Autor Tópico: Revendo a Macro-Fotografia  (Lida 8709 vezes)

RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:10:12
OLá Ruy.
Concordo com seu ponto de vista. Usar o desfoque sem propósito virou moda. Acho que o desfoque deveria acrescentar algo à foto, por exemplo, realçar os contornos de uma ave contra um fundo do mesmo tom...
Muitas vezes tenho que usar aberturas grandes devido às necessidades das teleobjetivas, mas creio que se fosse menos avesso ao tripé ou monopé poderia usar aberturas menores, ganhando em nitidez e profundidade.
Abraço

Com certeza a meu ver eles estão errados mas...respeito suas opções. Com tanta liberdade de se clicar como se quer, com ou sem PC os cursos de fotografia devem acabar em breve. Os foruns vão substituir os cursos onde tudo pode mas... muitas vezes vem alguém a te dizer que é errado usar flash ou tripé. E a dita liberdade? Não pode tudo? Não temos compromissos com o certo ou errado pois na arte qualquer forma de expressão é válida. Em certas horas sim em outras não não é meu caro?

Bom fim de ano para você. Muita cerva e vinho.
Abraços
Ruy
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #16 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:16:24
Com certeza a meu ver eles estão errados mas...respeito suas opções. Com tanta liberdade de se clicar como se quer, com ou sem PC os cursos de fotografia devem acabar em breve. Os foruns vão substituir os cursos onde tudo pode mas... muitas vezes vem alguém a te dizer que é errado usar flash ou tripé. E a dita liberdade? Não pode tudo? Não temos compromissos com o certo ou errado pois na arte qualquer forma de expressão é válida. Em certas horas sim em outras não não é meu caro?

Bom fim de ano para você. Muita cerva e vinho.
Abraços
Ruy


Ruy, não acho que os fóruns substituirão algum curso de fotografia. Sobre a questão da liberdade, eu apoio, porém é necessário considerar que para que essa liberdade seja exercida, e o fotógrafo possa "clicar como quer", é antes necessário que ele conheça os básicos da fotografia certo? Com certeza, hoje cada vez mais as pessoas clicam como querem mesmo, mas os que realmente levam isso mais a sério são os que fazem os cursos para aprender o básico e depois exercem sua liberdade em cima dos conhecimentos prévios, como muitos fotógrafos (ótimos, diga-se de passagem) que tem por aqui no fórum...

Abraço, boas festas e boas cervejas!  :ok: :ok: :D

Alberto

"Film is not dead, it just smells funny."



RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #17 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:51:19
Ruy, não acho que os fóruns substituirão algum curso de fotografia. Sobre a questão da liberdade, eu apoio, porém é necessário considerar que para que essa liberdade seja exercida, e o fotógrafo possa "clicar como quer", é antes necessário que ele conheça os básicos da fotografia certo? Com certeza, hoje cada vez mais as pessoas clicam como querem mesmo, mas os que realmente levam isso mais a sério são os que fazem os cursos para aprender o básico e depois exercem sua liberdade em cima dos conhecimentos prévios, como muitos fotógrafos (ótimos, diga-se de passagem) que tem por aqui no fórum...

Abraço, boas festas e boas cervejas!  :ok: :ok: :D

Alberto 

Concordo plenamente.

Para quebrar as regras é preciso primeiro as conhecer, aceitar como regras e dominar sua técnica para aí então parar para pensar se as quebrando poderia ter um efeito melhor.

A minha visão , a meu ver, é a do fotógrafo de natureza clássico. Uso tele para desfocar o fundo e ressaltar a imagem de um animal mas tento fazer com que ele fique todo em foco. Uso GA para que toda a imagem de um determinado local fotografado fique em foco e possa mostrar todas as suas belezas. Não vou a uma cachoeira fazer ela ficar desfocada e no foco uma arvorezinha vagabunda lá no fundo e achar que estou fazendo arte.
Pretendo usar a macro para ampliar o tamanho das imagens de pequenos animais mas nunca desfocar parte de seu corpo e esconder suas características anatômicas pois para mim isto é importante.

Ao ensinar alguém a fotografar natureza ensino as regras e mostro o porque devem aprender a domina-las mas no final do curso abro os olhos de quem estiver atento que pode haver uma busca pelo seu estilo e caso queiram romper com algumas regras a tentativa é válida e pode nos mostrar o fotógrafo que existe em nós.

Gde abraço
Ruy Salaverry

Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 15 de Dezembro de 2009, 17:57:22

Lá nos cursos que ministra na Receita Federal a seus colegas você dá a liberdade deles irem pelas próprias cabeças ou lhes dá normas do que deve ser feito e do que não deve?


Quem me dera fosse na Receita Federal, Ruy, pois lá se paga muito bem.

Os cursos que dou são sobre fiscalização, mas contratado por institutos particulares que assessoram prefeituras de municípios diversos. Meu vínculo funcional permanente é na Fazenda Municipal do Rio de Janeiro, não na Receita Federal. Não dou cursos para colegas meus, que são meus pares e iguais, e sim para fiscais de outros municípios.

Fique tranquilo, pois não pretendo mais interferir em tópico algum seu. Já cansei, e já não acredito que nada mudará. Só insistimos quando temos esperança.


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #19 Online: 15 de Dezembro de 2009, 18:19:20
Olha Ivan,
eu te agradeço imensamente tudo que fez de boa vontade mas a coisa começo a passar do limite tolerável. Espero mesmo poder sobreviver sem os seus conselhos.
A meu ver só há uma maneira de se dizer que se acha uma técnica equivocada e foi a maneira que usei. Em todas as horas que não concordaram com a minha falaram com todas as letras e eu tive que engolir. O que acho é o que já foi dito.
Então fique assistindo e vai ver que sobreviverei sem a sua interferência.
se algum fotógrafo se sentir milindrado por minhas palavras só posso dizer que discordo da técnica dele e não teria como falar de outra forma. Fui contra a técnica e não contra a pessoa. Se estas pessoas reverem suas técnicas e acharem que não há nada a mudar pelo menos ficop satisfeito de as ter feito pensar.
Se você quiser no futuro debater minhas idéias e não minha pessoa eu só posso agradecer. Não espero que concordem com minha maneira de pensar mas críticas a minha pessoa não vou tolerar.

Abraço e boas festas para você e sua família.
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:04:48
Então fique assistindo e vai ver que sobreviverei sem a sua interferência.

Tenho certeza disso.

Abração


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:07:07
Estou aqui me perguntando se esse desentendimento é mesmo necessário e se eu preciso intervir no tópico? Bem, se for pra falar de macrofotografia, melhor eu ficar no tópico da Dilma porque nem sei usar o anel BR-2A como disse ao Ivan dia desses, se for pra moderar prefiro deixar vocês mesmo se acertarem, até porque detesto moderar pessoas responsáveis e respeitáveis, por isso raramente me meto na conversa de gente grande e também por isso, mas não só por isso, sinto-me inapta para o cargo (meu pedido de demissão continua em aberto kkkk).

Bem, mas tenho certeza que vocês vão se acertar, afinal em idéias vocês sempre discordaram um do outro, desde composição até comportamento, mas sempre manteram os embates no nível saudável.

Ivan, Ruy não gosta de receber conselhos em público, eu mesma peço desculpas por já ter feito isso (lembra o caso da moça enamorada do e-mail?) e Ruy, Ivan parece ter boa vontade com você, acima das divergências.

Bem, espero contribuir para as pazes e, por favor, não se voltem contra mim. kkkkkkkk

Feliz natal aos dois e respectivas famílias.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 19:09:24 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:19:09
Por mim você não precisará intervir, pois não mais postarei aqui nete tópico.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2009, 19:19:27 por Ivan de Almeida »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:24:36


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #24 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:51:51
"Film is not dead, it just smells funny."



RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2009, 00:33:01
Estou aqui me perguntando se esse desentendimento é mesmo necessário e se eu preciso intervir no tópico? Bem, se for pra falar de macrofotografia, melhor eu ficar no tópico da Dilma porque nem sei usar o anel BR-2A como disse ao Ivan dia desses, se for pra moderar prefiro deixar vocês mesmo se acertarem, até porque detesto moderar pessoas responsáveis e respeitáveis, por isso raramente me meto na conversa de gente grande e também por isso, mas não só por isso, sinto-me inapta para o cargo (meu pedido de demissão continua em aberto kkkk).

Bem, mas tenho certeza que vocês vão se acertar, afinal em idéias vocês sempre discordaram um do outro, desde composição até comportamento, mas sempre manteram os embates no nível saudável.

Ivan, Ruy não gosta de receber conselhos em público, eu mesma peço desculpas por já ter feito isso (lembra o caso da moça enamorada do e-mail?) e Ruy, Ivan parece ter boa vontade com você, acima das divergências.

Bem, espero contribuir para as pazes e, por favor, não se voltem contra mim. kkkkkkkk

Feliz natal aos dois e respectivas famílias.
Olha Kika,
fique tranquila que sempre estarei disposto a discutir idéias mas prefiro não entrar em questionamentos sobre pessoas do forum. No dia que as achar intoleráveis fico por longe e nem lhes dirijo uma palavra.
Não é bem o fato de não gostar de receber conselhos pois sei que eles são dados, pelo menos pelo Ivan, com a melhor das boas intensões, mas eu acho que não é a forma com que quero levar os relacionamentos no forum. Se a nossa amizade resistir a mais este desentendimento a gente toca para frente. Sempre tive o Ivan na mais alta estima. Gosto muito de ouvir o que ele fala e ver o que faz em fotografia, mas nos últimos tempos parecia até que ele era meu tutor. Tarefa ingrata esta não é meu caro Ivan? rsrsrs Então se ele me der espaço para viver minha vida e ser eu mesmo a recíproca será verdadeira. :ok:

 No dia que os moderadores acharem que me excedi que me punam, mas eu estou apostando que não vou dar este motivo a eles.
Discordar de uma técnica a meu ver não é desrespeitoso e tenho este direito. Ir contra uma técnica a meu ver pode ser o caminho certo para repensá-la e chegarmos a uma conclusão. Não quero impor nem ser o "vencedor" da discussão. Respeito opiniões em contrário mesmo discordando delas. Quem expõe seu trabalho em público corre o risco de ser criticado positiva ou negativamente e isto foi o que fiz. Nada pessoal nem indiretamente.
Eu nunca fiz macro e agora pretendo começar a fazer e não acho nada errado estar sendo influenciado pela técnica de alguém a quem admiro como bom fotógrafo que é.
Embora eu tenha a liberdade de poder colocar no foco a folhinha na frente da lagarta, como o buque no foco e toda ela desfocada e achar que isto é arte, não é o que acho correto e não é o que pretendo fazer. Quem quiser que use esta liberdade que temos e faça como melhor entender.

Abraços.
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #26 Online: 16 de Dezembro de 2009, 00:47:50
Eu nunca fiz macro e agora pretendo começar a fazer e não acho nada errado estar sendo influenciado pela técnica de alguém a quem admiro como bom fotógrafo que é.
Embora eu tenha a liberdade de poder colocar no foco a folhinha na frente da lagarta, como o buque no foco e toda ela desfocada e achar que isto é arte, não é o que acho correto e não é o que pretendo fazer. Quem quiser que use esta liberdade que temos e faça como melhor entender.

Abraços.

Agora matou Ruy, perfeito!  :ok: :ok:
"Film is not dead, it just smells funny."



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 16 de Dezembro de 2009, 02:05:46
Lamentável essa pendenga... tsc... tsc...

Se postou algo, espera-se que os outros possam comentar desde que mantido o alto nível.

Tanto o Ruy quanto o Ivan tem seus pontos de vista e eu os respeito, apesar de não necessariamente concordar com um ou outro.

As vezes é bom tocar na ferida... Tem muito dito fotógrafo que simplesmente "se acha" nesse mundo. (Note que estou comentando em linhas gerais, não tem nada a ver com os dois!)





« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 02:09:35 por afshalders »


RuySalaverry

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Meu Multiply
Resposta #28 Online: 16 de Dezembro de 2009, 09:45:58
Se puderem incrementar a discussão SOBRE MACRO, eu agradeceria. Trazer aqui fotos de grandes fotógrafos que fazem macro sem a vergonha de se deixar influenciar por suas técnicas.
Caso descubram um "protestante" nato da técnica fotografia que vá contra todos os dogmas fotográficos e mostre um bom trabalho também seria interessante ver, embora dissidentes das regras é o que mais tem por aí. Gostaria de ver algo sólido neste sentido e não apenas alguém tentando ser "original" fazendo o diferente.

Em breve farei algumas e trarei para cá.

Abraços
Ruy Salaverry
Rio de Janeiro-RJ


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Dezembro de 2009, 10:27:50
Ruy,

Em se tratando de Macrofotografia de Natureza eu gosto de admirar fotos feitas por fotógrafos que usam um meio termo. Nem oito, nem oitenta. Ou seja, gosto de fotógrafos que sabem usar o DOF com medida. Usar o DOF com medida seria usá-lo para favorecer a leitura da foto, destacar uma área de interesse, passar a idéia de profundidade e etc. Tudo feito com critérios.

Acho que tudo depende da finalidade também. Para fotografia documental, talvez seja interessante todo o corpo do animal nítido, por exemplo. De outra forma, acho que o DOF pode ser bem explorado.

Eu também "desconfio" de algumas macros que vejo com DOF muito curto. Algumas são bem confusas. A impressão que tenho quando vejo fotos assim é que o fotógrafo simplesmente usou uma grande abertura  e clicou sem ponderar as consequências. Porém há muitas fotos bacanas de macrofotografias onde o DOF é explorado de maneira inteligente.

Abs.


« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 10:33:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!