Autor Tópico: AJUDA: Fotômetro PentaxK1000  (Lida 1184 vezes)

HomoLuddens

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 04 de Janeiro de 2010, 23:02:06
Pessoal, o fotômetro da minha PentaxK1000 não funciona dentro de casa, com luz fluorescente, incadescente, em situações de pouca luz. Isso é normal? Ele funciona bem com luz natural, de dia. Sou iniciante. Não entendo muito bem. Se puderem me ajudar.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2010, 12:17:08
Ou funciona ou não funciona.

Ele deve estar setado para um ISO baixo. Verifique se o iso mostrado é o mesmo que o do filme.

Vai abaixando a velocidade e aumentando a abertura até encontrar a fotometria correta. A diferença entre a luz natural em externa e a luz artificial dentro de casa é muito alta.
São Paulo - SP


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2010, 12:50:58
Pelas especificações o fotômetro funciona entre 3 e 18EV.
http://www.photoethnography.com/ClassicCameras/index-frameset.html?AsahiPentaxK1000.html~mainFrame
Como dentro de casa com luz interna deve ter em torno de 5EV o seu fotômetro deve funcionar neste ambiente.
Coloque a exposição em 1s e a abertura máxima da lente em ISO 1600 e veja se funciona.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


HomoLuddens

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2010, 21:55:42
Bom, eu acho que já tinha feito tudo isso: abertura máxima, iso alto, baixa velocidade etc. Bom, mas fiz o teste de novo e ele parece que funcionou. Mas o funcionamento nestas condições é diferente? A leitura do fotômetro parece ficar muito mais lenta. Bem lenta mesmo, ele leva alguns muitos segundo para subir um ponto ou dois.  Acho que eu não estou sabendo mesmo. Sei lá. Valeu pela ajuda.