Autor Tópico: G11 ou LUMIX LX3?  (Lida 17358 vezes)

violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Online: 16 de Dezembro de 2009, 01:17:59
Olá pessoal,

Por gentileza, gostaria de uma ajuda dos companheiros para decidir qual câmera compacta eu devo comprar.

Optei pela compacta porque me interessa captar o inesperado no cotidiano e isso só é possível com uma camera leve, pequena, que caiba na bolsa.

Me interessa ter um ótimo controle manual e, se possível, o melhor controle do foco manual, sei bem que esta é uma das maiores desvantagens nas compactas.

Pesquisando, achei muito interessante a panasonic Lumix LX3, gostaria de receber dicas quanto ao desempenho, vantagens e desvantagens deste modelo. Também pensei na canon G11, embora ela seja um pouco maior e mais pesada.

Algumas dúvidas:
1) São eficientes os controles manuais da G11 e Lumix LX3?
2) Produzem vídeos de boa qualidade?
3) Vantagens e desvantagens

Ah, também aceito dicas de outras compactas que tenham o preço equivalentes aos modelos sugeridos.

Muito Obrigada!

abraços cordiais,

Violeta



violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2009, 02:09:23
Pessoal, tem outra coisa:

A Lumix LX3 só tem zoom de 28mm a 60mm. Gostaria de ter mais possibilidades de lentes macro, mesmo sabendo que estas, em geral, não funcionam tão bem em compactas. Por favor, me ajudem com dicas...G11, LUMIX LX3...qual mais???

Bom controle manual, excelente qualidade de imagem , variações de lentes, bons vídeos, leve e ideal para a rua...enfim...to no aguardo do retorno!

Obrigada!
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 02:11:39 por violethan »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2009, 02:29:31
São categorias completamente diferentes...

A G11 possui controles mais ergonômicos, mas ambas são bem usáveis.

A G11 tem um zoom mais versátil, sendo mais de uso geral

A LX3 é muito mais portátil, tem uma qualidade absurda em 24mm. É uma câmera mais voltada para grande angular.

Tem gente que não gosta de macro com 24mm como na LX3. Eu adoro, e a qualidade é absurda.

Filme com câmera fotográfica é sempre meia-bomba. Depende qo que você chama de boa qualidade. Comparadas com a minha Canon Vixia (filmadora HD) elas são um lixo, mas tudo é uma questão do que se espera.

Eu tive uma G10, que detestei, pelo altíssimo nível de ruído dela. Um amigo tem uma G11 e melhorou muito.

Optei pela LX3 jsutamente porque não tem nenhuma compacta decente que tenha uma grande angular tão boa, exceto pela Sigma DP1, mas esta é de lente fixa. A LX3 tem pelo menos um zoomzinho que pra mim serve perfeitamente para o uso que dou a ela.

Boa sorte!


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2009, 02:40:59
 Outra dúvida,  desejo uma compacta que me permita um melhor controle do foco. Você sabe me dizer sobre a LUMIX LX3 e a G11?

Obrigada pelo retorno!

abs cordiais!



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2009, 03:24:00
Se for foco manual a que se refere, nenhuma das duas.
O AF das duas é excelente.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2009, 07:02:26
violethan, eu nunca cheguei a testar o MF dessas compactas, mas normalmente focar pelo LCD não é muito bom, salvo algumas soluções como da Panasonic G1/GH1 que faz um zoom digital quando tocamos no anél de foco da lente....porém nessas compactas não tem o anél, então deve ser ruim.

Eu particularmente prefiro 1000x a LX3, por inúmeras razões, como a lente de excelente qualidade e clara em todo range, corpo bem compacto, e um modo de filmagem HD em AVCHD....pena que não tem zoom óptico e AF na filmagem.

Eu espero que a Panasonic lance uma substituta da LX3 com uma qualidade de imagem superior e um modo de filmagem mais completo....se isso ocorrer vou pegar uma.

Ps. Um detalhe que tambem gosto na Panasonic LX3 é o aspecto 16:9 com mesmo angulo de visao dos outros formatos.


Valeu

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 07:38:09 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2009, 11:59:33


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2009, 12:02:23
Obrigada pessoal,

A LUMIX LX3 parece ser a mais interessante mesmo, pena que o zoom optico dela vai só até 60mm e a G11 vai até 140mm. Isso tá me deixando na dúvida também. Me falaram sobre a Canon S9 também, será que ela é melhor que a G11? Por quê? Aliás, a G11 tem muito ruído como a G10, alguém sabe me dizer?

abraços
Violeta


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2009, 12:07:56
Obrigada pessoal,

A LUMIX LX3 parece ser a mais interessante mesmo, pena que o zoom optico dela vai só até 60mm e a G11 vai até 140mm. Isso tá me deixando na dúvida também. Me falaram sobre a Canon S9 também, será que ela é melhor que a G11? Por quê? Aliás, a G11 tem muito ruído como a G10, alguém sabe me dizer?

abraços
Violeta

Violeta, o ruido da G11 deve ser muito parecido com o da G10 e identico ao da S90. A S90 eh igual a G11, mas com alguns detalhes diferentes e mais compacta.


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2009, 12:13:37
Oi Leandro,

Vc tem entao outra proposta de compacta com controle 100% manual, boa imagem e zoom optico, até pelo menos 105mm ?

Quero comprar uma compacta top de linha. Não me interessa uma SLR porque já tenho, mas gostaria de poder usar na rua minha compacta e produzir excelentes fotos.

Se eu tivesse certeza que o controle do foco da LUMIX LX3 tem mais possibilidades que a G11, me decidiria, porque necessito, na minha linguagem fotográfica, ter este controle.

Obrigada!

grande abraço


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Dezembro de 2009, 13:37:57
Eu acho que a Canon S90 deve ser a melhor opcao....alem dela existe a Nikon P6000, Canon G11, Pana LX3 e Fuji F200EXR (mas essa nao tem RAW).


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #11 Online: 16 de Dezembro de 2009, 13:53:29
Eu acabei de comprar uma G11, chegou aqui não tem nem uma semana. E olha cara, tô apaixonado!

Pequenininha, preta, discretinha pra caramba. O sensor não é lá essas coisas, a latitude é muito curta, mesmo em iso baixo, em compensação o iso 1600 é usável, só tem que expor certinho. Eu tb não acho ruído esse drama todo. Quem é pixel peeper não vai querer passar de 400. Eu acho isso besteira.

Outra coisa legal, é que é rangefinder, né? De pobre, mas é!  :D Tipo: não tem espelho, então não vibra e não faz nenhum barulho, e como ainda rola o IS dá pra usar velocidades bem baixas. Comparado com DSLR tem um shutter lag, mas que nessas condições de pouca luz acaba ajudando a manter a câmera firme. (já que ela dispara um pouquinho depois que vc aperta.)

Outra coisa que eu achei muito doida é que eu coloquei um flash vivitar nela e sicronizou numas velocidades absurdas, tipo 1/2000, 1/1600. Com rádio deu 1/640. Pô, minha d90 no mesmo rádio só consegue até 1/160, e 1/200 na sapata. Eu já passei uns perrengues de não ter flash o suficiente pra bater o sol, e se na época eu tivesse ela teria sido mole.

Segundo TODOS os reviews que eu lí a Panasonic é melhor de sensor e de lente, tanto em definição quanto luminosidade, e tem tb o range que é mais aberto no início, 24mm equivalentes na LX3 contra 28 da G11.

Uma coisa que eu achei "mais ou menos" foi que o ACR não faz grandes coisas em termos de definição com o RAW da G11, mesmo em iso baixo. Tipo, fica bom, mas a melhor performance é no sofware que vem com ela. O software é bom, só que é mega simplificado, só tem os ajustes "roots", tipo curva por canal e curva de contraste global, se o cara for leigo não consegue fazer nada. Mas pra olhos menos exigentes o ACR já resolve tranquilo. É que eu estou fuçando e revirando de cabeça pra baixo por que é novidade.  :)

Eu me decidi pela G11 por causa do visor ótico. Vou te falar que é uma porcaria, tem erro de paralaxe é só mostra uns 70 e poucos por cento do frame. Mas acostuma, e funciona que é uma beleza. Ela tem um modo que o liveview fica desligado, a tela fica preta mostrando só os controles manuais, e vc olha pelo buraquinho. Ou vc fecha a tela, bota no Av pra segurar a hiperfocal e bota naquele modo que ela acha os rostos e faz foco neles, que numa hiperfocal ela não vai errar.

Aliás, vc falou em foco manual. A G11 até tem, mas na minha opinião é piada, tem até essa janelinha com zoom pra ajudar, mas não adianta nada. Ela é pra foco automático. Até porque ela não faz grandes coisas em relação a desfoque, não se esqueça que é uma compacta, com um mini-sensor. Nesse ponto a LX3 certamente tb vai ser melhor. (f2.0 contra f2.8 na g11)

Eu acho muito mais legal olhar pelo buraquinho. Sem contar que eu fotografo gente, e ter a câmera na frente da cara enquanto vc fala com a pessoa faz ela reagir diferente, porque vc está olhando diretamente pra ela. No liveview vc fica olhando pra câmera e a modelo fica lá, sozinha, coitada, esperando ser olhada.

Eu pensei em comprar a LX3 e colocar o viewfinder dela, mas era caro pra cacete, ficava quase o preço de uma dessas compactas novas que trocam de lente. (que pra mim não são nem um pouco compactas, uma câmera do tamanho de uma D50 não dá pra chamar de compacta, mas o povo acredita nesse marketing todo, e todo mundo tá comprando esses trambolhos, vai entender...)

A G11, assim no design, na ergonomia, no uso, me lembra muito a canonet. O disparador, o visor não-ttl... Muito prazeiroza de usar mesmo.

Outra coisa legal é que a G11 tem um dial dedicado pra compensação de exposição, o que nos modos semi-automáticos (que eu nunca usava na DSLR, mas numa câmera como a G11 faz todo sentido usar) deixa tudo muito mais rápido.

Recomendo fortemente. É uma câmera surpreendente pro tamanho, tb pela qualidade das imagens que ela gera, mas muito mais pelas possibilidades fotográficas que ela oferece frente a uma DSLR. Nesse quesito, "possibilidades fotográficas", a falta do visor ótico da LX3 faz ela ser menos interessante, na minha opinião.

Espero que te ajude a decidir, acho que eu sou o único que vai preferir a G11, pelos motivos que eu te expliquei. O pessoal daqui é fã mesmo da LX3. :D
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:23:09
Uma coisa que eu achei "mais ou menos" foi que o ACR não faz grandes coisas em termos de definição com o RAW da G11, mesmo em iso baixo. Tipo, fica bom, mas a melhor performance é no sofware que vem com ela. O software é bom, só que é mega simplificado, só tem os ajustes "roots", tipo curva por canal e curva de contraste global, se o cara for leigo não consegue fazer nada. Mas pra olhos menos exigentes o ACR já resolve tranquilo. É que eu estou fuçando e revirando de cabeça pra baixo por que é novidade.  :)
Realmente, notei isso no review dela. veja no final da pagina.
http://www.dpreview.com/reviews/canong11/page6.asp

Eu pensei em comprar a LX3 e colocar o viewfinder dela, mas era caro pra cacete, ficava quase o preço de uma dessas compactas novas que trocam de lente. (que pra mim não são nem um pouco compactas, uma câmera do tamanho de uma D50 não dá pra chamar de compacta, mas o povo acredita nesse marketing todo, e todo mundo tá comprando esses trambolhos, vai entender...)

Eh verdade, elas nao sao tao compactas, principalmente se compararmos com lentes de mesmo range....mas eu ate acho um bom compromisso entre tamanho e qualidade de imagem.



 


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:52:50
Eu pensei em comprar a LX3 e colocar o viewfinder dela, mas era caro pra cacete, ficava quase o preço de uma dessas compactas novas que trocam de lente. (que pra mim não são nem um pouco compactas, uma câmera do tamanho de uma D50 não dá pra chamar de compacta, mas o povo acredita nesse marketing todo, e todo mundo tá comprando esses trambolhos, vai entender...)

Que isso cara, elas são bem pequenas sim. A EP1 é praticamente do mesmo tamanho que G10/11. O que deixa a câmera um pouco maior é a lente.









Agora, tem a Panasonic G1/GH1 que realmente não tem nada de compacta, parece ser do tamanho de uma Pentax Kx ou Nikon D60.


djodi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:55:32
violethan, eu fiquei na mesma dúvida por quase dois meses. O que ajudou a estender o tempo foi a enorme dificuldade  de se encontrar a Panasonic.
Virei algumas vezes de opinião, indo para lá e para cá na decisão. Hoje (dois dias depois que eu comprei a LX3)apareceu o review da G11 no dpreview. No fim das contas acho que acabou confirmando minha decisão.

Eu recomendo bastante você ler os textos da seção "gear" (aliás recomendo todos os textos, o blog é ótimo) do blog do Laurence Kim.
http://www.laurencekimblog.com/index.php
Ele trocou sua LX3 por uma G11 e explica porque. Também tem um review em três partes de cada uma das cameras, feita pelo fotógrafo, sem entrar nessa de crops 100% da imagem.

Meu maior receio pela LX3 não é nem o zoom curto, e sim compor pelo LCD. A falta do viewfinder será uma coisa com a qual terei que me adaptar. A decisão pela Panasonic acabou se dando por causa do video. Vi muitos no youtube HD e vimeo e decidi que quero ter isso à mão.

Tenho certeza que não importa qual sua decisão fará uma ótima compra. Depois de pesquisar muito nas máquinas você tem é que olhar pra dentro e ver o que precisa.

Se portabilidade, grande angular e video HD (claro que inferior ao de qualquer filmadora dedicada) são suas prioridades vá de LX3.

Vá de G11 por controles mais acessíveis, viewfinder e maior "zoom range".