Autor Tópico: Motor de foco da D90 ou simplesmente D5000 com lentes AF-S? Dúvida cruel e cara.  (Lida 6704 vezes)

vanderlei.vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Pessoal, bom dia!

Tenho pesquisado sobre a D90 e D5000 e é claro que a D90 já me conquistou, porém a grana ta curta.(normal né)
Vamos lá a pergunta é: Tem alguma diferênça em velocidade e qualidade da imagem se usar uma câmera como a D5000 que NÃO tem motor de foco, no caso usando lentes AF-S? Consigo o mesmo resultado como se fosse com uma D90 com lentes AF ou até mesmo AF-S?

O flash SB600 apresenta o mesma resposta e resultado na D5000 como apresenta na D90?

Ahh outra dúvida, nesse link tem alguns kit's com a D90 e D5000 qual é o mais viável se tratando de fotos gerais como:Aniversários, ensaios diurnos etc...
http://www.bhphotovideo.com/c/search?ci=6222&N=4294538181+4291315846+4294951142

Desde já muito obrigado aos profissionais de plantão e desculpa tantas dúvidas.

Vanderlei

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2009, 02:07:42 por vanderlei.vieira »


Velloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
existem algumas diferenças nas duas câmeras sim, e se for possível vá de D90 com ctz, terá como já disse a vantagem das lentes, a presença de top lcd, dois dials..... e por aí vai..... eu acabei de adquirir uma D90, mas vai de grana, tem uma diferença de preço que precisa ser pensada....
sobre o conjunto de lentes do kit pelo que vi de opções que passou, seria interessante 18-55mm VR+ 70-300mmVR.... existem muitas opções, a diferença dos dois corpos vai do dinheiro que tem disponível, se puder vá de D90, e mais pra frente invista em novas lentes...
espero ter ajudado um pouco

abs
Tiago Velloso
Nikon D90; D40x
Nikon 18-105mm; 50mm f1.8; 70-300mm; 18-55mm
Nikon SB600


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
A diferença é de uns 200 dólares, né? Será que compensa?

Uma das melhores lentes da nikon, principalmente pra quem tá duro, é a 50mm 1.8, que custa 100 dólares, baratinha bratinha. Mas é sem motor e o anel de foco dela é lixo, bem ruim mesmo.

Aliás, tirando acho que uma 35mm aí mais recente, quase todas as fixas Nikon são sem motor.

Eu quando começei não tinha dinheiro pra comprar zoom boa, então minhas lentes eram todas fixas que eu tinha comprado usadas, fui comprando aos pouquinhos. É a maneira mais barata de se ter alta qualidade ótica. Zoom boa é bem caro.

Ainda tem o visor, que na D90 é bem melhor do que na D5000

Então eu acho que se for colocar na balança a D90 vale bem mais, inclusive financeiramente, por causa dessa história das lentes.

Aliás, pra mim a D90 é o melhor corpo APS do mercado, entre todos os mounts. É disparado o melhor equílibrio entre features e preço.

Essa D5000 sem motor de foco e com um visor que não dá pra fazer foco manual direito por ser meio vagabundo eu acho que limita muito a câmera. Já que várias lentes vão ficar sem AF, podia pelo menos o visor ser bom, mas não é.

Pensa nisso: é um pentaprisma de 0.94x contra um pentamirror de 0.78x. Não é pouca coisa não.

Eu acho até sacanagem colocarem um sensor tão bacana num corpinho tão furreca.

Pensa em quantas vezes vc vai usar a câmera, em quantas vezes vc vai querer usar uma lente que não vai poder, e em quantas vezes vc vai ficar pau da vida pelo fato do visor ser um buraquinho pequeninho, que vc vai ver que 200 dólares não é essa diferença toda.
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Velloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
meu chará tem toda razão
Nikon D90; D40x
Nikon 18-105mm; 50mm f1.8; 70-300mm; 18-55mm
Nikon SB600


vanderlei.vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
é pessoal, definitivamente vou comprar a D90.
O problema é ver qual kit que seja de melhor uso geral.


Muito obrigado a todos!


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Se tiver condições D90, pois não muda só o motor de AF, muda o sistema de focagem que é mais sensível e preciso, muda que têm 2 dials, têm flash wirelles, têm corpo melhor, têm a bateria EN-E3e que é igual a d300/s/700 e permite compartilhar com um segundo corpo e etc...

;)


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:16:30
Tiago, o sistema de AF é o mesmo multicam 1000. O da D300 que é o novo.
Concordo que se tiver condições a D90 é melhor.
Se tiver condições D90, pois não muda só o motor de AF, muda o sistema de focagem que é mais sensível e preciso, ...

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 00:16:56 por dkfuji »


crc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Se vc vai usar um SB-600 é muito melhor ter uma D90 pelo controle do flash em wireless. Não tem comparação, flash fora da câmera é muito melhor.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
crc, você tem razão. Estou passando por este problema. Desejaria muito ter esse flash comandado pela câmera e a d90 tem este recurso. A D5000 só se eu comprar acessórios ou um SB (800 ou 900) que comande.
Agora são 3 principais funcionalidades: Comando wireless dos sb, motor, 3 dials. Há outras coisas em que a D90 é melhor também, mas ressalto estas 3.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Retificando: 2 dials.


JoséBonilla

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.015
  • Sexo: Masculino
Olá amigo. Tenho uma D5000 com kit 18-55 e a máquina é otima mas se tivesse mais dinheiro no momento para comprar uma D90 teria ido nesta. Depois de um tempo acabei comprando outras lentes para compor meu equipamento. Por experiencia te digo, uso mais a minha lente 18-55 e a 35mm 1.8  que adquiri após a compra da maquina do que a outra lente que comprei que foi a 55-200. Todas AF-S. Faço fotos de paisagens, pássaros, flores e pessoas e adoro fotos a noite apenas por hobbye. Então, dependendo muito do assunto que vc for fotografar, se quer um equipamento legal, eficiente, com uma lente versátil e com essa diferença de preço irrisoria, vá de D90 com a 18-105 e depois compre uma lente clara como uma 35mm ou 50mm 1.8 ou 1.4 com ou sem motor de foco, pois afinal não interessa já que a D90 o tem no corpo. Eu comprei a 35mm pq o fator de corte da D90 e da D5000 é de 1,5x o que equivale a uma 52mm no sistema full frame. Boa sorte e boas fotos. Abraço
Jose Mauricio Bonilla- D610 24-85/ 15mm 2.8/ 50mm 1.4


Paulo Porto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia e Povo Guarani
Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2010, 13:43:20
Olá amigos da lista, também tnho uma dúvida ou dúvidas, durante muitos anos trabalhei com a Leica R6 analógica para registros documentais junto a povos indígenas Guarani, sempre trabalhei com o velho e bom Tri-X-Pan, porém agora chegou a hora de possuir uma boa digital de entrada...o que vocês me aconselham, a idéia fazer o mesmo trabalho que faço com a Leica, fotografia documental/social...o que vocês me sugerem? Para este tipo de trabalho, isto é, sem pressa, com ritmo lento, e privilegando apenas a qualidade das imagens - a Nikon 5000 é similar d90?
obrigado pela atenção
abraços


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
EU to na mesma duvida e to pra ficar louco.


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
mas se for pensar em comprar lentes no futuro é melhor investir um pouco mais na d90.


JoséBonilla

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.015
  • Sexo: Masculino
Eu iria de D90 18-105 com certeza, pela qualidade e versatilidade.

Aqui um review e comparativo da D5000 e D90.

http://www.dpreview.com/reviews/nikond5000/
Jose Mauricio Bonilla- D610 24-85/ 15mm 2.8/ 50mm 1.4