Autor Tópico: Lentes campeãs em custo/benefício - Apresentação  (Lida 11199 vezes)

MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2009, 07:58:30
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos sobre a EF 70-200 f/4L (com e sem IS). Peço desculpas ao MGermano por fazer uma colocação que não tinha muito a ver com o proposto no tópico...

hauahauaau... quê isso... fica tranquilo, imagino que o objetivo maior aqui no MF é de aprendermos sempre... sua colocação foi pertinente sim.

[]s


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2009, 08:05:58
Marcos, essa 18-105 eu já vi no ML por uns 350 reais ela é USM, mas eu desisti de comprar assim que vi uns reviews sobre a ótica dela, é bem fraquinha, muito pior do que a objetiva do kit 18-55mm IS, o range e o AF são bons mas a ótica deixa a desejar e eu sempre prezo mais pela ótica do que qualquer outra coisa!!!

28-105 e 28-135 eu cairia fora!

Natão,

Cara, não sei se vou falar bobagem agora, mas não seria muito mais negócio então comprar uma fixa uma 85mm f/1.8? Pra quem (como no meu caso) já possui uma fixa 50mm f/1.8 e uma 18-55mm IS (que eu considero uma lente até muito boa)?
 
Acho que nesse caso, cobriria muito bem esse range e com uma qualidade muito superior do que as zoom.

Claro, tem o fator versatilidade que pesa contra as lentes fixas, mas o resultado prático não seria  muito interessante?

[]s


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:48:05
Eu penso da mesma forma, Marcos. Um conjunto de fixas eu ficaria com a 28mm 2.8, 50mm f1.4 a 85mm f1.8 e a 100mm macro f2.8. Sei lá, por mais que elas não te proporcionem muitos usos em vários casos, elas tem aberturas fantásticas e qualidade na ótica em geral, muito superior a uma vario/zoom.

Existe uma zoom que tem uma excelente construção USM e estabilizador, e vai até os 85mm é a 17-85mm. O único problema dela é que também não tem uma abertura fixa... logo em 85mm a abertura máxima é de 5.6 contra os 1.8 de uma objetiva fixa...

Tudo vai depdender do que pretendes utilizar, se tiver paciência e espaço para carregar outras objetivas, 85mm 1.8 na cabeça!

Valeu!


Bruno Fuzatto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:27:09
Custo x Benefício vai depender muito do que você procura.

Meu set aceitável seria:

Tamron 17-50 2.8
Canon 50mm 1.8
Canon 100-300 4-5.6

Meu set interessante:

Canon 17-40 F4 L
Canon 50mm 1.8
Canon 70-200 F4 L

E meu baixo custo:

Canon 18-55 IS
Canon 50mm 1.8
Canon 100-300 4-5.6
Você vê as fotos com lupa? Então pq fica dando zoom de 100% em todas as fotos para reclamar?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:24:18
Vou aproveitar pra tirar uma dúvida: estou querendo comprar uma EF 70-200mm f/4 L. Sei que existe a EF70-200mm f/4L USM e a EF70-200mm f/4L IS USM .A diferença de preços entre elas é muito grande ( USD 599,00 sem IS e USD 1.135,00 com IS na BHphoto). Iria perder muito se adquirisse a sem IS? 



Tenho 3 da série L, todas SEM IS, por opção e não por economia. Nunca precisei de IS antes e não me faz a menor falta. Fora que é um dispositivo eletromecânico a menos para dar problema. As IS que tenho são amadoras.

70-200 L f/4 USM: É imbatível, não tem nenhuma outra zoom que chegue perto dela em termos de qualidade de imagem. É leve e barata, considerando o calibre da coisa.

24-70 L f/2.8 USM: Qualidade ótica excelente, mas é pesadíssima.

17-40 L f/2.8 USM: Idem sobre a ótica. Melhor custo-benefício para superwides. Bem mais leve que a anterior.

18-55 S IS (sem USM): Concordo como Bucephalus. É relativamente frágil, não tem a qualidade ótica das L, mas é outra boa pedida. É barata e cumpre o papel muito bem. Nem é ruim. É justa. Excelente pedida para iniciantes ou se você precisa de algo leve e barato.

50 f/1.8 (sem usm): Boa lente, não é a minha preferida, mas as observações sobre ela são idênticas as da 18-55. Mesmo sendo baratinha, é melhor que a maioria das zooms em 50mm, mesmo algumas L.

50 f/2.5 compact macro: Uso esta como a minha normal mesmo. É barulhenta, mas a qualidade da imagem é fenomenal. Outra que vale cada centavo. É tão nítida quanto a 1.4L


85 f/1.8 USM: Para mim, esta lente é perfeita. Não é tão cara quanto uma L e me atende perfeitamente. É muuuuito nítida.

28-135 IS USM: Não é a melhor lente em termos óticos, mas cumpre bem o papel a que se destina. Te digo uma coisa, na 350D ela bate de longe QUALQUER compacta dita semi-pro, como as G10,G11,FZ35 e tal. É uma lente amadora, barata. Funciona bem dentro da proposta


Eu usei a 100-300 e achei ruim, pior até que a 28-135.

A 55-200 IS é o tipo da lente que eu não gosto, a qualidade cai muito de extremo a extremo do comprimentofocal e ela é bem soft em abertura total.

O principal é você ter um equipamento que caiba no seu orçamento, e saber usar as objetivas a ponto de extrair a melhor performance dada uma determinada situação, como por exemplo, conhecer o tipo de distorção que ela dá, e a abertura ótima que propicia a maior nitidez.

Se você usa a câmera em modo P o tempo todo, perde o direito de reclamar sobre a qualidade da imagem, pois dificilmente o P seleciona a melhor abertura para o nível de luz. Geralmente há de um pequeno a moderado bias para a velocidade, a fim de reduzir o shake. Se a abertura ótima da objetiva for f=8 e a câmera selecionar f=5.6 você já não obtém o melhor. Idem com o foco automático.

A 50/1.8 é um caso clássico, pois ela apresenta evidente distorção nas bordas entre f1.8 e f4. Mas se você vai fazer portrait em uma câmera com sensor APS, ela se torna uma excelente lente para isso, e vai ter um bokeh até interessante. As vezes uma deficiência ótica pode ser usada em seu favor.

Outra coisa, eu não confio nesses sites de reviews, simplesmente porque a metodologia deles é falha. Esse tipo de teste só tem consistência quando pelo menos 5 lentes de lotes diferentes são testadas em conjunto. Se você pega uma lente que saiu , por algum motivo, acima ou abaixo da curva esperada, o teste não tem validade. Use. Teste. Mantenha as lentes que gostar e venda as outras.

Boa sorte ai!



MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:04:32
afshalders,

Valeu pelas dicas amigo!

Concordo com vc com relação aos reviews. Há variações entre cópias, e muitas vezes essas variações são enormes.

[]s


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2009, 19:48:45
afshalders,

Valeu pelas dicas amigo!

Concordo com vc com relação aos reviews. Há variações entre cópias, e muitas vezes essas variações são enormes.

[]s


Deixe então contar um "causo" ...

Tenho usado lentes russas desde 1980 e existem verdadeiras gemas entre elas. Só que se você pesquisar por reviews ficará louco, pois cada um diz uma coisa diferente. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Mas isso tem explicação.

Por exemplo, duas das melhores normais já feitas em toda história da indústria ótica estão sempre no meio desse debate.

A primeira é a Jupiter-8, uma 50mm f=2.0 Esta objetiva é uma cópia EXATA da Zeiss Sonnar. No final da 2a Guerra, quando a URSS invadiu a Alemanha, a fábrica da Zeiss foi literalmente desmontada e transferida para Krasnagorsk, onde foi incorporada à KMZ. A partir do próprio equipamento da Zeiss e mesmo dos vidros espoliados, passaram a produzir excelentes óticas ditas "soviéticas". A URSS so passou a ter realmente domínio no campo ótico a partir de 1950.

Bem, voltando ao "causo"... Pegue um lote de 50 Jupiter-8, primeira leva. A maioria delas é espetacular. Já os lotes subsequentes foram caindo em qualidade, pois afinal, a empresa era estatal e não muito comprometida com a qualidade.

Oticamente a J-8 é tão boa como uma Summicron não Asférica, afinal é uma Zeiss Sonnar. O problema é comprar uma que não tenha sido "consertada" por curiosos e ter a sorte do montador estar de bom humor no dia.

Outra lente normal excepcional, é a Industar-61, que é uma Tessar modificada, com vidro de alta dispersão. Uma I-61 em boas condições mata a pau muita Nikkor.

Bem, o que eu quero dizer com isso é que não se pode julgar algo tendo examinado somente um exemplar. Isso é uma idiotice total tanto do ponto de vista técnico quanto estatístico.

Mas existem coisas bem óbvias que devem ser levadas sempre em consideração.

1) Baionetas de plástico.

2) Helicoides (rosca de foco) de plástico

3) Qualquer tipo de montagem mecânica "bamba". Isso é bem visível nas lentes amadoras. Se o grupo frontal for bambo (como no caso da 50/1.8 , 19-55 S antiga , 18-55 S IS, 28-90 do kit e outras), não espere precisão na colimação. Isso VAI causar distorção e erros de foco nas bordas, sendo um dos quadrantes mais afetados.

4) Nenhum sistema de foco automático é 100% preciso. Os das Macros verdadeiras são os melhores. Para ter um AF rápido, tem que haver um sacrifício na precisão. As vezes o problema está no AF e não na ótica em sí. 


Com o advento da montagem robotizada, as tolerâncias puderam ficar muito menores, o que em teoria significa um produto superior. Mas geralmente nesse tipo de linha de montagem, são feitos testes estatísticos, por exemplo, pegam 20 exemplares do lote de 5000 e testam. Se estiverem dentro do esperado , tudo bem. Lotes podem variar em qualidade. Raros são os equipamentos inspecionados manualmente hoje em dia.

Por isso que eu sempre digo: Reviews somente servem para dar uma ideía. Não são oráculos infalíveis, e muitos são subsidiados por fabricantes.


Hudson

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:16:38

Deixe então contar um "causo" ...

Tenho usado lentes russas desde 1980 e existem verdadeiras gemas entre elas. Só que se você pesquisar por reviews ficará louco, pois cada um diz uma coisa diferente. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Mas isso tem explicação.

Por exemplo, duas das melhores normais já feitas em toda história da indústria ótica estão sempre no meio desse debate.

A primeira é a Jupiter-8, uma 50mm f=2.0 Esta objetiva é uma cópia EXATA da Zeiss Sonnar. No final da 2a Guerra, quando a URSS invadiu a Alemanha, a fábrica da Zeiss foi literalmente desmontada e transferida para Krasnagorsk, onde foi incorporada à KMZ. A partir do próprio equipamento da Zeiss e mesmo dos vidros espoliados, passaram a produzir excelentes óticas ditas "soviéticas". A URSS so passou a ter realmente domínio no campo ótico a partir de 1950.

Bem, voltando ao "causo"... Pegue um lote de 50 Jupiter-8, primeira leva. A maioria delas é espetacular. Já os lotes subsequentes foram caindo em qualidade, pois afinal, a empresa era estatal e não muito comprometida com a qualidade.

Oticamente a J-8 é tão boa como uma Summicron não Asférica, afinal é uma Zeiss Sonnar. O problema é comprar uma que não tenha sido "consertada" por curiosos e ter a sorte do montador estar de bom humor no dia.

Outra lente normal excepcional, é a Industar-61, que é uma Tessar modificada, com vidro de alta dispersão. Uma I-61 em boas condições mata a pau muita Nikkor.

Bem, o que eu quero dizer com isso é que não se pode julgar algo tendo examinado somente um exemplar. Isso é uma idiotice total tanto do ponto de vista técnico quanto estatístico.

Mas existem coisas bem óbvias que devem ser levadas sempre em consideração.

1) Baionetas de plástico.

2) Helicoides (rosca de foco) de plástico

3) Qualquer tipo de montagem mecânica "bamba". Isso é bem visível nas lentes amadoras. Se o grupo frontal for bambo (como no caso da 50/1.8 , 19-55 S antiga , 18-55 S IS, 28-90 do kit e outras), não espere precisão na colimação. Isso VAI causar distorção e erros de foco nas bordas, sendo um dos quadrantes mais afetados.

4) Nenhum sistema de foco automático é 100% preciso. Os das Macros verdadeiras são os melhores. Para ter um AF rápido, tem que haver um sacrifício na precisão. As vezes o problema está no AF e não na ótica em sí. 


Com o advento da montagem robotizada, as tolerâncias puderam ficar muito menores, o que em teoria significa um produto superior. Mas geralmente nesse tipo de linha de montagem, são feitos testes estatísticos, por exemplo, pegam 20 exemplares do lote de 5000 e testam. Se estiverem dentro do esperado , tudo bem. Lotes podem variar em qualidade. Raros são os equipamentos inspecionados manualmente hoje em dia.

Por isso que eu sempre digo: Reviews somente servem para dar uma ideía. Não são oráculos infalíveis, e muitos são subsidiados por fabricantes.


Obrigado pela aula. :shock:


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:20:13
Com o advento da montagem robotizada, as tolerâncias puderam ficar muito menores, o que em teoria significa um produto superior. Mas geralmente nesse tipo de linha de montagem, são feitos testes estatísticos, por exemplo, pegam 20 exemplares do lote de 5000 e testam. Se estiverem dentro do esperado , tudo bem. Lotes podem variar em qualidade. Raros são os equipamentos inspecionados manualmente hoje em dia.

Por isso que eu sempre digo: Reviews somente servem para dar uma ideía. Não são oráculos infalíveis, e muitos são subsidiados por fabricantes.


afshalders,

Amigo, que aula! Já ouvi falar muito de lentes russas, confesso que mais críticas negativas do que positivas.

Agora, eu estaria errado se concluísse a partir do trecho acima que, hoje em dia, comprar uma grande lente, bacana  é questão de sorte antes de mais nada?

Pergunto pois um amigo teve problemas sérios com a qualidade de uma 70-200mm f/2.8L, lente nova que estava com nitidez muito ruim e um CA absurdo. Teria ele sido um azarado? rs... Ou isso acontece com alguma freqüência com as lentes da Canon em todas as suas linhas?

Na outra ponta, eu acho que tive muita sorte com a cópia da minha 55-250mm que me entrega imagens muito, mas muito nítidas em todo o range, sem CA, AF funciona satisfatoriamente em final de range, estou apaixonado pela lente.

[]s

Marcos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:57:28
afshalders,

Amigo, que aula! Já ouvi falar muito de lentes russas, confesso que mais críticas negativas do que positivas.

Agora, eu estaria errado se concluísse a partir do trecho acima que, hoje em dia, comprar uma grande lente, bacana  é questão de sorte antes de mais nada?

Pergunto pois um amigo teve problemas sérios com a qualidade de uma 70-200mm f/2.8L, lente nova que estava com nitidez muito ruim e um CA absurdo. Teria ele sido um azarado? rs... Ou isso acontece com alguma freqüência com as lentes da Canon em todas as suas linhas?

Na outra ponta, eu acho que tive muita sorte com a cópia da minha 55-250mm que me entrega imagens muito, mas muito nítidas em todo o range, sem CA, AF funciona satisfatoriamente em final de range, estou apaixonado pela lente.

[]s

Marcos



Puro azar dele. A linha de montagem da Canon é , talvez, a melhor linha robotizada de todas, mas somente as lentes MUITO caras são testadas individualmente. A homogeneidade é bem grande, e eu nunca peguei nada da Canon que eu considerasse a hipótese de falha de montagem. Mas nada é impossível.

Não diria que "Agora, eu estaria errado se concluísse a partir do trecho acima que, hoje em dia, comprar uma grande lente, bacana  é questão de sorte antes de mais nada?" Não foi isso que eu quis dizer, e sim que embora os processos hoje sejam muito bem controlados, PODE haver falha de produção. Num lote de 1000 lentes , pegam-se por exemplo 10 exemplares para aferição e teste. Se os dez passarem, o lote é considerado bom. Se algum dos dez for reprovado, o lote é considerado suspeito. Mas quem garante que apesar das dez boas testadas, não existiam 5 ruins que não foram pegas ? É muito mais uma questão de AZAR em pegar uma falha do que de SORTE em pegar uma boa.

Ele comprou esta lente zero ? Se foi usada, isso é bem comum, pois após a desmontagem, se o técnico não tiver o manual técnico da mesma e um colimador a sério, vai ficar um lixo. Pode ter tido um dos elementos internos invertido, ter trocado um espaçador por outro e por aí vai.

Se foi comprada zero, a Canon tem que fazer a garantia.


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Dezembro de 2009, 12:08:36

Puro azar dele. A linha de montagem da Canon é , talvez, a melhor linha robotizada de todas, mas somente as lentes MUITO caras são testadas individualmente. A homogeneidade é bem grande, e eu nunca peguei nada da Canon que eu considerasse a hipótese de falha de montagem. Mas nada é impossível.

Não diria que "Agora, eu estaria errado se concluísse a partir do trecho acima que, hoje em dia, comprar uma grande lente, bacana  é questão de sorte antes de mais nada?" Não foi isso que eu quis dizer, e sim que embora os processos hoje sejam muito bem controlados, PODE haver falha de produção. Num lote de 1000 lentes , pegam-se por exemplo 10 exemplares para aferição e teste. Se os dez passarem, o lote é considerado bom. Se algum dos dez for reprovado, o lote é considerado suspeito. Mas quem garante que apesar das dez boas testadas, não existiam 5 ruins que não foram pegas ? É muito mais uma questão de AZAR em pegar uma falha do que de SORTE em pegar uma boa.

Ele comprou esta lente zero ? Se foi usada, isso é bem comum, pois após a desmontagem, se o técnico não tiver o manual técnico da mesma e um colimador a sério, vai ficar um lixo. Pode ter tido um dos elementos internos invertido, ter trocado um espaçador por outro e por aí vai.

Se foi comprada zero, a Canon tem que fazer a garantia.

Entendi.

Quanto a 70-200 foi compra zero, nova, embalagem lacrada. A loja em questão deu garantia sim.

O que foi curioso nesse caso e até atípico, é que quem compra uma lente L da Canon jamais esperaria que uma delas viesse com defeitos desse tipo, pois o investimento é pesado.

Nas linhas inferiores seria até "compreensível", mas nas L é de causar preocupação.

[]s

Marcos


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 10 de Dezembro de 2009, 12:18:17
O problema foi resolvido na garantia ?


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Dezembro de 2009, 12:23:39
O problema foi resolvido na garantia ?

A lente seria trocada por outra, mas ele acabou optando por pegar uma 70-200 f/4L IS no lugar e mais alguns acessórios.

Mas na lente foi constatado defeito mesmo, retornou pra Canon.

[]s


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2009, 12:37:14
Fez bem. A 70-200 f4 é a melhor zoom L da Canon. Se não precisa de 2.8 não tem nem o que conversar. Fora que é muito mais leve.


MGermano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 10 de Dezembro de 2009, 13:04:38
Fez bem. A 70-200 f4 é a melhor zoom L da Canon. Se não precisa de 2.8 não tem nem o que conversar. Fora que é muito mais leve.

Aproveitando e saindo um pouco do tópico, estou satisfeiro por enquanto com a minha 55-250mm IS, que cobre bem esse range, mas preciso investir num range maior.

Pra isso, estou juntando as moedas pra pegar uma 100-400mm f/4.5-5.6 L, pra usar em esportes em geral (indoor e outdoor), vc conhece a lente, tem referências dela?

[]s

[]s