Autor Tópico: Software p/ fotos c/ prazo para apagar  (Lida 27173 vezes)

Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #15 Online: 22 de Janeiro de 2010, 20:20:32
Além dos já citados FlipAlbum e Pro Show Gold mais essa opção que o Mauro deu. Todos fazem a mesma coisa e se procurar vai achar mais. O que não quer dizer que a foto esteja de fato protegida.

Vcs só lêem o último post antes de responder?  :hysterical:


Saullo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Janeiro de 2010, 13:52:03
Formel acho que vc não está entendendo, a questão é entregar ao cliente algo "de boa qualidade" para que elepossa escolher suas fotos, sem que ele possa copiá-las. Se o cara vai tirar foto de monitor, usar print Screen é problema dele,mas mesmo que o faça não terá as fotos com a qualidade do arquivo original. E ainda a vantagem desse tipo de programa é que tem prazo de validade. Ou seja se o cara não for rápido para usar os meios paralelos sitados aqui ele não vai ter mais a chance de fazer quando o prazo espirar. E outra coisa se o cara tem técnica e equipamento suficient para fazer uma foto do monitor e utilizá-la acho que nem precisaria me contratar pra fotografar. Abraço.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 13:52:26 por dannylck »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #17 Online: 23 de Janeiro de 2010, 16:44:41
Entendi perfeitamente. Tanto que sugeri um programa que faz isso, apenas disse que não são 100% confiáveis, para a maioria dos usuários eles atendem bem, mas alguns deles já tem crack em que vc consegue extrair a foto. Foi isso que eu quis dizer com a foto não estar totalmente protegida, se o cara quiser e tiver meios ele consegue extrair a foto.

E essa foto não estará em um formato comum, ela só pode ser visualizada pelo programa instalado que vc tem que fornecer ao seu cliente, não é um "JPG com data de validade". É um arquivo criptografado, normalmente usando DES, RC2, RC4, etc. algorítimos conhecidos e que, a princípio, só o software fornecido consegue abrir. O problema é que esses programas usam chaves simétricas e são relativamente fáceis de serem quebradas. Mas entendo que para os usos que se propõem são mais que suficientes.

[ ]s

Formel


Saullo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Janeiro de 2010, 22:26:39
Justamente. O link que o Mauro postou diz tudo isso aí. Abraço.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #19 Online: 26 de Janeiro de 2010, 18:23:55
Mais uma proposta,

Se não me engano o Adobe Acrobat que gera pdfs, possui a capacidade de encriptar o arquivo e vc tem a opção de bloquear leitores de tela.
Acho que pode ser uma opção, já que ele usa uma chave de 128bits que é relativamente dificil de quebrar.

Não vai te proteger dos hacker profissionais, mas acho que pode evitar que o cliente comum roube suas fotos.
Dá até p/ colocar a opção de ele selecionar as fotos que quer e te enviar um formulário com as respostas.

Outra opção seria algum site web mesmo, isso evitaria até ter de mandar a midia.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #20 Online: 26 de Janeiro de 2010, 22:05:10
Interessante esse programa que o Mauro postou... PSG Request.

Oque mais achei interessante foi as funções:

- Desativa a tecla PRINT-SCREEN durante reprodução das fotos

- Bloqueia os principais programas que Capturam a Tela


Porque não tem como fugir.... se você coloca num tamanho em pixels que dê pra ter uma visualização na tela, num PrintScreen já vai ter um arquivo que vai dar pra imprimir pelo menos 10x15, numa qualidade aceitável para o cliente.

E ficar colocando marca dágua grande no meio da foto, pra escolha.. eu não acho nada legal. Mas vai de cada um...

Agora se cumprir mesmo oque promete esse PSG Request, é um boa solução. Só alguém bem entendido pra conseguir roubar.

Alguém sabe qual o custo do programa??
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2010, 00:21:20
Interessante esse programa que o Mauro postou... PSG Request.

Oque mais achei interessante foi as funções:

- Desativa a tecla PRINT-SCREEN durante reprodução das fotos

- Bloqueia os principais programas que Capturam a Tela


Porque não tem como fugir.... se você coloca num tamanho em pixels que dê pra ter uma visualização na tela, num PrintScreen já vai ter um arquivo que vai dar pra imprimir pelo menos 10x15, numa qualidade aceitável para o cliente.

E ficar colocando marca dágua grande no meio da foto, pra escolha.. eu não acho nada legal. Mas vai de cada um...

Agora se cumprir mesmo oque promete esse PSG Request, é um boa solução. Só alguém bem entendido pra conseguir roubar.

Alguém sabe qual o custo do programa??


É só instalar o VMware abrir as fotos nele e capturar na máquina não virtual. Isso pq eu pensei durante dois segundos em como capturar a tela, com tempo dá para capturar direto do programa.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2010, 09:50:46
É só instalar o VMware abrir as fotos nele e capturar na máquina não virtual. Isso pq eu pensei durante dois segundos em como capturar a tela, com tempo dá para capturar direto do programa.

Sempre alguém vai dar um jeito, no mundo digital sempre há uma forma. O único jeito mais dificil de copiar seria vc mandar um livro de provas em formato pequeno, mesmo assim podem escanear.

Acho que temos que pensar numa coisa, se o cara aceita que aquela foto fique em 10x15 com uma qualidade não muito boa, ele não vai pedir p/ por no album de qquer jeito e pagar $40 a mais por ela.

Acho que na verdade temos de mudar o jeito de pensar a foto de casamento ou evento, devemos cobrar pelo trabalho de fotografo, dia do evento + confecção do album (paginas diagramadas e custo de impressão), não importa se for uma foto a mais ou a menos, isso é custo marginal, vc leva quanto tempo p/ tratar uma foto p/ por no album? 5min no máximo.

E deixe o cliente ter quantas 10x15 quiser, eu sou até a favor de entregar as em alta, já que o tamanho do album já está fechado antes do casamento, se o cliente quiser um album maior cobre, mas que ele faça oi que quiser com as fotos depois.

Totalmente off-topic e polêmico, mas é minha opinião. Acho que agente perde muito tempo tentando evitar coisas que podem ser resolvidas antes de acontecerem, simplesmente quebrando o paradigma.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #23 Online: 27 de Janeiro de 2010, 10:45:58
Sempre alguém vai dar um jeito, no mundo digital sempre há uma forma. O único jeito mais dificil de copiar seria vc mandar um livro de provas em formato pequeno, mesmo assim podem escanear.

Acho que temos que pensar numa coisa, se o cara aceita que aquela foto fique em 10x15 com uma qualidade não muito boa, ele não vai pedir p/ por no album de qquer jeito e pagar $40 a mais por ela.

Acho que na verdade temos de mudar o jeito de pensar a foto de casamento ou evento, devemos cobrar pelo trabalho de fotografo, dia do evento + confecção do album (paginas diagramadas e custo de impressão), não importa se for uma foto a mais ou a menos, isso é custo marginal, vc leva quanto tempo p/ tratar uma foto p/ por no album? 5min no máximo.

E deixe o cliente ter quantas 10x15 quiser, eu sou até a favor de entregar as em alta, já que o tamanho do album já está fechado antes do casamento, se o cliente quiser um album maior cobre, mas que ele faça oi que quiser com as fotos depois.

Totalmente off-topic e polêmico, mas é minha opinião. Acho que agente perde muito tempo tentando evitar coisas que podem ser resolvidas antes de acontecerem, simplesmente quebrando o paradigma.

Para casamento concordo totalmente com vc, chego mesmo a não entender quem cobra por número de fotos para este tipo de evento.

Acho que isso de proteger as fotos é mais válido para outros tipos de cliente, escolas, agências e clientes corporativos, por exemplo, é mais complicado mesmo. O software ajuda sim, apenas fiz questão de deixar claro que não é 100% ao proteger as fotos. E aqui é o país do jeitinho.

[ ]s

Formel


mauro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
    • Artfoton Estudio
Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2010, 14:18:20
Randal, concordo contigo. Casamento é mais fácil de resolver desse jeito, e tem gente que já faz isso.

Agora Formel, no mercado de recordação escolar e fotos de formatura infantil por exemplo, a coisa complica rapaz... não tem jeito, é a maneira mais prática de apresentar o material aos clientes.
São muitos clientes diferentes, não tem como enviar provinhas.

Estou chengando a conclusão que o website acaba sendo mais seguro que o programa (a propria empresa, DLL, oferece essa opção.

É lógico, como vc mesmo diz, sempre vai ter um espertinho tentando driblar...

Mauro
Canon EOS 7D + 18-135mm + 580 EXII e Sony A200 + 18-70mm + F56AM (vendendo) + Fratas 140 e 160


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #25 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 14:08:32

Acho que na verdade temos de mudar o jeito de pensar a foto de casamento ou evento, devemos cobrar pelo trabalho de fotografo, dia do evento + confecção do album (paginas diagramadas e custo de impressão), não importa se for uma foto a mais ou a menos, isso é custo marginal, vc leva quanto tempo p/ tratar uma foto p/ por no album? 5min no máximo.

E deixe o cliente ter quantas 10x15 quiser, eu sou até a favor de entregar as em alta, já que o tamanho do album já está fechado antes do casamento, se o cliente quiser um album maior cobre, mas que ele faça oi que quiser com as fotos depois.

Totalmente off-topic e polêmico, mas é minha opinião. Acho que agente perde muito tempo tentando evitar coisas que podem ser resolvidas antes de acontecerem, simplesmente quebrando o paradigma.

Olá Randal,

Fotografo casamentos, e no meu pacote mais TOP, ofereço além do Fotolivro impresso, diagramado, e com vários itens no Pacote, um DVD com TODAS IMAGENS em Alta.
É até mais gostoso de trabalhar. A gente fotografa prestando um serviço. O cliente escolhe as imagens que vão pro Fotolivro, mas no final vai ficar com todas, pois pagou pelo pacote.

Mas infelizemente.. nem todos estão disposto a pagar.. então tenho que ter vários pacotes
E nos mais baixos não coloco as fotos em Alta.  Alguns pacotes vai todas imagens em baixa, e outros pacotes mais básicos, um CD só com as fotos que foi pro álbum.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #26 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 15:58:20
Olá Randal,

Fotografo casamentos, e no meu pacote mais TOP, ofereço além do Fotolivro impresso, diagramado, e com vários itens no Pacote, um DVD com TODAS IMAGENS em Alta.
É até mais gostoso de trabalhar. A gente fotografa prestando um serviço. O cliente escolhe as imagens que vão pro Fotolivro, mas no final vai ficar com todas, pois pagou pelo pacote.

Mas infelizemente.. nem todos estão disposto a pagar.. então tenho que ter vários pacotes
E nos mais baixos não coloco as fotos em Alta.  Alguns pacotes vai todas imagens em baixa, e outros pacotes mais básicos, um CD só com as fotos que foi pro álbum.


Abraço

Elias, até concordo com vc no caso de segmentar o mercado, mas sinceramente, qual a diferença de custo de mandar um DVD com as imagens em baixa ou em alta? nenhum.
Qual o custo de colocar mais uma foto no album diagramado? Muito baixo (Não estou falando de pagina a mais).

É simplesmente um modo de cobrar a mais do cliente depois do casamento, quando ele já não tem mais opção de comparar preços ou serviços, não dá p/ ele ligar p/ outro fotografo.

Como falei posso até estar sendo polêmico, não digo que vc está errado, são as leis de mercado, azar do cara que não acertou tudo antes.

Um jeito justo seria cobrar um X pelo serviço, um Y pelo album e um Z por paginas a mais no album. As fotos em alta, mesmo sem tratamento vai de graça. E se o cliente nõa quiser o album, tudo bem, o X já pagou seu serviço.

[]'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #27 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 12:49:21
Randal, tudo depende do que foi acertado...

Como eu disse, prefiro vender meu pacote top, onde além do fotolivro entrego todas as fotos em alta. É um jeito de fotografar diferente. Eu fotografo.. prestando um serviço pro cliente. E no final ele leva todas as imagens em alta no DVD.

Mas isso tem um preço. Esse pacote é mais caro, por ter vários itens incluso, e mais esse diferencial: as imagens em alta.

Meu pacote mais básico não é encadernado, não  tem diagramação, e junto com o álbum só entrego um CD com as fotos em baixa do que o cliente escolheu. Não posso ser pago por 50 fotos, num preço baixo.. e entregar todas as fotos.

Infelizmento nem todo mundo pode ou quer pagar num produto/serviço mais caro, então enquanto não tenho clientes suficientes nos pacotes maiores, tenho que continuar oferecendo os tradicionais.


Quanto a incluir mais imagens, no mesmo número de páginas.. nos pacotes que incluem diagramação, costumo por um limite pra imagens. Senão tem povo que vai querer por 200 imagens em 30 láminas. Vai ficar sobrecarregado, com imagens muito pequenas... Mas tudo vai de conversa. Mostro pro cliente, que não fica bom enfiar muitas imagens... que se ele quer mais imagens seria bom aumentar o número de páginas (pagando por isso), ou enxugar as imagens escolhidas.


Concordo se você é pago pelo serviço, seria correto entregar as imagens.. Mas tudo vai do que é combinado, e do quanto é pago.

Não tenho como ser contratado pra fazer 50 fotos, num álbum tradicional.. e entregar um CD com 300 fotos.
Se o cliente quiser mais fotos na escolha, vai pagar pelas fotos escolhidas.
Ou migrar pra um pacote mais completo, onde tem direito das imagens em CD.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #28 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 14:51:25
Elias,

Não estou discordando que o mercado é assim, mas como vc já tirou as 300 fotos, tanto faz entregar o DVD com elas ou não e p/ ser em baixa vc ainda tem mais trabalho de reduzir as fotos.

Se tem gente que ainda paga assim ótimo, tem loco p/ tudo, mas p/ mim, entregar as fotos em alta não é um "a mais" e sim entregar em baixa é um "a menos".

De resto acho que vc está correto, em montar pacotes e tudo mais, mas como já disse na MINHA opinião, as fotos em alta deveria ser "de série" e não "opcional".

[]'s

Edit: Como vc disse o cliente pagou por 50 fotos, e acho que ai é que está o erro. O cliente deveria pagar a sua hora, o seu dia de trabalho. O cliente pode pagar por 1 foto? não. Vc já está lá, já vai tirar as fotos, não há custo marginal em tirar 1 ou 3000 fotos se vc já vai estar 6hs no local. É isso.

Edit2: Diferente de quando se tinha maquinas de filme, onde ai sim existia um custo alto por cada foto tirada, filme + quimicos + lab + papel. Hj vc tem um custo por mega (e se a foto não sair boa vc já recupera na hora) e obturador. só.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 14:58:41 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #29 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 15:10:31
Até concordo com seu ponto de vista..

Como eu já disse, prefiro fotografar entregando tudo, mas isso tem um custo.

Para cobrar pra fotografar o evento, e entregar as imagens em Alta... muita gente acha caro.
Então por isso os pacotes básicos onde é cobrado por foto.

50 fotos é o mínimo que fecho, nesse pacote tradicional, mas na hora da escolha muito difícil conseguir fechar um álbum com 50 fotos.
Se eu entregar todas as fotos no CD... o cliente escolhe menos pro álbum, porque já vai ter as fotos no CD.
Explico isso pro cliente quando vou mostrar os pacotes. O sistema tradiciona a gente cobra por foto, é mais em conta.. mas a pessoa paga em cima do que escolheu, e só vai ter no CD em baixa as fotos do álbum.

Já nos pacotes maiores, tem encadernação, composite, e as fotos no CD.

Seguindo seu raciocínio.. concordo com seu pensamento que as fotos em alta deveria ser "de série". Mas com certeza estaria incluso no orçamento...
Nos pacotes mais básicos, não cobro pelas 6 horas do evento... é como se fosse sem cobrar pela fato de Fotografar o Evento, pra cobrar  pelas fotos vendidas. Aí se entrego o CD, deixo de vender as fotos...

Enquanto não posso vender só os pacotes mais tops, tenho que ter os dois tipos para oferecer.


Quanto ao trabalho para reduzir as fotos, fica por conta do FastStone Image Viewer. Ele faz muito automatizado... alguns segundos pra selecionar as fotos e dizer o tamanho.. e rapidinho ele redimensiona. E o programa ainda é Free :D

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com