Autor Tópico: Câmera Toss  (Lida 2691 vezes)

Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Online: 23 de Outubro de 2005, 10:37:24
Colegas,

Pra comemorar o cetésimo post, vou reproduzir uma notícia, divulgada por Julio Preuss no FórumPcs, sobre esse "estilo" de fazer fotos, o tal "Tossing", ou seja literalmente arremessar sua câmera para o alto e produzir fotos muito doidas.

Quem se habilita ?

[]'s

Link original: http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=133695
O BLOG: http://cameratoss.blogspot.com/
No Flicker: http://www.flickr.com/groups/cameratoss/

A notícia:

Quem acompanha o mundo dos blogs deve ter visto que a última novidade entre os fotógrafos mais criativos e audaciosos é uma técnica chamada de camera tossing. A mania, supostamente criada pelo americano Ryan Gallagher, é divulgada no blog Camera Toss e em um grupo de usuários do Flickr, onde você encontra imagens como a do exemplo abaixo:


A "filosofia" do grupo é jogar para o alto toda a técnica e planejamento da fotografia - e a câmera junto! Não, você não entendeu errado: os malucos realmente arremessam seus equipamentos, às vezes a mais de dez metros de altura! Ajustadas para capturar em baixa velocidade, as câmeras retornam ao solo com um registro da viagem às alturas. Quando isso é feito no escuro, em frente a luzes coloridas, o efeito desejado é o que vimos acima.

Há também quem programe a câmera (ou use o controle remoto das que oferecem o recurso) para capturar várias fotos em seqüência. Em condições de iluminação melhores, o resultado pode ser algo como os exemplos abaixo, que funcionam também como prova de que o sujeito é realmente corajoso (ou rico) o suficiente para arriscar a câmera.


Embora um dos frequentadores do grupo do Flickr tenha publicado um vídeo em que aparece arremessando sua reflex digital Canon 10D, um modelo inicialmente vendido a US$ 1.500, a maioria dos audaciosos "tossers" o faz apenas com câmeras baratas, já meio velhinhas, às vezes compradas em saldões após saírem de linha.

É o caso do lançador (com o perdão pelo trocadilho) da moda, que já publicou até fotos de sua surrada Agfa ePhoto CL18 remendada com fita isolante. A câmera de resolução VGA (0,3 MP) com 2 MB de memória interna e sem monitor de LCD nem é mais encontrada para vender, mas um modelo bem superior sai por US$ 30 no eBay. É um lixo para qualquer fotógrafo que se preze - e é por isso que ninguém tem pena de abusar da coitadinha!

O site dos camera tossers recomenda o uso das digitais mais baratas do mercado, que seriam até mais resistentes do que os modelos avançados. Outra alternativa são câmeras de filme descartáveis (mais uma aplicação para elas além das que eu descrevi um tempo atrás), embora essas raramente tenham recursos de contagem regressiva ou controle do tempo de exposição.

De um jeito ou de outro, a maior preocupação deve ser com o "retorno" da câmera. Os mais confiantes simplesmente as agarram com as mãos antes de caírem no chão, mas outros adeptos da prática recomendam aparar a queda esticando a frente da camisa ou mesmo lançando mão de uma rede como as usadas para caçar borboletas. Já sugeriram até um pára-quedas acoplado à câmera, mas ele provavelmente comprometeria a fluidez do movimento capturado.

Confesso que gostei tanto dos resultados que fiquei com vontade de tentar. Não tenho nenhuma câmera velha dando sopa, mas já comecei a procurar por uma. Se não encontrar, temo pelo futuro da minha pobre compacta. E vocês, o que acham dessa maluquice?


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2005, 05:07:32
Eu preferiria doar a minha camera a alguém que ainda não tem e mereça ;)  

Mas enquanto não faço nenhum dos dois e fico com ela inteirinha, fico vou curtindo a maluquice alheia  :worshippy:
« Última modificação: 24 de Outubro de 2005, 05:07:59 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Paulinho Cé

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2005, 05:52:23
Tá maluco??? 300D e Tamron 70-300 pesam quase um quilo juntas, e custam 3 contos e pouco.... só para americanos ricos essa brincadeira.
Fotografe com a alma...<br />http://www.flickr.com/photos/paulinhoce/


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2005, 08:11:08
Citar
Eu preferiria doar a minha camera a alguém que ainda não tem e mereça ;) 

Mas enquanto não faço nenhum dos dois e fico com ela inteirinha, fico vou curtindo a maluquice alheia  :worshippy:
Foi o que eu fiz com a minha Sony P51 ano passado.
Doei pra o meu cunhado.

[]'s
 


diegopablo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2005, 09:49:06
Daqui a pouco a galera joga a mãe pra cima pra fotografar.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2005, 10:15:27
Deus me livre fazer isso.... :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2005, 12:32:16
:laughing:

Ta doido..  


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2005, 17:58:35
Citar
Deus me livre fazer isso.... :/
Oh Leo,

Aí, além da S3 ter uma boa latitude ela vai ter boa altitude também....  :mf_w00t2:

[]'s
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2005, 18:08:55
Absolutamente fora de cogitação colcar essa técnica em prática...  :nono:  


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2005, 18:26:09
Acho que a galerinha q tá inventando isso tudo deveria estudar mais sobre a história da fotografia, sobre seus valores, sobre o prazer de compor e estudar uma foto.

E não sair arremessando a revelia e ficar curtindo o resultado achando que é "Arte Digital" ...

Os tempos mudam, as ideias mudam, os valores mudam, mas fotografia pra mim não muda, e não é jogando a camera q vou conseguir ela ... que coisa é essa de não estudar seu registro, não saber oq vai sair, não compor uma foto, passar para as lentes oq seu olho vê, registrar aquilo q vc enxerga.???

Valeu pelo link Marco3a, é bom saber q ainda não penso nessas inutilidades.

Ps: me perdoem galera, mas não resisti ...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2005, 18:34:17 por Matheus »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2005, 18:50:33
Citar
que coisa é essa de não estudar seu registro, não saber oq vai sair, não compor uma foto, passar para as lentes oq seu olho vê, registrar aquilo q vc enxerga.???

Valeu pelo link Marco3a, é bom saber q ainda não penso nessas inutilidades.

Ps: me perdoem galera, mas não resisti ...
Isso chama-se "ideologia da pós-modernidade". Ou, como eu prefiro chamar, a ilusão da revolução sem conteúdo...


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2005, 22:55:22
:nono:  :nono:  Sem chance!!!! De jeito nenhum!!!!! Minha religião não permite jogar minha camerazinha...  :nono:  :nono:  hehehehehe...  Pensando bem, eu não gosto nem que outras pessoas fiquem segurando ou mesmo que tirem fotos com a minha A-95... Imagina, jogar ela pro alto... :nono:  :nono:  Agora, imagina vcs que tem câmeras profissionais...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2005, 22:57:27 por davisato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2005, 08:52:00
Citar
Pensando bem, eu não gosto nem que outras pessoas fiquem segurando ou mesmo que tirem fotos com a minha A-95

 :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:

Os caras estão de brincadeira!!! Por que os caras não fazem diferente: Deixam a camera no chão e ficam pulando na frente dela!! Da na mesma!! Mas ed preferencia tente cair com a cabeça voltada para ao chão!! :laughing:  :laughing:

Até Mais
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2005, 10:40:56
Não sei, mas se qualquer um de vocês tiver enjoado.. ou afim de jogar sua mark II pra cima deixa que eu agarro.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2005, 10:55:44
Citar
Não sei, mas se qualquer um de vocês tiver enjoado.. ou afim de jogar sua mark II pra cima deixa que eu agarro.
 :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]