Autor Tópico: Samsung lança série NX10 - Concorrente do sistema Micro 4/3.  (Lida 12281 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Janeiro de 2010, 23:15:23
Pessoal, agora eh oficial, a Samsung acaba de lancar a NX10. Camera com sensor APS, lentes removiveis e sem espelho.





http://www.dpreview.com/previews/samsungnx10/

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 23:15:57 por Leandro Federsoni »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2010, 00:39:55
Será que o mount vai ser Pentax K? Se não for, acho difícil tornarem essa Samsung uma alternativa mais atraente do que as Olympus e Panasonic micro 4/3.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2010, 06:27:34
Será que o mount vai ser Pentax K? Se não for, acho difícil tornarem essa Samsung uma alternativa mais atraente do que as Olympus e Panasonic micro 4/3.

Parece q eles vao lancar na sequencia um adaptador pra mount Pentax q mantenha as caracteristicas eletronicas.

Eu gostei bastante do tamanho do corpo e das lentes, apesar de preferir a Panasonic GF1, essa samsung pode ser uma boa alternativa pra quem mora no Brasil.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 07:41:35
É a primeira de muitas outras concorrentes do Micro 4:3. Mas o mount é completamente novo (pelo que falam inclusive na eletrônica e mecânica do controle de abertura) e por isso não deve apresentar compatibilidade real com o Pentax K. Como eu acreito que a Samsung não tenha folego para manter um Mount dela não vejo esta como a câmera que irá dar trabalho ao micro 4:3, penso que mounts mais conceituados e difundidos poderão impor desafios maiores para a dupla Oly e Pana.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 07:44:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2010, 08:16:06
Leo, eu ja acho q Samsung pode ser um perigo pra qualquer concorrente japones, eles sao muito competitivos nos precos. Eu ainda nao li nada sobre valores, mas essa camera na casa dos U$500,00 com a lente 18-55 e mais uns U$150,00 pela lente 30mm vai vender muito.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 08:16:46 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2010, 11:59:10
Leandro o problema ai não é preço, é um novo sistema, o mundo mal tem espaço para os 5 principais sistemas que estão disputando hoje, com bases sólidas e tudo mais, imagine para mais um que sequer tem base e vai querer começar a entrar agora na festa. O Sistema é uma barreira de entrada incrível.
Quando a Sony resolveu entrar no mercado uma das principais preocupações dela foi exatamente com o mount, a Samsung devia ter se esforçado para continuar com algum relacionamento com a Pentax, porque mal com isso eles vinham conseguindo emplacar.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 12:00:48 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:33:08
Eu também acho que cinco sistema já é exagerado pro mercado, mas se o preço da NX10 for arrojado eles vão acabar vendendo e até desbancar fabricantes menores como a própria Pentax, normalmente um consumidor iniciante não está muito preocupado com o portfólio de lentes que um sistema tem, normalmente esse consumidor pensa em ter apenas a quantidade suficiente de lentes pra cobrir o range de uma UZ e no máximo uma lente fixa bem clarinha.....ou seja, o sistema NX já tem lentes suficientes pra maioria dos iniciantes. Partindo dessa idéia, o sistema Samsung já entra pra brigar pau a pau com outros em vendas.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 13:34:23 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:40:12
Quando a Sony resolveu entrar no mercado uma das principais preocupações dela foi exatamente com o mount, a Samsung devia ter se esforçado para continuar com algum relacionamento com a Pentax, porque mal com isso eles vinham conseguindo emplacar.
Mas o encaixe da baioneta dessa câmera é menor que o da Pentax, então não iria importar uma parceria com eles em termos de lentes, já que nenhuma objetiva para SLR iria servir nessa NX (da mesma forma que lentes 4/3 não cabem na Micro 4/3 sem adaptador).

No Dpreview eles falaram que existem planos de se lançar um adaptador para o mount K também.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:41:47
Ter uma câmera dessa sem o sensor 4:3 supercropado já é um alívio.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:49:30
Ter uma câmera dessa sem o sensor 4:3 supercropado já é um alívio.

Interessante isso q esta dizendo, muita gente torce o nariz pro sistema Olympus por causa disso. Eu particularmente nao me importo, uma que tenho cortado quase tudo em 16:9 entao cortar e enquadrar fora da proporcao final eu já estou acostumado.

Ate agora nao li absolutamente nada sobre preco e nem se ela faz foco durante a filmagem.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:03:05
Interessante isso q esta dizendo, muita gente torce o nariz pro sistema Olympus por causa disso. Eu particularmente nao me importo, uma que tenho cortado quase tudo em 16:9 entao cortar e enquadrar fora da proporcao final eu já estou acostumado.

Ate agora nao li absolutamente nada sobre preco e nem se ela faz foco durante a filmagem.

Leandro, o formato 4:3 é incômodo, mas o pior mesmo é o crop na distância focal das lentes em x2. Para quem gosta de GA, como eu, é uma tortura. Uma 50mm com a visada equivalente a uma 100mm em full frame é simplesmente inaceitável pra mim.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2010, 14:32:50
Leandro, o formato 4:3 é incômodo, mas o pior mesmo é o crop na distância focal das lentes em x2. Para quem gosta de GA, como eu, é uma tortura. Uma 50mm com a visada equivalente a uma 100mm em full frame é simplesmente inaceitável pra mim.

Sim é verdade, nesse caso a NX pode ser uma alternativa um pouco melhor que o M4/3, pois mantem 1.5x em 3:2. Apesar que a GH1 solucionou em partes colocando um sensor multi aspecto...apesar de ainda manter 2x, pelo menos é 2x pra todas proporcoes 2:3, 16:9 e 4:3.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 21:53:02 por Leandro Federsoni »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2010, 22:01:51
Na boa, eu acho que esse formato 4:3 nao encomoda em nada, muita gente reclama, mas no fundo nao muda em nada... esse sistema novo é legal mesmo, mas acho tbm que  se o mont da pentax seria mais negocio...

quero ver o preço desse brinquedinho...to achando que vai ser muito baixo tbm, so assim emplaca com o novo mont.

abs turma


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2010, 22:48:56
Na boa, eu acho que esse formato 4:3 nao encomoda em nada, muita gente reclama, mas no fundo nao muda em nada... esse sistema novo é legal mesmo, mas acho tbm que  se o mont da pentax seria mais negocio...

quero ver o preço desse brinquedinho...to achando que vai ser muito baixo tbm, so assim emplaca com o novo mont.

abs turma

Eu li algo em torno de U$800,00 com a 18-55mm. Por esse preço prefiro mil vezes a Panasonic GF1.