Autor Tópico: Iluminar corretamente com poucos recursos  (Lida 2212 vezes)

wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:29:58
Pessoal, nunca fiz estúdio e estou querendo fazer uns testes práticos e gostaria da opinião dos amigos.

Fotografia de corpo inteiro em diversas posições
Equipamento:
SB800, SB600, 2 tripés, 1 rebatedor de 1m, 1 sombrinha difusora, 1 haste com garra para prender rebatedor, D300

A idéia inicial é colocar o SB800 com sombrinha em 45graus de cima pra baixo, lateralmente ao modelo.
Rebatedor do lado oposto para suavizar e SB600 para iluminar o fundo

Devo colocar os SB's em potência máxima? +3EV
Como fotometrar esse tipo de iluminação?

Já vou agradecendo a ajuda que poderem dar.
abs


rodrigophoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Loureiro
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 16:32:28
Cara, eu fotografo com flashes Canon num esquema parecido, ainda não investi num fotometro então por eqto vou na tentativa e erro mesmo eqto a modelo se arruma. Tive umas fotos erradas até pegar o jeito. Outro esquema é usar um flash como master e outro como escravo iluminando o fundo, ai a medição é via eTTL, mas ai fico obrigatoriamente com um flash na camera, a nao ser que se tenha uma dessas com eTTL wireless.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:21:37
Cara, eu fotografo com flashes Canon num esquema parecido, ainda não investi num fotometro então por eqto vou na tentativa e erro mesmo eqto a modelo se arruma. Tive umas fotos erradas até pegar o jeito. Outro esquema é usar um flash como master e outro como escravo iluminando o fundo, ai a medição é via eTTL, mas ai fico obrigatoriamente com um flash na camera, a nao ser que se tenha uma dessas com eTTL wireless.

A D300 com esses SBs faz TTL fora da câmera (wireless) e você faz as compensações nela mesmo. Meu conjunto é igualzinho a esse, uso em TTL na maioria das vezes, e compenso conforme o resultado que quero. Normalmente na segunda ou no terceiro clique já está no ponto!

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:51:37
A D300 com esses SBs faz TTL fora da câmera (wireless) e você faz as compensações nela mesmo. Meu conjunto é igualzinho a esse, uso em TTL na maioria das vezes, e compenso conforme o resultado que quero. Normalmente na segunda ou no terceiro clique já está no ponto!

abraço

É verdade Marcelo, ela comanda os SB´s sem precisar disparar o flash da cam.
Como nunca fiz esse lance da sombrinha, etc. fiquei sem saber sobre como fazer a fotometria e se preciso colocar a potência dos SB´s no máximo.
Esses difusores robam luz e mesmo com lente 2.8 não queria baixar demais a velocidade. Penso que se fosse flash de estúdio iluminaria mais e melhor. Estou certo quanto a isso?

abraço


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 21:33:53
Com certeza, flash de estúdio ilumina mais e melhor mesmo. Mas com esse esquema dá para conseguir boas fotos, se for fazer muito esse tipo de foto um fotômetro é uma super mão na roda, vai economizar muito click e hoje se consegue bons fotômetros com preço razoável.

[ ]s

Formel



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2009, 21:49:45
Com certeza, flash de estúdio ilumina mais e melhor mesmo. Mas com esse esquema dá para conseguir boas fotos, se for fazer muito esse tipo de foto um fotômetro é uma super mão na roda, vai economizar muito click e hoje se consegue bons fotômetros com preço razoável.

[ ]s

Formel



É verdade! Mas Welligton, se você não tem o fotômetro e ainda assim quer economizar cliques para ir mais na certeza eu vou aqui dar uma sugestão que não estou bem certo de ser boa, pois não testei. Ao contrário do TTL, que regula a duração do facho de luz de acordo com a leitura do fotômetro da máquina, o modo automático faz uma leitura direta (desde que o corpo do flash esteja virado em direção ao assunto) e interrompe o facho quando interpreta que a iluminação é suficiente. É o caso de testar. Farei isso na primeira oportunidade.
Bem, quanto a objetiva 2.8 para fotos de corpo inteiro... não sei o resultado que quer obter, mas lembre-se que a nitidez na face não seria a mesma nas orelhas, se a modelo der uma viradinha então...

Não curto muito as sombrinhas, pois acho sua luz muito dura. Também raramente fotografo pessoas de corpo inteiro,uso os flashes mais para pequenos stills e interiores. Mas prefiro os "pseudo hazy tabajara" que construo com cartolina, papel fotográfico e papel poliester ou vegetal.


Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2009, 21:59:17
Valeu! Marcelo e Formel
Farei experiências.
Só uma coisa.
Para fotometrar com fotômetro de mão. a gente aponta para o modelo e dispra o flash pra pegar essa leitura. O fotômetro memoriza o instante do flash pra gente ler depois? é isso?


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:23:39
Valeu! Marcelo e Formel
Farei experiências.
Só uma coisa.
Para fotometrar com fotômetro de mão. a gente aponta para o modelo e dispra o flash pra pegar essa leitura. O fotômetro memoriza o instante do flash pra gente ler depois? é isso?

Você aproxima o fotômetro da superfície que quer medir, voltado para o flash e ligado a ele pelo cabo de sincronismo. Dispara e ele vai dar a leitura de abertura x velocidade necessária de acordo com o ISO estabelecido.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2009, 23:12:41
Você aproxima o fotômetro da superfície que quer medir, voltado para o flash e ligado a ele pelo cabo de sincronismo. Dispara e ele vai dar a leitura de abertura x velocidade necessária de acordo com o ISO estabelecido.

Vaelu mais uma vez.
Obrigado


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2009, 01:15:39
Tem que ver se o fotômetro é também flashmeter, do contrário ele só faz a leitura de luz continua, acho que hoje em dia praticamente todos são, mas é bom olhar isso antes de comprar.

[ ]s

Formel