VGA para ligar na TV. Se ela não tiver entrada VGA voce pode usar um cabo VGA-video componente. Se tiver saída HDMI mais fácil ainda.
Ou então uma tv por assinatura com canais hd.
O meu DVD não lê avi com resolução maior do que 720x480.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 11:15:43 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:27:02
Paulo,

Tenho notado que existe uma grande dificuldade de fazer essa ponte entre um video HD ou FHD para a TV. Eu vou abaixar alguns videos 720p e 1080p, salvar numa memoria SD e tentar testar o leitor de cartao dessas TVs da Panasonic.

É lógico que sempre vai existir a ponte entre a filmadora e a TV através da conexão HDMI, mas acho que ficar usando isso o tempo todo é desconfortável.

Além disso existe algumas opções de TV de Plasma da Samsung e LG bem mais baratas que da Panasonic, mas nenhuma FHD então eu acabaria fechando essas somente se tivesse certeza que não teria grandes diferenças entre 1080p e 720p para até 42".  
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 11:27:48 por Leandro Federsoni »


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:44:32
Foi numa Samgung LCD FullHD de 46". Fiz vários videos idênticos, com apenas segundos ou minutos de diferenças, em locais com boa luz e pouco luz e comparei usando um cabo miniHDMi direto da minha câmera. Dá pra notar a diferença entre 1080p e 720p, afinal são mais de 300p. Mesmo assim abri mão de filmar em 1080, pois minha máquina só faz com 20fps contra 30fps do 720p. Nesse caso, os 10 frames de diferença fazem muito mais falta do que a máxima resolução. Também testei numa Bravia 40", mas só vídeos de 720p, pois ela não é FullHD. Achei o resultado ótimo do mesmo jeito!

Acredito que o HD ainda está sendo muito difundido, tem gente que acha que "Digital" já é Alta Resolução, e não é! Tem gente que só de comprar uma TV FullHD já acha que está usando o FullHD só porque tem "Net Combo Digital", e por isso, nesse momento o Full HD ainda é "dispensável" aos menos críticos, mas naturalmente num futuro muito breve o 720p é que não terá mais espaço. Se você pensa num equipamento a longo prazo é melhor optar por um FullHD, mas atente-se aos frames e outras possíveis limitações. Por exemplo, eu não recomendo ninguém a comprar a Canon 500D(T1i) se o Full HD for o diferencial, pois ele é inútil na maioria dos casos.

Aguardo um firmware da Canon que permita gravar em FullHD com pelo menos 24fps pra começar. Ai vou precisar comprar mais cartões... :D


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2009, 12:12:07
Leaves, a unica forma de vc assitir seus atuais videos é fazendo dessa forma, ligando a câmera na TV por HDMI?

O que gostaria seria uma câmera com as configurações da Panasonic GH1 e a portabilidade da E-P1 ou GF1 ou até mesmo da DMC-ZS3. Minha esperança é que em 2010 apareça mais opções.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2009, 12:40:24
Em HD sim, pois não tenho blue-ray e por preguiça ainda não peguei o cabo do monitor e liguei o note na TV...
Faço alguns DVDs com videos em HD, mas como disse, ai a resolução é diferente, não chega nem aos pés do 720p, mesmo usando um DVD player com saída HDMI. As edições estão prontas pra quando eu comprar um gravador de blue-ray.

No meu note (14"), ai sim a diferença mínima, se é que tem, mas meu monitor não pode servir de referência.

Só pra deixar bem claro, meu conhecimento em HD e FullHD é praticamente de um consumidor bem informado, do interesse que me despertou desde 2002 quando o Mackenzie transmitiu jogos da Copa em HD e em 2003 quando assisti um jogo de basquete do Pan de Santo Domingo numa loja da FastShop, fiquei encantado e vi que o tal High Definition era algo diferente mesmo e resolvi conhecer. Mas não conheço tecnicamente as diferenças de codecs, upscalling, e outros termos...

No vimeo (www.vimeo.com) é possível comparar várias câmeras e formatos de vídeos, porém acho que não é 100% fiel, pois eles tem codec proprietário e pode haver perda. Nesse caso, faça um cadastro que você pode baixar os vídeos originais...


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2009, 12:42:00
Leandro, pelo que já testei 720 x 1080 você terá uma pequena diferença sim. Pra quem nunca viu nem o 720p ou não está muito acostumado com qualquer HD, a 720p será um show, e será suficiente pra você ficar encantado. No seu caso acho que a maior diferença será entre os fps (60 x 24), dependendo do conteúdo do vídeo.

Você pode gerar DVD com vídeo HD, mas eles não serão HD, pois a resolução máxima de um disco DVD se não me engano é mais ou menos 400p.

Se você colocar a TV como monitor (usando o cabo de monitor), você terá maior resolução, mas mesmo assim ainda não será o FullHD puro, pois acredito que o cabo de monitor não transmita a mesma resolução que um HDMI (Me corrijam se eu estiver enganado, mas eu já fiz comparações nesse sentido e foi isso que aconteceu). Se seu computador tiver saída HDMI é outro história.
Parte 1:
Só p/ acertar alguns pontos, entre 1080p ou 720p não exite muita diferença, mas não custa nada usar 1080.

Os 720p 60hz que vc fala são a mesma coisa que 1080i, pois na verdade são 2 quadros de 720p no tempo de 1 de 1080i.

Filmes de cinema até hj são filmados em 24p, e realmente não faz muita diferença, mas tem diferença, é aquela diferença de um filme p/ uma novela, não se percebe qual é mas se percebe que tem.

As mini series da Globo são filmadas em 24p.

Parte 2:
Os DVD's na realidade são 480p, mas as cameras VHS de anos atraz eram 400i.

Parte 3:
O cabo DVI e RGB aguenta sim 1080p, ate mais, eles aguentam até cerca de 2000p a 120hz (não é bem assim que se mede).
A diferença do DVI p/ o HDMI é que ele possui o canal de audio junto.

[]'s


Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2009, 12:46:51
Continuando,

Já possuem DVD player's que aceitam DIVX HD, ou vc pode comprar alguns destes midia-centres que aceitam Pen-drive.

Ai vc pode colocar seus videos direto num hd externo e passar em HD na TV.

http://www.bhphotovideo.com/c/product/587682-REG/Western_Digital_WDAVN00BN_WD_TV_HD_Media.html
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2009, 13:00:03
Os 720p 60hz que vc fala são a mesma coisa que 1080i, pois na verdade são 2 quadros de 720p no tempo de 1 de 1080i.

Obrigado Randal!

Mas não entendi a citação acima. Já vi que existem diferentes 1080, uns são "p" outros são "i'. Mas não sei exatamente a diferença.

Outra coisa, não seria ao contrário, 2 quadros de 1080 no tempo de 1 de 720? Mesmo assim, isso muda alguma cosia na resolução?


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2009, 14:39:10
Obrigado Randal!

Mas não entendi a citação acima. Já vi que existem diferentes 1080, uns são "p" outros são "i'. Mas não sei exatamente a diferença.

Outra coisa, não seria ao contrário, 2 quadros de 1080 no tempo de 1 de 720? Mesmo assim, isso muda alguma cosia na resolução?

Existem 2 tipos de gravação de video:
P - progressivo;
I - Interlaçado.

Progressivo é quando todas as linhas da resolução (1080, 720, 480) são gravadas de uma só vez no frame.
ex: de 1080p = F1-1080; F2-1080; F3-1080.

Interlaçado é quando as linha pares são gravadas em um momento e as impares em outro ou seja:
ex.: de 1080i = F1-720 + F1,5-720; F2-720 + F2,5-720

Por isso o interlaçado é chamado de 60hz, pois são duas vezes 30Hz (29,97 frame/s p/ ser exato)

Isso era necessário nas televisões antigas pois o feixe de eletrons fazia um zigue-zague na tela, sendo assim as linhas pares sempre eram um pouco defazadas em relação as impares.

Hoje com as Tv's de LCD não existe mais isso, pois todas são progressivas. Tente filmar uma TV de LCD e uma de Tubo, vc vai ver que não existe aquela faixa preta de sincronismo que existia antes.

Em resumo o olho humano consegue perceber apenas 22fps quanto estático (olhando p/ um unico ponto), então tanto faz 24fps ou 30fps ou 60fps ou os 240fps que as TVs atuais pregam.
A diferença só aparece quando precisamos ficar percorrendo a tela com o olho, como numa planilha ou lendo um texto da web, ai 30hz causa muito cansaço visual e precisamos colocar nossos monitores no minimo a 60hz.

PS.: Se vc pretende fazer efeitos de camera lenta filme em 60hz pois ai vc poderá dobrar o tempo sem ter de interpolar quadros.

Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2009, 07:53:45
Randal, muito interessante esse WD TV e com preço bem acessível. Se ele tiver um software bem interativo deve ficar muito prático. :ok: