Autor Tópico: Lente Super Takumar M42 amarelada  (Lida 6054 vezes)

Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Online: 19 de Dezembro de 2009, 10:08:53
 :ponder: :ponder:  Pessoal, gostaria da ajuda de vcs. Vi recentemente uma lente Super Takumar 50mm f1.4 em ótimo estado se não fosse um detalhe. A lente está bastante amarelada, diferentemente da minha outra SMC Takumar que é totalmente branca (normal como todas as lentes devem ser) Aí a minha dúvida. Isso é defeito da lente? Tem como resolver isso? Esse tom amarelado influencia na foto?
Agradeço a opinião de todos.
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2009, 12:19:23
Não tem como resolver, é uma característica do vidro dela..
Alguns dizem que expondo ao ultravioleta o processo pode ser revertido. Tenho minhas dúvidas. É claro que o tom influencia na foto sim.

"The Spotmatic Group Method
Here is the method we use on the Yahoo! Spotmatic group:

How to Cure Yellowing in Takumar 50mm f1.4 lenses.

Remove both lens caps and wrap the uncapped lens, except the rear element,
in aluminum foil and then set it on a windowsill that faces towards the sun.
Prop it up with something (like a rolled-up towel) so that it tilts in order
to get the most sunlight into it. Then go away and leave it.

A mild case takes about a week to ten days on a windowsill in California.
A severe one takes about a month.
The foil serves two functions. It reflects light off the lens body and
thus reduces heat buildup that otherwise would occur due to the black
finish on the lens and this could affect the lubrication inside the lens.
And by not capping the lens before wrapping it, light makes its way from
the back of the lens and reflects back off the foil at the front of the lens,
thus attacking the yellowing again.

This "sunlight cure" method has been successfully employed by a number of
members of the Spotmatic group and many 50mm f1.4 lenses which were
thought to be useless for colour photography have now been returned to
active service with "water clear" glass.
Some others have reported good results in about three weeks using an
ultraviolet light source.

The yellowing problem affects the Model II 50mm f1.4 Super-Takumars and all
other 50mm f1.4 lens through to the K-mount series.
The older Model I 50/1.4 Super-Takumars, the 8-element ones (which can be
distinguished by the protruding element at the rear NOT having a
protective metal rim), do not turn yellow because they do not have
the radioactive element, using an additional regular optical glass element to
get higher refraction instead. The Yellowing problem also affects the later
f2 35mm lenses with 49mm filters."


http://www.orau.org/ptp/collection/consumer%20products/cameralens.htm




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2009, 12:33:31
Provavelmente resolve sim, pois o amarelamente provém do decaimento energético do material (terras raras) usado na composição do vidro, e a irradiação repõe a energia perdida restaurando o elemento à sua condição original. Parece-me algo reversível -nem todo decaimento é reversível, mas esse parece ser.


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2009, 13:30:59
Acho que vou ter que apelar para esse lance do Sol na janela. Além dessa 50mm que vi, tenho uma 35mm f/2 que também está amarelada. Ainda nem tive a oportunidade de estréia dessa lente e já vai pra janela. Pelo que está escrito o pessoal tem obtido bom resultado... Não custa nada tentar, né?!
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2009, 14:37:59
Olhem a solução que esse desgraçado deu pra lente dele:

http://web.aanet.com.au/bayling/repair.html
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2009, 19:38:46
Olhem a solução que esse desgraçado deu pra lente dele:

http://web.aanet.com.au/bayling/repair.html

Eu ia procurar essa sequencia para você... :D

Brincadeirinha, eu jamais teria coragem de fazer isso.
Eliverto Scherer<br /><br />


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2009, 20:04:14
Olhem a solução que esse desgraçado deu pra lente dele:

http://web.aanet.com.au/bayling/repair.html

O cara quis aparecer; alguns minutos da fama. Uma idiotice, na minha minha opinião.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2009, 20:04:44 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2009, 22:19:33
O cara quis aparecer; alguns minutos da fama. Uma idiotice, na minha minha opinião.

Concordo plenamente... Podia ter enviado por correio pra mim que seria muito melhor..
"Film is not dead, it just smells funny."



Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2009, 05:47:58
Alguém aqui já fotografou com uma Takumar amarelada?. Qual o efeito disso na prática na fotografia?
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2009, 12:10:33
Eu acho que a minha é levemente amarelada. Nunca me incomodou muito, aliás eu até gosto, pois o amarelado produz um tom mais "quente" nas fotos. Mas vou estudar deixar ela na janela também...  :ponder:
"Film is not dead, it just smells funny."



JoãoMennaBarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • www.joaomennabarreto.com.br
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2009, 22:12:10
Alguém aqui já fotografou com uma Takumar amarelada?. Qual o efeito disso na prática na fotografia?

Oi, Claudio. A minha (55mm, 1.8, sem SMC) é bem amarelada e não me incomoda em nada. (Apesar de que até vou tentar experimentar esse lance so sol...). Dá uma olhada no meu set do flickr com ela:

http://www.flickr.com/photos/vejotudoenaomorro/sets/72157622385795902/


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2009, 20:06:48
Oi, Claudio. A minha (55mm, 1.8, sem SMC) é bem amarelada e não me incomoda em nada. (Apesar de que até vou tentar experimentar esse lance so sol...). Dá uma olhada no meu set do flickr com ela:

http://www.flickr.com/photos/vejotudoenaomorro/sets/72157622385795902/
Muito boas fotos. Isso me deixa bem mais tranquilo. A minha SMC 35mm está um pouco amarelada e eu gostaria de comprar uma 50mm f1.4 também só que esta apresenta um amarelado bem mais forte.
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2009, 00:41:11
O cara quis aparecer; alguns minutos da fama. Uma idiotice, na minha minha opinião.

E é tão trouxa que sequer colocou uma proteção nos olhos... :no:
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 00:41:53 por Barboza »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2009, 09:06:19
Coloca um filme PB na câmera que resolve  :D
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 09:08:44 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2009, 11:56:19
A minha está bem amarela, mas não muda muito não, eu tinha uma 55mm f1.8 que estava branquinha e essa 50 f1.4 amarelada. Na verdade eu achei que a amarelada ficou melhor, claro, as cores ficaram mais quentes mas também mais saturadas, excelentes, na minha opinião!

Deixei ela uma semana tomando sol (queria ver se isso era verdade mesmo) bem, ao que parece sim, ficou um pouco menos intenso o amarelo, mas parece que sempre se tem que fazer tal processo...

Eu gosto como está, me proporciona resultados fantásticos, pelo menos de dia...

Abraço!