Autor Tópico: Diferença entre Brasil e Japão  (Lida 10312 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 07 de Dezembro de 2009, 09:58:19
O que não fica claro é o ponto da questão. O autor está dizendo que lá se fotografa melhor? Que a fotografia lá é melhor?

O Japão é um fabricante -o principal fabricante- de câmeras fotográficas, então há é nada espantoso que seu mercado interno seja bem abastecido. Pela mesma lógica que se toma bons vinhos baratos na Argentina e Chile.

No entanto a fotografia japonesa, ela mesma, não se destaca especialmente em relação a dos demais países. Não é pior, mas não é melhor. Falando sério, apesar do Japão ter uma tradição interessante em cultura visual, não vejo assim tantas fotos japonesas boas.

Enfim, é um pouco perda de tempo buscar essa correlação entre o mercado e a qualidade geral da fotografia, assim como é perda de tempo ficar sentado na beira do caminho porque não se pode ter a facilidade do mercado japonês. A melhor atitude é a atitude de fotografar com os meios que se tiver à mão e procurar fazer o melhor possível, contornando as dificuldades. E a fotografia mesma é o que importa, pois a boa fotografia não precisa de uma etiqueta dizendo de que câmera saiu.

Evidentemente, quem trabalhar em um local onde haja muita facilidade de bons equipamentos deve aproveitar isso, e é natural também que os clientes de fotografia tenham lá uma expectativa sobre o que seja um fotógrafo bem equipado diferente da que têm aqui. Mas seria uma total inversão considerar que clientes sabem julgar o que é necessário. É meramente um critério de visibilidade e posicionamento (para o cliente) e uma facilidade para o fotógrafo.

Este é mais um daqueles tópicos no qual, de forma sutil mas não tão sutil, o autor tenta dizer que está em situação melhor do que os outros, que dispõe de meios superiores, etc. Melhor seria se mostrasse boas fotografias, nem precisaria desse papo todo.

Diante do mundo há duas atitudes: pensar no que falta para poder fazer e pensar no que dá para fazer. A segunda é a única lúcida.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #31 Online: 07 de Dezembro de 2009, 10:35:55
Perfeito Ivan.

Achei o tópico meio no estilo "nós japoneses temos cameras muito foda e vcs tadinhos não têm"

 Agora o que tenho notado ultimamente que em casamentos (tenho ido bastante como convidado, todo mundo está casando..rs) que os fotografos estão muito bem equipados, sim senhor. De nikon d700 ou Canon 5d pra cima com zooms carissimos. O que tb revela uma crueldade aí. Os fotografos brasileiros não são tão bem remunerados como em outros países e tem que pagar impostos altíssimos para se atualizarem ou correr riscos nos importabandos da vida. Realmente é uma situação complicada que os fotografos brasileiros deveriam se unir para contornar.  
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2009, 10:39:31 por Bantunes »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 07 de Dezembro de 2009, 14:18:20
Perfeito Ivan.

Achei o tópico meio no estilo "nós japoneses temos cameras muito foda e vcs tadinhos não têm"

 Agora o que tenho notado ultimamente que em casamentos (tenho ido bastante como convidado, todo mundo está casando..rs) que os fotografos estão muito bem equipados, sim senhor. De nikon d700 ou Canon 5d pra cima com zooms carissimos. O que tb revela uma crueldade aí. Os fotografos brasileiros não são tão bem remunerados como em outros países e tem que pagar impostos altíssimos para se atualizarem ou correr riscos nos importabandos da vida. Realmente é uma situação complicada que os fotografos brasileiros deveriam se unir para contornar.  

Galera
Atençao!!!!
Nao misturarr capacidade de compra de equipamento com qualidade fotografica.
sao coisas diferentes.
Na America do sul, e igual em todos os paises,
nao e privilegio nosso que somos o gigante maior da america latrina!!!
Europa, Usa, Asia , Oceania, e diferente, ou seja
fora na Africa e na sulamerica, os valores sao outros.
Isto falando em poder de compra, agora vou repetir, qualidade fotografica e outro departamento.
abs.
Angelo.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #33 Online: 07 de Dezembro de 2009, 16:34:11
Sim quando eu me referi ao Brasil e ao Japão como realidades distintas, não foi pela produção fotográfica, mas pela capacidade de consumo! Acontece que daí a tendencia é se produzir melhores coisas lá quando se tem maior possibilidade... mas tudo depende mais do próprio interesse e esforço da própria pessoa na arte da fotografia do que simplesmente ter um equipo de primeira...

Pensemos da seguinte forma, eles têm uma capacidade maior de consumir fotografia no geral, em se tratando de equipamentos e propriamente produções. Bem, o campo amador deles deverá por essa facilidade de consumo ser melhor desenvolvido do que o nosso, mas isso é somente uma suposição... Não vou falar que porque eles são os detentores de todas as grandes marcas eles produzam a melhor fotografia, mas no geral eles tem uma maior facilidade de consumo, o que leva as vezes a um maior interesse pela facilidade, e um melhor desenvolvimento. Pensa-se, eu mesmo já pensei em desistir da fotografia porque não tenho dinheiro não tenho dinheiro para comprar um equipo legal. Claro que isso pode ser uma desculpa, com o que eu tenho e interesse da para fazer coisas bacanas, mas o próprio interesse ass vezes torna-se ligado ao próprio consumo, ou seja, quem consome mais, tem mais interesse e neste sentido pode fazer coisas melhores... Bem esse é uma análise que eu faço no geral, me referindo a fotografia amadora, e nada profissional...

é isso espero que entendam o meu ponto de vista, e claro ele não precisa ser aceito por ninguém, apenas compreendido!

Valeu gente!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2009, 16:35:51 por Natão »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #34 Online: 07 de Dezembro de 2009, 16:38:07
Mas, você que viveu no Japão... Afinal , é na vertical ou na horizontal ? =)


Donadelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Dezembro de 2009, 16:41:12
     Na minha opinião de amador, a melhor camera é aquela que nos estamos tirando a fotografia pois é ela que nos temos na mão no momento, e é com ela que faremos a foto, e por consequencia são os seu recursos que temos a disposição não adianta chorar por existirem equipamentos melhores mesmo que estejá do nosso lado pois se virarmos para troca-la o momento pote ter passado e aquela foto unca mais.
     Por isso ao inves de ficar comparando se o seu é maior que o meu ou vice verssa, vamos usar oque temos da melhor forma possivel, que eu tenho certesa que um otimo fotografo com um equipamento ruim da de dez a zero em qualquer pessimo fotografo com o melhor dos euqipamentos.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #36 Online: 07 de Dezembro de 2009, 16:44:09
Mas, você que viveu no Japão... Afinal , é na vertical ou na horizontal ? =)

É normal! =D


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #37 Online: 07 de Dezembro de 2009, 17:22:12
Galera
Atençao!!!!
Nao misturarr capacidade de compra de equipamento com qualidade fotografica.
sao coisas diferentes.
Na America do sul, e igual em todos os paises,
nao e privilegio nosso que somos o gigante maior da america latrina!!!
Europa, Usa, Asia , Oceania, e diferente, ou seja
fora na Africa e na sulamerica, os valores sao outros.
Isto falando em poder de compra, agora vou repetir, qualidade fotografica e outro departamento.
abs.
Angelo.

Angelo, não há uma linha sequer no meu post dizendo que compra de equipamento é igual a qualidade fotografica. Apenas comentei sobre equipamentos dos profissionais que tenho visto por aí que vai contra a tese lançada no topico. Pra mim, Angelo, uma nikon  d90 é uma excelente cÂmera (o que não quer dizer que prefira ela a uma d700)
abs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 08 de Dezembro de 2009, 12:44:36
Angelo, não há uma linha sequer no meu post dizendo que compra de equipamento é igual a qualidade fotografica. Apenas comentei sobre equipamentos dos profissionais que tenho visto por aí que vai contra a tese lançada no topico. Pra mim, Angelo, uma nikon  d90 é uma excelente cÂmera (o que não quer dizer que prefira ela a uma d700)
abs
O que eu falei foi pelo rumo geral que levou esta conversa.
Bem certo e, que eu  mesmo trabalhando com d90(custo-beneficio),
ainda gosto um pouco da d3s,  :hysterical: :hysterical:
Sempre usei equipamentos top da marca, F3, F4, F5,
ate que na era digital , como cada 5 minutos aparece um modelo novo,
observe que e inteligente avaliar o custo beneficio das ferramentas a serem usadas na profissao.
E otimo sempre usar o melhor, ate gratificante , para nos fanaticos,
amadores ou PRO!!.
Abs.
Angelo.


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #39 Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:54:13
Concordo com a ideia do Ivan.

Morei no Japao, trabalhei com  fotografia, com fotografos brasileiros, e nem por estarem no Japao que eles usavam equipamentos caros, a uma ano atras, muitos trabalhavam com D200 D300 e D700, Fuji com as mesmos recursos e padroes.

Eles investem muito em lente e nao no corpo.

A probalilidade do Japao ter melhores fotos, é por questao de recursos financeiros e consumistas por tecnologias.

Mas nao acho que tem diferencas entre as nossas fotos e as dos japoneses.

Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #40 Online: 09 de Dezembro de 2009, 00:20:13
Angelo, sou da opinião de que se uma camera tem controles de exposição,  aceita lentes intercambiaveis e tem sapata pra flash externo, ela nunca poderá ser a culpada por uma eventual foto ruim (embora respeite inúmeros fotografos que pensam diferente). Imagine só uma nikon d90. Faço a festa!

O que eu falei foi pelo rumo geral que levou esta conversa.
Bem certo e, que eu  mesmo trabalhando com d90(custo-beneficio),
ainda gosto um pouco da d3s,  :hysterical: :hysterical:
Sempre usei equipamentos top da marca, F3, F4, F5,
ate que na era digital , como cada 5 minutos aparece um modelo novo,
observe que e inteligente avaliar o custo beneficio das ferramentas a serem usadas na profissao.
E otimo sempre usar o melhor, ate gratificante , para nos fanaticos,
amadores ou PRO!!.
Abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #41 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:02:14
O que costuma dar defeito e a peça que vai detras da maquina :hysterical: :hysterical:
abs.
Angelo.


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:16:17
O que costuma dar defeito e a peça que vai detras da maquina :hysterical: :hysterical:
abs.
Angelo.
:ok: