Autor Tópico: REVIEW - Kodak Z8612 IS  (Lida 3201 vezes)

xerem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Dezembro de 2009, 09:16:24
Ontem chegou uma KODAK Z8612 IS, aproveitei e fiz um review básico, pois, sempre perguntam sobre câmeras... Há um tempo conversando sobre fotografia com uma amigo de outro forum, ele  comentou sobre querer comprar essa camera, aí pesquisei  e resolvi comprar. Valeu cada centavo!

OBS: Review bem simples e sem compromisso, foi feito para outro fórum que não é voltado para fotografia, por isso a simplicidade.

ESTETICA.

Camera simples, sem frescura, acabamento ótimo, boa pegada e grip emborrachado. Particularmente acho a câmera bonita, com flash escamoteável e distante da objetiva, diminuindo assim a incidência de olhos vermelhos nas fotos com flash. LCD com boa nitidez e tamanho adequado de 2,5”.

LENTE.

A lente é a melhor parte da câmera, luminosa (F2.8), com boa nitidez, ótimo range, Estabilizador de Imagem e funciona sem fazer barulho, sendo um belo conjunto. Destaque especial vai para o FOCO, rápido e eficiente, como não se vê em compactas, mesmo as consideradas top. A câmera conta com luz auxiliar de AF, jogando uma luz azul para fazer o contraste e facilitar na hora de focar. Para os leigos a lente vai de 36mm a 462mm ou 12x de zoom óptico! Com boa qualidade desde a wide até a tele.

Ainda sobre a lente... Consegui um boken bem legal em retratos da seguinte forma: F 3.7 (na maior abertura possível), e usando modo macro perto dos 200mm, Se quiser pode-se usar modo macro + tele em 300mm e ficar a 50cm do "alvo". Acho um recurso para macro melhor que usar a lente colada no objeto a ser fotografado.

O aspecto negativo é a lente ser propícia a flare, recomendo o uso de adaptador e parasol.

ISO

Vai de ISO 64 até o 1600, como na maioria das compactas o ISO usável vai até o 400, o resto só para registrar algo indispensável mesmo. Interessante frisar que o ISSO aqui é secundário, pois o Estabilizador funciona bem demais até com velocidades críticas como 1/8, sendo possível a captura de luz ambiente mesmo com iluminação deficiente.

SENSOR E PROCESSADOR

Padrão para uma compacta, gera imagens aceitáveis até o ISO 400 como dito anteriormente. O processador usado na câmera é eficaz, só que realmente é mais lento que o usado na SAMSUNG NV8, não é uma diferença enorme, mas existe, sendo um ponto negativo da câmera. O Jpeg da KODAK é muito comprimido, gerando em alguns casos (geralmente com isos críticos) perda de definição. Nada que usar até o ISO 400 não resolva.
Diferente de outras câmeras com zoom acima dos 10x a KODAK, tem boa latitude (captura de detalhes tanto nas partes mais claras quanto nas partes escuras) e expõe mesmo utilizando o flash como fonte de iluminação. Enfim, dificilmente a câmera erra na quantidade de luz emitida pelo flash.

MODOS DE USO

Com certeza vai atender desde iniciantes até usuários avançados, destaque para o modo de foto panorâmica, muito fácil de montar, fora os tradicionais, A, S, P e M. Conta como modo alto ISO, modo de vídeo 640 x 480 – 30fps,  e modos de cena.
Recomendo o modo A (prioridade de abertura) ou o modo S (prioridade de velocidade) para quem está começando a brincar com fotografia, Usando a abertura máxima f2.8 e um zoom de 200mm se consegue ótimos retratos de meio corpo deixando o fundo desfocado.

ACESSÓRIOS

Em conta, recomendo um adaptador para filtros + parasol tipo flor + um Polarizador Circular e tampa para manter a objetiva protegida. Quem quiser pode usar pilha ou bateria que a câmera aceita ambas.

MEGA PIXELS

O que menos importa, a câmera conta com 8,1 mp efetivos!

FOTOS DA CAMERA

http://www.tigerdirect.com/include/AddCart...mp;imgcounter=3






ESPECIFICAÇÕES




CONCLUSÃO

Pontos positivos:

•   Lente Schneider – KREUZNACH, nítida, versátil e clara.
•   Design
•   Flash potente
•   Auto Foco rápido e eficiente
•   Fotometria eficiente
•   Estabilizador de Imagem acima da média
•   Preço R$ 350,00 (em média)
•   Acessórios em conta.

Pontos negativos

•   ISO usável até 400
•   Lenta na gravação de imagem no cartão
•   Compressão em JPEG crítica (em isos acima de 400)
•   Consumo alto de bateria
•   Lente propícia a flare (recomendo adaptador e parasol)


Depois postarei fotos feita com a KODAK, uma ótima pedida, tanto para o amador quanto para quem aprender a fotografar!



bat-svc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2009, 11:22:21
Belo review, estou esperando a minha chegar para começar a praticar!!!
sds


reinaldoaf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2009, 15:19:02
Opa,


Eu postei algumas fotos feitas com minha câmera KODAK z8612IS no tópico
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=38787.msg364962#msg364962

não são lá essas coisas já que pra amador me falta 99% de conhecimento, mais da pra se ter noção do que ela faz na mão de quem não sabe usar, imagina quem sabe...

abraços

ps: note na foto [macro a noite] feito a uns 500mm do alvo com utilização do zoom óptico, que ao mostrar o tamanho real da imagem se vê os parasitas (pulgões) na base da flor, e outro sobre a mesma.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2009, 15:22:19 por reinaldoaf »


reinaldoaf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2009, 08:54:41
Citar
Quem quiser pode usar pilha ou bateria que a câmera aceita ambas.

Isso é uma meia verdade, a pilha entra, a câmera funciona, mais não dura absolutamente nada, a bateria de lítio que vem com a câmera dura cerca de 500 fotos com flash, ela não é recarregavel, a recarregavel dura cerca de 350 "poses" (lembrei dos filmes 36 poses agora), a minha pilha Sony 2400mAh com carga 100% durou 39 poses com flash, e sem grandes tempo de ajuste, foi só, click atrás de click.

o flash também fica bastante prejudicado, ela não tem trava de click enquanto o flash está carregando, deve ser pelo motivo que a pilha lítio fornece alta capacidade de descarga e maior tensão, a crv3 fornece 3.7v e as pilhas de NiCd 1.2 * 2 = 2.4v. sem falar nas capacidades reais de carga IonLi e PoLi são muito mais eficientes.

Fazendo uma conta simples. chegamos a conclusão que quando se usa NiCd temos um consumo 54% maior de corrente em média, ou seja, uma pilha de 2400mAh funciona como se fosse uma de 1104mAh e nem pilhas novas de NiCd conseguem armazenar o nominal. levando em conta que quando cai a carga a tensão diminui e a câmera desliga quando a tensão cai a 2.6v (segundo tente de bancada que realizei) então temos a utilização de apenas 40% dos já 46% disponíveis em relação ao total.

Ou seja, pilha é pra você ter lá para não perder uma oportunidade, para tirar fotos é a bateria mesmo ou então você vai andar com uma mochila cheia de pilhas, eu acabei com a minha que veio na câmera em uma volta pelo quintal.

Recomendação de engenheiro é de não usar pilhas, já que microcontroladores quando a tensão cai, eles trabalho sob stress com clock reduzido, isso significa que a câmera além de virar uma carroça, ela demorou entre 5-10s para gravar no SD e com a bateria é média de 2s, você estará correndo o risco de ter problemas futuros.

O que me deixou mais chateado foi, ela não liga pela USB, você precisa ter bateria nela para baixar as fotos  :no: isso realmente me deixou muito frustrado.

abraços.

--- Modificado para corrigir alguns erros de português e criar outros  :eek: :aua:
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 09:03:37 por reinaldoaf »


netclaudio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2010, 13:08:22
Olá, gostaria de algumas dicas:
Comprei umaesta câmera, Kodak z8312 is, porém usando-a na função automática, algumas fotos saem desfocadas. Já fiz o ajuste para auto focus, deixo aparecer a marcação em verde, porem mesmo assim quando fotografo, algumas fotos saem desfocadas. O que pode estar acontecendo?  Não consegui saber se há a função detecção de rosto. Se existe, não sei seleciona-la.  Alguém pode ajudar-me.

abraços
Cláudio


reinaldoaf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2010, 17:27:13
bem, nesse modo eu uso tudo em simples, o autofoco simples e o foco central, multiplos focos sempre dão problemas em qualquer maquina... o que acontece não que a maquina está desfocando, é que a velocidade de captura como está no automático está alta, e ai o cara que ta tirando a foto deve estar "tremendo" ou o posicionamento do dedo está provocando isso, tente dobrar o dedo o máximo possível para que aponta do dedo (o encontro do dedo com a unha) aperte o botão e não a sua "digital" isso faz menas turbulência no ato, também segure a câmera com as duas mãos e se for fotos a noite use o modo "auto iso" que ele regula um iso maior pra poder ter menos problemas de desfoque*.

No modo manual você vai ter que aprender a usar o flash e o fotometro do parelho (no modo M na parte de baixo é o terceiro item, ele varia de -10 a 10 se nao me engano) o ideal é zero, porém quando vc usa o flash ele calcula sem o flash, você pode deixar em menos alguma coisa dependendo da distancia do objeto, em modo altomatico ela DIFICILMENTE erra a quantidade de luz, minha namorada, amigas dela e minha adoram tira foto com a câmera, o resultado de dia ou de noite é sempre mto legal, a lente é bem clara 2.8 e isso ajuda bastante.

foto tirada dia 24-01-10
modo automatico, como expliquei ai em cima sem qualquer tratamento.



abraços.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 17:32:27 por reinaldoaf »


bat-svc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 14:54:30
Olá, gostaria de saber onde a gente pode ver quanto tá o zoom da camera, pq aqui na minha so vejo uma barrinha, e no review vc fala em colocar em 200mm, 300mm, como vc viu que a lente tava com essa distancia focal equivalente?


reinaldoaf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 08:50:34
Bem,

Quando eu digo 200mm do tema, significa que minha câmera está a 200mm do objeto, o zoom (distância focal) não tem como ver nessa câmera.

abraços,