Autor Tópico: FED, Kiev ou Zorki?  (Lida 4515 vezes)

Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Online: 01 de Janeiro de 2010, 17:30:25
Salve pessoal,
Ando pensando em comprar um dessas rangefinder russas que tem os preços bem atrativos.
Alguém tem contato com essas câmeras? Tem alguma dica?
A principio, queria uma Kiev 4, principalmente por causa do fotômetro, mas começo a pensar em abrir mão do fotômetro e comprar uma zorki que é um tanto menor.

Alguém sabe se as lentes m39 podem ser usadas em qualquer uma dessas câmeras?
Abraço
Erivaldo Casado


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2010, 18:40:05
Erivaldo,

Fico entre a Kiev e a Zorki. Aliás, essa última, uma paixão. :wub:


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2010, 22:59:04
Erivaldo, eu tinha uma zorki 4, e adorava usá-la, o telêmetro é muito claro, fácil de focar, a empunhadura é muito boa também. A miha veio a lente Industar 50, que é uma lente muito boa, mas melhor que ela é a Jupiter 8, se conseguir comprar já com essa lente, vais ter um bokeh fantástico nas tuas fotos. Que vontade de pegar o infeliz que roubou ela. :aua: :eek:
As FED, na minha opinião só se fosse uma das antigas FED ou FED 2, depois elas ficaram muito feias. Quanto às Kiev, a fama que eu conheço é que são excelentes câmeras, mas também não acho que têm o charme das Zorki.
Abraço
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2010, 12:13:11
Obrigado pelas respostas,

 Legal Elmo, não tinha visto que vc tem uma Zorki, a zorki4 é exatamente a que eu penso em comprar, a unica coisa que ta me incomodando é a forma de carregar o filme, achei meio esquisita...
 Você testou ela com outras lentes? bateu o foco direito?

 Slorenzi, eu fiquei louco com a kiev 4, mas to achando que ela vai ser meio grande, ai com certeza vai acabar ficando em casa a toa.
 Para lente, a principio eu queria uma jupiter 3, só que essa é mais cara, assim vou acabar ficando com a J8 mesmo!

 Abraços
Obrigado pelas respostas
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 12:16:51 por Casado »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2010, 13:21:09
As Kiev são as melhores RF russas, visto serem Contax feitas lá sob licença e com os projetos e máquinas originais. As lentes Jupiter são as lentes da Contax que também foram adaptadas para rosca 39mm. As Kiev são sobermabente fabricadas, mas eu hoje preferiria uma versão sem fotômetro, mais elegante e o fotômetro é de uso restritíssimo.
O problema da Kiev é só que as lentes tem de ser específicas, para a baioneta Contax interna ou externa.


Paulo Figa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 08 de Janeiro de 2010, 14:16:45
Boa tarde senhores, passei por aqui e não resisti, me cadastrei.
Adquirí recentemente 2 cameras fed, uma Fed 4 semi nova e uma Fed 5 - 0 km (ainda existem novas na Rússia), não as recebí ainda pois o correio está com problemas na entrega devido ao movimento das festas.
Pretendo comprar também uma zorki 4, tenho pesquisado e ainda não encontrei algo que valha a pena, de qualquer forma me interesso muito por fotografia de um modo geral ,mas curto mesmo fotografar com filme (revelar e ampliar também).
Se for possível gostaria de estar fazendo parte deste forum com vocês.
Abraços e um bom 2010 a todos.


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2010, 14:47:11
Essas câmeras russas tem um charme todo especial, também penso em um dia ter uma dessas.
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2010, 19:26:43
Casado, tenho uma FED 4 com fotometro funcionando lente industar, posso te dizer que a câmera é muito boa o fotometro funciona muito bem e a colocação do filme é facil. Dá para se sentir um Bresson.
MD-Zenit


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2010, 23:15:42
Rapaz, eu tive muuuitas câmeras russas.

A Kiev é uma cópia quase exata da Contax. Se for comprar uma, verifique o estado da cortina que é metálica e vertical. Ela se parece com uma daquelas portas de aço que são usadas em lojas e tem umas correntinhas. Quando dão defeito sai de baixo, são de ajuste bem complicado. Verifique também se a velocidade máxima de 1/1000s e as lentas. As melhores objetivas normais são a Helios-103 e a Jupiter-8. Legal é o barulho do obturador, tipo "swishhhhhhhhhhh". Não compre as com fotômetro. Dificilmente estarão precisos. Usa lentes de baioneta Contax antiga.

Das FED, tive *TODAS* =)

Na minha opinião a melhor em todos os aspectos é a FED-2, mesmo não tendo as velocidades lentas.
Se precisa das lentas realmente e quer uma FED, compre uma FED-3. As posteriores tem um fotometro bem ruinzinho, como dizem por aí, antes só do que mal acompanhado.

Das Zorki, tive as 1,3,3M,4,4K e 5
A melhor é a 3M, além de ser a mais bonita. A mais amigável é a 4K, e a 5 e mais ou menos uma FED-4 com uma cara diferente.

Tem que ter cuidado com uma coisa em qualquer uma delas:

*** JAMAIS *** mude a velocidade com a câmera desarmada. Dependendo de onde para onde mudar, tem um maldito pino no mecanismo que costuma quebrar se não armar antes. Isso foi corrigido na Zorki-5 e 6.

As Zorki/FED 1 são quase idênticas as Leica II, mas mais rudemente acabadas.

As lentes boas:

Grande Angulares:

- Russar MR-2 (20/5.6), rara, espetacular ! somente 12000 produzidas. Por volta dos USD 400 no ebay
- Orion 15 (28mm), muito, muito nítida mas abertura bem pequena.
- Jupiter-12 (35mm/2.8), espetacular
- Jupiter-8 (50/2.0) , Copia exata da Zeiss Sonnar
- Industar-22 (50/3.5) , cópia da Elmar
- Industar-50 (50/3.5) , cópia da Tessar
- Industar-61 L/D (55/2.8), Tessar modificada, vidro de lantânio
- Jupiter-9 (85/2.0), Cópia da Sonnar. Excepcional, se comprar uma nao mexida por curiosos.


Boa sorte

Se quiser de uma olhada em http://photomysteries.com/website/equipamentos-1.html





EFJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2011, 14:48:22
Amigo, que aula heim?

Ainda estou engatinhando no mundo da fotografia, mas me encantei de cara pelas russas antigas (Zorki, Fed ou Kiev)... E seu post é uma aula para se guardar!

Já comprei uma imponente Zorki 6, equipada com uma Industar-61, mas não pude testar ainda. E outros mimos estão a caminho, conto mais depois com eles em mãos...

Uma dúvida, porém: você sabe me dizer se a objetiva Carl Zeiss Jena Sonnar 1:2 f=5cm pode ser utilizada diretamente numa dessas câmeras???  :ponder:

Rapaz, eu tive muuuitas câmeras russas.

A Kiev é uma cópia quase exata da Contax. Se for comprar uma, verifique o estado da cortina que é metálica e vertical. Ela se parece com uma daquelas portas de aço que são usadas em lojas e tem umas correntinhas. Quando dão defeito sai de baixo, são de ajuste bem complicado. Verifique também se a velocidade máxima de 1/1000s e as lentas. As melhores objetivas normais são a Helios-103 e a Jupiter-8. Legal é o barulho do obturador, tipo "swishhhhhhhhhhh". Não compre as com fotômetro. Dificilmente estarão precisos. Usa lentes de baioneta Contax antiga.

Das FED, tive *TODAS* =)

Na minha opinião a melhor em todos os aspectos é a FED-2, mesmo não tendo as velocidades lentas.
Se precisa das lentas realmente e quer uma FED, compre uma FED-3. As posteriores tem um fotometro bem ruinzinho, como dizem por aí, antes só do que mal acompanhado.

Das Zorki, tive as 1,3,3M,4,4K e 5
A melhor é a 3M, além de ser a mais bonita. A mais amigável é a 4K, e a 5 e mais ou menos uma FED-4 com uma cara diferente.

Tem que ter cuidado com uma coisa em qualquer uma delas:

*** JAMAIS *** mude a velocidade com a câmera desarmada. Dependendo de onde para onde mudar, tem um maldito pino no mecanismo que costuma quebrar se não armar antes. Isso foi corrigido na Zorki-5 e 6.

As Zorki/FED 1 são quase idênticas as Leica II, mas mais rudemente acabadas.

As lentes boas:

Grande Angulares:

- Russar MR-2 (20/5.6), rara, espetacular ! somente 12000 produzidas. Por volta dos USD 400 no ebay
- Orion 15 (28mm), muito, muito nítida mas abertura bem pequena.
- Jupiter-12 (35mm/2.8), espetacular
- Jupiter-8 (50/2.0) , Copia exata da Zeiss Sonnar
- Industar-22 (50/3.5) , cópia da Elmar
- Industar-50 (50/3.5) , cópia da Tessar
- Industar-61 L/D (55/2.8), Tessar modificada, vidro de lantânio
- Jupiter-9 (85/2.0), Cópia da Sonnar. Excepcional, se comprar uma nao mexida por curiosos.


Boa sorte

Se quiser de uma olhada em http://photomysteries.com/website/equipamentos-1.html






nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2011, 08:47:44
Gostaria de fazer uma pergunta para voces que, com certeza, são bem mais entendidos do assunto.
Porque voces consideram a Kiev e a Zorky melhores que a Fed?  Se essas tres marcas estiverem com a mesma lente, exemplo Industar 61 L/D, quais são as diferenças que pode determinar se uma é melhor do que a outra?
Grato.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


EFJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:13:48
Nakinha, recentemente adquiri uma Zorki 6 (equipada com uma Industar 61), ainda não testada. Provavelmente esta semana receba uma Fed 5b (também com uma Idustar)e uma Kiev 4 (com uma Jupiter 6). Aí farei o comparativo e poderei dizer alguma coisa sobre o desempenho delas... Estou procurando uma Zorki 4K, que segundo li é uma máquina excepcional também, produz fotos fantásticas. Por enquando, para matar a nossa curiosidade vamos aguardar o relato dos colegas que já manejaram essas câmeras e talvez possam até mesmo postar ums fotos para a gente ver. Lançado o desafio!  :fight: