Vou aproveitar pra tirar uma dúvida: estou querendo comprar uma EF 70-200mm f/4 L. Sei que existe a EF70-200mm f/4L USM e a EF70-200mm f/4L IS USM .A diferença de preços entre elas é muito grande ( USD 599,00 sem IS e USD 1.135,00 com IS na BHphoto). Iria perder muito se adquirisse a sem IS?
Tenho 3 da série L, todas SEM IS, por opção e não por economia. Nunca precisei de IS antes e não me faz a menor falta. Fora que é um dispositivo eletromecânico a menos para dar problema. As IS que tenho são amadoras.
70-200 L f/4 USM: É imbatível, não tem nenhuma outra zoom que chegue perto dela em termos de qualidade de imagem. É leve e barata, considerando o calibre da coisa.
24-70 L f/2.8 USM: Qualidade ótica excelente, mas é pesadíssima.
17-40 L f/2.8 USM: Idem sobre a ótica. Melhor custo-benefício para superwides. Bem mais leve que a anterior.
18-55 S IS (sem USM): Concordo como Bucephalus. É relativamente frágil, não tem a qualidade ótica das L, mas é outra boa pedida. É barata e cumpre o papel muito bem. Nem é ruim. É justa. Excelente pedida para iniciantes ou se você precisa de algo leve e barato.
50 f/1.8 (sem usm): Boa lente, não é a minha preferida, mas as observações sobre ela são idênticas as da 18-55. Mesmo sendo baratinha, é melhor que a maioria das zooms em 50mm, mesmo algumas L.
50 f/2.5 compact macro: Uso esta como a minha normal mesmo. É barulhenta, mas a qualidade da imagem é fenomenal. Outra que vale cada centavo. É tão nítida quanto a 1.4L
85 f/1.8 USM: Para mim, esta lente é perfeita. Não é tão cara quanto uma L e me atende perfeitamente. É muuuuito nítida.
28-135 IS USM: Não é a melhor lente em termos óticos, mas cumpre bem o papel a que se destina. Te digo uma coisa, na 350D ela bate de longe QUALQUER compacta dita semi-pro, como as G10,G11,FZ35 e tal. É uma lente amadora, barata. Funciona bem dentro da proposta
Eu usei a 100-300 e achei ruim, pior até que a 28-135.
A 55-200 IS é o tipo da lente que eu não gosto, a qualidade cai muito de extremo a extremo do comprimentofocal e ela é bem soft em abertura total.
O principal é você ter um equipamento que caiba no seu orçamento, e saber usar as objetivas a ponto de extrair a melhor performance dada uma determinada situação, como por exemplo, conhecer o tipo de distorção que ela dá, e a abertura ótima que propicia a maior nitidez.
Se você usa a câmera em modo P o tempo todo, perde o direito de reclamar sobre a qualidade da imagem, pois dificilmente o P seleciona a melhor abertura para o nível de luz. Geralmente há de um pequeno a moderado bias para a velocidade, a fim de reduzir o shake. Se a abertura ótima da objetiva for f=8 e a câmera selecionar f=5.6 você já não obtém o melhor. Idem com o foco automático.
A 50/1.8 é um caso clássico, pois ela apresenta evidente distorção nas bordas entre f1.8 e f4. Mas se você vai fazer portrait em uma câmera com sensor APS, ela se torna uma excelente lente para isso, e vai ter um bokeh até interessante. As vezes uma deficiência ótica pode ser usada em seu favor.
Outra coisa, eu não confio nesses sites de reviews, simplesmente porque a metodologia deles é falha. Esse tipo de teste só tem consistência quando pelo menos 5 lentes de lotes diferentes são testadas em conjunto. Se você pega uma lente que saiu , por algum motivo, acima ou abaixo da curva esperada, o teste não tem validade. Use. Teste. Mantenha as lentes que gostar e venda as outras.
Boa sorte ai!