Autor Tópico: Polarizador+UV+Parassol - Posso usa-los todos juntos ao mesmo tempo?  (Lida 8021 vezes)

noitesemfim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Entao gente
Fisicamente é possivel, ha encaixe pros 3?
A foto perde qualidade usando os 2 filtros?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2009, 15:08:42
Acho que é possível, e independe do fato do parasol ser de baioneta ou rosca.

É meio difícil usar um polarizador com o parasol, apesar de que alguns possuem uma janelinha lateral que permite acesso ao filtro.

Agora, usar filtro UV e polarizador ao mesmo tempo é perda de tempo. O polarizador já possui tratamento UV. Na realidade o elemento frontal da maioria das objetivas possui tratamento UV. Esse filtro é mais usado como proteção do que qualquer outra coisa, e adicionar várias camadas de vidro na frente da objetiva só vai deteriorar a qualidade da imagem, mesmo que em pouca quantidade. Dois filtros juntos também podem provocar flare, que é o reflexo interno de raios de luz entre os dois materiais.


noitesemfim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2009, 15:57:48
Entao se eu comprar o filtro polarizador, nao preciso comprar o UV?


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2009, 18:56:34
Depende da lente, se for grande angular, pode dar vinheta com 2 filtros.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2009, 19:35:28
Eu tanho Polarizador e UV, o UV fica o tempo todo na lente, para proteção, e o Polarizador uso quando julgo necessário, nem sempre tiro o UV, por pura comodidade mesmo.

A grande função do UV é proteger o primeiro "vidro" da "lente", por isso ele fica lá o tempo todo. O Polarizador não pode ser usado da mesma maneira, pois é escuro e interfere na fotometria, o que pode ser muito prejudicial em várias situações, e também pq é bem caro para ficar permanente como proteção.

Enfim, tenha os dois.

Abraços.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2009, 04:18:28
Se quer proteger a lente use o parassol.


noitesemfim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 21 de Dezembro de 2009, 10:41:58
Muito obrigada gente


felipearodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #7 Online: 21 de Dezembro de 2009, 12:32:10
Se quer proteger a lente use o parassol.
deculpe Formel, mas Discordo de sua opnião!!!
Não sou expert em equipamentos e fotografia como muitos aqui do forum, mas creio que o parasol não seja "o mais indicado" para proteção da Lente! Muitas vezes a sujeira que fica depositada no proprio parasol, acaba "locomovendo-se" para a lente! Uma parasol original custa em média 60, 70 dependendo da lente, uma filtro UV custa quase a mesma coisa.
Agora uma coisa é certa, nenhum dos dois tem como finalidade principal a proteção da lente!





Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2009, 14:39:45
deculpe Formel, mas Discordo de sua opnião!!!
Não sou expert em equipamentos e fotografia como muitos aqui do forum, mas creio que o parasol não seja "o mais indicado" para proteção da Lente! Muitas vezes a sujeira que fica depositada no proprio parasol, acaba "locomovendo-se" para a lente! Uma parasol original custa em média 60, 70 dependendo da lente, uma filtro UV custa quase a mesma coisa.
Agora uma coisa é certa, nenhum dos dois tem como finalidade principal a proteção da lente!

Não precisa se desculpar, estamos aqui para discutir. Com certeza não é a finalidade nem do parassol e nem do filtro UV ser proteção, mas muita gente usa o UV como proteção, vc coloca mais um vidro na frente de sua lente e quase sempre um vidro bem mais vagabundo que o vidro da própria lente, ou seja perde qualidade, algumas vezes a ponto de uma lente excelente virar uma lente barata.

Eu até uso o UV como proteção em algumas ocasiões extremas, lugares como praia, obras, etc, eu acabo usando o UV para dar uma proteção ao primeiro elemento, mas no geral não uso UV. Já o parassol para mim é indispensável, ele está sempre na minha lente, como eu disse em outro tópico, no geral não altera a qualidade da foto, mas em algumas ocasiões salva a foto, odeio flare e neste caso o parassol é feito para isso, sem contar que ele protege mais de impactos que o filtro UV e não acrescenta mais um elemento ótico.

O parassol não atrapalha em nada, já o UV pode atrapalhar bastante. :ok:

[ ]s

Formel


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2009, 12:06:07
Entao se eu comprar o filtro polarizador, nao preciso comprar o UV?
Se você me perguntar, eu respondo que você não vai precisar comprar o UV em situação nenhuma...

Como eu já disse, a maioria das objetivas já possuem elementos que filtram raios UV. Na realidade eu acredito que já existe um filtro UV que fica entre o sensor e o filtro RGB das câmeras digitais. Enfim, a luz UV só vai afetar a imagem da sua câmera em situações muito adversas, como altas altitudes; e ainda assim o sensor e a lente já vem protegidas contra ela.

Tem gente que usa o UV como proteção, o que é válido para quem vai fotografar, por exemplo, um rali onde existem zilhões de pedrinhas voando na direção da sua lente. Mas eu vejo pessoas usando UV como proteção em situações com quase 0% de risco de dano à objetiva. E usando um parassol você pode praticamente eliminar qualquer risco sem ter que colocar um pedação a mais de vidro na frente da câmera.

Resumo: só compre e use um UV (ou filtro protetivo) se for fotografar em locais de risco extremo.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2009, 09:01:54
O pessoal já falou tudo.

Filtro UV = Inútil, serve apenas como proteção para lentes, nos ambiente citados (praia, rally, enfim... lugares que gerem poeira...etc...)
Quanto mais barato o filtro... mas vagabundo ele será... e mais afetará a imagem negativamente
Portanto fuja dos filtos de R$ 10 "real" e vá de marcas como B+W, HOYA, etc.

Você pode usar perfeitamente os 2 filtros juntos, mas só irá ganhar comodidade com isto.

Parassol, este sim não deveria sair da lente.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2009, 09:04:23 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #11 Online: 31 de Dezembro de 2009, 01:39:51
também vou de parassol... principalmente por causa do flare.. com relação ao polarizador... eu gosto muito de usar em fotos externas durante o dia, pelo efeito mesmo.
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2009, 02:29:44

Concordo com Jesiel.
Mas há casos que o protetor me salvou a lente, em aniversarios de criancas, fique sempre atento na lente, já encontrei um dedinho cutucando a lente com os dedinhos gordurosos, rapidamente, lavei o filtro com liquido da fuji para limpesa e sequei e coloquei novamente, se fosse a lente estaria f... nao daria para fazer o resto das fotos...

O parassol proteje o impacto e flares.

Abraços
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #13 Online: 31 de Dezembro de 2009, 14:45:15
Concordo com Jesiel.
Mas há casos que o protetor me salvou a lente, em aniversarios de criancas, fique sempre atento na lente, já encontrei um dedinho cutucando a lente com os dedinhos gordurosos, rapidamente, lavei o filtro com liquido da fuji para limpesa e sequei e coloquei novamente, se fosse a lente estaria f... nao daria para fazer o resto das fotos...

O parassol proteje o impacto e flares.

Abraços


E o dedinho gorduroso? Quando isso acontece comigo eu corto o dedinho e penduro em um chaveiro.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #14 Online: 31 de Dezembro de 2009, 15:02:18
kkkkkkkkkkk

Pior quando isso ocorre com dedinho de marmanjo... e quando o marmanjo é bem maior do que vc...  :aua:

Na lei de Murphy existe uma contante:
O poder de destruir um equipamento é proporcional a curiosidade das pessoas em mexer no que não lhes pertencem.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ