Autor Tópico: SER VEGETARIANO ????  (Lida 14421 vezes)

GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #45 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 16:49:42
Foi provado que uma dieta a base de grãos e folhas é mais saudavel do que carne vermelha.

Todo mundo diz que o galo cantou, mas ninguém sabe onde... Pode dizer onde está essa comprovação? Por favor, cite sua fonte.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #46 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 13:32:17
Todo mundo diz que o galo cantou, mas ninguém sabe onde... Pode dizer onde está essa comprovação? Por favor, cite sua fonte.

http://tinyurl.com/ylzku7k

 :ok:

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 14:26:29 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #47 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 14:17:02
Muito bem! É o tipo de resposta idiota e sem cérebro que eu esperava.  :D
Isso demonstra bem que vegetarianismo para você é apenas algo que surgiu repentinamente em sua mente, que usa apenas sua fé, e mostra que suas colocações não possuem base nenhuma. Espero que outras pessoas que acompanhem o debate cliquem no link que você enviou e vejam como funciona a mente de um vegetariano. Os debates nunca vão muito longe quando se começa a derrubar as mentiras que são empurradas para as pessoas.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 14:17:56 por GilbertoAS »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #48 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 14:22:57
Muito bem! É o tipo de resposta idiota e sem cérebro que eu esperava.  :D
Isso demonstra bem que vegetarianismo para você é apenas algo que surgiu repentinamente em sua mente, que usa apenas sua fé, e mostra que suas colocações não possuem base nenhuma. Espero que outras pessoas que acompanhem o debate cliquem no link que você enviou e vejam como funciona a mente de um vegetariano. Os debates nunca vão muito longe quando se começa a derrubar as mentiras que são empurradas para as pessoas.

1)Foi apenas uma brincadeira.
2) Não sou vegetariano.
3) Estou trabalhando, não estou com tempo para buscar os links e publicá-lo aqui para você, existem ferramentas como Google para auxiliar, quando estiver com tempo você pode utiliza-la.

Mas é de conhecimento público que o fato de ter uma dieta baseado em folhas e grãos é benéfica para a saúde a longo prazo ao invés de uma dieta baseada em carne vermelha.

Isto não quer dizer que não se pode consumir carne, porém o fato de consumir carne todos os dias é que é "o problema" do qual eu me referi quando publiquei a frase questionada.

Um abraço.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #49 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 15:38:23
Desculpe, mas não tem graça. Dizer algo como "a resposta existe no Universo, vá atrás", é bobagem. Levo os debates a sério pois é um ótimo meio para aprendermos coisas novas. E se eu tivesse essa resposta pelo Google não pediria a você.

Sou terapeuta, por isso preste atenção: "conhecimento público" é apenas fofoca e diz-que-diz na imprensa, não importa se é um médico que diga. Eles são cheios de mitos como qualquer um.

Você não tem que tomar ao menos 2 litros de água por dia, carne vermelha não dá câncer, não existe comprovação científica de relação entre gordura saturada e problemas cardíacos, a circunferência de sua cintura não diz nada sobre a sua saúde, vegetarianos não vivem mais do que os que comem carne, o Homem não é naturalmente vegetariano e nem carnívoro, a gema do ovo não vai matar você de colesterol, a margarina não serve como substituto da manteiga, fibras em excesso acabam com o organismo, e muito mais. Dizem um monte de coisas, mas a verdade é que nada disso é como dizem. E estou falando cientificamente!

Você sabia que NINGUÉM no Oriente come arroz integral? 

Se for atrás do que é "de conhecimento público", sua saúde ficará comprometida. Teste você mesmo: procure algumas dessas coisas no Google, com indicação clara da pesquisa científica feita. Veja se encontra.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #50 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 16:04:41
Quanto à dieta, é óbvio que uma dieta a base de grãos e vegetais é benéfica, mas nem por isso deve-se excluir a carne completamente do cardápio. A carne magra não acarreta nenhum malefício direto ao corpo.

Saudável são as diétas equilibradas, que evitem produtos industrializados, frituras, açúcar e gorduras, consumir carne é opcional e pode ser a fonte segura de proteína.

E não brigue, pessoal. É feio!

Abraço!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #51 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 16:19:29
Desculpe, mas não tem graça. Dizer algo como "a resposta existe no Universo, vá atrás", é bobagem. Levo os debates a sério pois é um ótimo meio para aprendermos coisas novas. E se eu tivesse essa resposta pelo Google não pediria a você.

Sou terapeuta, por isso preste atenção: "conhecimento público" é apenas fofoca e diz-que-diz na imprensa, não importa se é um médico que diga. Eles são cheios de mitos como qualquer um.

Você não tem que tomar ao menos 2 litros de água por dia, carne vermelha não dá câncer, não existe comprovação científica de relação entre gordura saturada e problemas cardíacos, a circunferência de sua cintura não diz nada sobre a sua saúde, vegetarianos não vivem mais do que os que comem carne, o Homem não é naturalmente vegetariano e nem carnívoro, a gema do ovo não vai matar você de colesterol, a margarina não serve como substituto da manteiga, fibras em excesso acabam com o organismo, e muito mais. Dizem um monte de coisas, mas a verdade é que nada disso é como dizem. E estou falando cientificamente!

Você sabia que NINGUÉM no Oriente come arroz integral?  

Se for atrás do que é "de conhecimento público", sua saúde ficará comprometida. Teste você mesmo: procure algumas dessas coisas no Google, com indicação clara da pesquisa científica feita. Veja se encontra.


É interessante notar quando se tende a ter um padrão de comportamento já conhecido e pré-determinado, como uma "premonição" das intenções de terceiros, de modo a redigir todo um discurso já conhecido, fazendo afirmações subentendidas sobre a pessoa e idéias que estão do outro lado do computador.

Por exemplo, o de exemplificar o funcionamento da mente de uma pessoa vegetariana, chegando aos detalhes como "fé" e personalidades, chegando até a generalização total.

Vamos lá:

Conhecimento público = está publicado, de modo a qualquer pessoa possa achar a informação.

Se for abranger como você está fazendo podemos concluí que nem os cientistas sabem o que falam, pois a todo momento existem pesquisas e teses sendo questionadas.

Fora os artigos e papers submetidos sobre o assunto, utilizo minhas experiências próprias de modo que quando substituo a carne vermelha, me sinto bem melhor, fisicamente e não psicológicamente, pois isto posso afirmar que é benéfico fazer uma dieta a base de folhas, grãos e carne branca ao invés de carne vermelha.
Mas não é por isto que não vou em uma churrascaria exporadicamente, mas eu sei, com base em minhas experiência, que se eu for em uma churrascaria todos os dias vai acarretar prejuízos físicos.

Não preciso de um paper submetido e aceito para eu saber disto.

Obs: Publique também os seus links, contendo a base para as citações realizadas acima, seria interessante já que você citou vários "mitos".

Abraços.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 16:23:20 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 16:43:19
Obs: Publique também os seus links, contendo a base para as citações realizadas acima, seria interessante já que você citou vários "mitos".

Hah isso que eu ia pedir também.


SELAROM777

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 379
  • Sexo: Masculino
  • Jesus é a luz do mundo!!!
Resposta #53 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 17:14:41
Persebam que iniciei este tópico com o título "SER VEGETARIANO???" e não: SEJA VEGETARIANO!!! . Há uma grande diferença. Também relatei ter deixado de comer carne há alguns meses, e estou (e continuo estando) muito bem de saúde, obrigado! Mesmo assim, outro dia estive na praia com um casal de amigos e resolvemos ir à uma churrascaria almoçar, e em forma de excessão decidi comer carne, pois tenho certeza que não irei morrer por causa disso, mas de todos tipos de carne oferecidos, sem contar os derivados de porco, os quais não como de jeito nenhum, acabei comendo uns três tipos de carne (humm...deliça) e voltei ao cotidiano sem comer carne, pois não sinto falta, até quem sabe um dia irei a outra churrascaria, ou não. É perda de tempo discutir quem está certo sobre este assunto, mas particularmente concordo com as colocações do mlosch, do Jesiel e do dondon, e afirmo que deixar de comer carne faz bem pra saúde, e nesse caso eu sou a fonte dessa informação, para quem quiser acreditar, ou não. Fica meu abraço a todos, comedores de carne ou de alface, e que todos possamos ser felizes e saudáveis, de corpo e consciência.  :ok:
Viva com Esperança!!!


GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #54 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:46:14
Conhecimento público = está publicado, de modo a qualquer pessoa possa achar a informação.

Se for abranger como você está fazendo podemos concluí que nem os cientistas sabem o que falam, pois a todo momento existem pesquisas e teses sendo questionadas.

Fora os artigos e papers submetidos sobre o assunto, utilizo minhas experiências próprias de modo que quando substituo a carne vermelha, me sinto bem melhor, fisicamente e não psicológicamente, pois isto posso afirmar que é benéfico fazer uma dieta a base de folhas, grãos e carne branca ao invés de carne vermelha.
Mas não é por isto que não vou em uma churrascaria exporadicamente, mas eu sei, com base em minhas experiência, que se eu for em uma churrascaria todos os dias vai acarretar prejuízos físicos.

Não preciso de um paper submetido e aceito para eu saber disto.

Obs: Publique também os seus links, contendo a base para as citações realizadas acima, seria interessante já que você citou vários "mitos".

Abraços.

Não é porque o conhecimento é público que está correto. A Internet está cheia destas armadilhas.

Sobre os cientistas, você disse tudo: nem eles sabem o que falam. Cada pesquisa que diz "yes", duas dizem "no", e vice-versa. Consenso é coisa rara, que quando ocorre é descartado cinco anos depois, quando as pesquisas avançarem... Poderia citar dezenas de exemplos, mas seria cansativo para vocês.

Você explicou tudo, jesieltrevisan: não confie no que lhe dizem, só no que você sabe que é melhor para você! Você achou seu equilíbrio sobre a carne vermelha, mas ele pode não ser adequado para mim ou para várias outras pessoas daqui do fórum. Que cada um coma o que sentir que seu corpo pede! Defendo isso há décadas e sou "espinafrado" por querer que as pessoas ouçam seu próprio corpo!


É interessante como as coisas funcionam neste assunto. Em primeiro lugar, foruns servem para debates. Debates são troca de idéias e argumentos, algumas vezes acaloradas, outras não. Não existem "brigas" aqui. Vou explicar melhor meu ponto.



Acho o vegetarianismo muito interessante e já incentivei pacientes meus a seguirem esta dieta, se for interessante para eles. Fui vegetariano por um mês e voltei a ser onívoro. Questão de adaptação, nada é igual para todo mundo. Apenas acho que as pessoas estão sendo pressionadas pelos motivos errados. É apenas esse meu ponto de vista: a maioria dos argumentos são enganadores. É um modo saudável de vida, mas que infelizmente não serve para todos. Ponto.

Já vi muita gente fazer como SELAROM777 e comer o que sentir que deve comer e quando quiser. Ótimo! Conheci uma pessoa que foi vegetariana por 2 anos, passou uma semana comendo carne de todo tipo, e voltou a ser vegetariana. Todos devemos ouvir nosso corpo, isso é o mais importante. Por isso não defendo nem o vegetarianismo e nem o onivorismo, pois depende de cada um. Mas que escolham pelo motivo certo: porque é benéfico para você!

Sobre minhas colocações, é muito fácil. A questão da água, é simples biologia: tudo o que comemos já possui água. Frutas, café, saladas, até um bife acebolado tem 70% de água. Logo, devemos beber apenas quando tivermos sede. Um excesso de água pode prejudicar muito o organismo. Um dos principais divulgadores desse erro é o Dr. Robert Alpern, decano da escola médica da Universidade do Texas.

Carne vermelha não dá câncer, mas o que pode atrapalhar é o seu preparo. Segundo o  INCA–Instituto Nacional do Câncer, o que é considerado como estimulador de câncer, por exemplo, são os nitratos, presentes nos embutidos como conservantes, e alcatrão, presente na fumaça do churrasco. Além disso são citadas as frituras e a maionese, que todo mundo come. Pesquisei vários estudos e não existe uma comprovação de que carne, em si, leve a câncer. Nem no intestino, tão alardeado, porque quem come carne também come verduras, cereais, frutas e legumes (ou deveria, mas aí o caso é diferente...)

O mito da relação entre gordura saturada, carne vermelha e problemas cardíacos é brilhantemente demonstrado pelo Dr. Dráusio Varela em seu site. Ele cita TODO tipo de pesquisas de saúde para mostrar que não existe comprovação científica nessa idéia.
http://www.drauziovarella.com.br/artigos/malfaladacarne.asp

Sempre ridicularizei essa história da circunferência da cintura, afinal eles ridicularizam a acupuntura e outras técnicas orientais, também tenho direito ao meu escárnio. Quando perceberam que o IMC é uma bobagem, inventaram de medir a cintura para descobrir "gordura visceral". Um estudo realizado pelo Incor e pelo HC divulgado este mês, mostra que não há relação entre a obesidade, medida da cintura e gordura visceral. Só uma tomografia pode dizer o estado da gordura visceral e um obeso pode ser saudável e um magro pode estar em risco.
http://www.agencia.fapesp.br/materia/11774/especiais/outra-gordura-de-risco.htm

O caso do colesterol na gema do ovo é coisa da década de 50. Hoje se sabe que o "risco" é bem menor que os benefícios. Um estudo realizado pela Profª  Erly Catarina de Moura, da PUC Campinas, revela que a gema do ovo não é a responsável pelo aumento de colesterol no sangue. Segundo Erly, tudo leva a crer que o colesterol especificamente do ovo é metabolizado de forma benigna pelo corpo humano. Existem outras pesquisas, inclusive sobre um novo componente da gema do ovo que poderia neutralizar o colesterol, mas nada de concreto ainda.

Que a margarina não serve como substituto da manteiga, deveria ser óbvio. A margarina é uma das maiores porcarias totalmente artificiais montadas pela indústria de alimentação. Já se falava mal de gordura-trans há anos, mas diziam que era "teoria da conspiração". O Dr William Willett, da Escola de Medicina de Harvard, fez vários estudos sobre os ácidos trans e seus riscos. A manteiga, no Brasil, só pode ter como aditivo o SAL, por força de lei. É o produto industrializado mais natural que você pode encontrar. É de fácil digestão e naturalmente rico em vitaminas.

O excesso de fibras dificulta a digestão, pois não metabolizamos a celulose como os herbívoros, e entope literalmente os intestinos podendo causar prisão de ventre se não beber mais água do que está acostumado. Também pode reduzir a absorção de  alguns micronutrientes como cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Acredita-se que seja algo difícil de ocorrer, mas já vi gente muito exagerada. Não há uma literatura científica específica, este assunto ainda é muito controverso. Mas muitos pesquisadores como a Dra. Jocelem Salgado, da ESALQ/Piracicaba, alertam para o uso adequado das fibras na alimentação. Existe um artigo muito interessante, de Conceição Trucom, química, cientista, palestrante e escritora.
http://www.docelimao.com.br/site/doce-sabedoria/245-as-fibras-na-saude-humana.html

Sobre o arroz, é só assistir qualquer filme ou qualquer documentário sobre países do Oriente e notar o arroz branquinho que eles comem. Conversei com um monte de gente que morou no Oriente (China, Japão, Vietnam, Coréia, Tailândia) e todos testemunham que lá não existe arroz integral. Tem até uma história interessante narrada em um dos livros do professor de yoga De Rose, em que uma aluna quase arruma briga em um restaurante na Índia porque queria "arroz integral" e ninguém lá sabia do que se tratava... Arroz integral é invenção da macrobiótica e nada tem a ver com a dieta dos orientais.

Espero que tenha esclarecido alguns pontos. Convido vocês a visitarem meu site e baixarem meus livros e revistas. São todos gratuitos: http://www.longevidade.net

Um abraço

 



Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #55 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 22:25:18

A manteiga, no Brasil, só pode ter como aditivo o SAL, por força de lei. É o produto industrializado mais natural que você pode encontrar. É de fácil digestão e naturalmente rico em vitaminas.


Gilberto,

Só uma observação. Como vc citou o "por força de lei" (Decreto 30.691/52 - Regulamento de Inspeção Industrial de Produtos de Origem Animal-RIISPOA), no CAPÍTULO III há a definição de manteiga válido para o território nacional:

MANTEIGA
Art. 568 - Entende-se por Manteiga o produto gorduroso obtido exclusivamente pela bateção e malaxagem, com ou sem modificação biológica do creme pasteurizado, derivado exclusivamente do leite de vaca, por processos tecnologicamente adequados.

A matéria gorda da manteiga deverá estar composta exclusivamente de gordura láctea.
Parágrafo único . Deverá ser atendido o Regulamento Técnico de Identidade e
Qualidade específico, oficialmente adotado.

Alguns fermentos lácteos podem ser adicionados ao creme para dar um sabor específico à manteiga. Alguns corantes também. Vide REGULAMENTO TÉCNICO DE IDENTIDADE E QUALIDADE DE MANTEIGA

Mas, eu concordo 100% com vc que margarina é uma tremenda porcaria!

Acho interessantíssimo ler essa discussão. Imagine para mim que sou veterinário por formação, e fiquei anos aprendendo sobre bem estar animal, produção animal e tudo visando menor custo possível e maior lucro possível para o produtor rural...

E achei bem interessante muita informação que vc postou.

 :ok:


« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2010, 22:30:55 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #56 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 01:22:18
Olá, Davi.
Obrigado pela informação. Sempre checo as embalagens de manteiga que eu consumo e a única coisa que vi de diferente foi beta caroteno, mas ainda assim muito raramente. Essa legislação é relativamente recente, de 1996, já com influência do Codex Alimentarus. Até então valia uma instituída no Estado Novo.

Se você é veterinário vai gostar desse documento:
 http://www.cpap.embrapa.br/agencia/congressovirtual/pdf/portugues/02pt03.pdf

É um trabalho muito interessante apresentado pelo Prof. Roberto de Oliveira Roça, da UNESP de Botucatu, na  I Conferência Virtual Global sobre Produção Orgânica de Bovinos Corte que ocorreu em 2002 pela Internet. Trata de abate de animais sem sofrimentos desnecessários.

Se quiser trocar idéias a qualquer momento, pode me enviar um e-mail diretamente. É só visitar meu site.

Um abraço
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 01:50:15 por GilbertoAS »


mlosch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 06:24:40
Vejo um debate acalorado e cheio de argumentos, prós e contras.
A realidade é que passamos a vida toda acreditando na verdade dos outros sem parar muito para questionar.
Dizem que temos que comer carne porque precisamos da proteina e blá, blá, blá...
Aí vem outro e fala que comer carne faz mal, aumenta colesterol e blá, blá blá...
Isso se aplica em tudo em nossa vida.
Precisamos aprender a nos ouvir e descobrir nossas verdades independente do que os "cientistas" dizem.
CONHEÇO PESSOALMENTE ALGUÉM QUE NÂO COME NADA A MAIS DE 7 ANOS, NO MÁXIMO ELE TOMA UM SUCO DE VEZ EM QUANDO E É NORMAL E EXTREMAMENTE SAUDÁVEL.
Já ví reportagens sobre isso no Discovery Chanel e os cientistas não conseguem entender. Os médicos ficam atônitos!

Portanto... Tá na hora de questionar o que nos ensinaram como "verdade", não é?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 06:46:18 por mlosch »
Mauro Losch
DSC-S40 - Sony HX1 e Canon T3i



GilbertoAS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #58 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 10:35:49
É isso mesmo. Cada um de nós possui características únicas. A ciência médica ocidental parte de estudos estatísticos. Algumas vezes testam 50, 100 pessoas e extrapolam o resultado para toda a Humanidade! Estudos mais completos utilizam 2.000 pessoas ou mais. Mas se levarmos em conta a variedade de países, culturas, etnias e modos de vida de 6 bilhões de indivíduos, essa amostragem é insuficiente. TUDO o que a medicina faz tem como alvo uma pequena faixa média da população. Se você estiver fora dessa média, então...

A medicina oriental tradicional parte de leis básicas universais e analisa como o paciente, pessoalmente, lida com elas naquele momento. Levamos em consideração cada pessoa individualmente e o seu momento específico no tempo. O tempo passa e nós mudamos também. Isso faz com que os resultados obtidos sejam excepcionais.

E eu sempre afirmo para meus pacientes e alunos que o terapeuta e as terapias representam 50% do processo - o resto está nas mãos deles próprios. Não existe essa história de se entregar e dizer "me cure". Parte da responsabilidade é dele mesmo - nós somos responsáveis por nós mesmos.