Autor Tópico: Flash TTL para Pentax K10d - Alguém tem?  (Lida 4136 vezes)

Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 22 de Dezembro de 2009, 10:26:34
Pessoal,

Conforme relatei em um outro tópico aqui no espaço Pentax, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=27333.0 continuo usando a k10d com um flash Vivitar 285HV que usava anteriormente com uma Fuji S9000...

Eventualmente faço uns bicos em fotografia de eventos (casamento como 2º ou 3º fotógrafo, aniversários, bodas de ouro, festas de 15 anos, etc...) Geralmente procuro rebater a luz do flash no teto, e uso velocidades baixas pra aproveitar a luz ambiente. (1/90 ou 1/60...)

Estou pesquisando para 2010 um flash TTL para Pentax no site da B&H, e além do AF-540 FGZ P-TTL, vi que tem Metz, Vivitar, etc...







Alguém aí tem experiências positivas e negativas a respeito? Com o flash TTL fica resolvido satisfatoriamente o problema de focagem em ambientes com pouca luz?

Página da BH com vários flashs para sistema Pentax

http://www.bhphotovideo.com/c/search?ci=647&N=4294538669+4294955929

Idéias, sugestões? Ou será que é hora de mudar de sistema e pensar em Canon ou Nikon?

 :ponder:
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2009, 10:28:22 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2009, 13:17:34
Ola Davi,

Primeiramente, se me lembro corretamente, a K10D nao trabalha com TTL, apenas P-TTL. Isso eh apenas um detalhe tecnico, ja que os flashes que vc esta considerando (pelo menos os da Pentax e os Metz, tb sao P-TTL).


Sobre esses flashes, eu ja tive o AF 360 e agora tenho o AF 540. O unico motivo que me fez comprar o AF 540, eh que o AF 360 tem um recurso que o desliga depois de um certo tempo, para economizar bateria, e como eu uso o flash em estudio, eh um aborrecimento. Ja quando montado na camera, isso nao era problema.

Ambos flashes funcionam normalmente, o AF 540 tem a cabeca giratoria e mais potencia, porem eh um pouco maior.

Nao estou entendendo exatamente as tuas perguntas, sobre isso ser motivo de troca de sistema ou se o TTL funciona e tem luz assitente de foco. Isso tudo eh meio subjetivo e vai das tuas expectativas. Ambos flashes obviamente vao te oferecer assistencia de foco (spot beam) e aceitam regulagem para P-TTL (-3 +2 no pentax, se me lembro corretamente).


Boa sorte,


BB


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2009, 19:41:42
Eu ainda tenho um AF 540, apesar de não mais possuir câmeras pentax  :D.

O que eu posso compartilhar contigo: a reciclagem é um pouco mais lenta em relação ao Speedlight 580 da Canon (que também ja tive) e ao meu atual HVL-F58AM da Sony.

Fora isso, é um excelente flash. Os controles são bons, simples e fáceis de entender.

abs


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2009, 09:34:44
BBear e Gazineo,

Obrigado por responderem!

Imagino que o sistema Pentax funcione praticamente da mesma forma que de outras marcas. É que parece que é bem menor o pessoal que faz social com Pentax.

Acho que agora o equipamento ideal que eu preciso é uma 24-70 2.8 SDM macro e um flash AF540.

Obrigado! :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:31:55
Meu problema é que para eventos de fato é necessário uma lente mais top, entretanto minha K100D não tem autofocus com lents SDM... Se for para comprar outro corpo, aí já não sei o que faço. A K-7 tem especificações excelentes, mas o sensor comparado com o da K-x (consequentemente D90/D300s) é pior. Já a K-x por mais que seja um excelente custo-benefício, também não é uma câmera muito indicada para eventos...

Em relação ao flash da Pentax, eu possuo um AF-360. Não tenho experiências com outros flashes, mas acho os resultados dele bem satisfatórios. O que sinto falta apenas é da cabeça giratória, porque gosto de fotos verticais e seria bom rebater a luz para o teto...


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:44:10
Então Pedro,

Estou acostumado com o Vivitar 285HV... ele tb. nao tem cabeça giratória. Tá certo que eu raramente faço fotos verticais, mas sempre é uma opção a mais. Para fotos de eventos, eu faço o possível pra rebater no teto, mesmo que eu tenha que usar iso 800 da K10d, onde eu note que o ruído começa a aparecer. Li em algum lugar do fórum um usuário usando um cartão de visitas branco preso por gominhas para ajudar a rebater um pouco de luz para a frente. Também tenho usado este recurso.

Bom, acho que no decorrer de 2010, eu me anime a investir no AF540...

 :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2009, 00:50:16
Se for comprar, aproveita o embalo e compra um Lighsphere também  :ok: (não sei se é exatamente este modelo)