Autor Tópico: Fiz uma grande besteira. Ajudem por favor!!!  (Lida 1968 vezes)

Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Online: 25 de Dezembro de 2009, 07:03:41
Gente. Ouvi várias pessoas me dizerem que podemos roquear as lentes M42 da Pentax na Zenit 12XP sem problema algum devido a sua compatibilidade da rosca  e tal... Bem, fiz o teste. Coloquei a minha SMC Takumar 35mm f/2 na Zenit e fiz várias fotos sem problemas. Agora na hora de retirar a lente é que não consigo mais. Travou alguma coisa lá dentro que não me permite mais girar a lente. Eu apenas comecei a desenroscar a lente e depois alguma coisa lá trabou ela. O que faço agora? Tem algum macete ou vou ter que morrer numa grana entregando na mão de técnico e pagar esse mico também?   :( :( :aua: :aua:
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2009, 15:26:40
Perdi uma Zenit devido a isso. Rosqueei uma 50mm Super Takumar e não saiu mais. Aí fui tentar tirar desmontando a câmera e estraguei a cãmera. E mesmo assim, tive de levar para um técnico tirar. Leve para um técnico logo de cara para salvar a cãmera. Um amigo fez a mesma coisa com uma Ricoh e teve de levar ao técnico para tirar.

Reformei esta Super Takumar solicitando ao técnico que limasse as rebarbas específicas de modo a ela poder rosquear normalmente no adaptador m42 que uso na digital.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2009, 16:54:09
Enquanto vc desrosqueava a objetiva, provavelmente apertou o disparador sem querer.
Tente o seguinte: Volte um pouco, (rosqueie de volta alguns milímetros) o suficiente para liberar o pininho da lente que ficou engastado na sapata de acionamento.
Depois, acione a alavanca de avanço do filme e dispare, repita, veja se ficou livre e tente desrosquear novamente.
Se a razão for essa, a lente vai sair...


Claudio Tebaldi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo por paixão.
    • Site pessoal e portfolio
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2009, 20:15:37
Amigos. Obrigado pelos esclarecimentos. Imaginem como foi meu Natal com a minha lente SMC Takumar 35mm f/2 presa na Zenit que acabei de dar uma geral total? Hj levei ela no técnico e a solução foi a seguinte: Ele fez uma certa pressão na lente que destravou o pino que a estava prendendo. Na verdade foi que ao usar a máquina eu acionei o modo automático da lente o que fez com que o pino (minúsculo e que só funciona na Pentasx) ficasse exposto. Aí, ao tentar desrosquear não conseguia mais. ele me explicou que só se pode usar a lente no modo MANUAL e nunca no automático. Agora que foi resolvido o problema, mem vou mais tentar misturar as coisas. Takumar é pentax, Helios é Zenit e ponto final.
Pentax SP1000 - Zenit 12XP - Olympus Trip 35 - Olympus Pen EES-2 - Olympus Pen EE-2 Canon EOS 400D - Canon EOS 30 - Canon EOS 500N - Sony DSC H1 - Yashica Mat EM - Rolleiflex 3.5 E Planar - Canon EOS 80D - Canon PowerShot SX40HS e outras...