Autor Tópico: Lentes com adaptador M42  (Lida 7995 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #30 Online: 29 de Novembro de 2009, 02:37:30
Ivan,

Não tenho idéia do que ele quer dizer com "original". O que eu sei é que na minha 5D faço o foco manualmente no olho e funciona perfeitamente. Só não bate exatamente na marca do infinito, por causa da diferença na espessura da aba externa.


Marcelo Giglioti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #31 Online: 29 de Novembro de 2009, 10:06:48
Não faz diferença deixar todos os pontos de foco habilitados, porque a lente foca apenas um plano. O que faz diferença é focar mais na frente e usar o DOF para as pessoas ficarem nítidas, mas só conseguimos fazer isso escolhendo o ponto de foco, e o foco central é o melhor para isso.

obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 29 de Novembro de 2009, 10:26:56
Ivan,

Não tenho idéia do que ele quer dizer com "original". O que eu sei é que na minha 5D faço o foco manualmente no olho e funciona perfeitamente. Só não bate exatamente na marca do infinito, por causa da diferença na espessura da aba externa.

Sim, na 5D funciona, eu sei. Porque o problema é somente na série xxxD (300D, 400D, 450D) e xxD (20D, 30D, 40D) , nas câmeras do andar de cima a coisa é diferente, e aí o ajuste sensor/despolido é feito direito.

Nas câmeras do andar de baixo, basta ajustar no software o foco para o sensor, e o despolido que se dane -risos. Não é brincadeira, é fato que não se consegue fazer foco a olho nas xxD e xxxD.

O que chamo "original" é mera brincadeira. É que você falou de comprar material barato no eBay, mas no caso meu chip e o adaptador (comprados separados, pois na época não eram vendidos juntos) são cada um da melhor estirpe disponível. Este chip foi da segunda série do primeiro desenvolvido por um alemão, e era caro, custava 80 dólares (dólares de 4 anos atrás), e vinha com um gabarito para pregar no adaptador. Depois os chineses passaram a copiar e a fazer outros chips e o preço caiu para 20 dólares já com o adaptador. A palavra original aí indica exatamente ser do fabricante que começou essa brincadeira toda. O Adaptador Jolos, idem, custou-me sozinho o preço de um já com chip atual.

Só acrescentando... mas nem mesmo accredito que os chips atuais deixem de cumprir exatamente seu papel, o que é meramente de enganar a câmera. Se fosse comprar hoje, capricharia no adaptador, mas o chip seria um xilg-ling qualquer.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2009, 10:36:55 por Ivan de Almeida »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #33 Online: 29 de Novembro de 2009, 11:43:30
Ivan, Eu tenho uma 350D, vou testar nela se consigo focar pelo despolido


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #34 Online: 29 de Novembro de 2009, 11:51:34
Ivan, Eu tenho uma 350D, vou testar nela se consigo focar pelo despolido

Isso. Coloque o adaptador e teste, fazendo uma foto com o despolido e outra com o bip (evidentemente ambos focalizando com lente aberta). Depois me diga o que achou.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 29 de Novembro de 2009, 12:24:52
Ivan, na 350D bateu o foco no olho... O meu adaptador não é eletrônico, e dá exatamente a mesma diferença de alguns milímetros da marca do infinito na lente, como previsto, mas o fovo cravou.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #36 Online: 29 de Novembro de 2009, 12:37:31
Na minha 40D trava também, bem quer dizer, eu acho, pois é o que me parece no viewfinder... mas claro, não posso concluir acertadamente já que não tenho uma tela de foco bipartida... vou comprar uma e daí eu posto para vocês!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #37 Online: 29 de Novembro de 2009, 13:43:13
Ivan, na 350D bateu o foco no olho... O meu adaptador não é eletrônico, e dá exatamente a mesma diferença de alguns milímetros da marca do infinito na lente, como previsto, mas o fovo cravou.

Feita com abertura máxima? Legal. Nas minhas 300D e 20D não dave de jeito nenhum.

A diferença de foco no infinito é inevitável porque o adaptador nunca será exato. Mas para foco não faz diferença.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2009, 13:44:17 por Ivan de Almeida »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 29 de Novembro de 2009, 15:44:12
Funcionou na boa sim... Com uma 85/1.5


Cristiane®

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 16 de Dezembro de 2009, 18:54:52
Chegou minha primeira lente M42!!!   :D
Só que o adaptador ainda não chegou... snif....  :aua:

Vejam só meu brinquedo novo:


Primeira foto:


Abertura: f/5.6
Exposição: 0,01 sec (1/100)
ISO: 800

Só coloquei a lente na frente da câmera... o foco ficou no nariz, mas já deu para ter uma idéia do "poder" da lente!
No PS, mexi nos levels e dei um pouco de "sharp".

 :) :) :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 17 de Dezembro de 2009, 01:01:27
As Sekor são excepcionais. Tenho a 1.4 e é magnifica !