Autor Tópico: Pentax K-x no Dpreview  (Lida 5720 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Dezembro de 2009, 00:51:03
Link: http://www.dpreview.com/reviews/pentaxkx/

Citar
The image output at base ISO shows good detail and colors but where the K-x really starts to shine is in low light. Its high ISO JPEGs are possibly the best of all current DSLRs with an APS-C size sensor;

Finalmente acertaram a mão no tratamento do JPG.  :ok:

Se antes eu já achava isto, agora dá para afirmar que a K-x é um excelente custo x benefício nas reflex de entrada.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2009, 10:02:38
É, vendo o tal review, e tudo mais, é que se pode perceber como a diferença entre as câmeras é praticamente insignificante, ficando muito mais a critério de escolha intuitiva mesmo. Ela está parecidíssima com a D5000 em Raw e Jpg, tanto que achei que o Raw dela ainda é menos agressivo do que a D5000 (que dizem ter o sensor da D90, uma das melhores APS-C em nível de ruído, se não a melhor).

É, vendo isso eu sinto que mudar de uma marca para a outra é uma grande besteira (quando se tem muitos equipamentos) ou uma coisa bem específica, como manutenção.

Eu gostei da cameraziha..
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 10:05:22 por Natão »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2009, 12:46:08
Eu gostei dela também. Mas manter a marca as vezes não adianta pois qualidade de imagem é apenas um quesito... até pode ser o principal, mas não é o único.
O autofocus dela ainda não está bom como o da concorrência, mas pelo visto o problema foi minimizado, pois nem deram grande importância a isto no review.
Também é bem esquisito não conseguir ver em qual ponto a câmera focou. Nesse caso é melhor apenas selecionar um ou colocar no ponto central.

E seria legal ela ter um grip como opção. Eu sei que ela foi feita para ser compacta, mas como é um acessório, é sempre bom ter a opção de ter ou não  :ok:


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2009, 13:45:39

O review eh bem detalhado, mas como no passado, as explicacoes das fotos nao batem com o que as imagens realmente mostram. Olhe por exemplo a imagem abaixo e o texto:


(K-x vs D5000 at ISO 3200)

Citar
"In the RAW comparison the K-x and Nikon D5000 are quite close in terms of both noise and detail (although the Pentax output is better by a small margin)" How is this a "small margin?" At all? Nikon is getting MURDERED here.

Quite close?? Serah que eu to ficando doido ou a imagem da Kx simplesmente massacra a da D5000? Melhor por uma pequena margem? Que isso... qualquer um que olhar a foto vai ver que a diferenca eh significante...


Bom, nao eh preciso ser um genio para ver quais empresas pagam as contas do DPReview.. eh so ver quem gasta com mais propaganda...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2009, 13:54:16
É, vendo o tal review, e tudo mais, é que se pode perceber como a diferença entre as câmeras é praticamente insignificante, ficando muito mais a critério de escolha intuitiva mesmo. Ela está parecidíssima com a D5000 em Raw e Jpg, tanto que achei que o Raw dela ainda é menos agressivo do que a D5000 (que dizem ter o sensor da D90, uma das melhores APS-C em nível de ruído, se não a melhor).

É, vendo isso eu sinto que mudar de uma marca para a outra é uma grande besteira (quando se tem muitos equipamentos) ou uma coisa bem específica, como manutenção.

Eu gostei da cameraziha..


Ola Natao,

Com a chance de possivelmente gerar uma discussaozinha, eu acho que o teu comentario acima foi um pouco equivocado (ou talvez apenas precipitado). Vc reduziu todas variaveis tecnologicas da fotografia contemporanea a apenas um detalhe: sensor.

O que aconteceu com compatibilidade, tamanho do sistema, diversificacao de lentes, CUSTO, qualidade optica, e por ai vai... Sem mencionar recursos que algumas cameras oferecem e outras nao, como weather resistant, SR, HDR, etc etc...





dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:01:11
Entre as APS-C, realmente este review mostra uma Pentax MUITO a frente da minha amada e querida D5000.

Não somente em ruído mas também em detalhes em baixo contraste.

Agora resta saber (pegar uma na mão) se realmente o AF  está bom ou o quanto está pior que os Canon e Nikon.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 14:02:58 por dkfuji »


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:30:50
O autofocus dela ainda não está bom como o da concorrência, mas pelo visto o problema foi minimizado, pois nem deram grande importância a isto no review.
Também é bem esquisito não conseguir ver em qual ponto a câmera focou. Nesse caso é melhor apenas selecionar um ou colocar no ponto central.


Agora resta saber (pegar uma na mão) se realmente o AF  está bom ou o quanto está pior que os Canon e Nikon.

Sao duas coisas em paralelo: performance do AF e overlay de AF. Sao qualidades ao redor do AF, porem totalmente diferentes.

Em relacao ao AF, eu tive a oportunidade de usar a minha Kx em um evento noturno ao lado de dois fotografos usando a nova Canon 7D. A ironia foi a seguinte: eu estava usando uma FA 35 f/2 (relativamente rapida) e eles usavam lentes Zoom, uma era f/2.8 a outra nao reparei.

Enfim, a ironia eh que eu conseguia tirar as fotos devido ao ISO, e eles conseguiam focalizar, mas as fotos saiam BEM PIORES, e foram obrigados a usar flash.

Aqui esta o link das minhas fotos:

http://www.flickr.com/photos/bborges79/sets/72157622923100333/









Resumindo, o AF nao tem a mesma performance da Canon 7D em ambientes extremamente pouco iluminados. Algumas ressalvas:

- A minha Kx estava (e sempre fica) no ponto central, enquanto o AF da 7D que eu usei, estava no AF Auto, ou seja, a chance de "pegar" algo de contraste eh imensamente maior.
- O preco de uma 7D eh exatamente 3x o custo da Kx.  :ponder: Acharia absurdo se o AF da pentax fosse melhor que o da 7D!!


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Sobre o problema do overlay, eu acho uma discussao totalmente interessante, por mostrar como a psycologia (escrevi certo?) funciona: quando vc quer justificar uma compra, ou quando vc tem imbutido que quer um certo produto, nao adianta argumentar por outro, por que vc vai sempre achar uma razao para justificar as tuas vontades.

O atual "tendao de aquilies" dessa camera esta sendo a falta de AF overlay, como se fosse realmente algo tao importante e vital. Ironicamente, eu fiz duas enquetes em fotos de fotografia (um no brasil e outro nos EUA) e a pergunta era qual modo de AF era o mais usado: central, ponto selecionado, ou auto. A resposta foi o central. E nao por uma pequena margem, mas uma grande margem.

Isso justifica remover o overlay da camera? Absolutamente nao, principalmente por ser uma "camera de entrada" e fotografos migrantes de P&S nao saberem como focalizar no centro e recompor.

Mas quando vc analisa o pacote como um todo, o que vc tem eh o seguinte:

- o mesmo sensor da D90, que custa $1,500 a mais que a Kx.
- um dos melhores sensores APS atuais
- a menor e maisleve camera APS do mercado.

E a lista continua, HDR, FPS mais rapido de todas cameras da categoria, SR no corpo, HDR no corpo, etc.

Qual o valor da falta de overlay quando vc compara sistemas, e nao apenas detalhes?


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2009, 14:39:32
BBear, eu acho que não me entendeste!


Existe sim todas essas diferenças mas a que mais move uma troca, por mais incrível que possa parecer ainda é o tal do sensor e da eletrônica por de trás, e eu não quis levantar uma polêmica, e nem falar específicamente de Pentax, mas quis mostrar que não há tão grandes diferenças (principalmente entre as duas grandes), que motive toda uma troca de equipamentos, a não ser em um caso muito específico (mas tem gente que fala que trocou pois estava desmotivado com uma marca, ou com outra, sendo que nem analisou propriamente as diferenças e as equivalencias entre ambas)...

Não sei, eu acho besteira pra muitas coisas, mas felizmente essa é uma opinião minha...


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2009, 15:55:24
Ola natao,

Estamos longe de uma polemica, apenas compartilhando opnioes. Inclusive, nao entendi ao certo o que vc quis dizer, e possivelmente  podemos ate estar afirmando a mesma coisa.

Vc disse que a tecnologia dos sensores esta se equalizando por todas as marcas, talvez por limitacoes technologias ou por venda de technologia -Sony por exemplo. Caso isso realmente seja correto no longo termo, mais um motivo para o sistema ser analisado como um todo, e nao apenas o sensor.

Imagine por exemplo, que todas as camera de uma certa categoria, usassem o mesmo sensor Sony de 12MP. Okay, a nossa discordancia vem da tua afirmacao que isso eliminaria a necessidade de troca de marcas. No meu ponto de visto, eh exatamente o contrario: se todas as cameras disponiveis numa categoria usassem o mesmo sensor, entao o diferencial seria exatamente o resto do pacote!

Por exmeplo, um fotografo que gasta de zooms, ou que pretende fotografar esportes, tenderia para Canikon. Ja alguem que faz hiking ou que prefere lentes primas ou ate um sistema compacto, consideraria Pentax.


Obviamente eu acho isso justificavel quando baseado em necessidade. O exemplo que vc deu e' classico: desmotivado com a marca? Hmm... se o fotografo nao tem um motivo concreto para trocar de marca, eh bem provavel que ainda vai continuar desmotivado com a marca nova! Me parece mais que ele estaria desmotivado com a propria fotografia.. e sem enxergar isso, esta culpando o sistema que tem em maos...



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:05:53
Ola natao,

Estamos longe de uma polemica, apenas compartilhando opnioes. Inclusive, nao entendi ao certo o que vc quis dizer, e possivelmente  podemos ate estar afirmando a mesma coisa.

Vc disse que a tecnologia dos sensores esta se equalizando por todas as marcas, talvez por limitacoes technologias ou por venda de technologia -Sony por exemplo. Caso isso realmente seja correto no longo termo, mais um motivo para o sistema ser analisado como um todo, e nao apenas o sensor.

Imagine por exemplo, que todas as camera de uma certa categoria, usassem o mesmo sensor Sony de 12MP. Okay, a nossa discordancia vem da tua afirmacao que isso eliminaria a necessidade de troca de marcas. No meu ponto de visto, eh exatamente o contrario: se todas as cameras disponiveis numa categoria usassem o mesmo sensor, entao o diferencial seria exatamente o resto do pacote!

Por exmeplo, um fotografo que gasta de zooms, ou que pretende fotografar esportes, tenderia para Canikon. Ja alguem que faz hiking ou que prefere lentes primas ou ate um sistema compacto, consideraria Pentax.


Obviamente eu acho isso justificavel quando baseado em necessidade. O exemplo que vc deu e' classico: desmotivado com a marca? Hmm... se o fotografo nao tem um motivo concreto para trocar de marca, eh bem provavel que ainda vai continuar desmotivado com a marca nova! Me parece mais que ele estaria desmotivado com a propria fotografia.. e sem enxergar isso, esta culpando o sistema que tem em maos...



:ok:


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:11:45
Essa camera esta com custo beneficio muito bom e ainda eh uma das mais compactas do mercado.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2009, 19:00:35
Pena que para uso profissional acaba sendo um pouco complicado...

Quase não existem mais profissionais que usam Pentax (não dá pra pegar emprestado uma lente ou uma câmera reserva).
Não existem muitos representantes (falta disponibilidade de acessórios no Brasil)
Assistência técnica é meio restrita (mais que Canon e Nikon).

Mas a câmera é realmente o melhor custo benefício das câmeras de entrada.

Aliás, dessas 3 fotos, apenas a primeira me impressionou (ISO 6400, que na D5000 é ruim mesmo).
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 19:05:15 por dkfuji »


Gazineo

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Dezembro de 2009, 21:08:57
BBear, lindas fotos..show de bola ...parabéns

Gente, essa Pentax está arrebentando!!!

Abs


lisocruel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2009, 11:31:21
Pessoal, bom dia. É minha primeira mensagem neste forum, porém, já venho acompanhando há alguns dias, desde que me interessei em comprar uma primeira dslr. Inicialmente, fiquei interessado em uma panasonic fz35, porém, depois que vi a qualidade das dslr, resolvi mudar de ideia e até ontem estava em duvida entre a nikon d5000 e a canon 500d. Quando vi esta pentax kx, mudei de ideia novamente e agora estou quase certo que esta será minha primeira dsrl. Não sou fotógrafo e também não tenho interesse em ser, minha prioridade é somente tirar fotos com a melhor qualidade de imagem possível aliado com um bom custo/beneficio.

Qual desses kit's é a melhor opção?
Pentax K-x Noir + Zoom Pentax SMC DAL 18-55 mm + Zoom Pentax SMC DAL 50-200 mm por 649 Euros (uns R$ 1650,00)
ou
PENTAX K-x noir + DA L 18 - 55 mm por 503 euros (uns R$ 1300)

Ou pegaria este segundo kit e compraria uma 50mm ?

Alguém poderia me dar algumas dicas?
Obrigado.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2009, 12:44:44
Qual desses kit's é a melhor opção?
Pentax K-x Noir + Zoom Pentax SMC DAL 18-55 mm + Zoom Pentax SMC DAL 50-200 mm por 649 Euros (uns R$ 1650,00)
ou
PENTAX K-x noir + DA L 18 - 55 mm por 503 euros (uns R$ 1300)

Ou pegaria este segundo kit e compraria uma 50mm ?

Alguém poderia me dar algumas dicas?
Obrigado.

Ola amigo,

A tua pergunta eh basicamente sobre quais lentes vc deve comprar. A pergunta eh um pouco complicada, por que isso vem diretamente do teu estilo e sobre o tipo de fotografia que prentende fazer.

O primeiro kit eh mais completo, ja que vc estaria coberto entre 18mm ate 200mm. Para uso amador pode ser uma boa.

A segunda opcao eu nao recomendo, por um simples motivo: a lente kit ja cobre 50mm, e como vc seria marinheiro de primeira viagem, eu nao vejo justificativa em comprar outra lente 50mm... Essa lente soh teria uma vantagem em relacao a do kit: velocidade. Entao o ideal eh vc usar a lente do kit, descobrir se realmente precisa de uma 50mm fixa, e depois comprar a lente.

Boa sorte,

BB

« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 12:45:35 por BBear »