Autor Tópico: ISO  (Lida 6492 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:16:26
Muito interessante Ivan, nao tinha pensado nisso,
pena que nao tenho tempo para prestar exame deste tipo.
repito tua frase
"o mar nao cabe num copo de agua"!!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço
Angelo.

Angelo...

Perguntas estruturadas demais. Que sabe fazer essas perguntas sabe suas respostas -risos. O mar não cabe em um copo d'água...

Você sabe que na palavra escrita a forma de escrever é denotativa prá caramba.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:23:55
Angelo...

Perguntas estruturadas demais. Que sabe fazer essas perguntas sabe suas respostas -risos. O mar não cabe em um copo d'água...

Você sabe que na palavra escrita a forma de escrever é denotativa prá caramba.

E verdade
pareciam perguntas de concurso publico,  :hysterical: :eek:
Nao eram pergumtas de alguem que quer consultar mesmo
em fim cada um faz o que pode
Abraço
Angelo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:31:02

Com certeza hahaha ...

Aproveito e deixo aqui uma pergunta do mesmo nível =)

"A Canon 5D Mk2 tem um ADC de 14 bits, o que em teoria dá 2^14 níveis. Isto é a mesma coisa que responder a 14 pontos de diferença na exposição ?"

Huahuahua...




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:58:32
Com certeza hahaha ...
Aproveito e deixo aqui uma pergunta do mesmo nível =)
"A Canon 5D Mk2 tem um ADC de 14 bits, o que em teoria dá 2^14 níveis. Isto é a mesma coisa que responder a 14 pontos de diferença na exposição ?"
Huahuahua...

Não senhor.
Existe uma história aí de níveis de decibéis para corte durante a digitalização, e esses níveis não correspondem aos pontos do diafragma, mas sim a uma possibilidade de segmentação relevante.
Passei?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:04:07
Ivan, quer rir ?

Esse artigo chegaria a ser hilário se não fosse o autor que não tem a menor idéia do que está falando. É a prova viva que sites de reviews nem sempre são sérios nem os autores competentes. Preste atenção aos comentários de um tal de "JustMe". Esse então fala tanta besteira que dá dó !

http://www.edn.com/blog/400000040/post/810011881.html


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:33:32
Ok Valeu pelas respostas , realmente estou com muitas duvidas  referente a este assunto.
não querendo abusar tb tenho estas duvidas?

Considerando o caso anterior sabemos que quanto mais alto for o ISO maior será a
produção de ruídos e menor será também a qualidade e saturação das cores. Neste
caso uso de ISO 100 e tripé é essencial. Para aumentar a profundidade de campo ao
máximo vamos necessitar de f/32 que velocidade devemos utilizar para preservar o ISO
e EV=0?

A Volkswagem está lançando um novo carro esportivo. Você foi convidado para fazer as
fotos promocionais. Para que as fotos passem a sensação de movimento é necessário
que se faça um Panning. Estou com ISO 100 no sol das 2:00 da tarde e o fotômetro
acusou EV=0 em f/22 e velocidade de 1/60. Qual deve ser o ISO necessário para manter
esse EV, caso dia esteja nublado?

Para a mesma situação descrita anteriormente em dia de sol se ao invés de utilizarmos
velocidade de 1/60 utilizarmos 1/30 para aumentar o efeito da varredura no fundo, qual
será o ISO mais indicado para esta nova situação?

grata


 

Oloko, já roubaram as provas do ENEM 2010??

Brincadeiras a parte. Vocês sempre fotografam assim? Não tem nada de feeling??? Se fosse em São Paulo, só o tempo de entrar na internet pra pesquisar, o sol já tinha ido embora e o carro estaria debaixo d'água...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:38:09
Ivan, quer rir ?

Esse artigo chegaria a ser hilário se não fosse o autor que não tem a menor idéia do que está falando. É a prova viva que sites de reviews nem sempre são sérios nem os autores competentes. Preste atenção aos comentários de um tal de "JustMe". Esse então fala tanta besteira que dá dó !

http://www.edn.com/blog/400000040/post/810011881.html

O problema desse ditpo de debate é que são comparações nas quais os parâmetros escolhidos para desvalorizar a outra tecnologia são parâmetros onde a tecnologia preferida do sujeito sai-se bem. Por exemplo, o filtro anti alias que o aturo diz produzir "mínima perda de resolução". Isso não é verdade. A perda de resolução é consistente e há firmas que retiram/substituem o filtro anti alias por outro filtro para evitar essa perda, deixando a geração de serrilhado acontecer. E os ganhos são expressivíssimos em termos de resolução.

Veja:
http://maxmax.com/nikon_d200hr.htm

A verdade é que a disposição Bayer tem alguns problemas, como a necessária multiplicação dos canais vermelho e azul por razão de 2 e 1,5 para produzir luz do dia, a interpolação em si, etc. Tomando como fonte principal da resolução a luminância do canal verde, seria o caso de dizer que a resolução-equivalente do Bayer em relação a um sensor monocromático teórico seria a mesma de um sensor com metade dos pixels, visto que a contribuição do verde e do azul são extremamente prejudicadas. basta pensar que o canal vermelho só possui 1/4 dos pixels, então a posição interpolada teria uma significância máxima 25%, mas nem isso, pois como é um canal multiplicado por 2, isso significa que sua captura é paupérrima, havendo ruído que destrói a resolução.

Mas comparar tecnologias diferentes é dificílimo. Esse filme eu já assisti no caso do SuperCCD, onde os defensores do Bayer convencional recusam-se a ver os ganhos de resolução do sensor e chamam de "interpolação", sendo, contudo, muito evidente a quem já usou o sensor os tais ganhos.

Temos defensores da tecnologia "oficial" que são como guardiões dos interesses dos fabricantes principais, pois com sua pregação desmoralizam as alternativas tecnológicas e evitam novos players irruptivos no mercado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:43:21
Por isso q eu sempre digo, Ivan...
"Belo equipamento, agora mostre as fotos..."


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:51:52
Por isso q eu sempre digo, Ivan...
"Belo equipamento, agora mostre as fotos..."

No fim, é o que interessa mesmo -risos. A boa foto é aquela que não perguntamos qual máquina a fez.


Marcelo Voss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 574
Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:14:21
Brincadeiras a parte. Vocês sempre fotografam assim? Não tem nada de feeling??? Se fosse em São Paulo, só o tempo de entrar na internet pra pesquisar, o sol já tinha ido embora e o carro estaria debaixo d'água...

Então, Lealves. Feeling na parte técnica de uma foto pode simplesmente levar a um fortuito acidente, ou a ruína da mesma.

O que chama-se de feeling na fotografia creio que se delimita a um reconhecimento estético distinguível do que será fotografado (seja uma foto produzida em estúdio etc ou não).

Na verdade, no momento do click, o fotógrafo deve sim saber o que cada variante técnica vai causar na imagem, e saber se, optando por x, y ou z, irá se aproximar do que você com seu ´olhar´ quis representar utilizando a ´barreira´ do processo mecânico da máquina.

Se estiver chamando esse processo técnico dominado de feeling (tipo, já sei o que fazer perante uma situação X ou Y acontecer), você está associando uma palavra errada para um processo de aprendizado técnico, que não tem nada de feeling, apenas a resposta rápida do cérebro em como agir mediante qualquer situação de registro de imagem a partir de um prévio estudo teórico e principalmente experiência in loco com a máquina de sua preferência, assim como lentes, acessórios etc.

`Eagles don`t flock, you have to find them one at a time. ´


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:28:54
Então, Lealves. Feeling na parte técnica de uma foto pode simplesmente levar a um fortuito acidente, ou a ruína da mesma.

O que chama-se de feeling na fotografia creio que se delimita a um reconhecimento estético distinguível do que será fotografado (seja uma foto produzida em estúdio etc ou não).

Na verdade, no momento do click, o fotógrafo deve sim saber o que cada variante técnica vai causar na imagem, e saber se, optando por x, y ou z, irá se aproximar do que você com seu ´olhar´ quis representar utilizando a ´barreira´ do processo mecânico da máquina.

Se estiver chamando esse processo técnico dominado de feeling (tipo, já sei o que fazer perante uma situação X ou Y acontecer), você está associando uma palavra errada para um processo de aprendizado técnico, que não tem nada de feeling, apenas a resposta rápida do cérebro em como agir mediante qualquer situação de registro de imagem a partir de um prévio estudo teórico e principalmente experiência in loco com a máquina de sua preferência, assim como lentes, acessórios etc.



Perfeito Marcelo!!

O feeling estará no momento de ler o briefing, observar as possibilidades (produto, cenário, luz ambiente...) e decidir o que fazer.
Depois, é COMPROMISSO. Isso envolve técnica e certeza!

Aliás, se eu fosse chamado para fotografar um lançamento da VW eu levava um flashmeter, media três vezes a luz refletida no carro, no asfalto, no fundo e no céu antes de acertar a câmera. Não ficaria fazendo contas com um único valor. E para o panning trocaria o tripé pela garupa de uma motocicleta!
 
:ponder: Pensando bem, acho que levaria um fotógrafo mais experiente que eu também  :hysterical:...

abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:02:13
Voss e Favero,

Quis chamar a atenção para uma pergunta técnica que, creio eu, o fotometro responderia por si só, mas ao mesmo tempo, uma fotometria correta de uma mesma cena e intensidade de luz poderia gerar fotos diferente. Acho que não tem como responder tecnicamente pra uma situação que não estamos vivenciando. O panning (qual velocidade do carro??) é só um exemplo... nublado (pode ser claro, como pode ser escuro) é outro... , ai o feeling, entendeu?

Parecia que já se sabia a resposta devido a formalidade da pergunta do tópico. :ponder: :ponder:

Acho que chamo de 'feeling' uma mistura da leitura e da técnica  :ok:, mas não sei se é certo mesmo.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #27 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:10:43
Voss e Favero,

Quis chamar a atenção para uma pergunta técnica que, creio eu, o fotometro responderia por si só, mas ao mesmo tempo, uma fotometria correta de uma mesma cena e intensidade de luz poderia gerar fotos diferente. Acho que não tem como responder tecnicamente pra uma situação que não estamos vivenciando. O panning (qual velocidade do carro??) é só um exemplo... nublado (pode ser claro, como pode ser escuro) é outro... , ai o feeling, entendeu?

Parecia que já se sabia a resposta devido a formalidade da pergunta do tópico. :ponder: :ponder:

Acho que chamo de 'feeling' uma mistura da leitura e da técnica  :ok:, mas não sei se é certo mesmo.

Belê Leandro  :ok:!
Acho que esse "feeling" tem um pouco a ver com "experiência". E tudo certo, pois estão de fato relacionados.

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:42:08
Perfeito Marcelo!!

O feeling estará no momento de ler o briefing, observar as possibilidades (produto, cenário, luz ambiente...) e decidir o que fazer.
Depois, é COMPROMISSO. Isso envolve técnica e certeza!

Aliás, se eu fosse chamado para fotografar um lançamento da VW eu levava um flashmeter, media três vezes a luz refletida no carro, no asfalto, no fundo e no céu antes de acertar a câmera. Não ficaria fazendo contas com um único valor. E para o panning trocaria o tripé pela garupa de uma motocicleta!
 
:ponder: Pensando bem, acho que levaria um fotógrafo mais experiente que eu também  :hysterical:...

abraços




O feeling estará no momento de ler o briefing, observar as possibilidades (produto, cenário, luz ambiente...) e decidir o que fazer.
Depois, é COMPROMISSO. Isso envolve técnica e certeza!

Ja esta definida a atividade profissional.
Excelente Marcelo, assim de facil.
Abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:46:35
Belê Leandro  :ok:!
Acho que esse "feeling" tem um pouco a ver com "experiência". E tudo certo, pois estão de fato relacionados.

Abraços
Atençao
nao achar que feeling e immproviso, "na orelhada",
o mas decente e pensar em experiencia.
Eu ja di tiros no escuro,e fico otimo,(ou pesimo) mas isso nao e certeza,
podemos chamar de feeling, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
abs.
Angelo