Autor Tópico: Ajuda urgente!!!  (Lida 2312 vezes)

eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 24 de Outubro de 2005, 20:18:53
Bom pessoal, to no forum a um tempo cadastrado mas não participo muito, mas agora to com um certo probleminha hehe...

Estou terminando um curso de fotografia, e amanha eu tenho uma especie de prova nesse curso. Tenho que fazer umas 36 fotos em studio.. Já fiz 75 fotos nesse mesmo exercicio. A iluminação ficou perfeita, assim como os enquadramentos. Porém eu não tenho noção quase que nenhuma é na hora de orientar a modelo. Qual roupa eu peço pra ela usar em determinadas poses etc...

Na hora que to fazendo parece que vai ficar muito bacana mas com as fotos em mão o resultado não ta sendo muito satisfatorio... acho que podemos falar que é um problema de "composição" dessas fotografias, roupas, poses etc...

queria saber se alguem tem algum tutorial ou algumas dicas sobre isso. É bem urgente.

att  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2005, 22:00:36
Isso é problema de produção, para entender isso só estudando um pouco de moda mesmo, assim vc consegue definir as poses e os looks mais adequados para uma dada produção.
Como eu sempre digo, não adianta só conhecer a técnica fotógrafica, tem que se conhecer sobre o que se fotografa ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2005, 22:06:29
O problema é bem esse mesmo!

Meu professor do curso avaliou as fotos que eu fiz e falou que tava muito bom os enquadramentos e a iluminação...

e eu nunca estudei moda nem nada...

se pudesse me ajudar dizendo algumas coisas que NUNCA se deve fazer, me ajudaria um pouco.

att


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2005, 01:10:43
quem sabe tu da uma olhada em portifolios, revistas, fotos na net...e vai associando cores, tipos de roupa...
eu faria isso... hehe
Sul Foto Clube


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2005, 01:49:15
Olha que nunca deve fazer é difícil de falar, mas o que se deve fazer é contratar um produtor especializado heehhehe, é importante notar que o fotógrafo tem que ter bom senso de delegar, o fotógrafo não pode tentar abraçar o mundo, um fotógrafo dificilmente será um bom produtor, porque fotógrafos e produtores prestam atencão em coisas diferentes durante a foto, o fotógrafo não pode ficar se preocupando se uma etiqueta está aparecendo, se uma roupa está amassada, etc, se ele ver ele deve parar a execução da foto e pedir que o produtor arrume, mas isso não é tarefa para preocupar o fotógrafo, além disso vertir o modelo tbm é uma função do produtor, o fotógrafo deve se preocupar com looks que estraguem a sua produção, então deve prestar atenção a contrastes, a cores usadas na composição, porém a função do produtor é avaliar se estas roupas respeitam tendência (sempre lembrando que é importante o fotógrafo saber tendências tbm porque senão qualquer produtor meia boca passa a perna nele, bom senso e o mínimo de conhecimento é fundamental), além de saber como uma roupa está em termos de ajustes, etc, ou seja, estude moda mas lembre-se que isso não é função do fotógrafo e o fotógrafo (por melhor que seja) não tem condições de acompanhar uma bateria de fotos inteira fazendo inclusive as vezes de produtor, sem que as fotos tenham erros e falhas, é humanamente impossível controlar todas as variáveis sozinho, é importante delegar e saber confiar em sua equipe também. Time é fundamental :)

Minha sugestão é que começe estudando moda, tem bastante coisa na net e vc tbm pode comprar a boa e velha vogue, vai te dar a noção que vc precisa para escolher um bom produtor e um bom cabeleireiro e maquiador :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2005, 02:14:41
Agora eu entendo pq nas livrarias que eu frequento os livros de moda estao sempre perto (na maioria das vezes na mesma prateleira e outras vezes misturados) dos de fotografia.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2005, 02:21:51
Na verdade isso não vale só para moda, se vc quer fotografar bem alguma coisa vc tem que entender sobre essa coisa, por isso que eu digo que um fotógrafo não deve querer fotografar o mundo, se vc vai fotografar casamentos, aprenda sobre isso, estude o cerimonial, a história por trás do cerimonial, pesquise, esteja sempre aprendendo e faça isso bem feito, se vai fotografar formaturas, estude os costumes de cada curso, a história dos cursos, entenda como o cerimonial evoluiu e porque evoluiu daquela forma, se vai fotografar pássaros, conheça seus hábitos, conheça onde vivem, como encontrar, o que os atrai, o que os repele, como se comportam ao acasalar, ao comer, se vai fotografar moda entenda de tendências, entenda de cores, entenda de moda, se vai fotografar futebol entenda de futebol, saiba como se desenvolvem as jogadas, quais as regras, quais as estratégias mais usadas pelos treinadores, ou seja, estude além da técnica fotográfica, estude o que vc pretende fotografar, se vc não pretende entender de maquiagem e acabamento de roupa nem tente moda, se vc pretende não entender sobre o comportamento das aves do clima subtropical desista de aves e por ai vai.
Entender sobre o que se vai fotografar é fundamental para se fotografar BEM, escolha uma área e se dedique a estudá-la. :)
« Última modificação: 25 de Outubro de 2005, 02:22:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2005, 15:53:26
Bom pessoal...

Hj fiz as fotos... depois posto alguns resultados... acho que ficou abcana. As modelos me ajudaram muito. vcs tbm ajudaram.

quando eu redmensionar as fotos e achar um lugar pra hospedar eu posto elas aqui pra vcs darem opnião de vocês..

vlw  


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2005, 15:58:40
Hospede as fotos em:
http://www.imageshack.us/

:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


charlesdias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2005, 18:07:59
Isso no fundo não é responsabilidade do fotógrafo, mas do produtor/stylist, que deve seguir o briefing das fotos a serem feitas.

 Se o tema é livre, rola vc comprar uma Vogue ou Marie Claire e se basear em algum editorial de moda que tiver haver como  que vc estiver fazendo.
T+

  Charles Dias

***************************************************
Veja a NOVA EDIÇÃO do www.loucoporfotografia.net, revista online de fotografia.


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2005, 13:28:59

Comforme prometido, vou postar algumas das fotos.
Podem falar o que acharam das fotos, podem meter o pau mesmo, to aqui pra aprender e esse foi meu primeiro trabalho.





essa acho que não ficou muito legal, acho que se eu percebe-se o detalhe da blusa com a calça (a barriguinha aparecendo.. hehe) ia ficar um pouco melhor









Espero qeu vcs possam dar uns toques sobre essas fotos...
qualquer coisa eu posto mais...

Att
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2005, 13:40:42
As fotos ficaram escuras e você pecou na escolha do contraste, o fundo que vc usou não promoveu destaque nas roupas, na verdade acabou escondendo elas. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


eugenio brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2005, 13:56:21
Opa...
Vlw pela opnião leo.
É errando que se aprende né? hehe

Achoq eu entendi quando vc disse que o fundo naum promoveu destaque das roupas. Se eu tivesse usado um fundo mais claro pelo fato das roupas serem escuras ficaria melhor, certo?
eu tinha a disposição esse fundo das fotos, um fundo cinza e um fundo verde esquisito...

como não foi nada profissional, chamei umas amigas mesmo pra fazer as fotos, e realmente naum pensei em orientar sobre as roupas de acordo com os fundos que eu poderia usar.

o fundo azul era esse:


e o fundo cinza eu soh fiz algumas sépias da propria máquina (alias, é melhor usar o sepia da maquina ou de algum programa?):


tao ai mais essas duas fotos...

se pudessem dar umas dicas de como essas fotos poderiam ter ficado melhor, tipo com essa roupa tal fundo combinaria etc...

att


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2005, 15:58:46
Não sou o mais indicado, mas vou dar minha opinião. Gostei das fotos, mas mudaria alguns detalhes.
No primeiro lote de fotos concordo com o Leo. E acho tbm que as fotos ficaram com o WB levemente puxado para o azul. Vc fez o WB como ? preset ou customizado ?
Na foto com o fundo verde eu gostei, mas eu saturaria um pouco mais a foto, para realçar o tom da pele. Aliás, sua amiga tem telefone ? kkkkkk
Brincadeiras à parte, na última foto, quando a modelo sentou ela "amassou" o pano de fundo, formando uma bolha que me desagrada um pouco. Quanto a fazer sépia pela câmera ou pelo PS, vai depender de gosto. Eu prefiro sempre trabalhar com PS, mas em alguns casos dá bem mais trabalho do que simplesmente apertar um botão, já que o processamento da câmera é otimizado.
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2005, 16:14:15
É que esse fundo é bem feinho, mas ele já valorizou mais.
:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.