Autor Tópico: Imagem colocada em site sem autorização  (Lida 2978 vezes)

cmullerbo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 17 de Setembro de 2010, 08:38:03
Pessoal,
estou com outra dúvida: minha filha faz ballet em uma academia e o fotógrafo do espetáculo tirou fotos e publicou em seu site para vendê-las sem a minha autorização. Na época recebi apenas um comunicado de que ele estaria fazendo esse trabalho, mas não foi enviado nada para que eu assinasse. Isso é legal? Ele pode fazer isso apenas com a autorização da direção da academia?
Um abraço a todos.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2010, 09:45:29
Ele pode colocar no site dele para fins de portifólio sem problema algum, mas não pode vende-lá sem atuorização.

Para poder vender a foto para terceiros ele precisa da autorização da escola no contrato que foi fechado com ele e a escola precisaria também ter um contrato com os participantes onde uma cláusula indentificaria a cessão de direitos de imagem dos alunos.

Muita gente não vê mas é muito comum em ingressos de shows (seja música, teatro, dança...), por exemplo, estar escrito que a pessoa quando comprou o ingresso concordou que a sua imagem fosse usada posteriormente, mas isso não vale para os participantes do espetáculo, teria que ser um contrato a parte.

No caso de você ter recebido um comunicado tem que estar especificado sobre a cessão de direitos de imagem para ele poder vender.

Ou seja, a escola pode ter até autorizado, mas se você não assinou nenhum contrato cedendo os direitos de imagem do espetáculo e não estava especificado nesse comunicado (que tem que ter recebido antes do evento) ele não pode vender.

:ok:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 09:49:10 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2010, 12:19:35
Verifique isso com cuidado...
Apesar de poder haver algum tipo de acordo de divulgação das fotos, no caso de menor de idade pode ser necessária uma autorização dos pais de cada criança.
Uma pessoa fez isso com fotos da minha filha prá se promover ( ele pinta retratos baseados em fotos) sem a minha autorização. Depois de tentar com ele e não receber resposta, fui direto aos sites, e eles tiraram as fotos do ar em menos de 24 hs, além de me mandar muitos pedidos de desculpas. Estou nos EUA e isso aqui é levado muito `a sério, mas acho que no BR a proteção `a privacidade de menores tb é bastante respeitada.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2010, 14:45:26
...mas acho que no BR a proteção `a privacidade de menores tb é bastante respeitada.

+/-... No meio virtual acho até que mais que no meio real (embora devesse ser rigorosamente igual). Se fizer como você fez de enviar e-mail pedidndo providências, (e acrescento) dando prazos e ameaçando de processo (evidentemente num tom educado), acredito que tudo se resolva reapidinho.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova