Autor Tópico: [ARTIGO] Técnica e linguagem: Movimento  (Lida 10270 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Dezembro de 2009, 10:44:59
Como já comentamos antes, a operação da câmera deve ser subordinada às ideias e intenções do fotógrafo, para que o processo criativo envolvido na fotografia seja mais completo. A manipulação da câmera de acordo com o conceito permitirá obter os resultados esperados e é o que pode fazer do ato fotográfico uma forma de expressão. Conhecer a técnica é útil para construir um discurso eloquente através da linguagem característica das câmeras.

Podemos abordar, como exemplo, uma questão simples. As câmeras fotográficas têm uma forma particular de lidar com o movimento. Projetadas para construir suas imagens a partir de frações ínfimas de tempo, a fotografia tem, geralmente, a característica de congelamento, necessário para produzir fotos nítidas e fáceis de entender. Quando não há condições para esse efeito de congelamento (e.g. falta de luz suficiente), o que está em movimento aparece na fotografia como um borrão.

Embora isso possa ser visto como um defeito, para o fotógrafo criativo, cabe menos falar em certo e errado e sim em entender as possibilidades da linguagem. A forma como a câmera mostra o movimento é um dos aspectos dessa linguagem, que pode ser explorado de acordo com a intenção do fotógrafo. Tecnicamente, o procedimento é simples: basta aumentar o tempo em que o obturador fica aberto. Quanto mais tempo, mais fluídas parecerão as passagens perante a lente. Em câmeras com modo manual, basta selecionar o modo T ou Tv e especificar velocidades a partir de 1/30, dependendo da velocidade do movimento.

Como as imagens falam mais de mil palavras, podemos exemplificar, com algumas fotos, como é possível tornar essa característica da fotografia num elemento compositivo da linguagem. Nas imagens abaixo, a preocupação com a semelhança com a realidade é pequena. Por outro lado, percebe-se claramente o trabalho do fotógrafo na construção de uma mensagem visual, em que a técnica foi utilizada com esmero em função da sua intenção.


Jon Martin


tricky ™


Camil  Tulcan


it's life


Marcus Mayer


Publicado originalmente no Câmara Obscura.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2009, 12:17:50
Esse eu gostei.

:D

Principalmente das referências. De quem é essa foto aí com a moça encostada na parede?
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2009, 13:34:59
É só clicar nas fotos que abre o perfil dos autores.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2009, 16:54:14
É só clicar nas fotos que abre o perfil dos autores.

 :doh:

E eu que tava procurando o tal do Jon Martin no google, mas tem tanta gente com esse nome, praticamente um João da Silva.  :D

Valeu!  :ok:
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


str4nho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2010, 02:21:43
muito obrigado pelas informações... sou novo nesse negocio de fotografia e estou gostando muito der ler aqui no forum essas coisas..
só estou com uma duvida dessa questão do obturador, eu tenho que aprender a mexer melhor nele... mas obrigado pelas informações... minha cam é uma fuji s1800


freak_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2011, 21:39:35
Como a segunda imagem foi feita?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2011, 22:20:47
Todas elas foram feitas da mesma forma: baixa velocidade de obturador.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Francisco Barreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2011, 17:41:18
Quem domina a técnica sabe como transgredí-la.
Parabéns pelo interessante artigo.
Francisco Barreto


freak_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2011, 21:42:43
Sim na segunda foto foi eita com a velocidade baixa, mas o congelamento das pessoas a frente do carrocel foi feita com um flash rebatido?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2011, 21:48:34
Sim na segunda foto foi eita com a velocidade baixa, mas o congelamento das pessoas a frente do carrocel foi feita com um flash rebatido?

Não necessariamente. A baixa velocidade usada é em relação ao carrossel. Mas essa mesma baixa velocidade, pode ser alta o suficiente para congelar as pessoas ao redor. Um outra alternativa é o uso de um flash em 2º cortina, mas não acho que tenha sido isso, já que as pessoas do 1º plano não formam sombras no chão, assim como as pessoas do 3º plano tb aparecem imóveis.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


freak_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2011, 17:31:53
É isso vc tem razão, mas a foto ficou interessante


mmccss

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2011, 19:24:55
Sou um semianalfabeto em fotografia (talvez um pouco menos). Comprei uma Fujifilm HS10 e estou tentando aprender. Existe um recurso nela "Adv." para captar multimovimentos na mesma foto. Interessante em Sports por exemplo. Um outro recurso ainda na opção "Adv." destinada a "limpar" da foto qualquer objeto que se mova. Fiz algumas tentativas, mas o resultado varia entre o ruim e o nenhum. Isto é: ou o objeto em multimovimento sai muito próximo (quase um tremido) ou sai uma foto única sem multimovimento.
Apenas consegui localizar uma regulagem para definir tempo entre uma exposição e outra. Tentei aumentar o tempo para que o objeto ficasse mais espaçado, mas não deu certo. Existe alguma regulagem que posso fazer para que eu alcance o resultado descrito no manual?
Me desculpe se o forum para esta pergunta não for este, mas além de iniciante em fotografia, sou também iniciante em forums


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2011, 21:21:47
Sou um semianalfabeto em fotografia (talvez um pouco menos). Comprei uma Fujifilm HS10 e estou tentando aprender. Existe um recurso nela "Adv." para captar multimovimentos na mesma foto. Interessante em Sports por exemplo. Um outro recurso ainda na opção "Adv." destinada a "limpar" da foto qualquer objeto que se mova. Fiz algumas tentativas, mas o resultado varia entre o ruim e o nenhum. Isto é: ou o objeto em multimovimento sai muito próximo (quase um tremido) ou sai uma foto única sem multimovimento.
Apenas consegui localizar uma regulagem para definir tempo entre uma exposição e outra. Tentei aumentar o tempo para que o objeto ficasse mais espaçado, mas não deu certo. Existe alguma regulagem que posso fazer para que eu alcance o resultado descrito no manual?
Me desculpe se o forum para esta pergunta não for este, mas além de iniciante em fotografia, sou também iniciante em forums

Recomendo que post sua dúvida no espaço Nikon/Fuji/Kodak. Aqui sua dúvida não será respondida.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2011, 11:24:48
eu acho que não tem flash nenhum na foto do carroussel,
o que dá para ver são as siluetas das pessoas em contra-luz,
é apenas a luz do ambiente de alguma lámpada atrás das pessoas que dá um pouco de brilho
no cabelo da menina, observem que o fotografo fez uma vinheta
tirando parte de esta luz nas bordas da imagem para aumentar o efeito.
por outro lado o movimento na foto não depende só da baixa velocidade de obt., também depende
do movimento do objeto, se o carroussel tem um movimento relativamente rápido, pode ser
que a obturação foi de apenas 1/15 ou 1/8 (ou até 1 seg. as pessoas ficam olhando para um objeto e não tem movimento) o que é suficiente para congelar pessoas em pé.
 :ok:


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2011, 02:15:30
acho que é um tópico para manter vivo,
vou mostrar algumas fotos minhas com movimento

nos três casos, não há flash, é a luz disponível, é a minha intenção
foi pegar o momento certo do rosto das pessoas, sem perder a sensação da ação.

no primeiro é um ensaio de luta, iso 640, f/4  1/15 com a D200, esta foto ficou sub-exposta.


esta foi na rua iso 1600 com a D90, também 1/15


esta foi num teatro, mas não tenho o exif.