Autor Tópico: [ARTIGO] As digitais têm menor latitude? E daí?  (Lida 16074 vezes)

thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #15 Online: 24 de Dezembro de 2009, 19:56:16
Mais um exemplo do mesmo ensaio, que esse dia a luz tava bem quebrada:



Nessa o uso da latitude inteira permitiu conservar detalhes desde as árvores lá atrás até a parte interna da calça, que é preta, mas reservando os "melhores" contrastes pros tons do concreto, do casaco, da pele e do cabelo.

Note que é uma imagem de baixo contraste.

É tudo uma questão de saber usar essa informação toda na hora de compor as curvas. Mas se vc sabe o que está fazendo dá pra usar a informação toda sim.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2009, 20:16:16 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2009, 12:21:39
VC pode amenizar fotografando em RAW, expondo para o lado direito do histograma e convertendo
com DXO, LightRoom 3, talvez usando o highlight priority mode...
É isso que tenho feito!


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2009, 15:38:21
Acho que tudo isso só mostra uma coisa, que cada vez mais um fotografo que só se atente a parte "câmera" do processo, fica defasado.

Flexibilidade exige conhecimento, hoje cada vez mais temos flexibilidade nos equipamentos, mas sem o conhecimento necessário para todo o processo, é impossível aproveita-lo.

Fui por muito tempo defensor filme, mas quanto mais conheço do digital mais defendo essa tecnologia. Acho que com muito poucas exceções o digital faz tudo o que o filme fazia, e até melhor.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2011, 14:49:09
tópico antigo, mas bem interessante...

mas o amigo Randal.Junior ao meu ver ta bem enganado.

eu agora ja vou no sentido contrario a ele, cada vez mas o digital fica cheio de recursos para tentar ficar perto do filme, e nao consegue...e olha que se passou 2 anos e a coisa nao muda muito...rsrsrsr

hoje cada vez mais defendo o filme, o que acontece é que nao temos bons scanners para tirar o que o negativo oferece, como nao temos cameras digitais que cheguem perto do filme.

Mas a qualidade é subjetiva, entao cada um usa o que achar ser melhor dentro dos seus parâmetros de julgamento.

abs


Marcelo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 924
  • Sexo: Masculino
    • Ventura Fotografia
Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2013, 09:47:49
É isso que tenho feito!

O que vocês sugerem é sempre estourar um pouco a foto ao invés de deixa-la sub-exposta?
Nikon d600, lente 24-85mm f 3.5 -4.5
Nikon d7000, lente 18-105mm f3.5 - 5.6
Flash Metz Nikon Mecablitz 58 Af-2;   Flash sb-700 Nikon
Lente Nikon 50mm Af-s F/1.4g
Lente Tamron SP 70-200MM F/2.8 DI VC USD


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2013, 14:02:43
O que vocês sugerem é sempre estourar um pouco a foto ao invés de deixa-la sub-exposta?


Isso é muito controverso. Quando há estouro verdadeiro, isto é, quando há saturação total de luminosidade em uma foto ou em parte dela, não há como recuperar a informação. Em outras palavras, quando o valor RGB for 255,255,255 (assumindo 24 bits) não tem jeito, é informação perdida. Quando este estouro fica dentro de certos limites, há como recuperar. Programas como o DxO são especialmente bons nisso.

Uma foto sub exposta somente o suficiente para que o estouro verdadeiro não ocorra é bem mais facil de ser tratada, se quem estiver tratando souber o que está fazendo, simplesmente porque toda a informação continua ali. Sem entrar em detalhes matemáticos, fica fácil modificar por meio da curva de luminancia e por pseudo-hdr a imagem.

Claro que tem que ser levado em conta qual ponto da foto é o ponto de atenção, e a exposição deve ser ajustada para este ponto prioritariamente. Há muita confusão sobre isso por aí, estórias contadas pela metade.

« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 14:05:12 por AFShalders »