Autor Tópico: Chegou minha KX  (Lida 8417 vezes)

blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Online: 08 de Dezembro de 2009, 19:12:41
Boa tarde pessoal,

Ontem a noite chegou minha KX, apresentarei abaixo as minhas primeiras impressões.
Quem tiver alguma curiosidade pode perguntar.

Atualmente eu tenho uma sony A300, dessa forma, os meus comentários devem ter alguma tendência à comparação entre as duas. Ainda não decidi com qual sistema vou ficar, portanto, seus comentários podem me ajudarão neste aspecto.

O MOTIVO - O que me motivou a realizar esta troca dentro de uma mesma categoria foram dois pontos que me deixam bastante aborrecidos na sony. O primeiro foi a demora em liberar o modo de vídeo, mesmo sabendo das limitações eu tinha o maior interesse em testar. O segundo ponto foi a (falta de) uma política de redução de preços ao longo do ciclo de vida dos produtos. Os produtos da pentax chegam a custar menos da metade do preço de lançamento (veja o caso da K20) enquanto a sony faz algumas reduções tímidas e bem demoradas. Como eu não faço questão de estar com os últimos lançamentos, a política da pentax é mais vantajosa para mim, posso esperar um ano e comprar com um ótimo custo-benefício.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES - Logo que abri a caixa tive uma surpresa com o tamanho reduzido da KX, perto dela, a A300 fica parecendo um trambolho. Ao pegar a danada na mão veio a primeira decepção: os cantos da KX parecem bem mais pontiagudos do que o da A300. Acho que se eu a utilizar por um período prolongado posso ficar com calos nas mãos - coisa que nunca tinha me incomodado na sony. Isso pode ser apenas questão de costume, nas próximas semanas posso dizer com mais certeza.

VELOCIDADE DE FOCO - Não pude perceber diferença significativa entre a velocidade de AF entre as duas.

VELOCIDADE DE FOCO LIVE VIEW - O AF da KX é extremamente lento no modo LV enquanto a sony mantém a mesma velocidade quando usado no modo OVF.

QUALIDADE DE IMAGEM - Fiz apenas algumas poucas fotos com a lente do kit e com uma lente 50mm MF, de modo que ainda não poderia avaliar este ponto.

ISO ALTO - Do pouco teste que eu fiz já pude perceber que neste quesito a KX dá um banho na A300. A A300 eu utilizava no máximo o ISO 800 com cuidado para não subexpor. Na KX eu utilizarei o ISO 3200 sempre que preciso, sem dor na consciência.

VÍDEO - A qualidade do vídeo é muito legal. Fiz um teste (filmando a estante da sala kkk ) ontem a noite e fiquei impressionado com a qualidade do filme, mesmo com pouca luz. Apesar do AF não funcionar no modo de vídeo, não vi maiores problemas em focar manual enquanto filmava (até porquê a estante não estava se movimentando). De qualquer forma, é possível fazer uns filmes bacanas, de preferência utilizando um tripé.

Abraços,
Igor.




jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 01:19:39
Bom, ai vem as duvidas

Onde comprou? Quanto pagou?
Qual cor? :P

Posta umas imagens dela, pra comprar o tamanho dela com a A300, essa é a DSLR que eu quero.
e umas imagens em ISO alto tambem. :D


Boa aquisição,
e felicidades com o briquendinho novo :)
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 07:12:06
Parabens Igor. :ok:

Eu estou achando essa Pentax K-x um excelente custo beneficio na categoria de entrada, muito compacta, utiliza um sensor muito bom e com modo de filmagem.....por exemplo a Nikon D5000 esta U$150,00 mai cara (U$599,00 vs U$749,00).

Quando conseguir tenta fazer uma comparacao com a A300 em RAW e ISO alto.

E depois de alguns dias de uso coloca suas impressoes e comparacoes com a A300.

Valeu


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:53:46
Eu quase comprei uma!!  :aua: :aua: :aua:


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:50:20
Comprei na Bh, cor preta.

O preço ficou por volta de R$ 1600,00 com cartão de memória 4Gb Extreme III e um jogo de pilhas/carregador.

Postar uma foto com as duas lado-a-lado não é possível pois não tenho uma terceira câmera para tirar essa foto. Colocando visualmente uma ao lado da outra a diferença não é tão grande, mas, ao pegá-las na mão fica muito evidente.

Vou postar algumas fotos assim que possível, estou trabalhando muito e só tenho tempo livre a noite.

Tô me sentindo de castigo - com brinquedo novo sem poder brincar : )


Bom, ai vem as duvidas

Onde comprou? Quanto pagou?
Qual cor? :P

Posta umas imagens dela, pra comprar o tamanho dela com a A300, essa é a DSLR que eu quero.
e umas imagens em ISO alto tambem. :D


Boa aquisição,
e felicidades com o briquendinho novo :)


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:55:37
Valeu Leandro,

Foi justamente o custo-benefício que me fez optar por ela.

Vou tentar fazer o comparativo do ISO alto em RAW hoje a noite. Mas já vou adiantando que o teste não vai ser lá essas coisas. Primeiro que eu nem tenho uma lente igual nos dois sistemas e segundo que eu não tenho experiência nenhuma em realização de testes.

O que eu tenho achado bem bacana neste sensor é que mesmo errando a exposição dá para recuperar sem estourar no ruído.

Posta aí alguma dica para realização do teste.

Parabens Igor. :ok:

Eu estou achando essa Pentax K-x um excelente custo beneficio na categoria de entrada, muito compacta, utiliza um sensor muito bom e com modo de filmagem.....por exemplo a Nikon D5000 esta U$150,00 mai cara (U$599,00 vs U$749,00).

Quando conseguir tenta fazer uma comparacao com a A300 em RAW e ISO alto.

E depois de alguns dias de uso coloca suas impressoes e comparacoes com a A300.

Valeu


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:56:35
Vá em frente Natão, não vais se arrepender...

Eu quase comprei uma!!  :aua: :aua: :aua:


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:14:31
Segue o comparativo em raw ISO alto:

Foto feita no ambiente interno, no fim de tarde com as luzes apagadas.

Sony A300 com a lente Minolta af 50mm f/1.4 @ f/5.6
Pentax KX com a Pentax M 50mm f/1.7 $ f/5.6


A cena:


KX ISO 1600:

Tamanho real: http://farm3.static.flickr.com/2683/4172796756_c7d1de66bb_o.jpg

A300 ISO 1600

Tamanho real: http://farm3.static.flickr.com/2748/4172044829_912e9c03cb_o.jpg


KX ISO 3200

Tamanho real: http://farm3.static.flickr.com/2493/4172808622_d94dcee916_o.jpg

A300 ISO 3200

Tamanho real: http://farm3.static.flickr.com/2638/4172050383_e7dfd25855_o.jpg


KX ISO 12800

Tamanho real: http://farm5.static.flickr.com/4039/4172056681_ef2cb99024_o.jpg

O que acharam????


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2009, 10:53:54
Nossa em 3200 tá bem limpo. aparece muito ruido de croma, mas esse ao meu ver é menos agressivo para se corrigir... GOstei muito, deveria ter comprado uma  :aua:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 10:54:28 por Natão »


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2009, 13:36:23
Eu achei bem aceitável o ruído em ISO 3200. Não acho que precisa de correção. O mais legal é observar que a textura do tecido (acima da boca) ainda estão presentes, enquanto que na A300 não se vê mais nada.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2009, 18:56:25
Ola Igor,

Boa escolha e sem duvida um grande pulo em relacao a A300.

Eu voltei de ferias hoje, levei a minha K10D e tb tive uma KX no grupo a minha disposicao. O que mais me impressionou na camera foi realmente o tamanho (com a minha 40mm LTD Pancake o conjunto era perfeito para carregar) e tb o ISO alto.. entao durante o dia na praia eu usava a K10D + DA*, ambos seladas e a noite KX + 40mm LTD.

Nao tive tempo de brincar com o video, e tb achei o review da foto um pouco demorado..mas obviamente eh uma camera de entrada com um sensor APS pra lah de bom...


[]s


BB




jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2009, 01:30:12
Realmente, tenho que confessar, o ISO 1600 é TOTALMENTE usavel, do jeito que tá ai,

em comparação a a A300, o 3200 é muito superior, realmente, a textura já foi pro saco, enquanto na KX ele tá presente ainda :D
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2009, 18:19:27
Como pode ser visto, a KX até em ISO 12800 tem mais textura do que a A300 em ISO 3200.
Mas eu não usaria o ISO 12800, esta uma B***A.


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2009, 12:02:06
Eu estou pensando em trocar de câmera e estou entre a Pentax K-X e a Canon T1i. Mas gostei bastante dessa K-X.

Aproveitando o tópico, alguém sabe se existe adaptador de lente OM Zuiko para Pentax?

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2009, 01:01:26
Pegando carona aqui,

as lentes pentax antigas, te foco manual funcionam nela? No modo prioridade de abertura?
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6