Autor Tópico: Lente Super Takumar M42 amarelada  (Lida 6042 vezes)

Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #15 Online: 01 de Janeiro de 2010, 10:47:17
Amigos. Depois de ter ficado na dúvida quanto a qualidade final das fotografias resultantes do amarelamento das lentes Takumar, acho não preciso me preocupar tanto. Fiz várias fotos de teste com uma SMC Takumar 35mm f/2 que também estava amarelada e achei o resultado bastante satisfatório. Até quero informar que usei aquele filme vagabundinho que só o Fuji Quality II 100, totalmente amador. E na opinião de vcs? O que acharam do resultado geral?




Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:12:59
Amigos. Depois de ter ficado na dúvida quanto a qualidade final das fotografias resultantes do amarelamento das lentes Takumar, acho não preciso me preocupar tanto. Fiz várias fotos de teste com uma SMC Takumar 35mm f/2 que também estava amarelada e achei o resultado bastante satisfatório. Até quero informar que usei aquele filme vagabundinho que só o Fuji Quality II 100, totalmente amador. E na opinião de vcs? O que acharam do resultado geral?





Claudio as fotos ficaram boas. Não se percebe nenhum problema nelas por causa da lente amarelada. Uma dúvida, você chegou a testar a lente em fotos noturnas? Talves não interfira no resultado final ou interfira muito pouco por causa das condições de luz do dia. Mas como ficaria a noite?
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2010, 08:16:21
Amigo. Não faço a menor idéia de como ficaria a noite. Até porque já desisti de sair a noite aqui no Rio sem uma escolta policial do lado rs rs rs. Acredito que não vá interferiri também não. Estou bastante satisfeiro com o resultado. Aliás acho que um ótimo teste seria fotografar em dia nublado com o predomínio de cinzas e azuis. Aí sim poderei avaliar se a lente está puxando mais para o amarelo ou vermelho.
Abração
 :)
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


JoãoMennaBarreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
    • www.joaomennabarreto.com.br
Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2010, 14:15:11
Cláudio, se um dia que vc quiser se desfazer dessa 35mm f/2, estou na fila ;)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2010, 16:48:41
O fato das fotos saírem boas não quer dizer que o lente não esteja influenciando.
O lab corrige o balanco de branco automaticamente, então não dá para ver no JPG de saída. Se colocar um cromo aí dá para ver como está influenciando.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #20 Online: 10 de Janeiro de 2010, 15:34:17
Oi pessoal. Estive durante todo esse tempo nesse processo de colocar a lente diretamente na luz do sol nos horários mais quentes (justamente os que batem na minha janela) com o objetivo de energizar e remover o amarelamento da lente. Bom, a impressão que eu tive foi que realmente consegui reduzir 50% do amarelado da lente e de quebra também estou ficando cada vez mais satisfeito com algumas fotos que fiz. Talvez deixe a lente por mais algum tempo no sol, mas não sei se vai adiantar muita coisa. Acho até que pelos anos que a lente ficou sem pegar sol, consegui um resultado bastante satisfatório. essa parada do Sol não é lenda rs rs rs rs

Seguem algumas fotos feitas agora com um Kodak Proimage 100



Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...