Autor Tópico: mais um perdido que caiu de maduro com a pergunta de sempre..  (Lida 2448 vezes)

pantutu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Dezembro de 2009, 03:31:16
olá pessoal, bem, primeiramente queria pedir desculpas por qualquer incomodo. então, vou tentar explicar a situação, imagino ser a forma mais fácil de demonstrar minhas "necessidades"..


minha mãe vai viajar nas férias, e como não possuímos nenhuma câmera digital ela chegou pra mim e disse: -filho, dá uma olhadinha na interneti, numa câmera pra mãe, pode ser por volta de uns 600 pila.

ah primeira coisa que pensei, "ah, vou dar uma olhada numa sony qualquer, que eu sei que tira fotinho boa".. olhei e fiquei entre 2 modelos da sony.. daí imaginei "ah, qual será que é melhor?, hum..  :ponder: vou dar uma olhada nesses fóruns mais dedicados ao assunto pra ter alguma idéia"  :( pra queeeeeeeeeeee..  :aua: isso era por volta das 20 horas, agora já passa 3 da manhã  8-)

primeiro, que é muita informação, muito detalhe técnico que tem nas especificações de uma camera, que confesso dá um nó na minha cabeça (admito que me interessou, quem sabe num futuro invisto nisso, mas já começo a frequentar mais esse fórum - que gostei bastante - pra ir adquirindo algum conhecimento, faço algum curso de fotografia, enfim  :ponder: )

segundo, que eu comecei a expandir as possibilidades, eu tenho gosto por aquarismo, tem um outro fórum que eu frequento mais como expectador e o pessoal tá sempre tirando umas fotos legais dos peixinhos, aquários, plantas.. :wub: daí imagino que uma camera "autonoma" que minha mãe possa usar nas suas saídas e ao mesmo tempo um pouco mais "capacitada" pra tirar fotos de aquários seria interessante pra mim  ;)

um exemplo de umas fotos que eu acho "demais" nesse fórum e que me chamaram a atenção pela qualidade, (comparando com o resto do pessoal desse mesmo fórum que tira fotos dos seus aquários) que me impressionou mesmo, principalmente pq ele disse que tirou com uma camera modelo DSC-T9 da sony tá nesse tópico: http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=52714&postdays=0&postorder=asc&start=40 (principalmente as últimas 3 fotos do tópico) se eu tivesse condições de tirar fotos parecidas.. ou melhores!, sei lá se é possível..

eu me vi tendo que fazer esse tópico principalmente pq nessas horas de pesquisa percebi que o pessoal não discute muito sobre essas cameras "basiconas", e escolhi postar no fórum de voces pq percebi que esse é o fórum mais "tolerante" em responder perguntas de pessoas meio deslocadas tipo eu  :D (nos outros parece que são sumariamente ignoradas), quem sabe seja só impressão minha também, só procurei nos lugares errados.
também sei (ou suponho) que nenhuma dessas cameras de baixo custo são próprias pra tirar fotos de aquários, então se puderem me dizer qual que seja "menos pior", se for possível  :ok:

eu vou mostrar links que achei no mercado livre mesmo, de duas que considerei acessíveis:
Canon Sx120 Is http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-126415894-camera-digital-canon-sx120-is-subst-da-sx110-is-ate-12-x-_JM
Sony Dsc-w220 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121096175-camera-digital-sony-dsc-w220-121-memoria-4gb-case-tripe-_JM

se o pessoal tiver alguma outra sugestão de cameras nessa média de preço, tendo como base o meu relato acima, fiquem a vontade  :ok:

peço desculpas por qualquer inconveniente, e caso seja proibido colocar links externos peço desculpas à moderação.

ah, se alguém achar um absurdo colocar peixinhos numa caixa de vidro para proveito próprio peço que leia esse texto: http://www.aquahobby.com/articles/b_moral.php se mesmo depois da leitura continuar me considerando um energúmeno paciencia  :(

desde já agradeço os comentários, e bom final de ano a todos :)


pantutu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2009, 05:09:37


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2009, 13:10:46
Quanto à maquina, nesse preço aí eu não conheço, então vamos esperar que daqui a pouco alguém ajuda.

Quanto as fotos, como peixe está sempre em movimento e compacta não tem ISO alto, eu faria isso com flash, posicionando o flash exatamente pra imitar a luz do aquário.

Essa fotos do seu amigo não estão lá essas coisas não. Os peixes estão super estourados, podiam ter bem mais textura. :D

EDIT: Eu tô aqui desocupado :) e lí o artigo do cara sobre a liberdade dos peixes. Interessantíssima a posição dele, sem contar a qualidade do texto, muito bem escrito.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 13:11:43 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2009, 14:27:40
O texto é interessante, bem escrito, mas é um texto que busca defender uma prática, não um texto isento, e por isso "escolhe" as objeçoes a que refutar.

Já, no passado, tive um aquário, e deixei de ter porque o aquário é um lugar de morte e não de nascimento ou vida. Um cahorro vadio pode reproduzir, e cahorros são gerados toda hora a partir de cachorros domésticos, mas peixes em aquário não reproduzem, a taxa é ínfima e só se pode dizer que reproduzem como exceção, e são poucas espécies. Deixei de ter porque ficou evidente para mim que aquilo não era bom.

Ivan
PS: só trouxe essa discussão porque a opinião contrária foi anteriormente trazida. Não quero estabelecer verdades para ninguém, mas para mim, criar peixes em aquário é insuportável. Eu não consigo.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2009, 16:43:00
Ivan, no final acho que vc tem razão mesmo, sei lá. Quem somos nós pra dizer se é melhor ou pior o peixe ficar onde estava, né? Melhor deixar ele lá.
 
Confesso que eu fiquei meio seduzido com a qualidade do texto, até por pegar um ponto difícil pra defender e tal... eu gosto de gente corajosa.

No mais, eu não sou desses que tem muita pena de bicho, muito menos de peixe, aliás, nem de gente. Pra mim se é digno de pena tem mais é que ser apenado, seja gente, seja bicho. Quando eu penso nas peças que a natureza me prega todo dia, eu não me sinto muito superior aos outros animais a ponto de achar que a minha benevolência vai fazer a diferença. Ao contrário, eu tb estou lutando pela minha sobrevivência.

Na verdade eu acho que eu me identifiquei mesmo com o peixe do cara do texto: Se tiver abrigo, comida e mulher na quantidade que eu quero, aqui onde eu estou tá bom pra mim... :D
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 16:45:21 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2009, 17:58:25
Quanto às câmeras, confesso que não compraria nenhuma das duas... principalmente a sony.
No que se refere a aquariofilia, confesso que não li o texto... mas eu considero a prática de se ter um peixe em un aquário a mesma de se manter um pássaro em uma gaiola.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Saullo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2009, 18:55:18
Cara te desjo sorte e se tua necessidade não é tão grande não investe muito não, acho que uma câmera simples vai te ajudar, e ajudar tua mãe, uma mais "profissional" poderá complicar tua vida, e não te dar o retorno esperado, mesmo assim te desjo sorte camarada!


pantutu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2009, 18:59:44
bem, como eu disse, minha mãe pediu pra comprar uma cam pra ela bem baratinha mesmo, eu encontrei uma sony por 550 reais e acabei vendo essas outras duas por 600.. então por 50 reais de diferença..

eu realmente senti muita falta de informações na internet pra pessoas leigas que apenas se preocupam em não cair nas armadilhas marketeiras da industria.. aquele papo dos monstruosos megapixeis eu já sabia que era furada, mas sempre me foi difícil saber quais seriam as características relevantes, aqui já aprendi muita coisa, mas sinto carência de pessoas experientes falando nos tópicos das câmeras tubaínas, acho que encontrei apenas um tópico em que um dos membros comprou uma câmera pra esposa e daí ocorreram comentários dos outros membros..
enfim, eu vi um site (espero não cometer ilegalidades postando o link) com comentários das duas:
http://cameraversuscamera.com.br/cameras/fs1500/ck_fs1500.htm
http://cameraversuscamera.com.br/cameras/cx120/ck_cx120.htm
achei interessante, mas eles obviamente não fazem comparação direta entre as duas máquinas.

eu poderia sugerir que para evitar a poluição de usuários leigos que ocorre no subtópico das câmeras compactas, fazer outro subtópico entitulado "câmeras tubaínas", "câmeras compactas de baixo custo", "câmeras compactas para usuários leigos", ou algo de gênero.. pq é inegável que existe uma diferença gritante entre usuários de compactas leigos e os amadores.. e considero mais saudável deixar um espaço para ocorrer uma interação para pessoas leigas do que deixar de lado, acho que incentivaria a participação de mais pessoas no fórum (se houver intenção para ocorrer isso) e até diminuiria as barreiras para que estas, num futuro, venham a adquirir equipamentos apropriados para o hobby..

agora sobre a questão dos aquários, eu sou formado em ciências biológicas - modalidade médica e durante toda minha graduação observei que questões éticas relativas a estas atividades humanas e suas correlatas (pesquisa com animais, agropecuária, etc) são fonte de muitas discussões em todos os níveis, também existe muito equívoco por desconhecimento de ambos os lados, e o pior de tudo, falta de bom-senso - até daqueles que deveriam ser fonte de informação - (principalmente das "alas" radicais de ambos os lados).. se o pessoal tiver interesse em discutir sobre o assunto.., mas queria esperar o surgimento de mais comentários e posições caso elas ocorram para colocar a minha posição.
se for possível, já que acabou virando um assunto paralelo, e com o intuito de não desvirtuar o repectivo tópico, peço à moderação que transfira parte do que foi postado pelo pessoal sobre animais em um novo tópico no fórum "papo furado". (acho que não é difícil né?)

obrigado pela atenção..


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2010, 12:17:07
Aí pantutu, vai ser cheio de sugestão assim lá longe, hein!  :hysterical:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2010, 19:35:32
Voltando a desvirtuar um pouco o assunto do tópico  ;), vi esse arquivo em uma lista de discussão do yahoo chamada dive-net, achei que seria interessante divulgar pq acho que pode acrescentar alguma coisa em quem gosta de aquarismo.
Fiz o upload neste link: http://uploaddearquivos.com.br/download/aquario266.pdf.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"