Autor Tópico: Samsung lança série NX10 - Concorrente do sistema Micro 4/3.  (Lida 12301 vezes)



guaracy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Fotomix
Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2010, 01:44:08
Só para informação:


Pentax Digital K concept
Citar
...
Another interesting digital concept is the Pentax Digital K. You may heard of the Olympus E-330 DSLR that offers 'live view' with digital SLR photography. Well in 1997, yes that is almost ten years ago…, Pentax studied on a concept that actually had the same basic idea as today's digital SLR cameras with live view mode. The Pentax Digital K concept is a digital system camera with interchangeable lenses and supposed to offer full features of a digital SLR camera. A digital SLR camera with live view…. almost ten years ago!
...

Fonte: http://www.photokina-show.com/0466/pentax/digitalcameras/pentaxdigitalcameras/

Atualizando, temos quase 13 anos que a tecnologia já era cogitada. Na página também consta o sistema "Pentax X-Change" que é uma compacta que troca as lentes junto com o sensor (acho que foi lançada uma, recentemente, com essas características).

Enquanto a gente está indo, eles já estão voltando. Por isso um fabricante lança alguma característica nova e o concorrente lança um modelo semelhante logo em seguida. Até parece que o setor de pesquisa e desenvolvimento é super rápido. Mas eles devem apenas abrir o arquivo (coisa antiga) e colocar o projeto em execução.
Guaracy Monteiro
flickr
blog


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2010, 06:43:51
Guaracy, eu achei o lancamento da Ricoh um dos mais interessantes desde q acompanho mais de perto equipamentos fotograficos. Com ele podemos reunir em um unico corpo todo tipo de camera, alem de permitir uma infinidade de adaptadores pra todo tipo de mount.....somando a isso eles fizeram um corpo extremamente robusto, ou seja, o corpo em si poderemos carregar pra sempre e atualizar somente os modulos e adaptadores.

Pena q isso aconteceu com a Ricoh, poderia ter sido Sony.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Janeiro de 2010, 07:16:28
Bom, talvez nesse assunto um iniciante como eu tenha alguma opinião válida. Eu quero passar para uma DSLR, mas não sei se compensaria investir numa câmera que não tenha um sistema de lentes com uma boa base. E se for por volta de $800 eu prefiro mais uma D5000, assim eu posso comprar lentes usadas, ou ter um leque de lentes maior para escolher.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 06 de Janeiro de 2010, 09:50:24
Bom, talvez nesse assunto um iniciante como eu tenha alguma opinião válida. Eu quero passar para uma DSLR, mas não sei se compensaria investir numa câmera que não tenha um sistema de lentes com uma boa base. E se for por volta de $800 eu prefiro mais uma D5000, assim eu posso comprar lentes usadas, ou ter um leque de lentes maior para escolher.

Com certeza GuiCastro, alem das vantagens de acesso a lentes antigas e um portfólio gigante de acessórios e lentes, as DSLR tem um preco melhor com uma qualidade de modo geral superior. Essa nova categoria de cameras sem OVF (E-P1, GF1, GH1 & NX10) levam como unica vantagem a melhor portabilidade, mas o preco por essa unica vantagem esta sendo ainda muito alto.

Na medida em que os volumes de vendas dessas cameras forem subindo os precos devem cair e elas vao se posicionar como cameras de entrada na categoria de cameras de lentes intercambiaveis, deixando os precos na casa dos U$400,00 a U$500,00 e ai sim ficarao cameras bem mais interessantes.

Eu acho que essa NX10 deve chegar ainda em 2010 na casa dos U$500,00....veja que a EP1 ja está nos U$600,00.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Janeiro de 2010, 15:45:26
Um negocio q ainda me deixa insatisfeito com essas cameras sem espelho é a falta de criatividade na criação das lentes zoom do kit....eu acho que eles poderiam ter feito algo mais compacto, assim como vemos nas compactas com ate 04 tambores. O corpinho é até bem compacto, mas na hora de espetar a lente com zoom fica quase do mesmo tamanho de uma DSLR.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Janeiro de 2010, 19:01:02
Oque a E-P1 tem de menos que a GF1 para ser mais barata? Elas tem quase 200 dolares de diferença no preço na BH
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2010, 19:02:16 por GuiCastro »


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #22 Online: 06 de Janeiro de 2010, 22:30:49
A diferença mais considerável é a velocidade de foco. Em contrapartida, a EP1 possui IS no corpo.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Janeiro de 2010, 22:31:48
Oque a E-P1 tem de menos que a GF1 para ser mais barata? Elas tem quase 200 dolares de diferença no preço na BH

De importante ela nao tem flash e o AF bem mais lento.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 06 de Janeiro de 2010, 23:11:18
Não haveria nenhuma utilidade em fazer com mount K. Porque como o registro é completamente diferente, montar uma lente K diretamente na câmera não daria certo. Como necessariamente tem de haver uma transição, ou seja, um adaptador que reconstrói o registro da lente, tanto faz o adaptador ter K dos dois lados ou ter K para a lente e o novo mount para a câmera. Aliás, no micro 4:3 não se aproveitou também o mount 4:3 comum, é outro mount com um adaptador para o 4:3 comum (sobre isso: "The flange diameter is 6 mm less than that of the Four Thirds system").


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Janeiro de 2010, 23:20:15
Não haveria nenhuma utilidade em fazer com mount K. Porque como o registro é completamente diferente, montar uma lente K diretamente na câmera não daria certo. Como necessariamente tem de haver uma transição, ou seja, um adaptador que reconstrói o registro da lente, tanto faz o adaptador ter K dos dois lados ou ter K para a lente e o novo mount para a câmera. Aliás, no micro 4:3 não se aproveitou também o mount 4:3 comum, é outro mount com um adaptador para o 4:3 comum (sobre isso: "The flange diameter is 6 mm less than that of the Four Thirds system").

Com certeza, os mounts atuais tem um tamanho exagerado para o sensor utilizado....Os mount dessas cameras sem espelho sao melhores projetadas pro tamanho de sensor e tambem pela falta do espelho. Por isso que a diminuição da distância entre o sensor e o mount nao pode ser compensada na lente, pois nao teriamos uma vantagem em portabilidade, eles precisam ser mais criativos em nao somente fazer o corpo mais fino, mas a lente tambem.

Eu até acredito que logo Nikon e Canon terão suas versões sem espelho com novos mounts também.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2010, 23:28:41 por Leandro Federsoni »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 06 de Janeiro de 2010, 23:31:36
Compensada para usar as lentes que já temos, é claro. Essa é a função da compatibilidade de baioneta.

Para portabilidade, é claro que as lentes novas serão melhores.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 06 de Janeiro de 2010, 23:55:59
Quanto as lentes, a Olympus até que fez uma solução interessante, tipo tambor de compacta, mas ainda acho qe elas podem ser bem mais compactas.





Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 07 de Janeiro de 2010, 08:56:24
Lente zoom nunca vai ser tão pequena.


Suricate

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:26:14
Essa PEn é show, pena que não tem flash imbutido.
Sera que a Samsung vai ter futuro no mundo das Dslr?