Autor Tópico: SER VEGETARIANO ????  (Lida 14316 vezes)

SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2009, 12:08:37
Davi, valeu muito teu esclarecimento quanto a questão do abate de animais em matadouros, ainda mais que vc tem conhecimento nessa área, eu não tinha idéia de que havia essa legislação quanto ao abate, e isso é louvável :clap:, embora saibamos que nem sempre é seguida essas normas e não ha fiscais suficientes para pô-la em prática, mas mesmo assim é muito importante que exista essa legislação.  O que nosso amigo Obelix falou é a grande realidade, e está muito melhor colocada no vídeo que ele citou " A CARNE É FRACA" do Instituto Nina Rosa, pois na verdade o fator menos ponderante que me levou a deixar de comer carne é a crueldade contra os animais, embora a crueldade tenha um peso relevante. Vale a pena ver esse vídeo que pode ser encontrado no youtube, mas volto a deixar claro que cada um deve deixar-se levar por sua conciência e escolha própria, mas penso que todos temos a obrigação moral de ponderar sobre as condições de vida de nossos filhos e do mundo em que vivemos, não somente nesta questão, mas num todo.
Abraço meus queridos, e obrigado pelas opiniões! :ok:
Viva com Esperança!!!


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2009, 20:44:16
O maior incentivo para seguir a regra é manter a qualidade da carne.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2009, 21:43:31
Acho legal as pessoas que se tornam vegetarianas principalmente por relatarem se sentirem mais saudáveis e bem dispostas. Quanto ao vídeo, comecei a ver mas desisti, porque criei o hábito de evitar assistir cenas de mortes, crueldades, etc... Para ficar atualizado nas notícias ruins prefiro o rádio enquanto dirijo, que vem sem imagens.
Mas enfim, voltando ao assunto, e como biólogo, não vejo diferença alguma em matar uma planta e um animal. Isso pode parecer radical ou desculpa de não-vegetariano, mas não vejo valor maior num boi do que um alface, sinceramente. Mas também evito comer carnes que eu não conheça a procedência ou simplesmente não passaram pelos métodos sanitários e veterinários devidos e aprovados por leis.

Um dos livros que li na época da faculdade que norteiam a minha certeza de que plantas não são menos importantes que animais:

A Vida Secreta das Plantas – Peter TOMPKINS e Christopher BIRD

No mínimo dá o que pensar aos mais céticos.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2009, 21:44:50 por Beto Eterovick »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2009, 21:46:18


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2009, 23:26:10
Acho legal as pessoas que se tornam vegetarianas principalmente por relatarem se sentirem mais saudáveis e bem dispostas. Quanto ao vídeo, comecei a ver mas desisti, porque criei o hábito de evitar assistir cenas de mortes, crueldades, etc... Para ficar atualizado nas notícias ruins prefiro o rádio enquanto dirijo, que vem sem imagens.
Mas enfim, voltando ao assunto, e como biólogo, não vejo diferença alguma em matar uma planta e um animal. Isso pode parecer radical ou desculpa de não-vegetariano, mas não vejo valor maior num boi do que um alface, sinceramente. Mas também evito comer carnes que eu não conheça a procedência ou simplesmente não passaram pelos métodos sanitários e veterinários devidos e aprovados por leis.

Um dos livros que li na época da faculdade que norteiam a minha certeza de que plantas não são menos importantes que animais:

A Vida Secreta das Plantas – Peter TOMPKINS e Christopher BIRD

No mínimo dá o que pensar aos mais céticos.

E aí Beto...interessante este teu ponto de vista, não tinha visto por este ângulo ainda, mas pra mim fica difícil imaginar igualdade de valores ou sentimentos quando se enfia uma faca na jugular de boi ou quando se pica as folhas de um alface, mas de qualquer maneira estou tentando deixar de fazer juízo de assuntos que não domino e na verdade estou muito aquém de compreender tua colocação com relação a equiparação entre plantas e animais, mas valeu muito você ter colocado seu ponto de vista, obrigado e um grande abraço!   Ah...já ia esquecendo...vc está certo quanto ao evitar ver estes tipos de cenas de crueldades, já basta as cenas te terror que vemos no dia-a-dia, e já sabemos o suficiente para entender o que está ocorrendo ao nosso redor, eu é que gosto de estudar até que ponto o ser humano pode chegar com a insensibilidade.
Este vídeo, que eu já havia passado pro nosso amigo Gui, é totalmente lite e demonstra melhor meu posicionamento. Abraço! :ok:
http://www.youtube.com/watch?v=W735a9eAZYY
Viva com Esperança!!!


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2009, 11:52:57
Olá Selarom777,

que bacana que ache minha opinião interessante! Não consigo ver um animal ser mal tratado, nem uma planta, aliás, nem um ser vivo. O vídeo que colocou o link por último é mais tranquilo e contém ponderações interessantes. Na minha opinião, uma alimentação saudável requer muito pouca carne, mas a retirada dela também, atualmente, não acho prudente. Pode ser que ainda mude de idéia, rsrsrs.

Sem comentar a questão do prazer de se comer. Eu adoro legumes e verduras e sempre me alimento com muitas saladas, algumas coisas naturebas e também consumo carne. Acho que o segredo de uma vida longa e saudável é não exagerar em nada, porque tudo que é demais entorna, como diz minha mãe.

Partindo do princípio que não valorizo um ser mais do que outro, não me sinto culpado em comer carne ou vegetais, mas o que realmente devemos lutar é contra os maus tratos aos animais.

Quanto ao vegetarianismo, admiro quem seja adepto, mas confesso que não estou preparado para ser vegetariano, rsrsr.

E ainda tem a questão energética ligada a padrões vibracionais dos seres vivos, um outro assunto muito delicado que beira a religião, mas acho que esse assunto daria mais discussão inútil do que útil, porque são assunto que podem confundir e desviar o foco. Como dizem: futebol, religião e política não se discute.

Muito legal debater este assunto com uma pessoa lúcida como você!
Abraços,


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #21 Online: 19 de Dezembro de 2009, 23:21:01
É isso aí Beto... na verdade tô me esforçando pra aprender a ouvir opiniões e ponderar muito antes de formar um pensamento, mesmo que tenham assuntos nos quais penso ter algum conhecimento, e o pior é que meu conhecimento maior, pelo menos é o que acho, é no âmbito da religiosidade, e isso me deixa frustado porque realmente você tem toda razão...futebol, política e religião não se discutem. Agora, debater de maneira civilizada me dá uma rara sensação de prazer, pois hoje em dia cada um quer impor suas opiniões e o diálogo torna-se difícil. Abraço meu caro!  :ok:
Viva com Esperança!!!


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2009, 01:36:19
Gaúcho Vegetariano é mais difícil de achar que agulha no palheiro...
Até há quem coma menos ou poucas vezes por semana ou mês, mas vegetariano nunca vi...


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2009, 01:36:44
Conheço muitos gauchos vegetarianos.Conheço um restaurante vegetariano em POA,fica na rua Cel.Vicente,acho que se chama rest.Coronel.Havia uma epoca que eu costumava almoçar la,quando as vezes tenho de ir a POA,e havia muitos,(vegetarianos)almoçando la.Considero um mito a ideia que se tem de que gauchos "consomem" mais carne.Ja morei em outros estados,e pude constatar que a quantidade de carne consumida por pessoa e a mesma,basta ver a quantidade de churrascarias que existem em SP,p.ex.Acho que a vontade de comer carne e a mesma e todo lugar,mas em alguns estados a disponibilidade do produto e maior,o que faz crer que o consumo tambem seja maior,o que não acontece.O RS produs bastante carne,o que não significa que todo cidadão do RS tenha acesso a essa carne,assim como tambem hoje os estados do norte.Um cidadão gaucho consome a mesma quantidade de carne que um cidadão de outro estado produtor de carne.




dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:32:16
Já morei em outros estados e hj no DF. Sou gaúcho, e realmente existe uma percepção maior de que consumimos mais carne que os demais.
Eu consumo muito, os gaúchos que conheço consomem muito e as demais pessoas à minha volta menos.

Acredito neste suposto mito. Mas acredito que tenham gaúchos vegetarianos. Só não os conheço (ao menos pessoalmente).


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2009, 13:25:30
Admiro bastante que consegue...sempre tive vontade mas...


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2009, 00:17:10
Tudo bem... Nós já abrimos um buraco no quintal na minha namorada, colocamos os espetos, tudo pronto lá. Natal vai ter costelão derretendo... Quem sabe no dia eu proponho um brinde ao boi.


durante

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
Resposta #27 Online: 24 de Dezembro de 2009, 23:46:00
Dentro do assunto crueldade com os animais,besta humana...tem esse video de uma ong para divulgação de maus tratos para com os animais.
Somente um aviso: As imagens são muito fortes.Me mandaram ontem e eu não consegui ver todo.E muito nojento e chocante.Parece que a coisa toda se passa la na ch...mas comentem para as pessoas,para que coisas deste tipo não aconteçam mais,se e que um dia isto sera possivel.

http://www.petatv.com/tvpopup/video.asp?video=fur_farm&Player=wm&speed=med


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2009, 23:20:16
Esse vídeo é triste mesmo, não sou contra matar para comer ou até para tirar a pele, desde que vc coma ou tire a pele do bicho já morto e que esse bicho não esteja ameaçado como espécie. Da forma como é mostrada neste vídeo parece mais é tortura mesmo, arrancar a pele de um bicho com ele ainda vivo é muita crueldade.

[ ]s


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2009, 08:35:45
Nesse mundo existe um número grande de culturas, difícil ficar julgando observando apenas de uma perspectiva.

Na medida que as pessoas ficam mais civilizadas, outros sentimentos despertam.
Mas dizer que não se deve matar os bixinhos para alguem que leva uma vida dura não vai ter sentido, a pessoa não iria entender.

Quem mora em sítio mesmo por exemplo, mata porco com facada certeira no coração, galinha então... quebra o pescoço na mão ou então passa a faca na garganta, sem dó.

As cidades surgiram para mudar isto, instruir as pessoas, desenvolve-las de modo a deixar a vida mais fácil.

Mas acontece que existe algo chamado comércio e um sistema chamado capitalismo, e a venda de alimentos a base de carne é algo muito lucrativo, por isto mesmo todos nós, teoricamente, civilizados ainda consumimos carne, pois nós a encontramos em um formato "bonito"... uma caixa de hamburger no supermercado, ou bife fatiado, carne moida, etc... enfim, formatos que não exibem o que acontece com os bixos.

Mas garanto que se nós tivéssemos que ir la e matar os bixos na faca para assim conseguir um hamburger, concerteza não iriam existir tantos carnívoros como existem hoje.

Eu não sou vegetariano, mas eu procuro diminuir o consumo de carne vermelha sempre que possível.

Mas inevitavelmente, evitando consumir carne vermelha você estará consumindo outros produtos que foram originados da morte de algum animal, seja um peixe ou galinha. Até mesmos os vegetais, sim... eles não choram nem sangram mas eles possuem vida...

Viver sem matar nada, ainda é utopia.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ