Autor Tópico: [ARTIGO] Técnica e linguagem: Enquadramento  (Lida 12141 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Janeiro de 2010, 10:32:21
Uma das maiores decisões no processo de criação de uma fotografia tem pouco a ver com a operação da câmera. Todas as fotografias são quadrados ou retângulos, e é esse retângulo que o fotógrafo sobrepõe ao mundo e faz um recorte mais ou menos amplo que serve de base para o processo fotográfico. A grande escolha é o que colocar dentro desse quadro, o que mostrar.

Tão importante quanto aquilo que é mostrado, é também aquilo que opta por não se mostrar. O que está fora-do-quadro pode ser apenas inferido, imaginado, suposto. Esse jogo entre o que há e o que não há, entre o que é mostrado ou não, entre o claro e o obscuro, quando bem explorado, pode criar trabalhos extremamente interessantes ou instigantes. Nem sempre vale a pena mostrar tudo, de forma explícita.

Fica claro que há poucos aspectos técnicos envolvidos. Um deles pode ser a distância focal. As mais curtas, com maior ângulo de visão, permitem incluir mais elementos no quadro, criando um recorte mais amplo. Já as lentes mais longas levam a enquadres mais fechados, caracterizando um corte mais agressivo. O recorte não precisa ser pensado antes da captura ou se subordinar à distância focal da lente. O fotógrafo pode, através de programas de edição de imagens, realizar o recorte que quiser a partir de um arquivo gerado pela câmera. Abaixo seguem alguns exemplos de fotografias em que há o jogo entre o que é mostrado e o que está fora-do-quadro.


Aurelio Asiain


Conor Ogle


purplemattfish


Romolo Milito


Laura Burlton


Publicado originalmente no Câmara Obscura.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2010, 10:46:23
Rodrigo:

Sabe que essa sua preocupação com as relações entre técnica e fotografia me deu uma idéia.
A de sair um dia e fotografar tudo no automático e a de outro sair outro dia e fotografar tudo no manual pra ver que diferença o domínio da técnica tem na minha fotografia real. Taí uma idéia de exercício pessoal.
As fotos postadas são lindas, independente da linguagem propiciada pela distância focal.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 10:47:07 por Kika Salem »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2010, 09:39:10
Kika,

Acho que qualquer tipo de exercício é válido, e aqueles em que limitamos certas possibilidades são interessantes justamente porque nos permitem discriminar certos aspectos do método. Ao fotografar somente no automático, você terá chance de atentar aos aspectos do processo fotográfico que têm pouca ou nenhuma relação com a câmera, como a escolha do assunto, o ângulo, a leitura da luz e o enquadramento.


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2010, 23:49:05
         Há menos de 2 anos eu não sabia nada de fotografia, mas já apreciava a fotografia clássica dos grandes mestres. Depois estudei muita técnica, fiz cursos, comprei câmera, flash, lentes... Hoje simplesmente venero os citados mestres. Conforme já foi dito aqui, a técnica me tornou consciente da minha ignorância.
Excelente artigo.
abraço.


Stanke

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 709
  • Sexo: Masculino
  • Admirador da fotografia
    • STANKE FOTOGRAFIA
Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2010, 14:52:12
  Concordo com o Ricardo, antes sem conhecimeto, hoje, depois de horas de estudo, cheguei a mesma conclusão.

Para mim os fotográfos eram que faziam fotos no filme, cromo, esses sim, sabiam dass coisas, pois a camera, não tinha todos esses
recursos que temos hoje.

Ótimo artigo.
Stanke - Brasil
Fotográfo
Nikon

www.stanke.com.br


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2010, 10:40:31
Às vezes perguntamos a um artista como ele fez sua obra e ouvimos clássicas expressões como 'bateu inspiração' ou 'foi um momento mágico' e por aí vai. Na fotografia-arte - ou arte fotográfica - não é diferente. A certeza é que na imagem-clique o desenvolvimento da técnica (assim como o artista do pincel ou do cinzel) torna-se essencial para que transmita-se aquilo que pretende-se mostrar.
Em boa uma foto, além de combinação de matizes, luzes e saturação temos emoção e percepção.
É claro que bons pincéis e boas tintas ajudam, e muito, a exibição de uma pintura, porém, elas não mesclam-se sozinhas...
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


momentosfotografia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 26 de Janeiro de 2017, 14:25:53
Boa tarde Pessoal,

Sou novo no fórum e tenho uma dúvida em relação ao enquadramento. Caso não esteja na sala correta, me informem e me desculpem.

Minha dúvida é sobre o enquadramento com fundo fotográfico.

Normalmente os fundos tem cerca de 1,5m ou 2m de largura e tenho muita dificuldade de enquadrar todo o fundo para fazer a foto. Na maioria das vezes eu perco o fundo e tenho que ficar cropando a imagem na edição e fica quadrada.

Alguém pode me dar dicas de como fazer?