Autor Tópico: Nikon D5000 - Filmagem  (Lida 20677 vezes)

thiago.reys

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:37:21
Tudo bem ??
Sou novo no forum, acabei de comprar uma Nikon D5000, estou com uma duvida sobre o modo de filmagem dela, bom junto com a camera recebi um cartao de 4GB fui fazer meu primeiro teste com a camera em uma filmagem caseira so para testar. Bom quando notei que a Nikon grava somente 5:00 minutos de cada vez e que ela usa uma compressão para eu poder gravar mais 5 minutos, queria saber se esse é o limite maximo de gravação ou se eu tive um card por exemplo de 32GB esse limite sobe? Exite alguma maneira do video nao sofrer compressão, por exemplo eu tenho 4GB ele gravar relamente 4GB e nao comprimir pra dar mais espaço no card para eu gravar mais 5 minutos ?

acho que é isso

Valeu

Thiago Reys
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 12:38:11 por thiago.reys »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 13:28:26
Provavelmente o limite de 5m é por causa de restrições na legislação de alguns países da Europa. Se gravar mais do que 5m vira filmadora e paga mais imposto.
Dificilmente uma tomada de qualquer filme tem mais do que 1 a 2 minutos.
Talvez aja uma limitação pelo tamanho do arquivo, geralmente não pode ser maior do que 2gb cada arquivo, o que em vídeo HD deve dar poucos minutos.
Se a câmera parar após 5m de gravação é só apertar o botão de novo e continuar em outro arquivo.
A compressão usada é a MJpeg, fácil de editar em qualquer programa.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 13:33:53 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:10:53
Um vídeo HD de 5m na D5000 tem mais ou menos 720MiB (com um razoável desvio-padrão). É maior que um número binário (512MiB = 512 * 1024 * 1024 / ou 1GiB = 1024 * 1024 * 1024). Logo não é problema do arquivo.
Existe um certo delay entre a primeira gravação se for grande (como alguns minutos) e a seguinte.
Há a possibilidade de gravar cerca de 20 minutos em qualidade SD, e acredite: tem qualidade.

Em situações críticas ela NÃO SERVE COMO FILMADORA, que grava facilmente 10h ininterrúptas em Full HD em 80GB (compressão muito melhor que a D5000), mas o problema mais sério acaba sendo o AF manual.



Provavelmente o limite de 5m é por causa de restrições na legislação de alguns países da Europa. Se gravar mais do que 5m vira filmadora e paga mais imposto.
Dificilmente uma tomada de qualquer filme tem mais do que 1 a 2 minutos.
Talvez aja uma limitação pelo tamanho do arquivo, geralmente não pode ser maior do que 2gb cada arquivo, o que em vídeo HD deve dar poucos minutos.
...


ericsons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • that´s all folks
    • meu flickr
Resposta #3 Online: 29 de Março de 2010, 15:41:19
não sei se a nikon tem isso mas a canon contorna o problema com um esqueminha que eh um hd wifi onde vc grava e transfere pro hd automaticamente expandinco assim a memória da camera http://www.sportsshooter.com/news/1356 confira
----------<br /><br />Canon T1i - nikon D40


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2010, 15:37:47
Ericsons, pelo que eu entendi das contas do Daniel Kenji o problema não é o tamanho do cartão e sim uma limitação da câmera que não grava tomadas maiores!
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2010, 23:59:36
Aproveitando o tópico. Comprei uma D5000 e fiz um vídeo normal... quando passei para o computador o vídeo estava todo travado.. pensei que era porque o cartão era class 2 e a memória "write" dele era de 2mb/sec fazendo com que a qualidade não fosse boa. Enfim, comprei um Ultra II sandisk class 4, com 9mb "write" e 15mb "read", e o vídeo continuo ruim com exibição no computador. (O problema não é do meu computador)
E sobre os minutos de gravação, os 5 min é só em resolução máxima, na 640x480 são 20 minutos.

Alguem têm idéia do porque a reprodução esta horrível?


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2010, 00:52:05
Aproveitando o tópico. Comprei uma D5000 e fiz um vídeo normal... quando passei para o computador o vídeo estava todo travado.. pensei que era porque o cartão era class 2 e a memória "write" dele era de 2mb/sec fazendo com que a qualidade não fosse boa. Enfim, comprei um Ultra II sandisk class 4, com 9mb "write" e 15mb "read", e o vídeo continuo ruim com exibição no computador. (O problema não é do meu computador)
E sobre os minutos de gravação, os 5 min é só em resolução máxima, na 640x480 são 20 minutos.

Alguem têm idéia do porque a reprodução esta horrível?

Andei lendo uns topicos aqui fo forum e muitos afirmaram que o problema era com o WMP.. e realmente! Baixei o VLC e o vídeo está uma beleza.

Maldito seja o Bill Gates. HAHAHA

Vlw.


Acioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia e Filmagem Recife
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2010, 18:28:28
Eu ja usei Nikon D5000 e não gostei , prefiro pagar um pouco mais e ter um equipamento de filmagem melhor.

Acioli, Fotografia e Filmagem Recife
« Última modificação: 18 de Maio de 2010, 18:34:35 por Acioli »
Ronaldo Acioli,

Grupo Acioli Filmagem e Fotografia


Juliano Paulino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2010, 16:09:26
Boa Tarde prezados,
o que ocorre na verdade com o limite do tempo é que há um aquecimento do sensor da câmera e que é maior proporcionalmente à qualidade da filmagem.
Nas filmadoras existe uma arquitetura para dissipação deste calor mas na câmera, pelo menos na D5000, não existe esse dissipador de calor o que poderia comprometer significativamente a qualidade da filmagem pelos ruidos e chegando até mesmo (e ainda mais importante) a reduzir a vida útil do sensor.  :eek:  :(
Espero que tenha ajudado.
Nikon D5000 + lente do Kit + muito boa vontade e interesse em aprender.