Autor Tópico: Slave-flash para compactas digitais  (Lida 2761 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Setembro de 2009, 20:09:05
Pessoal,

 Meu grande dilema com a minha A710IS é o fraco desempenho da mesma em fotos noturnas e em ambientes pouco iluminados.
 O slave-flash original da própria Canon, o HF-DC1, é muito caro e, a princípio, não me parece compensar o investimento.
 Em edição não muito antiga da revista Fotografe Digital é citado, como uma alternativa, o Vivitar DF-120.
 Gostria de saber se alguém possui experiência positiva ou negativa quanto à utilização de deste modelo de slave-flash em compactas digitais e poderia fazer algum comentário aqui ?
 Será que compensa mesmo o investimento ?
 Agradece,

 Max Carvalho
 

 
 
 
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:18:41
Compre o YN-460. Tem fotocélula, 7 níveis, cabeça móvel e muito barato!!!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:34:09
Você sabe qual é o fabricante ? Onde pode ser encontrado ?
Agradece,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2009, 10:41:34
maxcarvalho, o YN-460 vc encontra no ebay por algo em torno de 40$ já com frete.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2009, 22:57:57
Tem que ter cuidado com esses flashes com fotocélula, nem sempre funcionam com compactas. As compactas costumam mandar mais de um flash, não dá para ver, mas se vc usar uma fotocélula comum ela dispara na primeira piscado do flash e a foto fica escura, tem que procurar flashes que tenham como regular o disparo da fotocélula.

Eu tenho um Vivitar DF120, ele é fraco mas quebra o galho em uma compacta.

[ ]s

Formel


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2009, 02:16:42
Formel,

  Algum tempo atrás eu vi um review deste flash no site da BHPHOTO e ele não foi bem avaliado, mas isto foi uma avaliação de um comprador, não do site.
  Existe o modelo oficial de slave-flash da Canon, mas é muito caro. Acho que não compensa.
  Segundo o fabricante, o DF-120 tem o diferencial de "aprender" o pré-flash de cada compacta, e disparar no momemnto certo.
  A minha pergunta é : isto funciona realmente ?
  Você já chegou a testar o DF-120 com duas câmeras de fabricantes/modelos diferentes para ver se ele funciona bem ?
  Você é a primeira pessoa que me diz usar um flash-escravo em digicams compactas, por isto que estou curisoso em saber a sua avaliação sobre o mesmo.
  Já pensei até em não investir mais na minha A710, e com a grana que eu gastaria no DF-120, eu ir juntando para faz um UP para uma superzoom(as mais recentes já possuem um alcance melhor do flash embutido e até mesmo hot-shoe TTL) ou até mesmo um DSLR de entrada. Por outro lado, o mundo DSLR requer um investimento maior e ainda não sei se preciso disto tudo.
  O slave-flash seria justamente pra surpir a maior deficiência da minha A710 que é os baixo desempenho em fotos noturnas e em amnbientes pouco iluminados.
  Andei tentando não usar o flash embutido e compensar isto usando o modo manual, elevando o ISO, e colocando uma obturação mais lenta, mas devido ao não poder me dedicar mais à fotografias, essa tentativs que ora relato ainda não foram muito promissoras.
  Onde você comprou o seu DF-120 ?
  Agradece,

  Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2009, 03:31:37
Este flash realmente não é grande coisa, mas ajuda bastante. Ele não aprende nada, isso é propaganda enganosa, na verdade ele tem três opções, uma ele dispara direto, na outra no segundo flash e na última no terceiro flash. Tenho duas compactas, uma Sansung, uma Mirage (genérica total) e a XSi, em todas elas ele funciona, basta descobrir em que posição essa chave do flash tem que ficar.

Eu comprei ele pela internet, mas agora não lembro onde, foi em alguma loja, não foi em Mercado Livre ou Ebay. Para quem tem uma compacta e quer gastar pouco ele funciona, claro que não dá para comparar a um EX-580II, mas quebra um galho.

Acho que foi aqui que comprei:

http://www.consigo.com.br/home.php

[ ]s

Formel


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2009, 10:04:16
Só prá complementar a informação que eu dei antes, o YN460 também tem 3 posições, normal, escravo de flash TTL via fotocélula e escravo de flash direto via fotocélula. O escravo de flash TTL funciona tanto na Canon XSi quanto na Canon S5 (o popup das duas é TTL). Nunca testei com outras compactas, mas deve funcionar também.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2009, 11:16:44
Tendo um flash fora da compacta você não teraá muito problema com olhos vermelhos e pode sim usar fotocélula desabilitando o recurso de olhos vermelhos.

Eu usei esta semana 2 cabeças de flash com sombrinha com minha H9 e funcionou beleza ! Dá certinho, há que se ajustar a intensidade tanto do flash da câmera quanto do flash extra, mas em poucos cliques você acerta isso e depois relaxa.

 :ok: