Autor Tópico: AJUDA NIKOMAT ELW  (Lida 2170 vezes)

Fpeixoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 09 de Dezembro de 2009, 20:29:18
Meu pai faleceu e deixou uma Nikomat ELW com inúmeros acessórios. Acho que existe um filme dentro da câmera e queria muito recuperá-lo. Além disto, queria ir a um local em São Paulo onde se negociasse este tipo de equipamento. Não quero colocar anúncio em site porque não sei o que são os acessórios. Alguém tem alguma dica de um lugar onde eu possa recuperar o filme e vender a máquina?


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2009, 09:31:41
Pra recuperar o filme, se você tem dúvida de como tirá-lo da câmera você pode ir até uma boa loja de fotografia e pedir ajuda para isso. Digo boa porque se você for em qualquer uma pode ter lá um curioso que nunca viu câmera de filme e abrí-la sem rebobinar o filme, e nessa você pode perder todas as fotos que estão lá.

É uma tarefa bem simples (você mesmo pode fazer, verifique quantas fotos foram feitas ou se a câmera está funcionando, puxe a alavanca de avanço do filme e veja se ela se move (fica no topo do lado direito da câmera) caso ela se mova você pode ainda fazer as fotos que faltam. Caso ela esteja dura significa que o filme terminou ou que ela está travada. No caso do filme ter terminado, deve haver um pino embaixo da câmera que libera o filme para ser rebobinado. Depois de apertar esse pino no lado esquerdo da câmera (em cima dela) tem uma alavanca para rebobinar o filme, em geral você tem que levantar essa alavanca e depois girá-la no sentido que é mostrado na seta gravada nessa alavanca. Quando o filme chegar ao fim e estiver inteiro rebobinado você perceberá que essa alavanca gira mais solta, na dúvida pode girar um pouco mais. Após isso a câmera pode ser aberta para você retirar o filme.)

Em caso de dúvida, levê-a numa boa loja que eles fazem isso pra você.

Para saber preço dessas câmeras em lojas, acho que nas ruas Conselheiro Crispiniano e Sete de Abril tem lojas de equipamentos usados onde você pode fazer essa consulta.

Caso queira, poste fotos dos equipamentos que o pessoal te ajuda também.

Aqui tem um link para mais informações dessa câmera:
http://www.mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/nikkormat/elseries/elw/index.htm

Jack
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 09:33:46 por jackvidal »
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


Fpeixoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2009, 19:42:36
Acho que vou mandar fazer uma revisão e tentar aprender a mexer. Eu li algumas coisas aqui neste site e dizem que a resolução destas máquinas é bem melhor. Quem  sabe.... Não custa nada tentar.