Autor Tópico: Lente nikon d90 para fotografar pedras translucidas  (Lida 2779 vezes)

Patydesign

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 04 de Dezembro de 2009, 12:13:23
Olá. Estou estagiando em uma empresa que trabalha com pedras preciosas e preciso fotografar essas pedras para enviar para clientes e tudo mais, porém preciso conseguir mostrar nas fotos a natureza da pedra, a cor real dela e as facetas que a pedra tem. Aqui tem uma lente macro de 150mm mais ela não satisfaz essa necessidade. Queria saber qual seria a lente ideal para estar fazendo essas fotos, alguem pode me ajudar??


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2009, 00:01:53
Paty... acho que o seu maior problema é a iluminação... tenho camera de outro mount... canon e consegui resultado ótimo com lente normal...
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Patydesign

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2009, 09:29:44
Mais aqui eu tenho um box de luz. Aquele que tem luz em todos os lados e tudo mais.
Só que essa luz afeta um pouco na cor do objeto translucido e as facetas ficam apagadas  :(
O que preciso é da cor real e da facetas aparecendo nitidamente.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2009, 10:25:54
Sem dúvida seu problema é iluminação e ajuste correto de white balance. Nada a ver com lente (a não que essa 150mm seja de muito má qualidade).
O balanço de brancos você deve usar uma pré-definição sua, fazendo testes com um cartão cinza ou verificando a temperatura em K do fabricante das lâmpadas. Dê uma olhada no manual da sua câmera para ajustar o WB correto.
Quanto a iluminação, não sou expert e não conheço um bom esquema. Mas, como bom palpiteiro, começaria tentando usar fundo preto, uma lâmpada (com difusor) de cada lado da pedra e, se ela não é transparente, mas translúcida, ocultaria um espelhinho por trás, para dar um brilho central nela.

Agora, para ter um bom esquema de verdade, post esta dúvida na sala referente a iluminação. Vai encontrar opiniões mais precisas.

Abçs
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Billy Drago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo na Mercúrio Studios
    • Mercúrio Studios
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2009, 10:44:13
Acredito que precise de uma luz dura... 2 luzes. Uma dura e outra de preenchimento.
Isso melhora a cor. ISO baixo também ajuda.
Nikon D300s + 3 Flashes Speedlight SB-900
AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED
AF-S Nikkor 24-70mm FX 1:2.8G ED
AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED
AF Nikkor 50mm 1:1.8D