Autor Tópico: Melhor nitidez  (Lida 3110 vezes)

Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Novembro de 2009, 11:03:54
Pessoal, pesquisando sobre como encontrar a maior nitidez, encontrei as dicas do link http://www.dicasdefotografia.com.br/os-segredos-das-fotos-nitidas.

Porém, gostaria de saber mais técnicas para obter a maior nitidez possível. Quais as técnicas que vocês mais usam pra obter a melhor nitidez? Por exemplo, a exposição interfere? Sei que o equipamento é muito importante, e que a abertura ideal varia para cada lente e cada distância focal.

Obrigado,
Leandro


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:05:01
Esqueci de mencionar que estou usando filtros UV Greika. Como vocês avaliam esses filtros em relação a perda de nitidez?
Abraços,


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2009, 11:35:34
obviamente a exposição interfere. vc deve achar uma exposição que garanta um congelamento total da imagem. A maioria das lentes tem a melhor nitidez com a abertura entre 5.6 e 8. Vc pode checar a sua nesse site: http://www.photozone.de/ é bem completo.
Sobre o filtro, eu uso HOYA e não tenho interferencia, sobre o Greika eu nao sei...


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 00:32:29
Oi Leandro,

para fotos nítidas, a receita é muito simples: tripé + espelho travado (para evitar tremidos internos) + lente em f8 + Disparador externo + filme de baixa ASA (ou baixa ASA em digital) + exposição correta para o tipo de mídia que se está usando + lente limpa + não usar filtro nenhum + objeto estático + saber usar o smart sharpen ou o unsharp mask no Photoshop (essa é a parte mais difícil).

Agora, uma foto nítida não necessariamente é uma boa foto. E, muitas vezes, o uso correto de grandes aberturas, onde as lentes são menos nítidas (exceto lentes desenhadas para serem mais nítidas "abertas", como a Nikkor 85/1.4 AFD), causa uma sensação maior de nitidez no que está focado por causa da pouca profundidade de campo.

É importante dominar a técnica para que ela não domine você. Agora, fotografia é comunicação, não técnica. A coisa mais fácil de se ver são fotos tecnicamente corretas, mas sem graça nenhuma. Ou aquelas cheias de efeitos epeciais para dar vida ao nada que é a foto. Cuidado para não entrar nessa, senão você vira muito amis técnico em Photoshop do que fotógrafo.

Abraços,

José Azevedo


JOUPETUTI

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 10:12:31
Oi Leandro,

para fotos nítidas, a receita é muito simples: tripé + espelho travado (para evitar tremidos internos) + lente em f8 + Disparador externo + filme de baixa ASA (ou baixa ASA em digital) + exposição correta para o tipo de mídia que se está usando + lente limpa + não usar filtro nenhum + objeto estático + saber usar o smart sharpen ou o unsharp mask no Photoshop (essa é a parte mais difícil).

Agora, uma foto nítida não necessariamente é uma boa foto. E, muitas vezes, o uso correto de grandes aberturas, onde as lentes são menos nítidas (exceto lentes desenhadas para serem mais nítidas "abertas", como a Nikkor 85/1.4 AFD), causa uma sensação maior de nitidez no que está focado por causa da pouca profundidade de campo.

É importante dominar a técnica para que ela não domine você. Agora, fotografia é comunicação, não técnica. A coisa mais fácil de se ver são fotos tecnicamente corretas, mas sem graça nenhuma. Ou aquelas cheias de efeitos epeciais para dar vida ao nada que é a foto. Cuidado para não entrar nessa, senão você vira muito amis técnico em Photoshop do que fotógrafo.

Abraços,

José Azevedo

Muito bom!!


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2009, 10:52:26
Rodrigo, obrigado!

A coisa mais fácil de se ver são fotos tecnicamente corretas, mas sem graça nenhuma. Ou aquelas cheias de efeitos epeciais para dar vida ao nada que é a foto.


José Azevedo, você tem toda a razão. Eu que venho de SLR de filme estou tendo muito problema por causa de efeitos e coisas do tipo que dão vida ao nada...
O que mais me atrai na fotografia não são as técnicas e sim composição, enquadramento e a mensagem que quero transmitir do momento. Por isso a minha dúvida em relação a nitidez, pois no quesito técnica sou um zero a esquerda (principalmente digital e pós-edição, pois sou novato em digital) e minha intenção é apenas ter noção de algumas delas, visando melhorar o que sei fazer.

Agradeço muito sua resposta, foi bem completa. Quando possível vou tentar explorar as dicas!

Valeu!


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2009, 14:32:36
Gostei da definição: Fotografia é comunicação e não técnica.

Claro que a técnica é fundamental para a comunicação!
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2009, 00:15:19
Gostei da definição: Fotografia é comunicação e não técnica.

Claro que a técnica é fundamental para a comunicação!

Oi Fabio,

aqui está um Flickr que ilustra bem essa definição:
http://www.flickr.com/photos/berange/
Ela usa Leica sempre bem aberta, iluminação existente, velocidade baixa, não liga muito pro foco e tem umas tremidas. Essa é a técnica dela. As imagens falm por si só. Lindas - pelo menos para o meu gosto.

Abraço,

José Azevedo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2009, 18:34:45
Oi Leandro,

para fotos nítidas, a receita é muito simples: tripé + espelho travado (para evitar tremidos internos) + lente em f8 + Disparador externo + filme de baixa ASA (ou baixa ASA em digital) + exposição correta para o tipo de mídia que se está usando + lente limpa + não usar filtro nenhum + objeto estático + saber usar o smart sharpen ou o unsharp mask no Photoshop (essa é a parte mais difícil).

Agora, uma foto nítida não necessariamente é uma boa foto. E, muitas vezes, o uso correto de grandes aberturas, onde as lentes são menos nítidas (exceto lentes desenhadas para serem mais nítidas "abertas", como a Nikkor 85/1.4 AFD), causa uma sensação maior de nitidez no que está focado por causa da pouca profundidade de campo.

É importante dominar a técnica para que ela não domine você. Agora, fotografia é comunicação, não técnica. A coisa mais fácil de se ver são fotos tecnicamente corretas, mas sem graça nenhuma. Ou aquelas cheias de efeitos epeciais para dar vida ao nada que é a foto. Cuidado para não entrar nessa, senão você vira muito amis técnico em Photoshop do que fotógrafo.

Abraços,

José Azevedo
E isso mesmo Jose, assim de facil
Otima colocaçao
Abraço
Angelo.