Autor Tópico: G11 ou LUMIX LX3?  (Lida 17463 vezes)

violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:01:05
Olá djodi, acabou confirmando a sua decisão pela LUMIX LX3? Não entendi bem o que quis dizer, mas adorei seu comentário, por isso, peço, se possível, explicações!

abs,
Violeta
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 16:01:35 por violethan »


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #16 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:28:28
Que isso cara, elas são bem pequenas sim. A EP1 é praticamente do mesmo tamanho que G10/11. O que deixa a câmera um pouco maior é a lente.









Agora, tem a Panasonic G1/GH1 que realmente não tem nada de compacta, parece ser do tamanho de uma Pentax Kx ou Nikon D60.

Pois é, se ela tirasse foto sem a lente...

Mesmo que vc coloque uma pancake, vai ser uma fixa, e já vai ficar maior do que a G11.

A G11 tem uma 28-140, dentro do seu bolso.

Na pen se colocar uma industar 50, já não cabe em bolso nenhum. Fora o viewfinder.

Não dá pra comparar um pedaço de uma câmera com uma câmera inteira. Ainda mais nesse caso, onde a diferença é o limite entre caber no bolso ou não.

Eu acho essas sem espelho meio viagem porque quando vc bota a lente e o viewfinder, a diferença pra uma DSLR pequena existe, mas não faz diferença a ponto de mudar a usabilidade da câmera, ela não passa a ser discreta, nem a caber no bolso. Aliás, se tem uma coisa que essa ep-1 não é é discreta.

Sei lá, eu acho essas câmeras umas DSLR capadas, sem viewfinder ttl. Essa grandes vantagens com relação ao flange curto e poder usar lente de 1800 e bolinha manual focus pra mim não fazem a menor diferença.

Quem determina o tamanho do conjunto, principalmente no caso de lentes zoom pra sensores grandes, é a lente. O tamanho do corpo faz pouca diferença, em termos de portabilidade. Não existe lente zoom pequena. Só nas compactas.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:42:11
Pois é, se ela tirasse foto sem a lente...

Ué, mas a G10 também não tira foto com a lente recolhida.

Citar
A G11 tem uma 28-140, dentro do seu bolso.

Na pen se colocar uma industar 50, já não cabe em bolso nenhum. Fora o viewfinder.

Po, também não dá pra fazer milagre. Querer uma câmera compacta, com sensor grande e lente zoom de 5x é pedir demais. E o lance de ter viewfinder é irrelevante pra alguns, assim como parassol. Eu mesmo nunca coloquei viewfinder na minha Sigma DP1. E não sei se é verdade, mas já li que o finder da G10 e G11 é bem ruim, tá lá só pra quebrar um galho. Mesma coisa a portabilidade... a EP-1 não cabe no bolso de ninguém, mas a G10 também não. A verdade é que a G10/11 é muito gigantona, a prova é a S90 ser basicamente a mesma câmera só que bem menor.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:44:39
Concordo com a visão do Thiago. Compacta mesmo tem de dar para botar no bolso. E concordo que não adianta comparar a cãmera sem lente, porque a lente existe e tem uma protusão relativamente grande.

As mirrorless são outro tipo de câmera, e o que me atrai -e atrai muito- nelas é a possibilidade de usar qualquer ótica, mesmo as de rosca Leica de rangefinder e de baioneta Contax.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:47:55
Compacta pra mim é qualquer camêra em formato de sabonete com lente fixa. Algumas cabem no bolso, outras não, mas todas são compactas.


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:51:35
Thiago e Ivan, concordo com as observações de vocês!

Por favor, me dêem sugestões em relação a G11 e LUMIX LX3. Agora surgiu a Canon S9. Preciso decidir rápido, fiquei atraida pela G11, por conta da portabilidade e opções de lentes. Mas, se esse conjunto apresenta muito ruído, por exemplo, usar a 80mm ou 140mm fica um horror, prefiro então a LUMIX LX3.

Canon S9 vou pesquisar agora, se já tiverem dicas, agradeço!

abraços,

Violeta


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:54:18
Compacta pra mim é qualquer camêra em formato de sabonete com lente fixa. Algumas cabem no bolso, outras não, mas todas são compactas.

Você não está errado, Bucephalos.

Mas a questão de usabilidade define melhor as comparações, pois comparamos cãmeras em relação ao seu uso, e não em relação a uma categoria genérica. Se quiser ser exato, caberia falar de compactas de sensor pequeno e de sensor APS.

Penso haver claramente um uso típico de cãmeras de bolso, e isso é atingido ainda somente por câmeras de sensor pequeno.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 16 de Dezembro de 2009, 16:58:08
Você não está errado, Bucephalos.

Mas a questão de usabilidade define melhor as comparações, pois comparamos cãmeras em relação ao seu uso, e não em relação a uma categoria genérica. Se quiser ser exato, caberia falar de compactas de sensor pequeno e de sensor APS.

Penso haver claramente um uso típico de cãmeras de bolso, e isso é atingido ainda somente por câmeras de sensor pequeno.

Já tive uma Lumix (LX1). É uma ótima câmera, e a LX3 certamente também é. O Thiago tem razão quanto ao fato de ser incômodo fotografar olhando no LCD. É bastante incômodo. Por outro lado, 70% de cobertura do frame torna o enquadramento meio chute, já tive uma que era assim e era meio chute -risos. Cada uma tem um senão, é questão de voc~e definir qual o menos incômodo.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #23 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:09:07
Ué, mas a G10 também não tira foto com a lente recolhida.

Vc tira foto com a câmera no bolso?

Pra que serviria ela caber no bolso com a lente pra fora? Não entendi.

O importante é que vc leva ela no bolso e chega na hora da foto vc tira e fotografa. Só o corpo da câmera caber no bolso serve pra que?

E a G11 cabe no bolso. Eu dirigo moto com ela no bolso. Bolso normal, de calça jenas. Cabe tanto no bolso da frente como no bolso de trás.

É o que eu tô falando, é a pequena diferença que faz toda a diferença. A diferença entre estar ou não com um máquina na hora.

E parece ser esse o problema que a Violeta quer resolver, ela quer que "caiba na bolsa".
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #24 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:15:42
Thiago e Ivan, concordo com as observações de vocês!

Por favor, me dêem sugestões em relação a G11 e LUMIX LX3. Agora surgiu a Canon S9. Preciso decidir rápido, fiquei atraida pela G11, por conta da portabilidade e opções de lentes. Mas, se esse conjunto apresenta muito ruído, por exemplo, usar a 80mm ou 140mm fica um horror, prefiro então a LUMIX LX3.

Canon S9 vou pesquisar agora, se já tiverem dicas, agradeço!

abraços,

Violeta

Sobre a S90. Vc nunca na vida vai querer usar um flash? Nunca?

Se nunca for usar eu acho que é muito interessante pela portabilidade, ela me parece ser bem pequena, e que eu saiba é o mesmo sensor da G11. Essa é tamanho de saboneteira mesmo, pequenininha.

Mas pra mim o fato de não ter sapata mata a câmera, eu faço quase tudo com flash.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:26:25
Vc tira foto com a câmera no bolso?

Pra que serviria ela caber no bolso com a lente pra fora? Não entendi.

O importante é que vc leva ela no bolso e chega na hora da foto vc tira e fotografa. Só o corpo da câmera caber no bolso serve pra que?

Mas foi você quem disse que ela não tira foto sem lente, no entanto a G11 também não tira foto recolhida, e dessa forma ambas ficam do mesmo tamanho e em pé de igualdade. Claro que é impraticável tirar a câmera do bolso, tirar a tampa, tirar a lente do outro bolso, tirar a tampa, montar as duas, bater uma foto, desmontar tudo novamente e recolocar no bolso. A G11 consegue fazer isso, mas se a questão é caber no bolso, uma Olympus EP-1 cabe.

E se o assunto é bolso, a sapata é irrelevante já que um flash externo não entra na minha calça. A não ser que eu abra a braguilha e coloque ela lá dentro.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #26 Online: 16 de Dezembro de 2009, 17:58:09
Mas foi você quem disse que ela não tira foto sem lente, no entanto a G11 também não tira foto recolhida, e dessa forma ambas ficam do mesmo tamanho e em pé de igualdade. Claro que é impraticável tirar a câmera do bolso, tirar a tampa, tirar a lente do outro bolso, tirar a tampa, montar as duas, bater uma foto, desmontar tudo novamente e recolocar no bolso. A G11 consegue fazer isso, mas se a questão é caber no bolso, uma Olympus EP-1 cabe.

E se o assunto é bolso, a sapata é irrelevante já que um flash externo não entra na minha calça. A não ser que eu abra a braguilha e coloque ela lá dentro.

Uma olympus ep1 completa, em condições de fotografar, NÃO CABE NO BOLSO. Uma G11 cabe.

O fato é esse, só.

Mas tu gosta é de discutir, né?

Queria ver suas fotos.

Isso aí de estar sobrando espaço na sua braguilha, aí já é problema seu e nada a ver vc vir falar isso aqui pra gente.

Fica aí discutindo sozinho.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:48:07
Meninos o papo não é braguilha! rs

Hoje peguei uma G11 na mão, achei interessante, mas a questão do foco é limitadíssima. A única opção é foco central. Outra, usando lente acima de 60mm não foca porra nenhuma.

Alguém sabe as opções da LUMIX LX3? Parece que ela permite fazer focos em pontos variados, to QUASE me decidindo por ela.

E a lente da LUMIX LX3 é melhor que a G11?

PS: A canon S9 caiu total.

obrigada,

Violeta




djodi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #28 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:25:34
Falando de bolso, e não no sentido de portabilidade - preços da BH

Lumix LX3 - U$ 400  :eek: semana retrasada estava 500!
Canon G11 - U$ 440
Canon S90 - U$ 430
Olympus E-P1 - U$ 674 - Claramente está em outro nível, nem vale a pena continuar discutindo sendo que também nem está entre as opções da criadora do tópico.

Vi que está preocupada com o foco manual, aqui tem um vídeo em que o locutor esmiuça a questão:
http://www.youtube.com/watch?v=nncLryFfkWA&feature=related
Vale a pena também ver os vídeos relacionados, que trazem informações importantes sobre o uso da camera. Nada mais chato que aqueles vídeos que o cara fica rodando a camera nas mãos, ligando, desligando, apontando ("essa é a lente")e falando as especificações.

O melhor conselho que eu li não consegui praticar: pegar as cameras nas mãos; sentir o peso, a pegada, brincar com ela. Infelizmente aqui em Curitiba não tem (ou não sei) onde achar essas pequenas notáveis. Comprei a LX3 só pelo que li e vi de material sobre e feito por ela. Terça feira chega, estou ansioso!


violethan

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 16 de Dezembro de 2009, 22:30:27
Tb vou de LUMIX LX3, mas quero comprar uma caixa estanque pra ela, fotografo muito na praia, vc sabe se existe alguma compátivel a ela disponivel no mercado?

nao acho

obrigada