Autor Tópico: Auxílio em Baixa Luminosidade com a S5000  (Lida 1428 vezes)

thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Online: 14 de Dezembro de 2009, 18:54:28
Pessoal,

A mais ou menos 2 meses que estou brincando com uma Fujifilm S5000. Sei que ela não é nenhuma DSLR e tal, mas gostaria de uma opinião de todos, estou abrindo outro tópico para pedir a opinião de vocês com relação a esse tópico abaixo:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2270.0

Eu ressucitei esse tópico a um tempo, mas ainda não tive nenhum comentário, será que alguém pode me ajudar ?? Gostaria mesmo de saber a opinião de vocês.

Obrigado...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2009, 21:09:53
Thiago;

Não vi sua pergunta no outro tópico.

A s5000 é uma câmera para ser usada basicamente em ISO 200, seu ISO base. É possível usá-la em ISO 400, mas já mostrará algum ruído.

Em compensação... em compensação é uma câmera leve e extremamente ergonômica, e isso significa que você pode praticar velocidades menores que numa câmera equivalente, desde que não faça gestos bruscos com o dedo na hora de apertar o botão. Isso é maio óbvio, se você sabe, me desculpe dizer de novo, mas aperta-se o botão quase sem parecer para quem vê de fora que se está fazendo. Aperta-se pela metade, deixa focar e então com um movimento firme mas sem mexer muito completa-se o disparo. E não solta o botão logo, para não criar um contra-movimento.

Fazendo isso, velocidades como 1/30 são bem fáceis, 1/20 idem,e até menos (eu disparava direito em 1/15, 1/10).

Sempre, digo sempre, usa-se a s5000 em 6mpx. E sempre se converte em 6mpx, mesmo que depois se reduza a foto. É obrigatório devido à particularidade do sensor.

O truque para se ter menos ruído é sobrexpor a foto, isto é, expor um pouquinho a mais e depois baixar a exposição na conversão do RAW.


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:43:15
Pô Ivan, muito obrigado !!! Você não tem idéia do quanto importante são essas informações que você passa !!! Vou fazer isso, sobrexpor um pouco a foto e tirar sempre em 6 mpx, porque eu estava tirando em 1 mpx.

Depois vou postar como ficaram as fotos !!!

Valeu...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:46:17
Pô Ivan, muito obrigado !!! Você não tem idéia do quanto importante são essas informações que você passa !!! Vou fazer isso, sobrexpor um pouco a foto e tirar sempre em 6 mpx, porque eu estava tirando em 1 mpx.

Depois vou postar como ficaram as fotos !!!

Valeu...


Lembre-se... sobrexpor EM RAW. Em JPEG, estraga.


thiago.cecilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Thiago
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2009, 19:51:09
Sim claro, sempre em RAW, comprei essa câmera justamente para poder bater fotos em RAW e ainda mais depois que li seus textos no seu Blog, aí que só fotografo em RAW mesmo. hehehehehe

Valeu...