Autor Tópico: Como efetuar a limpeza da lente de uma digicam compacta ?  (Lida 7986 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Dezembro de 2009, 13:10:43
Moderadores,
 
  Desculpem o tamanho do post. Possuo uma compacta Canon A710 há dois anos.
  Desde então, tenho efetuado a limpeza, tanto do conjunto óptico, quanto do monitor LCD, da seguinte forma :

   1ª etapa : Utilizo um pano ligeiramente úmido para retirar a poeira, a gordura e aquelas marcas de dedo(ocorrendo atualmente com maior frequência) que ficam, quando minha sobrinha de 4 anos insiste em ser fotógrafa precoce ou familiares até sem intenção ternminando colocando o dedo na frente da lente(minha compacta é também a câmera da família, pelo menos por enquanto). 
   2ª etapa : Após passar o pano úmido, finalizo com um pano macio e seco para retirar o resto de umidade.

   Problemas que tenho observado :

   1º) A gordura e as marcas de dedo nem sempre estão sendo totalmente eliminadas.
   2º) Nem sempre a finalização da limpeza com pano seco tem retirado toda a umidade. Ficam umas manchas, que não parecem ser de gordura, mas sim de umidade não retirada.
        Apesar de, pelo menos aparentemente, ainda não ter fungos, essa questão de passar o pano está me preocupando de certa forma, porque tem ocorrido muitas marcas de dedo, e só tenho conseguido retirá-las com o pano mais úmido.

   Dúvida :

   1ª) O conjunto óptico de uma compacta digital requer o mesmo nível de limpeza daquele que devemos ter com as objetivas das DSLRs ?
   2ª) Aquele álcool não-corrosivo, o álcool ISOPROPÍLICO, empregado limpeza de alguns produtos de informática pode ser empregado na limpeza de lentes de compactas digitais ?
   3ª) Já percebi que existem alguns produtos específicos para limpeza de objetivas(LENSPENS, entre outros), mas achei os mesmos um pouco caros. Existe algum produto mais em conta e suficiente para a lente de uma compacta
   4ª) Existe algum tutorial contendo os principais cuidados e dicas de limpeza para as lentes, tanto de DSLRs, quando de digicams compactas ?

  No mais, é só. Agradece,

  Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2009, 15:00:42
Que tal parar de sujar a objetiva?

Passo quase um ano sem limpar objetivas e quando faço normalmente é superficial, e nunca há marca de dedos.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2009, 23:48:21
Que tal parar de sujar a objetiva?

Passo quase um ano sem limpar objetivas e quando faço normalmente é superficial, e nunca há marca de dedos.

 :shock:

Numa câmera que a família, inclusive crianças, usa como ele disse?
 :ponder:
 :ok:




André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2009, 23:54:03
Max, não utilize álcool.

Já experimentou utilizar aqueles lenços utilizados para limpar as lentes de óculos? Você consegue um em qualquer ótica, ou pode adquirir um de micro-fibra.

Aqui no fórum tem um tutorial sobre o assunto:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=6115.0

:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2009, 10:51:10
:shock:
Numa câmera que a família, inclusive crianças, usa como ele disse?
 :ponder:
 :ok:

Minha filha quanto tinha apenas oito anos usou várias vezes uma Canon A30 que eu tinha, e em muitas ocasiões eu deixava a câmera com ela e com meu filho um pouco mais velho (tinha 12), e nenhum dos dois botou a mão na lente nenhuma vez, sabiam perfeitamente que não era para botarem.

Não concordo com ser uma verdade que crianças tratem os equipamentos sem cuidado. Basta instrui-los.


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2010, 12:03:23
Não passe pano hehehhe voce vai arranahr a lente.


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2010, 12:05:06
Eu bato muitas fotos do meu filho de 2 anos, sempre fico na altura dele pra tirar as fotos, é só eu olhar pro lado e ele vem correndo pra pegar a máquina. Ae já era tem que limpar a lentre o tempo todo heheh


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2010, 15:46:11
Oi maxcarvalho
Já tive a mesma dúvida em relação a limpeza da minha compacta (uma Sony H9). Basicamente, além de evitar sujar principalmente a lente, sigo as dicas que achei na web para limpar as 3 partes da câmera:

1)Lente: usar uma flanela/lenço específico para limpar lentes de óculos (consiga em qualquer ótica). Mas como pode haver ciscos de areia ou outras partículas que podem arranhar a película das lentes ao passar a flanela, use antes um pincel de cerdas macias para soltar/retirar estas partículas . Já com a flanela (que sempre deve estar limpa) dizem para limpar a lente com movimentos em espiral, nunca de um lado para o outro (não sei explicar o porquê...). a única vez em que não consegui remover totalmente uma mancha na lente (uma digital) umedeci levemente a flanela de óculos com água, esfreguei sem muita pressão e voltei a passar outra flanela seca. Ficou como nova.
Os KITs de limpeza (que não são fáceis de achar) incluem líquidos apropriados e até mesmo bombinhas de ar pressurizado para eliminar elementos que possam riscar as lentes na hora de limpá-las.
Vale a pena usar o mesmo pincel para limpar o visor ótico que costuma acumular poeira facilmente.

Display LCD: Para limpar o display use uma flanela comum de tirar pó. Limpe também em espiral e sem presionar muito.

Corpo: para limpar o corpo da câmera, use uma flanela comum de tirar poeira.
 
Faço estas limpezas ocasionalmente, geralmente após exposições da cam a lugares muito empoeirados.
E, seguindo vários conselhos, nunca uso produtos de limpeza, pois dizem que estes podem danificar a câmera.

Abcs
Wagner Rocha


chafuji

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2011, 09:35:00
Eu tenho uma s1800, geralmente passo um pouco de saliva e passo uma flanelinha.. fica limpinho limpinho...


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2011, 09:57:46
Desenterrou defunto... :doh:
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


chafuji

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2011, 11:19:36
Caro amigo, a S1800 é uma ótima compacta, muito muito boa mesmo, qde profissa.
E nosso colega abre o post falando sobre Canin A30, muiiiiito mais idosa.
Faço maravilhas como minah S1800 e jamais trocarei-a.
Colocarei fotos aqui.


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2011, 11:50:18
Fala Chafuji, quando citei, desenterrou defunto, estava dizendo do tópico com ultimo post em janeiro de 2010. :ponder:
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:03:40
 :hysterical:



chafuji

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:12:40
 :aua: foi mal, como meu perfil mostra , sou novato...   :doh:    realmente, posto antigo danado... soh achei legar dar minha daqui do cuspe como ítem de limpeza... abraços, coelgas.


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2011, 15:16:55
 :hysterical: :hysterical:





 :hysterical: :hysterical:
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd