Autor Tópico: Foto Artística ou Simples?  (Lida 1464 vezes)

Diogo Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 30 de Novembro de 2009, 22:00:26
Olá!
Hoje tirei algumas fotos para um concurso de natal que vai ter em meu prédio, a pedido da síndica (minha mãe hahahaha).
E aí rolou uma dúvida.
Quando ela viu as fotos, ela não gostou das que eu tentei fazer algum angulo diferente ou algum diferencial. Ela gostou daquelas tiradas com flash, que mostraram tudo, mas sem aquela magia do natal. Na verdade, ela só queria que as fotos mostrassem os enfeites.
Na hora de fazer um trabalho, vocês fazem como? Tiram dos dois modos? Ou verifica com o cliente como ele vai querer?
Sinceramente, se eu fosse contratar um fotografo, seria um que possui um portfolio diferente, e não somente um que tem fotos boas.
Abraços!


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2009, 22:03:58
Já aconteceu comigo de eu fazer um retrato com um belo fundo desfocado e a pessoa reclamar que a foto estava "borrada atrás" - detalhe que não tinha nada de bonito no fundo! :hysterical:


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2009, 23:44:34
Situacao complicada Diogo, principalmente para quem esta comecando a mexer comercialmente e nao tem um estilo definido ou pelo menos declarado.

Vc ate tenta empurrar o teu ego para cima do cliente, mas no final sabe que um cliente satisfeito eh um cliente que volta!



joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2009, 00:42:29
Oi Diogo,

eu costumo pedir aos fotógrafos com que trabalho que façam o que está no layout (que já foi apresentado e aprovado pelo cliente) e, depois, façam a versão deles, criativa, soltem a mão. Conforme for o resultado, apresento as duas ao cliente e, se a "do fotógrafo" ficar melhor, defendo essa.

No caso da sua mãe-cliente, ela queria o que a gente chama brincando de "fotos meramente ilustrativas". Fotos que, simplesmente, mostrem a decoração de Natal do edifício para um concurso, sem artefatos "criativos/artísticos" que distraiam a atenção da decoração. A cliente tem uma necessidade muita clara. Você, como fornecedor, deve dar graças a Deus disso e fazer o que ela pediu pois é o que ela precisa. Problema é quando alguém te chama sem saber o que quer. Aí, meu caro, a coisa pega. Nunca está bom, nunca é bem aquilo que ele tinha na cabeça - até porque nem ele sabe o que tem na cabeça. Aí a coisa pega forte.

Abraços,

José Azevedo


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 09:30:09
Concordo com o Jose. Mas acredito que neste caso não teria layout, apenas um briefing (como a sindica iria layoutar as fotos das decorações?). E daí é o velho dilema, quanto melhor o briefing melhor o resultado final. Por exemplo, o concurso era de DECORAÇÃO de Natal ou de FOTOS de Natal? Me parece que era de decoração, aí a arte do fotografo não entra no jogo e a foto deve apenas retratar a realidade, simples e reto, como ela esperava ver.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2009, 11:53:30
Já aconteceu comigo de eu fazer um retrato com um belo fundo desfocado e a pessoa reclamar que a foto estava "borrada atrás" - detalhe que não tinha nada de bonito no fundo! :hysterical:


Tem gosto para tudo, até reclamar do bokeh!!!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2009, 01:07:30
A alguns anos atrás, quando ainda usava filme, minha sogra me pediu para fazer algumas fotos de sua rosas, na época eu tinha acabado de comprar uma 70-210mm f2.8 da Sigma, fiz algumas com uma riqueza de detalhes absurda, trabalhando a luz para mostrar a textura e a beleza das flores. Depois de entregar as fotos, ela olhou, olhou e perguntou: Onde estão as fotos do jardim? Ela queria que eu mostrasse apenas o jardim, onde todas as flores sairiam sem detalhe algum. Depois disso Sempre que ela quer alguma foto, digo que a maquina esta "quebrada".
Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.