Autor Tópico: Adquiri a camera. E agora?  (Lida 1969 vezes)

zanforlin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • www.leonardozanforlin.com.br
    • Leonardo Zanforlin- Fotografia de Casamento
Online: 23 de Dezembro de 2009, 18:01:41
Plajeando o filme "Procurando Nemo", e agora?

Adquiri uma nikon D90 com a lente do kit (18-105) e uma 50mm f1.8 fixa. Tenho estudado bastante os conceitos de abertura, tempo de exposição, iso, e outras coisas. Mas acho difícil encontrar um material que fale como setar corretamente o triângulo desses 2 fatores.
 
Tenho conseguidos fotos satisfatórias, mas as fotos estão longe das que vejo aqui (tudo bem, estou há 1 semana com a minha primeira DSLR).

Mas gostaria de dicas, se possível.

O que tenho feito é setando primeiro o f, de acordo com o dof que quero. Depois seto o tempo de exposição de acordo com o fotômetro, e o ISO o mais baixo possível, sendo que só aumento se precisar de maior velocidade ou em lugar escuro. Às vezes deixo no modo prioridade de abertura, quando tou em duvida :P

No mais, obrigado pela atenção!

Abraços
Léo




BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2009, 19:19:44
Tenho estudado bastante os conceitos de abertura, tempo de exposição, iso, e outras coisas. Mas acho difícil encontrar um material que fale como setar corretamente o triângulo desses 2 fatores.
 

Leo,

Nao existe uma exposicao "correta", entao tentar achar como "setar corretamente o triangulo" seria uma busca impossivel. O que vc tem que entender, e parece que ja sabe, eh como as alternativas da mesma exposicao, mudam a tua imagem final.

O que tenho feito é setando primeiro o f, de acordo com o dof que quero. Depois seto o tempo de exposição de acordo com o fotômetro, e o ISO o mais baixo possível, sendo que só aumento se precisar de maior velocidade ou em lugar escuro. Às vezes deixo no modo prioridade de abertura, quando tou em duvida :P

A tua rotina esta correta para a maioria das situacoes. Em outras, a velocidade seria o fator mais importante, entao a rotina muda um pouco, mas a ideia eh a mesma. Ou seja, vc ja basicamente respondeu a tua pergunta anterior.


Tenho conseguidos fotos satisfatórias, mas as fotos estão longe das que vejo aqui (tudo bem, estou há 1 semana com a minha primeira DSLR).

Eu acredito que com o tempo, vc vai descobrir que dominar o "conceito de exposicao" e a parte tecnica da camera, era puramente o passo mais simples da arte fotografica. Vai virar algo natural.

A tua pergunta eventualmente nao vai ser "como expor corretamente" mas sim como "compor corretamente", "como iluminar corretamente", "como direcionar corretamente" e o mais novos de todos, "como editar corretamente".

Por "corretamente", eu me refiro simplesmente a algo de expressao, e nao correto no sentido de certo ou errado.

Enfim, o ponto que eu quero chegar, eh que as tuas fotos possivelmente nao estao aonde vc quer, nao por vc estar necessariamente expondo mediocrimente. Essa eh a parte facil. Em termos de "procurando Nemo", seria o mesmo de vc procurar o Nemo na cozinha da casa e dizer que nao esta achando ele. Oras, existe um oceano todo para ser descoberto... eskeca a cozinha!!


E para finalizar, eu quero compartilhar algo que se alguem tivesse me dito quando eu comecei a usar DSLR, talvez minha vida teria sido mais facil: RAW + edicao. Na minha opniao eh fundamental saber editar uma foto para dar um "pop". Eu cansei de ver fotos aleas e tentar quebrar a cabeca entendendo como a porra do fotografo conseguiu "cores tao vivas, detalhes, nitidez, etc etc". Nao eh preciso ser guru de photoshop, mas eh preciso entender a importancia da edicao digital na nossa vida de fotografos digitais.


Espero que tenha trago alguma luz na tua procura,


Abracos


BB


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2009, 20:39:21
depois de comprar um equipamento
seria otimo obter informaçao
cursos , tutorias, etc,etc,etc
Fazer muitos testes, e aprender
a saber de que se trata.
A 90 e um boa e barata maquina.
Mas do que excelente para aprender.
Bola pra frente.
abs.
Angelo.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2009, 10:41:35
Parabéns pela aquisição.

Não vejo problema algum com o modo A. Só compense (tem um botãozinho de compensação e gire o dial) sempre que necessário (muitas vezes).

Quanto ao ISO mais baixo possível, o ISO1600 dela é limpo. Use sem moderação.

Uso mais o modo S, pois preciso definir a velocidade e o resto a câmera faz (conforme uma série de predefinições que configurei).

A fotografia em RAW ajuda a consertar o que não ficou legal (WB, e até quase 2 pontos sem perdas aparentes - JPG perde bastante).

Ademais, parabéns pela excelente aquisição, e poste seus resultados por aqui.
Tenho certeza de que serão muito bons.


kilson

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:35:31
Olha,,vou tentar passar da maneira sem muitas frec,,direto tá,,eu faço,falei,eu faço,quando estou numa situação lega de paisagem,mudo para auto ou P,para me servir de fotometro,ai o valor que der eu ajusto no modo manual,ex,,se der uma velocidade de 200 e um F/5.6,eu faço o seguinte,divido a velocidade por 2,,coloco 100 e o F,coloco em 7.1,sem pre dividindo por 2 e subindo o F,até chegar numa profundidade de campo legal,como F/13 a F/16,assim que to fazendo,o ISO eu deixo baixo 200 e no maximo 400,ja que tambem não estou com ela a muito tempo,so uns 2 a 3 meses,estou aprendendo a fussar.