Autor Tópico: Filme pode danificar quando...  (Lida 1509 vezes)

savena

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Janeiro de 2010, 23:15:20
Olá galera,
tenho aprendido muito neste forum e tem me estimulado cada vez mais a fotografar motivos diversos e fuçar nas fotografias antigas para aprender como fotavam e como posso melhorar com isso.
Ai vem a dúvida...
Minha namorada passou algum tempo na Europa no alto inverno e teve muitos problemas com sua camera analógica pois quando ia fotografar em meio a neve, as primeiras fotos ficavam boas, porém as últimas "queimaram". Hoje ela nao tem mais essa camera (uma nikon, nao me perguntem qual, pois nem ela sabe). Sinceramente, nao pesquisei sobre isso e como usei filme por pouquissimo tempo, não tenho experiencia com esse tipo de situação.

A pergunta, no resumo é essa: o filme pode sofrer variações a ponto de nao prestar mais ao ser exposto a baixas temperaturas?
Tentei ser uma pessoa de cabeça aberta, mas meu cérebro fugiu.
Twitter @AlexSavena


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2010, 08:30:44
Eu nunca ouvi falar do frio afetando o filme, mas a câmera com certeza afeta.
Pode diminuir a vida das baterias e afetar o fotômetro.
E já vi comentários sobre a eletricidade estática afetar o filme quando ocorre o avanço rapido do quadro ou no rebobinamento.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2010, 09:45:52
Não. O que acontece é meramente o que o Paulo comentou.
Já usei câmeras de filme em temperaturas de -35 graus sem maiores problemas. Se quer saber, o frio até ajuda o filme em certas situações. Resfriamento de filme é uma técnica bastante comum em astrofotografia.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2010, 11:44:56
Oi,
o frio em si não é problema, tanto que tenho filmes guardados há mais de 15 anos no congelador e ele funcionam bem, sejam PB ou coloridos. O máximo que eu notei de diferença foi uma levíssima perda na saturação das cores em um dos filmes, mas nada que seja muito levado em conta.
Baixas temperaturas retardam ou interrompem o envelhecimento dos químicos que compõem os filmes. No caso dos PB a base de prata, então, onde o processo é físico também, o frio pode quase que eternizá-los.
O problema é a umidade. Se o clima estiver MUITO seco e com baixas temperaturas, podem ocorrer descargas de eletricidade estática durante o avanço. Ou, em casos extremos, se o filme chegar a congelar, ele trinca, quebra. E se estiver muito úmido, pode haver condensação e, com isso, irregularidades na hora da revelação.
Pode ter sido eletricidade estática, supondo que no dia em que ela fez as últimas fotos as condições estivessem propícias a isso. Mas mesmo assim seria possível ver alguma imagem feita, ela não vela o filme como se ele tivesse sido exposto na luz. Ela não age tão uniformemente, como você pode ver nessa página - http://hughstimson.org/category/gis-rs/
Agora, tem o fator humano também... Vai que alguém, por acaso, abriu a câmera pra ver se estava com filme e não falou nada. Isso já me aconteceu e eu só fui descobrir tempos depois.

Abraços,
José Azevedo


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2010, 15:09:30
Eletricade estatica causa riscos, como pequenos raios. Mesmo assim centelhamento por estática é raríssimo.

Para queimar a foto, alguém deve ter aberto a câmera ou usou uma exposição absurdamente errada.


savena

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 276
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2010, 15:59:29
Agradeço a todos pelos esclarecimentos...
Vou passar essas informações a ela.
Como o Jose Azevedo havia dito, alguns filmes, depois de revelados, mostraram alguma imagem porém em péssimo estado com a prevalencia de branco e contornos. As demais se não sairam boas, estavam queimadas.

Sinceramente, como eu conheço a figura, acredito no fator humano. hehehehhehe

[]´s
Tentei ser uma pessoa de cabeça aberta, mas meu cérebro fugiu.
Twitter @AlexSavena