Autor Tópico: Fotos com a Canon AE1  (Lida 2217 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 27 de Outubro de 2005, 19:42:53
Bom, como sugeriu o Ivan, fui atrás de reveladoras que escaneassem negativos. Aqui em Porto Alegre, a mais em conta que encontrei foi a Fotoplan, que por R$ 8,00, entrega os negativos e um cd com até 40 poses de 6MP (2000x3000) cada.

O filme usado foi o Kodak Proimage 200. Olhando as fotos em 6MP, achei meio alta a quantidade de ruído, ainda que seja um ruído elegante, sem pixels coloridos fora de contexto. A surpresa negativa que tive foi em relação às 3 primeiras fotos (há outras com esse mesmo efeito, mas revolvi usar essas para ilustrar o problema):





As lentes usadas foram a FD 200mm e a grande angular Vivitar. Alguém tem algum palpite quanto ao que aconteceu? Não acredito que eu tenha deixado um pedaço da alça da câmera na frente da lente e não percebi. O que me parece mais plausível é algum defeito no obturador na velocidade 1/250. Seria um problema com o Minilab da reveladora? Infelizmente não tenho como comprovar se ocorre a 1/500 também.



A imagem acima foi obtida com a 200mm + o teleconversor 2x da Tokina. A exposição provavelmente foi a 1/500, para evitar tremidos.

As imagens abaixo, fora alguns problemas de foco, estão Ok, já que as exposições usadas foram bem mais comportadas.



« Última modificação: 27 de Outubro de 2005, 20:14:48 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2005, 13:31:04
Olá !
Bom, o que mais parece é realmente a alça da máquina. De fosse problema do obturador, apareceria em outras velocidades. Faixas pretas assim são comuns quando usa-se flash fora de sincronia tbm, o que não é o caso.
Agora cuidado com o uso do converter, pois ele está vinhetando.
Abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2005, 21:47:05
Obrigado por responder, Guto.

Tenho fotos de outro filme e também apresentam o mesmo problema. Acho que a faixa mais severa acontece a 1/500 e as mais amenas a 1/250. Bom, mas consegui outra AE1, espero não ter o mesmo problema. Comparei o barulho do shutter e são diferentes...

Quanto à vinheta, não achei lá um grande problema... o teleconversor vai servir mais como brincadeira, não espero grandes fotos com ele... veio praticamente de brinde num negócio.

A lente 50mm, apesar de alguns arranhadinhos na lente mais externa, parece ser ótima, o problema está mais no fotógrafo :P

A 28mm Vivitar é lamentável... parece uma lente de câmera digital doméstica, tipo uma D390/395 da Olympus. Mas é grande angular, dá pra brincar um pouco.

A 200mm Canon também parece boa, mas infelizmente não consegui tirar uma foto decente sequer por causa desse problema nas fotos.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2005, 21:47:25 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2005, 20:12:53
Mais algumas fotos do mesmo filme, já editadas.


A foto acima foi tirada com a 28mm Vivitar. Reduzindo a foto, dá para dar uma enganada, mas vou tentar vendê-la e comprar uma original da Canon. Não vou gastar filme para ter fotos semelhantes às de uma Olympus compacta, como a D390.


Mais uma com a Vivitar...



Outra, para não deixar dúvidas...


E a 50mm F1.4 Canon não decepciona.

Quem tiver uma 28mm para Canon FD e quiser vender, dá o toque :P



 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS