Autor Tópico: fotografia de casamento  (Lida 10122 vezes)

Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Online: 29 de Dezembro de 2009, 08:22:44
 :aua:Olá! Adoro fotografar, mas fui intimada por um amigo a fazer as fotos de seu casamento, e estou em panico!
Gostaria de algumas dicas de abertura e velocidade, pois gostaria que as fotos ficassem boas! Tenho uma Canon xsi 12.1, e o casamento começará as 18:00. Obrigada :doh:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2009, 08:46:36
Onde e quando será o casamento?
Quem sabe não tem gente que possa auxiliá-la como segundo e terceiro fotógrafos.
Uma questão importantíssima é que um fotógrafo só é risco demais.
Abs


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2009, 09:01:18
O Casamento é no interior de SP, em um sitio, mas ele me pediu para fazer as fotos para não gastar com fotógrafo. Não sou profissional, apenas gosto de fotografia e tenho uma camera legal, para os padrões que estamos habituados. A lente é a que veio no Kit, então não é grande coisa. Mas se vc me der alguma dica para que as fotos saiam claras e nítidas, agradeço muito!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2009, 09:47:05
Olá, Ana!

Vou ser chato como sempre fui aqui no fórum. Fotografia de casamento é uma grande responsabilidade para o fotógrafo, pois você estará lidando com momentos únicos e importantes demais para os noivos. Como eu sempre digo o padre não repetirá "E agora os noivos podem se beijar!".

No entanto, isso não significa que você não conseguirá fotografar. Mas, para a questão do equipamento é importante atentar. O recomendado é sempre manter um equipamento reserva com você, pois lidamos com máquinas e que podem apresentar algum problema ou sofrer algum tipo de acidente sem prévio aviso. Cartão de memória, sempre ande com pelo menos um de reserva também.

Sua cam lhe dá a possibilidade de fotografar com toda certeza um casamento agora a lente do kit não é clara o suficiente para lhe proporcionar uma maior comodidade e segurança em algumas ocasiões. Se o casamento fosse pela manhã, o fato de ser num sítio ajudaria e muito pois poderia aproveitar bem a luz natural. Mas, como começará tarde e adentrará pela noite, uma lente clara e o uso de iluminação artificial - um flash - é altamente recomendável!

Ir com outro fotógrafo também é altamente recomendável, pois sozinha dificilmente você conseguirá registrar todos os acontecimentos do evento. Principalmente no momento da troca de alianças onde a emoção dos convidados é grande e dos noivos também... sozinha fica muito difícil registrar tudo!

Bom Ana, como te disse meu objetivo não é deixá-la mais em pânico, porém, não posso deixar de opiniar e expressar o que sei por experiência própria.

Para exemplificar o que disse sobre a importância e a diferença que uma lente clara faz, dê uma olhada nesse tópico do Ale Borges, um fotógrafo de casamento cujo trabalho admiro muito.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=27798.0

Boa sorte!

Abraços e Feliz 2010!

Chello
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 09:49:11 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:17:28
Olá, Ana!

Vou ser chato como sempre fui aqui no fórum. Fotografia de casamento é uma grande responsabilidade para o fotógrafo, pois você estará lidando com momentos únicos e importantes demais para os noivos. Como eu sempre digo o padre não repetirá "E agora os noivos podem se beijar!".

No entanto, isso não significa que você não conseguirá fotografar. Mas, para a questão do equipamento é importante atentar. O recomendado é sempre manter um equipamento reserva com você, pois lidamos com máquinas e que podem apresentar algum problema ou sofrer algum tipo de acidente sem prévio aviso. Cartão de memória, sempre ande com pelo menos um de reserva também.

Sua cam lhe dá a possibilidade de fotografar com toda certeza um casamento agora a lente do kit não é clara o suficiente para lhe proporcionar uma maior comodidade e segurança em algumas ocasiões. Se o casamento fosse pela manhã, o fato de ser num sítio ajudaria e muito pois poderia aproveitar bem a luz natural. Mas, como começará tarde e adentrará pela noite, uma lente clara e o uso de iluminação artificial - um flash - é altamente recomendável!

Ir com outro fotógrafo também é altamente recomendável, pois sozinha dificilmente você conseguirá registrar todos os acontecimentos do evento. Principalmente no momento da troca de alianças onde a emoção dos convidados é grande e dos noivos também... sozinha fica muito difícil registrar tudo!

Bom Ana, como te disse meu objetivo não é deixá-la mais em pânico, porém, não posso deixar de opiniar e expressar o que sei por experiência própria.

Para exemplificar o que disse sobre a importância e a diferença que uma lente clara faz, dê uma olhada nesse tópico do Ale Borges, um fotógrafo de casamento cujo trabalho admiro muito.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=27798.0

Boa sorte!

Abraços e Feliz 2010!

Chello



Chello

Obrigado pela dica do site do Aleborges... muito bom mesmo!!!
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:17:39
Chello,

Quem é vivo sempre aparece!  :o


Ana Camila,

Além do citado pelo Prof. Chello pensei no seguinte : e SE algo der errado e você pela simples falta de experiência não conseguir registrar o casamento e seu amigo não conseguir um álbum ou coisa semelhante ?

É imprescindível saber SE a intimação dele carrega alguma expectativa mais séria ou não já que, como bem disse o Chello, nenhum instante do casamento voltará.

Uma dica é conversar pra saber o que exatamente ele espera de você. Aí caberá sua sinceridade em saber se dará conta ou não.

Neste seu episódio há muito mais coisas contidas do que simplesmente fotografar o casamento de um amigo; é necessário muito mais do que dicas técnicas.

Penso também que, caso realmente resolva fotografar o casamento, que combine com os noivos alguns pontos preferidos por eles assim você poderá ficar mais alerta a algumas coisas se não conseguir registrar tudo.

Cito novamente o caso das alianças, peça a eles para dar uma seguradinha na cena ao fotografar, isso te ajudará a ter um dos registros imprescindíveis no casamento.

Outra coisa, contextualize ! Significa, que pra ficar interessante você deverá mostrar o onde e como além do "o quê" que é o casamento.

Há muita coisa nesse artigo citado pelo Chello.

Uma última dica :

Se se sentir insegura e se não puder ter com você alguém mais experiente será muito melhor abrir mão do que ter um amigo insatisfeito e/ou chateado.


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:30:38
Nossa! É minha primeira participação nesse fórum, e estou super feliz com a generosidade dos participantes! Bom, vamos lá.... Meu amigo é super desencanado, o casamento será apenas uma benção, visto que a esposa dele já se casou uma vez. Vai ser um casamento atípico, pois os noivos não vão se vestir como em um casamento normal, ele vai de chapéu e bota...rs . Eles querem fazer uma benção, com convidados que são amigos realmente. Então, minha missão é ao ver deles, simplesmente fotografar o evento. Eu gostaria de presentea-los com um álbum legal, um fotolivro talvez, mas expliquei muito bem minhas limitações. Será que com alguns ajustes de abertura (desculpe a ignorância!), velocidade, enfim, consigo obter umas fotos legais? Obrigada!


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:43:08
Ana se eu fosse um bom fotografo de eventos, tivesse equipamento e morasse na mesma cidade que voce eu iria contigo pra te ajudar e nao fazer feio no resultado final sem cobrar nada pois ganharia experiencia com o evento.
Quem sabe algum fotografo aqui do forum nao se habilita nessa aventura.Sei que é dificil pois vivemos  em um mundo capitalista mas nao é impossivel!
Abraços e feliz ano novo!


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2009, 11:51:32
Agradeço muito! Mas acho que se alguém me der umas dicas, vou dar conta do recado! Sou persistente e gosto muito de fotografar! Por falar nisso, tenho muita vontade de fazer um curso que me esclareça muitas coisas, mas minha cidade é pequena, e não temos acesso a esses recursos, tenho visto alguns cursos a distância, eles são bons?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2009, 13:02:34
Sou à favor do que os colegas disseram: ganhe experiência e use um fotógrafo experiente como apoio.
Mas como esta não parece ser uma situação viável, seguem minhas sugestões.

Bom, vamos às dicas. A XSi tem bons resultados até ISO 1600 (aceitáveis até 3200). A velocidade ideal para uso em eventos diversos com algum movimento (casamento incluído) é no mínimo 1/40 ou 1/50 (para festas infantis uso muito 1/80 pois as crianças não param). Não aconselho usar 1/30 pois ocorre muito blur de movimento.

80% dos casamentos ocorrem à noite e em sítios normalmente não se tem uma boa luz.

Considerando a abertura da sua lente, muito provavelmente você não terá luz suficiente. Aliás nem mesmo com uma lente F2.8 (quem sabe com uma 50mm F1.4? só que perde-se muita flexibilidade das lentes zoom - não aconselho).

Desta forma, será imprescindível um flash TTL rebatido. Para rebatê-lo você pode usar o teto ou paredes desde que sejam brancas e não fiquem mais de 3m do alvo. Se estiver, você precisará rebatê-lo em uma folha de papel. (aqui um tópico sobre flash rebatido: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=36940.0)

Agora se você não tem um flash 430 ou superior, então sugiro cogitar a 50mm F1.8 ou F1.4.

Se nem o flash nem a 50mm são viáveis, explique suas limitações ao seu amigo. Explique sua falta de equipamento e que você apenas registrará mas que não poderá se comprometer demais com o resultado, mesmo fazendo o melhor possível.

Não são situações ideais, mas quem vive só no mundo de Alice? (país das maravilhas)

Espero ter ajudado.
Abs
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 13:05:12 por dkfuji »


Billy Drago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo na Mercúrio Studios
    • Mercúrio Studios
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2009, 13:48:27
Bom, acho que algumas coisas dá pra afirmar com certeza. O ISO não poderá ser mais baixo que 400, senão vai ter foto escura ou tremida. O modo não poderá ser manual, pois a falta de experiência vai fazer vc perder cenas importantes.
Concordo com as dicas dos amigos do fórum e se vc quiser ser um dia uma fotógrafa respeitada e garantir um trabalho de qualidade para os seus clientes, deverá passar por tudo o que todos passam.
Não há fórmula secreta.
Mas o que posso sugerir, já que ninguém falou nada prático aqui e acredito que é isso que vc quer ouvir, é (posso estar errado): Deixe o ISO em 400 (ou 800), use flash, use grandes aberturas, não use menos que 1/30 de velocidade, faça medição matricial e deixe o foco em ponderado central.

Tudo isso é o que a camera provavelmente faria se vc a deixasse no modo automático.

Isso vai te ajudar, porque vai te limitar.

Agora, se quiser fazer um trabalho criativo, vai ter que estudar e praticar muito antes.
Nikon D300s + 3 Flashes Speedlight SB-900
AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED
AF-S Nikkor 24-70mm FX 1:2.8G ED
AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED
AF Nikkor 50mm 1:1.8D


Ana Camila

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2009, 17:45:03
Nossa, ajudaram bastante! Era exatamente o que eu queria saber. Dentro das possibilidades e limitações, tudo o que eu posso oferecer é boa vontade, e isso farei com prazer. Meus amigos sabem que o equipamento é amador, e que não sou uma profissional, mas acho que não irão cobrar isso de mim. Fico feliz que existam pessoas dispostas a ajudar, como vcs fizeram comigo. Quanto a aprender mais, o que acham de cursos a distância? É uma maneira legal de aprender sobre fotografia?
Obrigada novamente!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2009, 20:15:03
Ana,

Os amigos acima já deram as dicas técnicas que vc queria saber. No entanto vc não mencionou se possui flash externo ou não. Cito isso, pois apenas o flash de preenchimento da cam não será suficiente em muitos momentos.

Quanto aos cursos à distância, depende muito Ana. Depende do conteúdo e da didática empregada. Uma dica que dou com segurança é começar aqui pelo MF mesmo. Use e abuse do pesquisar e procure por abertura, exposição, composição, flash, velocidade, etc.

O MF possui um rico conteúdo que foristas - inclusive grandes profissionais - se dispuseram à compartilhar. Garanto que se utilizar toda essa boa vontade em aprender que vc demonstra poderá em pouco tempo já ter uma base bem sólida de fotografia, somente estudando por aqui.

Dai então pode partir para um curso mais direcionado.

Fica a minha dica!

Boa sorte!

Abs
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2009, 20:16:30 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2009, 21:02:33
Não posso deixar de mencionar aqui o grande amigo Guigo_Mr. Grande colaborador e um grande amante da fotografia que soube muitíssimo bem explorar todas as dicas e ensinamentos dos feras que temos aqui no MF e com isso hoje - juntamente com toda turma do pão de queijo - sempre nos presentear com lindas e bem elaboradas fotos!

 ;)

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2009, 23:30:52
Ana,

Eu eventualmente faço alguns bicos com fotografia, e comecei a me interessar por fotografia em 2005. Já ajudei a fazer casamentos como 2º e 3º fotógrafo. Nunca como principal. Acho que ainda nao tenho know how pra isso. Reforçando a opinião dos colegas eu acho uma tremenda responsa!!!

Recomendo ler o artigo do Zeiss:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=14775.0

Algumas fotos pra se inspirar:
http://www.weddingsintheworld.com/

Tem muita gente tarimbada que frequenta o fórum. Do pessoal que eu conheço pessoalmente:
http://www.vanessafreire.com/

Boa sorte pra vc!



Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG