Autor Tópico: Entrando no Mercado da fotografia.  (Lida 11421 vezes)

leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2009, 21:54:51
Coloquei um anúncio com a possibilidade do quarto fotógrafo (3+1) ser café-com-leite (CCL) em casamentos.
Evento no entorno do DF.
MAS este CCL tem que ter um portfólio de outros tipos de eventos.


Hehehehe....   boa, Daniel...  agora batizou até com sigla o "Fotógrafo CCL"..   Tem o "Freela" e agora o "CCL"  :-)

Bem colocado, Felipe e dondon.  O CCL não pode atrapalhar o andamento dos demais.  Deve ter uma regra para ele ficar fora da "rota" ou do "raio de ação" ou sei lá como os fotógrafos chamam isso.   Seria até bom os amigos darem uma idéia de como seria um esquema, por exemplo:  "Enquanto eu estiver fotografando a entrada dos convidados, você pode fotografar mesas, crianças, etc do outro lado do salão .." etc.

E o resultado do "exercício" do CCL seria apenas um material extra, jamais pode-se contar como produção.

Pollo, desculpa se desvirtuei seu tópico, mas acho que tinha a ver com formas de se entrar no mercado.

Abraços!

Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


Pollo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • click!
Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2009, 22:02:06

Hehehehe....   boa, Daniel...  agora batizou até com sigla o "Fotógrafo CCL"..   Tem o "Freela" e agora o "CCL"  :-)

Bem colocado, Felipe e dondon.  O CCL não pode atrapalhar o andamento dos demais.  Deve ter uma regra para ele ficar fora da "rota" ou do "raio de ação" ou sei lá como os fotógrafos chamam isso.   Seria até bom os amigos darem uma idéia de como seria um esquema, por exemplo:  "Enquanto eu estiver fotografando a entrada dos convidados, você pode fotografar mesas, crianças, etc do outro lado do salão .." etc.

E o resultado do "exercício" do CCL seria apenas um material extra, jamais pode-se contar como produção.

Pollo, desculpa se desvirtuei seu tópico, mas acho que tinha a ver com formas de se entrar no mercado.

Abraços!



hehee
você nao desvirtuou nao. Pelo contrario, deu continuidade.
Legal mesmo as idéias.
Bom, acho muito legal as fotos de pessoas, eventos, casamentos.
To a procura de alguem ai para ver se consigo uma experiencia.
vlwww


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2009, 22:19:31
Parece que pessoas aqui no DF com experiência não querem ganhar como freela.
Não recebi mensagens nem de CCL, quanto mais Freelances.


felipearodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #18 Online: 23 de Dezembro de 2009, 08:18:07
Parece que pessoas aqui no DF com experiência não querem ganhar como freela.
Não recebi mensagens nem de CCL, quanto mais Freelances.

Se fosse em Sampa eu aceitaria!
[]´s


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #19 Online: 23 de Dezembro de 2009, 09:29:20
Sendo mais direto: Não. EU não aceitaria um café com leite.
Estou prestes a precisar de um segundo, terceiro e quarto fotógrafos para um casamento comunitário, e NÃO contrataria quem não tem um portfólio razoável.

Desculpe se frustrei, mas em casamento NÃO. Em festas ou outros eventos menores quem sabe, como segundo/terceiro fotógrafo mas sem remuneração. No máximo, quando a pessoa tem alguma experiência eu ofereceria uma ajuda de custo (metade do valor que pagaria para um freelance).

O mercado não é bonzinho. Seus amigos podem ser.

Procure neste caso pessoas que já trabalham com foto e vídeo para ver se consegue um bico.

É, eu sou um dos que sempre recomenda aos novatos o caminho do "estágio não remunerado", acho o melhor mesmo. Mas algo que tem que se dar atenção é ao fato de que o cara tem que ter conhecimento, um mínimo que seja, pois em algum momento no evento, alguém, seja o contratante ou um convidado, vai puxá-lo para fazer uma determinada foto, a qual será depois esperada dentre as demais.

Ou seja, ele pode estar aprendendo, mas o Cafécomleite tem que saber fazer o Feijãocomarroz!

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Dezembro de 2009, 10:09:17
É, eu sou um dos que sempre recomenda aos novatos o caminho do "estágio não remunerado", acho o melhor mesmo. Mas algo que tem que se dar atenção é ao fato de que o cara tem que ter conhecimento, um mínimo que seja, pois em algum momento no evento, alguém, seja o contratante ou um convidado, vai puxá-lo para fazer uma determinada foto, a qual será depois esperada dentre as demais.

Ou seja, ele pode estar aprendendo, mas o Cafécomleite tem que saber fazer o Feijãocomarroz!

Abraços

Concordo perfeitamente com o feijão com arroz, mas ter um Portfólio, como disseram, acho um exagero. Senão, entra num ciclo que não tem fim... o cara precisa de um Portfólio pra começar, mas precisa começar pra ter um Portfólio... e ai, como fica? E quem vai querer ser CCL com um Portfólio que impressione o primeiro fotógrafo?

E se o cara produz boas fotos ele tem que ser remunerado sim.

Considero mais importante outros atributos num CCL: Comprometimento, responsabilidade, ser discreto, motivação, interesse, bom humor,...


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #21 Online: 23 de Dezembro de 2009, 11:42:48
Marcelo e Leandro, concordo com vocês.   Acho que neste caso cabe primeiro você conhecer um pouco o CCL.   Obviamente não estou falando de você chegar pra um fotógrafo que nem conhece e dizer "ô, bora batê foto?"  :-)

Tem que ter um conhecimento básico sim, ter estudado, praticado por conta própria.  "Ah, você quer ir como CCL?  Me fala da sua experiência (mesmo que pouca), o que já aprendeu sobre fotografia, mostre algumas fotos, como você fez para tirar essa ou aquela foto" ou algo do gênero e também analisar os atributos citados pelo Leandro.



Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #22 Online: 23 de Dezembro de 2009, 11:56:33
CCL em casamentos não necessariamente tem experiência em casamentos.
Às vezes ele tem vários aniversários/festinhas/eventos/afins no currículo mas não consegue entrar no mercado de casamentos por nunca ter feito um.

É minha opinião. Valeria a pena fazer quase de graça, para você poder mostrar depois: "ó... Eu cobri este casamento e aqui estão as fotos".

Eu teria aceitado numa situação como essa.



Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2009, 12:46:12
Afinal, pra que se contrata um CCL num casamento?
1) É pra ter fotos que você não pode tirar, pois não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo?
Pra isso existem o segundo, terceiro e se quiser, o quarto fotógrafos. Podem ou não possuir Portfólio, mas possuem preço e, no mínimo, arroz com feijão.

2) É pra "vender um peixe" pro cliente dizendo que você tem uma "equipe"?
Idem.

3) É pra pagar pouco?
Ai você corre o risco que o Marcelo Favero citou: vai puxá-lo para fazer uma determinada foto, a qual será depois esperada dentre as demais.

4) É pra disseminar conhecimento?
Ótimo, não precisa mesmo pagar, pois o CCL já está ganhando a oportunidade e experiência, mas dificilmente irá usar alguma das suas fotos.

5) É pra formar um novo fotógrafo?
Idem.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #24 Online: 23 de Dezembro de 2009, 14:04:21
Afinal, pra que se contrata um CCL num casamento?
1) É pra ter fotos que você não pode tirar, pois não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo?
Pra isso existem o segundo, terceiro e se quiser, o quarto fotógrafos. Podem ou não possuir Portfólio, mas possuem preço e, no mínimo, arroz com feijão.

2) É pra "vender um peixe" pro cliente dizendo que você tem uma "equipe"?
Idem.

3) É pra pagar pouco?
Ai você corre o risco que o Marcelo Favero citou: vai puxá-lo para fazer uma determinada foto, a qual será depois esperada dentre as demais.

4) É pra disseminar conhecimento?
Ótimo, não precisa mesmo pagar, pois o CCL já está ganhando a oportunidade e experiência, mas dificilmente irá usar alguma das suas fotos.

5) É pra formar um novo fotógrafo?
Idem.

É um pouco de tudo (menos o item 3, porque ficar pensando em economia em detrimento de qualidade, é um bom caminho para o buraco). Mas acho que duas coisas são mais importantes que isso:

A) Dar oportunidade, pois é assim que a maioria começa e querer fechar mercado para novatos é mesquinharia burra;

B) Ter mais um nome na sua agenda, que aprendeu alguma coisa contigo e por isso vai ser alguém trabalhando segundo o seu método e seguindo sua linguagem fotográfica. Um fotógrafo experiente acrescenta, mas um discípulo ajuda a manter sua assinatura no trabalho. É bom ter o telefone dos dois.

Abraços a todos!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #25 Online: 23 de Dezembro de 2009, 14:41:35
Concordo com todos (exceto com item 3).
Estou formando uma rede de relacionamento.
Tão complicado quanto fotografar é fechar negócios.
Poucos fotógrafos sabem fechar, e excelentes profissionais não sabem. Quando sabem tornam-se os mais conhecidos.
Estou com candidatos que postaram mensagens depois das 21h de ontem, e uma das principais idéias são: 1 estar em 4 lugares ao mesmo tempo, mesmo que não seja só eu. 2 Dar oportunidades de bons profissionais para entrarem no mercado, 3 ensinando meus métodos, 4 disseminando conhecimentos e 5 dando oportunidade do camarada que tem vontade e fotografa legal ter um portfolio.

Sim. Estou sendo bonzinho, mas assim como na minha primeira mensagem deste tópico, é uma pessoa conhecida, um amigo. Provavelmente não seria bonzinho com um desconhecido e exigiria mais do portfolio desse desconhecido do que deste amigo.

Abs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 01 de Janeiro de 2010, 17:06:18
Caro Pollo.
Depois de ter lido todas as colocaçoes do post,
algumas com fundamento,
a grande maioria muito simpaticas.
Vou te dar uma opiniao simples de um profissional da area de eventos.

1)Procura uma produtora, ou algum estudio fotografico de eventos,
e se ofereça como assistente ou 3 fotografo.
Em eventos de 2 fotografos, nao incomoda levar mais um,
para avaliar,e para dar oportunidade a quem começa.
Meu primeiro casamento foi assim, eu era o 3.
Cansei de fazer eventos grandes como 1, levando fotografos 2 e 3,
que nao tinham nem ideia do que era,
mas o dono da produtora vendia,"equipe","flashes pra tudo lado".

2) Frila, nao e alguem que sabe "bater" fotos, ou "tirar" fotos , e faz um "bico".
Freelancer, e um profissional que realiza uma prestaçao de serviço.

3)CCL,cafe com leite, e "aprendiz", alguem que voce leva para dar oportunidade,
para aprender.

4)foto nao se bate(ovo se bate para fazer maionesse)
foto nao se tira(se tira o sapato quando doi o pe) :hysterical:
FOTOGRAFIA SE FAZ!!

5)Em resumo,começa pelo inicio, como se faz em toda atividade profissional, le , estuda, ve sites de fotografos de casamento
se nao puder ser fotografo 3 ou ser assistente, para aprender a andar dentro de um evento, ver como fazem os pro.
ate e bom fazer estagios dentro de uma produtora, sem fazer fotos, mas observando o movimento, observando fotos,montagems, provinhas,etc.
Bom aprendizado, nao desista.
Lembre que a fotografia de eventos e uma especialidade dentro da area.
Grande abraço
Angelo
FELIZ 2010.


 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 01 de Janeiro de 2010, 17:07:56
É um pouco de tudo (menos o item 3, porque ficar pensando em economia em detrimento de qualidade, é um bom caminho para o buraco). Mas acho que duas coisas são mais importantes que isso:

A) Dar oportunidade, pois é assim que a maioria começa e querer fechar mercado para novatos é mesquinharia burra;

B) Ter mais um nome na sua agenda, que aprendeu alguma coisa contigo e por isso vai ser alguém trabalhando segundo o seu método e seguindo sua linguagem fotográfica. Um fotógrafo experiente acrescenta, mas um discípulo ajuda a manter sua assinatura no trabalho. É bom ter o telefone dos dois.

Abraços a todos!
Otima colocaçao Marcelo
abs.
Angelo.


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #28 Online: 01 de Janeiro de 2010, 18:35:39
o dkfuji disse que exigiria mais de um desconhecido do que de um amigo.. hehe eu exigiria dos 2, igualmente.
Não tenho experiência nenhuma em casamento, mas já levei uma amiga pra me dar uma força em fotos de culinária no próprio restaurante e foi a pior coisa que eu fiz.. por ser amiga, ela achou que tinha liberdade com os clientes.. tive que ficar cutucando toda hora pra se ligar na foto e não no sapato da dona do restaurante.

café com leite dentro de um estúdio, por exemplo, seria um estagiário. na primeira semana diria: "procure um lugar que não atrapalhe e fique apenas olhando. sem palpitar. as dúvidas só depois da foto feita." na segunda semana: "pode abrir os tripés... e continuar só observando"...  na terceira deixaria colocar os flashes.. na quarta quem sabe, se a pessoa não tiver desistido, ensinaria como medir a luz... e assim por diante.

mas casamento, é muuuito complicado.. não sei como faria com um estagiário. aliás, eu seria uma estagiária..hehe não entendo nada de casórios...:D :D
Banzai


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 01 de Janeiro de 2010, 18:58:26
o dkfuji disse que exigiria mais de um desconhecido do que de um amigo.. hehe eu exigiria dos 2, igualmente.
Não tenho experiência nenhuma em casamento, mas já levei uma amiga pra me dar uma força em fotos de culinária no próprio restaurante e foi a pior coisa que eu fiz.. por ser amiga, ela achou que tinha liberdade com os clientes.. tive que ficar cutucando toda hora pra se ligar na foto e não no sapato da dona do restaurante.

café com leite dentro de um estúdio, por exemplo, seria um estagiário. na primeira semana diria: "procure um lugar que não atrapalhe e fique apenas olhando. sem palpitar. as dúvidas só depois da foto feita." na segunda semana: "pode abrir os tripés... e continuar só observando"...  na terceira deixaria colocar os flashes.. na quarta quem sabe, se a pessoa não tiver desistido, ensinaria como medir a luz... e assim por diante.

mas casamento, é muuuito complicado.. não sei como faria com um estagiário. aliás, eu seria uma estagiária..hehe não entendo nada de casórios...:D :D

Eu ja levei amigo como assistente, e ficava conversando com todo mundo como se fosse convidado,
cada foto que fazia tinha que ver onde andava o "assisTONTO"!. :hysterical:
Muita gente pensa que evento e farra,
pode ate ser para os convidados, mas nao para os profissionais envolvidos na realizaçao do mesmo.
E mas facil observar um estagiario em estudio que em evento, porem nao impossivel. :eek:
abs.
Angelo.