Autor Tópico: Celular com camera de 12mp  (Lida 2610 vezes)

Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:20:40
Novo Samsung é lançado, inclusive com exposição de fotos feitas com a camera de 12mp:
http://www.tudocelular.com/Novos-Produtos/noticias/n22178/samsung-pixon-12-camera-brasil.html
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


Djusten

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2009, 21:46:46
deve ser interpolados


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2009, 08:20:56
Gostei dos 28mm equivalentes.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2009, 10:27:22
Para apostarem tanto nas fotos e na cÂmera do telefone, acho que poderiam ser fotos melhores.

Não gostei, não vi nada especial que outros bons telefones não possam fazer em termos de foto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2009, 22:58:55
Uma boa droga isso sim...


Paradela

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 473
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2009, 00:52:44
Vocês poderiam, por favor, pelo menos, recomendar 1 celular e que seja bom?!
Falar que esse aí é uma porcaria é, no mínimo, um atentado a minha inteligência. Pode até não ser “o celular”, mas vamos com calma! Acredito que o Iphone deve ser o máximo pra vocês, um celular caro pra caramba que não tem nem rádio, coisa de celular de 99 reais?! Mas, ter Iphone é “cult”, está na moda, então pode! Com certeza um Sonyericsson Idou, Samsung Omnia HD, entre outros, devem ser uma porcaria também, né?! Tsc tsc...
Joga uma “porcaria” dessa no lixo lá de casa, vcs me deixam muito feliz!

Valeu,

Alexandre Paradela.
Alexandre Paradela


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:00:39
Paradela,

A questão fundamental é que num fórum de fotografia, sempre tendemos a analisar tecnicamente a fotografia.

Em minha opinião é muito exagerado dizer que um celular de 12MP é bom por causa disso.

Assim como exagerada a propaganda do SonyEricson que fala sobre impressão de grandes formatos com foto de celular.

Este é o exagero, para que comprar equipamentos com câmeras caras, lentes caríssimas se um simples celular dá conta do mesmo serviço ?

Esta proporção é que não é certa.

Aqui no fórum temos o Guto Vilaça que já mostrou boas fotos com um celular; mas certamente um DSLR faria obteria melhores resultados.

O grande problema é que sempre pensamos no melhor resultado das DSLR comparadas com o celular e isso os torna péssimos realmente.

Agora, eu sempre carrego uma compacta quando quero alguns registros e desculpe p termo, "to sem saco" pra carregarcâmera, bolsa lente, e etc.

Particularmente penso que o telefone citado pode ter fotos razoáveis pra uma festinha de amigos ou família, um instante inusitado na rua, e etc. Mas daí falarmos em fotos de qualidade, e fazer exposição como se fosse "A MARAVILHA", acho muito.

 :ok:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:17:44
O problema dos celulares não são os pixels. Pixels, hoje em dia, coloca-se quantos se quiser colocar em sensores minúsculos. O problema são as lentes. Sem lentes capazes de resolver decentemente 12mpx, não há 12mpx algum. E não é essa porcariada de lente que o pessoal põe me celular que resolverá.

Infelizmente, mesmo uma lente pequena é comparativamente grande... E os celulares devem ser pequenos... então... não tem jeito.

Para fotografar minimamente, use uma câmera. Para registrar as coisas, use um celular.


Pelicano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2009, 14:37:29
Memo que tenha uma camera de 12MP, não tem nem comparação com uma DSLR ou uma mais simples por ex: SONYH20, porque o fotografo que fotografou com o celular não deu o famoso zoom pra poders eguer aparecer o VITRAL DO MERCADO MUNICIPAL, pois realmente o que dá pra ver é só o telhado do mercado municipal. Tenho um Nókia N78, até antes de entrar neste site era um belço celular pois tem uma camera com lente Carls Zeiss de 3.2, e uma excelente resolução mas sem acionar o zoom e sem elevar o ISO nas alturas. Infelizmente,é bem como o amigo IVAN citou acima "mesmo uma lente pequena é comparativamente grande..." fui


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2009, 15:26:03
Nossa, calma aí que tem gente viajando. Comparar um celular com uma dSLR, ou até mesmo uma Sony H20, sério? Você não consegue fazer uma ligação com a Nikon D3X, então ela também deve ser ruim? E o seu comentário sobre o telhado e vitral do mercado municipal realmente demonstra como você entende pouco de composição.

Não acredito que um celular vá substituir uma câmera de verdade para a maioria de nós fotógrafos entusiastas que prezamos por maior qualidade e controle sobre nossa fotografia, mas vejo que existe um certo comportamento esnobe em quando o assunto é julgar um equipamento. Não só para celulares, mas também quanto a câmeras e lentes (principalmente lentes...).

Eu não compraria um celular para usar como uma câmera séria, mas não é por isso que eu eu vou julgar o celular como ruim. Seria a mesma coisa que um amador usuário de compactas dizer que uma câmera médio formato é um lixo completo porque é muito grande.

No final vão existir aqueles que inferiorizam todo equipamento que não alcança um nível de qualidade irreal, e aqueles que simplesmente pegam o equipamento e saem pra fazer boas fotos.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2009, 17:58:53
Pixels nada tem haver com qualidade, esse celular é um lixo!!!


reinaldoaf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2009, 09:02:29
uma história que aparentemente não tem nada haver.

" Um pavão, olhando a sí mesmo pensou.
  - Nossa eu sou tão lindo mais não posso voar, ninguém me vê, feliz é o urubu que é livre e voa.
  Bem perto uma urubu olhando tudo la de cima se indaga.
  - Muita sacanagem, eu feia pra disgrama e ainda tenho que voar pra todo mundo me ver.
  Ai veio a idéia da urubu, " Vou casar com o pavão, vai sair uma cria bonita como ele e que voa como eu"
  O resultado disso foi o Perú, que é feio pra disgrama e não voa"

A moral é "Não vem com gambiarra que piora"

No caso isso explica bem que cada animal tinha seu propósito, um voar, e o outro se bonito, juntar os dois só conseguiu que nenhum dos dois propósitos fossem atingidos.

É especificamente o caso dos celulares, apesar de o IPHONE ter sido considerado o invento do ano, ele não tem nada de novo, junto o Ipod + Celular + Câmera(porca) + Gps + vídeo-game(o meu a bateria não dura, todo mundo pega pra joga)

Porém no final das contas, não atinge plenamente nenhuma função, o celular não toca dependendo da aplicação aberta, a câmera 3mp é horrível, tecnicamente falando, so serve pra fotos casuais, gps com erro de 30-150mts e olha que ja usei geodésicos de 15mm de erro, os jogos são bons mais a tela é mto pequena pra jogar, então ele é tudo e não é nada..

Para celular esse Sansung é interessante, mais eu tenho um Nokia n73 3mp, lente carlz zeiss tessar com foco automático mecânico, que faz foto macro a 5cm de distância, e conto nos dedos as fotos que tirei com ele.

A minha opinião não é técnica em fotografia, já que pra ser amador preciso aprender muito, mais como engenheiro mecatronico digo que juntar uma coisa pra fazer vários propósitos profissionais é no mínimo imprudente.

Ahh! só mais uma que eu falo d+, meu irmão com um celular de 1,3mp filmo um acidente de carro e vendeu o vídeo por 10mil verdinhas nacionais pra rede globo. quando passo na telinha a qualidade nem estava tão desprezível assim.

MegaPixel é uma relação exponencial, então de 10Mp pra 12Mp não é a mesma diferença que de 8Mp pra 10Mp é igual escala de terremoto que é logarítmica.

12M 3968 x 2976
5M 2560 x 1920
3M 2048 x 1536
2M 1600 x 1200
1M 1280 x 960

note que de 2-3M é praticamente a mesma diferença que de 3-5M e que de 1-5M é quase a mesa de 5-12M.



abraços


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2009, 22:21:42
Eu sempre gostei de câmeras de celular. Tenho milhares de fotos aqui com alguns celulares diferentes (k790i, k850, n73, n82, w580, iphone, 5800). Acredito que foto também é oportunidade e um bom momento.