Autor Tópico: fotografia de casamento  (Lida 10120 vezes)

Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
ao
Resposta #30 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:35:08
  Ana,

  Já passei por este aperto, so que não era para amigos, o fotográfo 1, não pode ir, aí então, fiquei com a obrigatoriedade de fazer sozinho, não é fácil, para quem não tem
prática.

  Algumas dicas:
1. Chegue primeiro, faça fotos do lugar, da mesa do bolo, dos enfeites, dos arranjos,
   do altar, de onde os convidados ficaram, .... Você pode utilizar essas fotos para
   fazer complementos e fundos no álbum;

2. Faça fotos dos convidados que vão chegando, se possível, escolha um ou mais lugares
   com fundo bonito, que não chame a atenção.

3. Fotos dos padrinhos, dos pais, dos avós, dos mais chegados;

4. Fotos de todos já acomodados esperando a noiva e do noivo no altar;

5. Fotos das damas;

6. A noiva é a pessoa mais  importante, faça fotos dela antes da cerimônia,
   dela arrumando o cabelo, a maquiagem, do vestido sozinho, depois  dela
   colocando o vestido, como e um casamento informal, a pessoa que estara
   auxiliando a se arrumar deve ser a mãe, ou tia, amiga,... faça fotos das
   pessoas ajudando;

7. Na entrada da noiva, faça fotos da entrada até ao altar, dela sendo entregue
   ao noivo, do noivo recebendo a noiva, do beijo.

8. Faça fotos dos noivos de costas da entrada para o altar enquadrando todos e depois
   somente os noivos e pastor.

9. Enquanto ele faz o sermão, aproveite faça fotos de muitos angulos, fotos dos noivos
   em paralelos, focando a noiva e depois focando o noivo;

10. Foto do "sim" dos dois, de do pastor enquadrado junto com os noivos;

11. Das trocas das alianças;

12. Da saída dos noivos;

13. Depois faça umas fotos dos noivos mais a vontade depois da cerimônia somente os noivos;

14. Fotos deles com foco nas alianças;

15. Foto do buque depois componha fotos do buque com a aliança ou com as taças...
    dai para tem que usar a imaginação;

16. Olhe estude as fotos na net de casamentos o que o Chello mensiona e muito bom.

Na hora a vai esfriar a barriga e dar um calor... mas isto é normal, rsrs

Detalhes técnicos:

Como você disse que será a noite, então coloque o ISO acima de 400, dai para cima as fotos
vão ficar com ruídos;

A coloque a camera para "S" a velocidade, abaixo de 60 a foto fica meio tremida voce tem
que ter braços firmes.

O flash, se tiver tenda, utilize ele virado para cima para utilizar com refletor na tenda,
o flash direto, se for perto do asunto, ele ira chapar a foto, não tera sombras, tirando
os detalhes da face, da roupa... (aqui voce terá que fazer o teste e verificar como ficou.

As fotos estourada não tem concerto, as mais escuras, pode se dar um jeito no PS.

Faça fotos na horizontal pegando meio corpo e vertical pegando o corpo inteiro, em todas as poses, não corte os pés e nem a cabeça, rsrsrs

Coloque o foco em pontual, foque na face da pessoa, clique levemente, a camara irá focar, não tire o dedo do botão, enquadre, analise o fundo, se não irá atrapalhar a foto e ai sim
faça a foto. E sempre foco em um dos olhos do assunto para que esse sempre fique nitido.

Não economize nas clicadas, faça fotos da mesma pose várias vezes, pois, às vezes, a pessoa pisca, se mexe, ... então para garantir uma foto faça várias.

Não sei se ajudei.

Abraços

Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Saullo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 31 de Dezembro de 2009, 19:57:10
Ana, acho que estou maluco em izer isso, mas tenho um conselho pra te dar, aho que em uma situação como essa o melhor a fazer é tirar as fotos em modo P, ou automático, se tentar tirar em Manual vai perceber que não existe uma configuração para a noite toda, para cada foto talvez surgirá a necessidade de alteração nas combinações entre estes fatores, O teu amigo que tah casando deve gostar muito de você heim? rsrsrs, não desaponte o rapaz. Acho que o que eu te disse é o mais sensato a ser feito por vc, é um risco menor pra vc. Bem, eu acho. Abraço! Espero que estude assim como eu tenho feito, e um dia não precise mais de dicas pra isso! Boa Sorte! E continue estudando aqui nessa enorme escola de fotografia!


Lagoa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • AleBorges Fotografia
Resposta #32 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:30:05
Ana, acho que estou maluco em izer isso, mas tenho um conselho pra te dar, aho que em uma situação como essa o melhor a fazer é tirar as fotos em modo P, ou automático, se tentar tirar em Manual vai perceber que não existe uma configuração para a noite toda, para cada foto talvez surgirá a necessidade de alteração nas combinações entre estes fatores, O teu amigo que tah casando deve gostar muito de você heim? rsrsrs, não desaponte o rapaz. Acho que o que eu te disse é o mais sensato a ser feito por vc, é um risco menor pra vc. Bem, eu acho. Abraço! Espero que estude assim como eu tenho feito, e um dia não precise mais de dicas pra isso! Boa Sorte! E continue estudando aqui nessa enorme escola de fotografia!

Hahah... esse conselho vai contra tudo que estamos tentando dizer nesse tópico!

Fotografar no "P" é coisa de "Preguiçoso"
Usa uma cybershot que dá na mesma....

Alexandre Borges - Fotógrafo de Casamentos.
ISPWP. Internacional Society of Professional Wedding Photographers
WPJA. Wedding Photojornalist Association

meu blog: www.aleborges.blog.br
meu site: www.aleborges.com.br


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:34:15
Bom, antes que ache qualquer coisa, não uso "P". Mas dependendo das configurações que você colocar o resultado fica muito próximo do A ou S, já que você delimita vários intervalos.

Volto a dizer... Não uso P.
Uso S e M.


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #34 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:40:28
Gente, antes de mais nada, um Óoootimo 2010 a todos! Obrigada por todas as dicas e pela preocupação em esclarecer dúvidas de uma desconhecida com tanta boa vontade! Olha, depois de tanto esforço em me ajudarem , seria uma sacanagem minha usar a cam no automático, né....rsrsrs
Vou me esforçar para usar tudo que aprendi aqui, e vou estudar muito tb daqui pra frente. Mesmo assim agradeço o conselho do Automático, se a coisa apertar, posso até usa-lo......., mas não sem me esforçar antes! Valeu!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2010, 15:48:48
Hahah... esse conselho vai contra tudo que estamos tentando dizer nesse tópico!

Fotografar no "P" é coisa de "Preguiçoso"
Usa uma cybershot que dá na mesma....


Fotografar em P e "P"ara garantir algum resultado, quando a pessoa nao sabe nada.
Acho que o noivo nao vai se conformar se recebe um monte de lixo, com o argumento que foi tudo em "M", "S", "A" ou "X".
Em casos extremos que a pessoa mal sabe ligar a maquina, uma forma de garantir algum resultado e usar o tal do "P".
Ninguem vira profissional de nada pela internet, e so um meio de trocar ideias.
abs.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 02 de Janeiro de 2010, 15:50:49
Fotografar em P e "P"ara garantir algum resultado, quando a pessoa nao sabe nada.
Acho que o noivo nao vai se conformar se recebe um monte de lixo, com o argumento que foi tudo em "M", "S", "A" ou "X".
Em casos extremos que a pessoa mal sabe ligar a maquina, uma forma de garantir algum resultado e usar o tal do "P".
Ninguem vira profissional de nada pela internet, e so um meio de trocar ideias.
abs.
Angelo.
So para rir um pouco
Acabei de comprar um formula 1,
amanha e o grande premio,
alguem sabe como por a primeira marcha ,para a largada????? :aua:
abs.
Angelo.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #37 Online: 02 de Janeiro de 2010, 16:45:09
...Acho que o noivo nao vai se conformar se recebe um monte de lixo, com o argumento que foi tudo em "M", "S", "A" ou "X"....
:ok: :ok: Isso parece uma propaganda de pratos de bateria (meu irmão é baterista), na qual indicavam que era todo feito manualmente, que quando você visitaria a fábrica não-lembro-onde, você veria os ferreiros martelando o metal, etc. etc.
Meu irmão ficou empolgado com a propaganda e ao ver os pratos e tocá-los, um som quase que de panelas (de acordo com os ouvidos apurados do meu irmão).
Putz.  :doh: :doh:

Não importa o meio, se foi feito no M, A, Xpto. ou se colocou na câmerazinha verde e saiu batendo. O que importa é que tenha resultado bom (para o público). Gosto de fotos mais expontâneas. Mas se o cliente gosta mais de fotos posadas, vou tirar mais fotos posadas e menos expontâneas.
Já dia 24 de janeiro farei um aniversário na qual a mãe quer mais fotos naturais e claro com algumas fotos dos parentes posadas (mais fotos expontâneas e menos posadas).

Abs.

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 16:46:20 por dkfuji »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 02 de Janeiro de 2010, 19:10:04
:ok: :ok: Isso parece uma propaganda de pratos de bateria (meu irmão é baterista), na qual indicavam que era todo feito manualmente, que quando você visitaria a fábrica não-lembro-onde, você veria os ferreiros martelando o metal, etc. etc.
Meu irmão ficou empolgado com a propaganda e ao ver os pratos e tocá-los, um som quase que de panelas (de acordo com os ouvidos apurados do meu irmão).
Putz.  :doh: :doh:

Não importa o meio, se foi feito no M, A, Xpto. ou se colocou na câmerazinha verde e saiu batendo. O que importa é que tenha resultado bom (para o público). Gosto de fotos mais expontâneas. Mas se o cliente gosta mais de fotos posadas, vou tirar mais fotos posadas e menos expontâneas.
Já dia 24 de janeiro farei um aniversário na qual a mãe quer mais fotos naturais e claro com algumas fotos dos parentes posadas (mais fotos expontâneas e menos posadas).

Abs.

Exatamente caro Daniel.
Para nos, profissionais ou fanaticos, existe toda a questao da tecnica, ok!.
Mas o cliente so que ver fotos extarordinarias, nao importa como foram feitas.
Cada um tem seu estilo, por isto o cliente ve e se gosta contrata aquilo que viu.
Eu nao sou muito amigo das fotos posadas,
mas existe a questao tradicional que dependendo do caso devemos atender.
Achei simpatica a colocaçao do P para preguisosos, :hysterical:
depende da situaçao, e depende do saber do fotografo.
Eu tambem tenho um irmao que e baterista, e um profissional bem conceituado
Grande abraço
Angelo.




Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #39 Online: 03 de Janeiro de 2010, 13:37:49
Realmente, nâo é do dia para noite que a gente se torna um fotográfo.

Aqui no forum a gente tenta passar o que sabe, pela experiência vivida, para que voce evite fazer os mesmos erros que já foram feitos por pessoas que não tem conhecimento sobre fotograifa.

E a sua empreitada não será fácil, mas eu penso que deve
de uma forma ou de outra começar, portanto, o melhor caminho é estudar e entender e ter domínio de sua camera, e tem conhecimento sobre fotografia.

Em relação a sua camera você deve ter o manual, leia, teste e releia.

A camera deve ser complemento dos seus olhos, as suas mãos o e a extensão da camera e seu cereblo a foto realizada.

A fotografia você vai adquirir conhecimento fazendo, fazendo, fazendo fotos e mais fotos, e analisando como ficaram.

Já a parte técnica depende do seu manual e de sua prática com o manuseio da camera.

Quando mensionei no "S" é que uma vez colocado uma velocidade X, ela não variar, você pode escolher a abertura para variar nas fotos, mas irá quarantir uma quantidade de luz mais constante.

No "P" o fotometro pode errar, e é o que mais acontece, e por consequência algumas fotos podem sair muito escuras ou muitas claras.

Experimente: Faça umas no "P" e outras no "S". em lugares que variam bastante a luminosidade que voce vai perceber a diferença.

Abraços
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #40 Online: 04 de Janeiro de 2010, 08:58:13
Bom de qq maneira vou me esforçar para garantir o melhor possível, pois acho que é tudo o que podemos dar, nosso melhor possível.....Conversei com a noiva, expliquei a ela minhas limitações e ela me deixou bem tranquila em relação a suas expectativas. Me disse que não espera nada, que pediu para que os amigos levassem máquinas tb, enfim...  Se surgir qq dúvida, recorro a vcs de novo, e torçam por mim.....Obrigada


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #41 Online: 05 de Janeiro de 2010, 10:57:31
Em breve pretendo comprar uma cam nova, a Canon 7D, estou só esperando o preço de lançamento cair um pouco, apesar de isso já ter acontecido um pouquinho. Gostaria de umas dicas a respeito de qual lente comprar, pois pelo que vejo aqui , as lentes do kit não são grande coisa..... Como já disse antes, gosto muito de fotografar provas funcionais de cavalos, (sou fã do Álvaro Maia), entre outras coisas tb. Tem alguma lente legal que possa ser usada para fotografar a distância e tb relativamente perto, pois já tenho uma 50 mm........rsrsrs


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #42 Online: 05 de Janeiro de 2010, 11:03:22
Ana, a lente do kit é a 18-55IS não?
Essa lente tem uma construção fraca MAS ótica muito boa.
Entretanto é sempre bom termos outras lentes com mais e melhores recursos.
Cito a Tamron 17-50 F2.8 VC para indoor, quando você precisa de uma lente mais angular, a Tamron 28-75 F2.8 para não tão angular, e pare telefoto outdoor, com bastante luz a 70-200 F/4 IS ou a 70-200 F2.8 IS para situações de pouca luz (essa última substituiria a menos clara F/4).
Mas um passo de cada vez.
Aproveite bem sua cinquentinha. É muito boa mesmo.


Rafael Segre

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 05 de Janeiro de 2010, 18:24:33
Realmente o pessoal do forum ta de parabens pelas dicas e diretrizes para ajudar a moça. Porém sinto-me na obrigação de ressaltar um ponto muito importante nesta historia toda. Vivo da fotografia de eventos já ha 12 anos. E cobro por isso. O que eu acho "engraçado" é que o casal quer boas fotos e por isso convidou a amiga que entende um pouco do assunto. Mas não se dispõem a desembolsar um centavo sequer para receberem um álbum ou dvd com o mínimo de qualidade. Talvez por isso este mercado já não me atrai mais e estou pondo minhas fichas em outra áreas da fotografia. Nestes casos deveria ser cobrado, no mínimo, um valor de amortização pela quantidade de cliques que a fotógrafa vai gastar do seu obturador.
Bem, fica aqui meu depoimento em tom de desabafo. Lembrem-se, esta é somente uma opnião pessoal minha a respeito do tópico.
Mais uma vez, parabens aos colegas foristas pelas informações aqui registradas.
Boa sorte à Ana e a todos um 2010 cheio de realizações!!

Rafael Segre.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 05 de Janeiro de 2010, 20:44:55
Realmente o pessoal do forum ta de parabens pelas dicas e diretrizes para ajudar a moça. Porém sinto-me na obrigação de ressaltar um ponto muito importante nesta historia toda. Vivo da fotografia de eventos já ha 12 anos. E cobro por isso. O que eu acho "engraçado" é que o casal quer boas fotos e por isso convidou a amiga que entende um pouco do assunto. Mas não se dispõem a desembolsar um centavo sequer para receberem um álbum ou dvd com o mínimo de qualidade. Talvez por isso este mercado já não me atrai mais e estou pondo minhas fichas em outra áreas da fotografia. Nestes casos deveria ser cobrado, no mínimo, um valor de amortização pela quantidade de cliques que a fotógrafa vai gastar do seu obturador.
Bem, fica aqui meu depoimento em tom de desabafo. Lembrem-se, esta é somente uma opnião pessoal minha a respeito do tópico.
Mais uma vez, parabens aos colegas foristas pelas informações aqui registradas.
Boa sorte à Ana e a todos um 2010 cheio de realizações!!

Rafael Segre.


Rafael
A area mas banalizada e humilhada da fotografia e a fotografia de eventos.
Sempre foi assim , mas desde a chegada do digital ficou tudo muito mas instantaneo, e popular
So pelo fato de comprar um kit PIPOCA , o comprador se transforma em fotografo!!!.
Mas ainda e uma atividade viavel, se voce tem teus clientes proprios, que gostam do teu estilo ,
mas para isto tem que ser profissional da area.
Sempre existiram aventureiros e improvisados, mas isto nao importa,
o que contrasta com a qualidade dos pro e justamente isso, o improviso, e o despreparo.
Grande abraço
Angelo.