Autor Tópico: Entrando no Mercado da fotografia.  (Lida 11427 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #30 Online: 01 de Janeiro de 2010, 19:27:55
Pra que essa insistência em começar na profissão fotografando casamento???
Pensem em começar na área de eventos com festas infantis, confraternização de pequenas empresas, festa de 15 anos, etc.
São todos eventos como um casamento, porém a principal diferença é que nestes se vc erra numa foto, tem chance de pegar outras cenas muito parecidas. Já no casamento, como sempre digo, perdeu a troca de aliança, o beijo dos noivos, o buquê sendo lançado.. ai já era meu amigo!

Comecem devagar, ganhando experiência - mesmo que por conta própria. Eu comecei fotogrando festas do meu prédio por amizade, dai outros condôminos com os quais não tinha intimidade viram as fotos, gostaram e quiserem me chamar. Em várias festas ganhei apenas o bolo e o guaraná. Mas, foi indo de festa em festa que fui ganhando experiência, brincando com o DOF curto e deixando os pais babando na foto do filhão! E dai, começaram as contratações e a paixão virando profissão.

Não se apressem. Tudo tem seu tempo.

Quanto à levar gente sem experiência num trabalho eu não vejo problemas mas desde que não seja um casamento. Casamento exige acima de tudo "segurança" do fotógrafo! E, essa segurança a gente conquista justamente nesses outros eventos. Pois quando a sua "segurança" lhe permitir calcular rápido qual abertura deve usar para aquele desfoque desejado, qual compensação do Flash precisa naquele canto mais escuro, etc, ai sim você chega num casamento seguro e sabendo o que fazer quando aquele convidado te puxar pelo braço dizendo: "vem cá, faz uma foto com o noivo aqui.. capricha hein?"

Boa sorte e muita calma à todos!

Feliz 2010!

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #31 Online: 01 de Janeiro de 2010, 20:58:34
Pra que essa insistência em começar na profissão fotografando casamento???
Pensem em começar na área de eventos com festas infantis, confraternização de pequenas empresas, festa de 15 anos, etc.
São todos eventos como um casamento, porém a principal diferença é que nestes se vc erra numa foto, tem chance de pegar outras cenas muito parecidas. Já no casamento, como sempre digo, perdeu a troca de aliança, o beijo dos noivos, o buquê sendo lançado.. ai já era meu amigo!

Comecem devagar, ganhando experiência - mesmo que por conta própria. Eu comecei fotogrando festas do meu prédio por amizade, dai outros condôminos com os quais não tinha intimidade viram as fotos, gostaram e quiserem me chamar. Em várias festas ganhei apenas o bolo e o guaraná. Mas, foi indo de festa em festa que fui ganhando experiência, brincando com o DOF curto e deixando os pais babando na foto do filhão! E dai, começaram as contratações e a paixão virando profissão.

Não se apressem. Tudo tem seu tempo.

Quanto à levar gente sem experiência num trabalho eu não vejo problemas mas desde que não seja um casamento. Casamento exige acima de tudo "segurança" do fotógrafo! E, essa segurança a gente conquista justamente nesses outros eventos. Pois quando a sua "segurança" lhe permitir calcular rápido qual abertura deve usar para aquele desfoque desejado, qual compensação do Flash precisa naquele canto mais escuro, etc, ai sim você chega num casamento seguro e sabendo o que fazer quando aquele convidado te puxar pelo braço dizendo: "vem cá, faz uma foto com o noivo aqui.. capricha hein?"

Boa sorte e muita calma à todos!

Feliz 2010!

Abs


Muito bom Chello
um dia de cada vez,
a preparaçao, o estudo
sao esenciais em qualquer atividade profssional.
abs.
Angelo.


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #32 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:34:00
Citar
Pra que essa insistência em começar na profissão fotografando casamento???
Pensem em começar na área de eventos com festas infantis, confraternização de pequenas empresas, festa de 15 anos, etc.


Hehe, ninguém tava insistindo em começar por casamento não...  pelo contrario, o Pollo citou alguns exemplos, o Daniel que disse, e com razão,  que não levaria um CCL em casamento.   Festa infantil já acho que seria uma boa, dá pra fotografar a mesa do bolo, espontâneos dos convidados, do próprio aniversariante brincando enquanto o fotógrafo está focado (literalmente) em outro assunto, etc.   Numa dessas devem sair umas fotos produtivas.
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:39:35
Antes de levar para o casamento, levarei alguns dos fotógrafos para um ensaio do casamento. Até mesmo pq não conheço as cerimônias assempleianas (sou católico e os ritos são diferentes). Além disso terei uma conversa, e o CCL já escolhido será uma pessoa que já fez 15 Anos e festas mas não casamento.
O segundo fotógrafo é um fotógrafo de 8 anos de profissão.
Falta o terceiro ainda.
Falta também o principal: assinar o contrato. O fato de ter acertado os detalhes com o organizador daquela paróquia (é assim que chama para a Assembléia de Deus?) não significa que esteja fechado o negócio enquanto não for assinado o contrato.

Obs. São tantos fotógrafos assim pq é um casamento comunitário de pessoas de baixa renda em uma cidade no entorno de Brasília.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:06:23
Antes de levar para o casamento, levarei alguns dos fotógrafos para um ensaio do casamento. Até mesmo pq não conheço as cerimônias assempleianas (sou católico e os ritos são diferentes). Além disso terei uma conversa, e o CCL já escolhido será uma pessoa que já fez 15 Anos e festas mas não casamento.
O segundo fotógrafo é um fotógrafo de 8 anos de profissão.
Falta o terceiro ainda.
Falta também o principal: assinar o contrato. O fato de ter acertado os detalhes com o organizador daquela paróquia (é assim que chama para a Assembléia de Deus?) não significa que esteja fechado o negócio enquanto não for assinado o contrato.

Obs. São tantos fotógrafos assim pq é um casamento comunitário de pessoas de baixa renda em uma cidade no entorno de Brasília.

Daniel
Va enfrente sem medo, sempre ha uma primeira vez
Acerta bem os detalhes com o organizador,pega todas as dicas com ele
e manda ver.
E importante levantar toda a informaçao necesaria.
Meu primeiro casamento coreano, foi assim, judaico,tambem,
evangelico,ortodoxo catolico,ortodoxo judaico, ,diferentes cerimonias musulmanas, etc,etc,etc,etc
Sao muitos detalhes e sao todos rituais diferentes.
Muito boa sorte, e bom trabalho!!!!!!!!!!!
abs.
Angelo.


MCarpinetti

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 315
  • Sexo: Masculino
    • http://www.carpinetti.com.br
Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:47:24
Acho que posso relatar um pouco da minha experiencia tambem.
Trabalho com eventos desde 1994, e comecei como "sombra" de um fotógrafo experiente, o Sr. "Chico Sanches", que infelizmente ja foi para o andar de cima a quase tres anos (era um segundo pai para mim).
Comecei carregando bolsas e malas de equipamentos e fazendo a segunda luz, ou "celula" como se diz por aqui.
Depois fui fazendo algumas fotos descompromissadas durante os eventos, e me lembro o quanto "Seu Chico" malhava as cameras auto-focus, dizendo que aquilo era tudo de "prástico" e que não eram equipamentos para trabalhar, ele usava uma Leica, só não lembro agora qual o modelo.
Aos poucos fui fazendo algumas fotos, mas eu que arcava com a despesa do meu filme e da minha revelação, principalmente com tele, eu usaca uma 75-300mm, e como eu não tinha dinheiro para comprar um flash dedicado, adaptei um tron para ser usado com bateria seca de 6 volts, todo fotógrafo que se preza tem que saber fazer "ajustes técnicos" (ou gambiarras), e olha que quebrava um galhão...
Depois de algum tempo, fizemos um acordo, eu teria direito a um percentual do valor de todas as minha fotos que fossem escolhidas pelos clientes, e mais tarde alteramos o acordo, onde eu passei a ter direito a toda remuneração advinda da venda das minhas fotos.
Depois de mais algum tempo, quando a proporção de vendas de fotos estava muito mais favoravel a mim do que a ele, recebi o que posso chamar de meu "certificado de conclusão", foi o dia em que "Seu Chico" me chamou e disse:
- Você já pode voar com suas asas, já esta pronto para trabalhar sozinho.
Depois disso ainda fizemos muitos trabalhos juntos, mas invertendo os papeis, eu como principal e ele como assistente. Até que um dia "Alguem" achou que ele tinha que ir para o andar de cima.
Tenho saudades dos bons tempos do "véio Chico", como eu o chamava carinhosamente, mas a vida continua e temos que ir para frente.
Hoje tenho um assistente, que por sinal é meu "xará", e tento passar a ele tudo que "Seu Chico" me passou e ja deixei bem claro que o pagamento por isso será que ele faça o mesmo por um aprendiz.
No mes de outubro tive o prazer, a honra e o orgulho de participar da cobertura de um evento, onde meu assistente foi o fotógrafo titular e eu o assistente.

Sou totalmente contra a pirataria, eu nunca roubaria um navio.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:23:55
Acho que posso relatar um pouco da minha experiencia tambem.
Trabalho com eventos desde 1994, e comecei como "sombra" de um fotógrafo experiente, o Sr. "Chico Sanches", que infelizmente ja foi para o andar de cima a quase tres anos (era um segundo pai para mim).
Comecei carregando bolsas e malas de equipamentos e fazendo a segunda luz, ou "celula" como se diz por aqui.
Depois fui fazendo algumas fotos descompromissadas durante os eventos, e me lembro o quanto "Seu Chico" malhava as cameras auto-focus, dizendo que aquilo era tudo de "prástico" e que não eram equipamentos para trabalhar, ele usava uma Leica, só não lembro agora qual o modelo.
Aos poucos fui fazendo algumas fotos, mas eu que arcava com a despesa do meu filme e da minha revelação, principalmente com tele, eu usaca uma 75-300mm, e como eu não tinha dinheiro para comprar um flash dedicado, adaptei um tron para ser usado com bateria seca de 6 volts, todo fotógrafo que se preza tem que saber fazer "ajustes técnicos" (ou gambiarras), e olha que quebrava um galhão...
Depois de algum tempo, fizemos um acordo, eu teria direito a um percentual do valor de todas as minha fotos que fossem escolhidas pelos clientes, e mais tarde alteramos o acordo, onde eu passei a ter direito a toda remuneração advinda da venda das minhas fotos.
Depois de mais algum tempo, quando a proporção de vendas de fotos estava muito mais favoravel a mim do que a ele, recebi o que posso chamar de meu "certificado de conclusão", foi o dia em que "Seu Chico" me chamou e disse:
- Você já pode voar com suas asas, já esta pronto para trabalhar sozinho.
Depois disso ainda fizemos muitos trabalhos juntos, mas invertendo os papeis, eu como principal e ele como assistente. Até que um dia "Alguem" achou que ele tinha que ir para o andar de cima.
Tenho saudades dos bons tempos do "véio Chico", como eu o chamava carinhosamente, mas a vida continua e temos que ir para frente.
Hoje tenho um assistente, que por sinal é meu "xará", e tento passar a ele tudo que "Seu Chico" me passou e ja deixei bem claro que o pagamento por isso será que ele faça o mesmo por um aprendiz.
No mes de outubro tive o prazer, a honra e o orgulho de participar da cobertura de um evento, onde meu assistente foi o fotógrafo titular e eu o assistente.


Extraordinario
e assim mesmo que a vida e!!!!.
Depois de ter feito minha primeira festa 5 estrelas como fotografo 3,
nao via nada de interessante para fotografar.
Um monte de ricaços bebendo e comendo dançando.
Foi ali que me ofereci para ser assistente e nao fotografo para o dono do estudio.
Um ano e meio fui celula ou segunda luz, observando o que era fotografado pelo mestre, logo no estudio pasava horas vendo provinhas , kilometros de provinhas,
tudo era feito em 35mm, ja que em eventos TOP,cada foografo nao fazia menos de 30 filmes de 36 por noite.
Assim pasei 9 anos fazendo eventos en hoteis 5 estrelas em varios lugares.
Foi uma otima escola ter trabalhado nesse estudio.
Depois de ser assistente , um certo dia,
o dono me diz amanha esta casamento e so teu,
assim foi que comecei minha carreira de fotografo de eventos de alta performance.
"festas de grao fino" como se diz popularmente, :hysterical:
E isso dai cada um tem sua historinha para contar.
Abs.
Angelo.


leogush

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
Resposta #37 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:27:48
MCarpinetti, linda história!  "Seu Chico" aplaude lá de cima, feliz em ver a continuidade de sua arte, não só através de seu discípulo, como em futuras gerações.
Canon EOS 7D
EF 28-135mm IS USM | EF-S 18-135mm IS | EF-S 18-55mm IS | EF-S 55-250mm IS | EF 50mm f/1.8 II
Tamron 17-50 f/2.8 VC
Canon Speedlite 430EX II


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #38 Online: 02 de Janeiro de 2010, 16:52:18
MCarpinetti,

Isso se chama humildade.. coisa que muitos ainda precisam aprender a ter!

 :worship: :clap: :clap: :clap: :worship:

Feliz 2010 e sucesso sempre!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #39 Online: 02 de Janeiro de 2010, 17:36:30
MCarpinetti, que história... Quem sabe daqui há alguns anos meu CCL não me convida para ser segundo de um casamento. Vou me sentir honrado.
 :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 02 de Janeiro de 2010, 18:05:21
MCarpinetti,

Isso se chama humildade.. coisa que muitos ainda precisam aprender a ter!

 :worship: :clap: :clap: :clap: :worship:

Feliz 2010 e sucesso sempre!

Abs

E assim que se constroi na vida,
muito estudo, muito trabalho, dedicaçao,
persistencia.Sempre aparecem bons exemplos,
para ter como referencia.
abs.
Angelo


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #41 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 13:29:16
Putz, cheguei atrasado neste tópico!

Tópico maravilhoso por sinal, ótima discussão e ótimas histórias.

Essa do "Seu Chico" então, sensacional!
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #42 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 17:37:35
Voltando "às vacas magras" depois de uma lição, não só de como ser "patrão", mas também de como ser "humano", que é a essência.

O CCL pode e deve participar, mas precisa de apoio. quantos de nós já precisamos de apoio? e não digo só em fotografia, digo de maneira ampla. desde que nascemos, começamos nossos primeiros passos, falar, comer, passando por todo o apoio dos pais (isso porque alguns nem o tiveram), dos amigos (um amigo te ajudou a conquistar aquela gata), de um cidadão qualquer que te ajudou a desatolar seu carro, são inúmeros os exemplos e basta à nós definirmos uma "forma de trabalho" ao CCL para que ninguém se desespere num dos dias mais importantes para um casal. que tal uma boa conversa, repassar fotos feitas, referências fotográficas de outros profissionais, olhar as fotos do CCL e conversar sobre elas a fim de que ele se inicie. de repente ele pode te acompanhar num evento sem fotografar, sem levar câmera, parece absurdo, mas com isso ele vai "enxergar" de outro ponto o que acontece, "aperceber-se" do grande momento e seus "movimentos".

uma pessoa interessada sempre merece uma chance. e essa chance não precisa significar sair fotografando no 1º evento, porque para isso, deve-se haver, no mínimo, uma boa conversa e conhecimento e ambos precisam de amadurecimento. mas que ele vá à 1, 2, 3, ou quantos casamentos forem necessários, pra que se inicie o falar "a mesma língua".

chance todos querem e poucos te darão durante a vida. estude, conheça os templos e olhe como os rituais acontecem, converse, busque o que considerar importante e pergunte caso não saiba e, acima de tudo, não desista se é isso que você realmente almeja, vá de coração que sua momento chegará. por último: humildade ao pedir o faz ter mais valor, nem que seja pra você mesmo.

abs     
daniel fismann


mbus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • http://
Resposta #43 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 18:16:28
Com conhecimento teórico, muitas fotos de crianças em festas, alguns book (cidade de interior é bom), mas nada em cerimônias, ha 10 anos comecei como 2° fotógrafo, fotografando, antes da cerimônia, o noivo com os pais, as daminhas e pagens, e as entradas dos padrinhos, noivo/mãe, noiva/pai, do meio da igreja, entre os convidados. Nas recepções fotografava algumas pedidas pelos noivos com parentes, amigos. Na evolução, passei a fotografar durante a cerimônia, o brinde. o bolo,  os padrinhos com os noivos, utilizando o estúdio levado, (já me sentia meio 1º fotografo). Após 2 anos,já não diferenciavam as fotos. O interessante, e a necessidade de 2º fotografo, ocorreu em uma ocasião em que o titular batendo uma foto atrás de outra,  notou que o filme não acabava, e olhando no contador, este marcava + de 40 fotos. O filme havia se desprendido do carretel. Eu tinha feito praticamente todo o casamento. Na entrega das provas, a mãê da noiva perguntou se havia ocorrido alguma coisa, pois havia sonhado que haviam sido perdido todas as fotos do religioso. Mudei de cidade e comecei por conta própria, e fizemos um acerto, quando eu tivesse casamento, ele faria a filmagem, já que tinha produtora, e seria o 2° fotografo. Quando o casamento era dele, eu seria o 2º fotografo, e assim foi até eu parar.


amandasilva

  • Trade Count: (15)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #44 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 20:16:32
Marcelo boa noite, muito interessante como vc disse anteriormente os estagios, mas onde os conseguimos? grata