Autor Tópico: ISO  (Lida 6489 vezes)

Sheylabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 08 de Dezembro de 2009, 18:19:29
ESTOU COM UMA DUVIDA ALGUEM PODE ME AJUDAR?

AGRADEÇO

Estou fotografando uma paisagem na Chapada dos Veadeiros às 8:30 da manhã com
dia ensolarado utilizando ISO 100. A leitura do fotômetro para EV=0 é de f/4 e velocidade
1/250. Qual ISO devo utilizar para fotografar com f/22 e velocidade 1/60 sem a
necessidade de se utilizar tripé?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2009, 18:48:28
De 1/250 para 1/60 são 2 pontos a mais de luz.
De f4 para f22 são 5 pontos a menos de luz.
A diferença são 3 pontos, passe o ISO para 800.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2009, 18:49:00
Sei que não foi sua pergunta, mas você vai conseguir mais qualidade com abertura F8 1/60s ISO 100 mesmo.
São Paulo - SP


Sheylabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2009, 19:05:36
Ok Valeu pelas respostas , realmente estou com muitas duvidas  referente a este assunto.
não querendo abusar tb tenho estas duvidas?

Considerando o caso anterior sabemos que quanto mais alto for o ISO maior será a
produção de ruídos e menor será também a qualidade e saturação das cores. Neste
caso uso de ISO 100 e tripé é essencial. Para aumentar a profundidade de campo ao
máximo vamos necessitar de f/32 que velocidade devemos utilizar para preservar o ISO
e EV=0?

A Volkswagem está lançando um novo carro esportivo. Você foi convidado para fazer as
fotos promocionais. Para que as fotos passem a sensação de movimento é necessário
que se faça um Panning. Estou com ISO 100 no sol das 2:00 da tarde e o fotômetro
acusou EV=0 em f/22 e velocidade de 1/60. Qual deve ser o ISO necessário para manter
esse EV, caso dia esteja nublado?

Para a mesma situação descrita anteriormente em dia de sol se ao invés de utilizarmos
velocidade de 1/60 utilizarmos 1/30 para aumentar o efeito da varredura no fundo, qual
será o ISO mais indicado para esta nova situação?

grata


 


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2009, 19:10:04
Xiii.. Fuja desse cursinho...rsrs
São Paulo - SP


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2009, 21:56:05
De onde voce esta tirando estas questoes?
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:06:44
De onde voce esta tirando estas questoes?
[/quote

parece perguntinha de faculdade de terceiro mundo :aua:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:09:19
Estude, aqui tem otimos tutorias
sobre exposiçao
Estude e faça testes.
Hoje com digital e muito facil fazer isso
muito simples.
Abs.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:11:13
É alguma pegadinha? Onde está a câmera?  :assobi:

Olha, é uma regrinha fácil.
Assim são os pontos (f stops) para cada ajuste:

Obturador: 1 segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000...
Diafragma: f 2 (1.8), f 2.8, f 3.5, f 4, f 5.6, f 8, f 11, f 16, f 22...*
Sensibilidade (ISO): 50, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200...

Nas câmeras modernas isso é mais fracionado, mas esses são os pontos. Então, basicamente, se você zerou seu fotômetro em um determinado setup com os três ítens e quer mudar um, deve escolher outro tipo de ajuste para mudar igual, ponto a ponto. Ou seja, se quer diminuir 2 pontos na velocidade (tornar a exposição maior), deve diminuir dois pontos no ISO ou aumentar dois pontos no diafragma (lembrando que no diafragma o maior número significa a menor abertura). Se quer aumentar um ponto na abertura, deve aumentar 1 ponto no ISO ou aumentar 1 ponto na velocidade.

É só pensar que tem que manter a mesma quantidade de luz sensibilizando o sensor. Se você muda um parâmetro, tem de compensar em outro, de acordo com essa escala.

Espero ter respondido... com clareza!

*Já li o por quê desses valores não serem redondos, ou o dobro um do outro, mas era uma complicada utilização do PI, e não me lembro.

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:41:46
Ok Valeu pelas respostas , realmente estou com muitas duvidas  referente a este assunto.
não querendo abusar tb tenho estas duvidas?

Considerando o caso anterior sabemos que quanto mais alto for o ISO maior será a
produção de ruídos e menor será também a qualidade e saturação das cores. Neste
caso uso de ISO 100 e tripé é essencial. Para aumentar a profundidade de campo ao
máximo vamos necessitar de f/32 que velocidade devemos utilizar para preservar o ISO
e EV=0?

A Volkswagem está lançando um novo carro esportivo. Você foi convidado para fazer as
fotos promocionais. Para que as fotos passem a sensação de movimento é necessário
que se faça um Panning. Estou com ISO 100 no sol das 2:00 da tarde e o fotômetro
acusou EV=0 em f/22 e velocidade de 1/60. Qual deve ser o ISO necessário para manter
esse EV, caso dia esteja nublado?

Para a mesma situação descrita anteriormente em dia de sol se ao invés de utilizarmos
velocidade de 1/60 utilizarmos 1/30 para aumentar o efeito da varredura no fundo, qual
será o ISO mais indicado para esta nova situação?

grata

Exceto em casos nos quais eu não disponha de fotômetro, é mais fácil fotometrar no ISO escolhido, e buscar as demais regulagens convenientes do que ficar nessas conjecturas todas. De todo modo, entre o sol pleno e o nublado claro, se não me engano, são dois pontos de exposição. É só fazer a conta.

No último caso, você teria de diminuir para ISO 50 se sua cãmera o tivesse, ou usar um filtro ND para permitir baixar a velocidade, visto que 1/30s é uma velocidade melhor para panning que 1/60s (aliás, 1/60s é ruim, pelo menos com comprimentos focais moderados). No seu modelo você já está em f/32, já não tem para onde ir, pois f/48 só em grande formato.


Sheylabr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:58:46
MUITO OBRIGADA PELAS RESPOSTAS. VALEU MESMO


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 08 de Dezembro de 2009, 23:14:18
Acho que você não tem dúvida nenhuma, nem nunca teve, são só perguntas para saber se as pessoas sabem as respostas -risos.


BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #12 Online: 08 de Dezembro de 2009, 23:47:04
Touché.
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:24:59
Acho que você não tem dúvida nenhuma, nem nunca teve, são só perguntas para saber se as pessoas sabem as respostas -risos.

Muito interessante Ivan, nao tinha pensado nisso,
pena que nao tenho tempo para prestar exame deste tipo.
repito tua frase
"o mar nao cabe num copo de agua"!!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:26:40
É alguma pegadinha? Onde está a câmera?  :assobi:

Olha, é uma regrinha fácil.
Assim são os pontos (f stops) para cada ajuste:

Obturador: 1 segundo, 1/2, 1/4, 1/8, 1/15, 1/30, 1/60, 1/125, 1/250, 1/500, 1/1000, 1/2000, 1/4000...
Diafragma: f 2 (1.8), f 2.8, f 3.5, f 4, f 5.6, f 8, f 11, f 16, f 22...*
Sensibilidade (ISO): 50, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200...

Nas câmeras modernas isso é mais fracionado, mas esses são os pontos. Então, basicamente, se você zerou seu fotômetro em um determinado setup com os três ítens e quer mudar um, deve escolher outro tipo de ajuste para mudar igual, ponto a ponto. Ou seja, se quer diminuir 2 pontos na velocidade (tornar a exposição maior), deve diminuir dois pontos no ISO ou aumentar dois pontos no diafragma (lembrando que no diafragma o maior número significa a menor abertura). Se quer aumentar um ponto na abertura, deve aumentar 1 ponto no ISO ou aumentar 1 ponto na velocidade.

É só pensar que tem que manter a mesma quantidade de luz sensibilizando o sensor. Se você muda um parâmetro, tem de compensar em outro, de acordo com essa escala.

Espero ter respondido... com clareza!

*Já li o por quê desses valores não serem redondos, ou o dobro um do outro, mas era uma complicada utilização do PI, e não me lembro.


Otimo macete Marcelo
va a auxiliar muitos iniciantes
abs.