Autor Tópico: Realidade ou melhor efeito?  (Lida 8530 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 03 de Dezembro de 2009, 14:25:22
Pois é, Angelo. Eu aplico isso e o resultado funciona. Pelo que pude ver na conversa aqui, isso tem a ver com o tipo de sensor e com o fato de se estar fotografando em JPG. Já quando se usa RAW, é melhor fotografar como se estivesse usando negativos - expor um ponto a mais - para captar tudo e compensar na "revelação".

Vivendo e aprendendo. JPG é como cromo, RAW é como negativo. Até no resultado final - cromo você tem ali e pronto, negativo ainda tem a revelação, onde tudo pode se alterar. Mas no caso do digital, RAW traz uma qualidade bem superior ao JPG, enquanto em filme o cromo elimina uma etapa do processo. Cada mídia com suas características.

O que você levantou do fotógrafo ficar acertando tudo em RAW é uma questão fundamental, também, que reforça o que eu venho falando: quanto maior a sua experiência, a sua capacidade de usar a técnica para chegar no que você visualizou, menos clicks você tem que dar para chegar no que deseja, menos tempo na frente do computador, o que permite mais tempo pra você ficar fotografando.

Por isso é importante investir um pouco de tempo na parte técnica - para que ela vire um ato natural, não te atrapalhe com dúvidas na hora em que você estiver fotografando. Só o que não pode é virar escravo dela, aí você vira um técnico em fotografia, não um fotógrafo. Como aquelas pessoas que compram os melhores equipamentos e acham que vão fazer fotos melhores por causa disso.

Se você tem que usar Photoshop, aprenda a usar o programa para o que você precisa. não tente conhecer tudo que ele proporciona pois acho que isso é, cada vez mais, impossível. Ele cresceu tanto que dá pra editar filmes. Mas eu não conheço ninguém que o use pra isso. Como o Word, um mero processador de texto que demora mais para abrir que o Photoshop. Vai entender...

Abraço,

José Azevedo

E isso dai
como eu sou fotografo e nao fotoshopeiro,
so sei do programa o que eu uso ,como suporte.
E fundamental "saber como",
em toda profissao e assim.
Agora apertar o "botao" e "depois a gente ve", e uma outra historia.
abs.
Angelo.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #46 Online: 03 de Dezembro de 2009, 21:27:34
Como o Word, um mero processador de texto que demora mais para abrir que o Photoshop. Vai entender...

Abraço,

José Azevedo

Claro que da p/ entender, um e Microsoft o outro nao...  hehehe
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #47 Online: 04 de Dezembro de 2009, 00:25:16
Claro que da p/ entender, um e Microsoft o outro nao...  hehehe

Tá explicado, hahaha :hysterical:


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 04 de Dezembro de 2009, 07:50:11
    Pessoal este é um bom exemplo http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38595.new#new em minha opiniao de como o pos tratamento pode ao inves de ajudar prejudicar uma foto  :ok: quando é feito com exagero.
    Por favor elhem e comentem.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #49 Online: 04 de Dezembro de 2009, 12:12:50
Eu achei a fo
    Pessoal este é um bom exemplo http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38595.new#new em minha opiniao de como o pos tratamento pode ao inves de ajudar prejudicar uma foto  :ok: quando é feito com exagero.
    Por favor elhem e comentem.

Eu achei a foto razoável ao que se propôs, claro que existem erros de criação no uso do Photoshop, mas me parece mais problema de não saber fazer direito do que erro de concepção.

Só reclamaria dos halos na montanha, não do céu azul, já que um polarizador faria o mesmo efeito.


Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Dezembro de 2009, 12:15:46
Randal, você viu a foto original? Nem precisava de tratamento nenhum...


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #51 Online: 04 de Dezembro de 2009, 12:33:41
Esse topico ficou bem interessante.
Sou amante da fotografia, praticamente uso o computador para armazenar as fotos, e para fazer uns pequenos ajustes, pois nao tenho pratica no PS.

Gosto da foto de como ela foi realizada, sem modificacoes.
O registro do  momento e muito importante, acho que nao necessita ser alterado, ou as vezes, transformado.

Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #52 Online: 04 de Dezembro de 2009, 13:25:47
Esse topico ficou bem interessante.
Sou amante da fotografia, praticamente uso o computador para armazenar as fotos, e para fazer uns pequenos ajustes, pois nao tenho pratica no PS.

Gosto da foto de como ela foi realizada, sem modificacoes.
O registro do  momento e muito importante, acho que nao necessita ser alterado, ou as vezes, transformado.



Oi Stanke, tudo bem?
Desculpa minha observação, mas hoje, em outro tópico você elogiou bastante o trabalho do Martin Schoeller (e eu também, excelente mesmo). Cara, tem uma boa carga de pós-produção ali. Você notou?

Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #53 Online: 04 de Dezembro de 2009, 15:27:22
Randal, você viu a foto original? Nem precisava de tratamento nenhum...

Não mesmo, mas é isso que eu falei, mesmo depois do tratamento, a foto ainda se repondeu bem ao que propos.

Se o estilo da foto for ser exagerada é p/ ser exagerada. Se era p/ marcar bem os 2 tons de azul e laranja, ficou legal.

Se foi uma busca planejada ótimo, o problema é se se esperava uma coisa diferente da foto e se chegou a isso.

Uma coisa é o fotografo exagerar na foto consientemente, outra coisa é mexer por mexer.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #54 Online: 04 de Dezembro de 2009, 15:41:13
Eu achei a fo
Eu achei a foto razoável ao que se propôs, claro que existem erros de criação no uso do Photoshop, mas me parece mais problema de não saber fazer direito do que erro de concepção.

Só reclamaria dos halos na montanha, não do céu azul, já que um polarizador faria o mesmo efeito.




Concordo, acho que pelo tipo de foto que é, esportes radicais, vale a saturação, fica com uma cara mais "energética". O problema é que ele não domina muito o Photoshop.

Retoque bom é aquele que você não nota.

Acredito, também, que ele tenha visualizado a imagem assim, mais saturada. Aliás, dividindo com vocês uma informação curiosa: na nossa memória dos fatos as corres são sempre mais saturadas. Tente lembrar de uma imagem sua de 4 anos atrás e depois vá vê-la - muito provavelmente ela está menos saturada do que você lembrou.

Abraços,

José Azevedo


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #55 Online: 04 de Dezembro de 2009, 15:52:04
Concordo, acho que pelo tipo de foto que é, esportes radicais, vale a saturação, fica com uma cara mais "energética". O problema é que ele não domina muito o Photoshop.

Retoque bom é aquele que você não nota.

Acredito, também, que ele tenha visualizado a imagem assim, mais saturada. Aliás, dividindo com vocês uma informação curiosa: na nossa memória dos fatos as corres são sempre mais saturadas. Tente lembrar de uma imagem sua de 4 anos atrás e depois vá vê-la - muito provavelmente ela está menos saturada do que você lembrou.

Abraços,

José Azevedo

Cara, eu não consigo medir a saturação das imagens da minha memória!!!!  :shock:

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #56 Online: 04 de Dezembro de 2009, 17:44:33
caramba... saturação das imagens da memória? :aua:
agora danou-se de vez :  :hysterical:

brincadeiras a parte, acho que entendi o que o amigo quis dizer, e realmente é um desafio trazer de volta o WB exato do dia da foto, nem sempre acertamos. Mas dizer que na nossa lembrança é 'sempre' mais saturado.. sei não...  :ponder:


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #57 Online: 04 de Dezembro de 2009, 18:51:22
caramba... saturação das imagens da memória? :aua:
agora danou-se de vez :  :hysterical:

brincadeiras a parte, acho que entendi o que o amigo quis dizer, e realmente é um desafio trazer de volta o WB exato do dia da foto, nem sempre acertamos. Mas dizer que na nossa lembrança é 'sempre' mais saturado.. sei não...  :ponder:

Simples assim


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #58 Online: 04 de Dezembro de 2009, 18:54:08
Cara, eu não consigo medir a saturação das imagens da minha memória!!!!  :shock:

Abraços

Faça o teste. Não é invenção minha, mas de estudos daqueles cientistas desocupados e com muito financiamento...

Abs,

José Azevedo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #59 Online: 05 de Dezembro de 2009, 12:14:53
Faça o teste. Não é invenção minha, mas de estudos daqueles cientistas desocupados e com muito financiamento...

Abs,

José Azevedo
E isso mesmo, assim funciona "o celebro"!,
e legal fazer testes,no minimo para dar risadas,
das armadilhas do "nosso computador".
Interessante.
Abs.
Angelo